Tudo o que você precisa saber sobre os Chatbots para negócios

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Kimberly Parker

Imagine ter um funcionário na sua equipa que esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, nunca reclame e faça todas as tarefas repetitivas de atendimento ao cliente que os outros membros da sua equipa odeiam.

Bónus: Custam uma fracção do salário médio do seu empregado.

Este unicórnio de um trabalhador existe, mas não no sentido humano tradicional. Os chatbots são a próxima vantagem competitiva de muitas empresas. Os múltiplos benefícios dos chatbots dão-lhes uma tonelada de estrondo pelo seu dinheiro.

Vamos explicar-lhe tudo o que precisa de saber sobre os chatbots para negócios, desde o que são até como podem ajudar o seu resultado final. Além disso, vamos dar-lhe dicas sobre as melhores práticas comuns de negócios com os chatbots e algumas recomendações de quais os chatbots a utilizar.

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O que é um chatbot?

Chatbots são programas de computador projetados para aprender e imitar a conversa humana usando inteligência artificial (IA) chamada IA conversacional. Há algumas melhores práticas que se alimentam da IA conversacional.

As empresas costumam usar os chatbots para ajudar os clientes com o atendimento ao cliente, consultas e vendas. Mas isso é apenas arranhar a superfície de como você pode usar os chatbots para negócios.

Os chatbots podem ser programados para responder a certas palavras-chave de uma forma específica. Ou, você pode usar a aprendizagem da máquina para treinar seus chatbots a responder organicamente.

Os Chatbots podem ajudar o seu negócio:

  • Fazer vendas
  • Automatizar o atendimento ao cliente
  • Executar tarefas

Com os chatbots trabalhados na sua estratégia digital geral, você estará aliviando tarefas manuais frustrantes do dia-a-dia da sua equipe. E você estará economizando em custos de mão-de-obra a longo prazo.

Como é que funcionam os chatbots?

Os Chatbots funcionam respondendo às suas perguntas, comentários e consultas, seja numa interface de chat ou através da tecnologia de voz. Eles usam IA, regras automatizadas, processamento de linguagem natural (PNL), e aprendizagem de máquinas (ML).

Para aqueles que estão inseguros dos termos acima, mas curiosos:

  • Regras automatizadas são como instruções ou instruções para o seu chatbot
  • O processamento da linguagem natural combina linguística, informática e inteligência artificial. PNL é como os computadores podem processar e analisar a linguagem humana.
  • A aprendizagem de máquinas é um tipo de IA que permite às aplicações de software prever com precisão os resultados por si só. A ML conta com dados históricos para ajudar nas suas previsões. Basicamente, utiliza toda e qualquer informação disponível para fazer suposições sobre o que deve fazer a seguir.

"Chatbot" é um termo bastante grande. A verdade é que os chatbots vêm em muitas formas e tamanhos. Mas, podemos dar-lhe as pinceladas largas.

Tipos de chatbots

Existem dois acampamentos principais para chatbots: Inteligente e simples.

  • Os chatbots inteligentes são movidos por IA
  • Os chatbots simples são baseados em regras

E, porque nada pode ser tão simples, você pode ter modelos híbridos. Estes são uma mistura de simples e inteligentes.

Essencialmente, os chatbots simples usam regras para determinar como responder aos pedidos. Estes também são chamados de bots de árvore de decisão.

Os chatbots simples funcionam como um fluxograma. Se alguém lhes perguntar X, eles respondem com Y.

Você programará estes bots no início para fazer sua licitação. Então, desde que os clientes sejam claros e diretos em suas perguntas, eles chegarão aonde precisam ir. Estes bots não gostam de ser surpreendidos.

Estes bots geram respostas usando o processamento da linguagem natural. O processamento da linguagem natural não é um fenómeno novo; existe há mais de 50 anos. Mas, tal como a IA, só agora está a ser realizado como uma ferramenta poderosa nos negócios.

E a melhor parte dos chatbots inteligentes é quanto mais você os usa e treina, melhor eles se tornam. A IA conversacional é incrível para os negócios, mas aterrorizante como a trama de uma história de ficção-científica.

As empresas não só podem se beneficiar do uso de uma ferramenta de IA conversacional para consultas e perguntas frequentes dos clientes, como também estão agora sendo usadas para suporte ao cliente e comércio social em plataformas de mídia social.

8 razões pelas quais você deve usar o chatbots para negócios

Há tantos benefícios para os chatbots nos negócios. Mas, o favorito de todos tende a ser o dinheiro duro e frio que você vai economizar. Isso e não ter que responder à mesma mensagem uma e outra vez.

Aqui estão oito razões pelas quais você deve trabalhar com chatbots na sua estratégia digital.

Melhorar o tempo de resposta para consultas de atendimento ao cliente

Um dos melhores meios para melhorar as vendas é melhorar o seu tempo de resposta. Na nossa era actual de comunicação instantânea, as pessoas esperam tempos de resposta mais rápidos.

Ao usar os chatbots para automatizar as respostas, você pode ajudar seus clientes a se sentirem vistos, mesmo que seja apenas para dizer que você vai combiná-los com um representante o mais rápido possível. As pessoas que se sentem ouvidas e respeitadas estão muito mais inclinadas a comprar da sua marca.

Automatizar as vendas

Os Chatbots podem automatizar tarefas de vendas para você. Eles podem ajudar a conduzir seus clientes através do funil de vendas, até mesmo processando pagamentos.

Os Chatbots também podem qualificar os contactos dos seus agentes. Eles levam-nos através de um processo automatizado, acabando por retirar prospectos de qualidade para que os seus agentes se alimentem. A sua equipa de vendas pode então transformar esses prospectos em clientes para toda a vida.

FAQ

Ao aliviar a sua equipa de responder a perguntas frequentes, os chatbots libertam a sua equipa para se concentrar em tarefas mais complexas. Os chatbots com perguntas frequentes podem melhorar a produtividade do escritório, poupar em custos de mão-de-obra e, em última análise, aumentar as suas vendas.

Automatizar tarefas de atendimento ao cliente

Você pode terceirizar tarefas simples de atendimento ao cliente para o seu chatbot. Use-as para coisas como comparar dois de seus produtos ou serviços, sugerir produtos alternativos para os clientes tentarem, ou ajudar com devoluções.

Suporte 24/7

Uma das vantagens mais significativas que os chatbots têm é a sua capacidade de estar sempre ligados. Ter suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana significa que os seus funcionários podem tirar um tempo de folga valioso e os seus clientes podem ter as suas perguntas respondidas durante as férias e depois das horas de trabalho.

Chatbots não serão curtos ou sarcásticos com seus clientes - a menos que você os programe para ser assim. Eles têm paciência infinita para perguntas que já responderam um milhão de vezes. Você pode confiar em chatbots para não cometer os mesmos erros que os humanos podem cometer.

Poupe tempo e trabalho

Com os chatbots, você está comprando um programa de computador, não pagando o salário de alguém. Você estará economizando ao pagar a um ser humano para fazer o mesmo trabalho. E assim, os seres humanos da sua equipe são livres para fazer um trabalho mais complexo e envolvente.

Suporte multilingue

Se estão programados para serem multilingues (e muitos são), então os chatbots podem falar com o seu público na sua própria língua. Isto irá aumentar a sua base de clientes e facilitar a interacção das pessoas com a sua marca.

O que há e o que não há de usar "chatbots" para negócios

Os Chatbots são um grande recurso, mas não devem ser a sua única ferramenta. Certifique-se de que não está a contar com eles por mais do que deveria. E que os está a usar correctamente para maximizar o seu investimento.

Há algumas coisas básicas a fazer e a não fazer para tirar o máximo proveito do seu chatbot.

Deixe os agentes humanos lidarem com inquéritos complicados

Há algumas coisas que precisam ser tratadas por um ser humano. Perguntas complicadas ou cheias de emoção estão entre elas. Programe o seu bot para entregar perguntas que eles não podem responder a alguém da sua equipe.

NÃO enviar spam

A última coisa que os seus clientes querem é uma tonelada de lixo de marketing sobre como a sua marca é excelente. É uma maneira rápida de conseguir que alguém salte da sua página e nunca mais volte.

Não usem "chatbots" para o mal. Não enviem spam.

Dê ao seu chatbot algum charme

Os Chatbots com personalidades facilitam a relação das pessoas com eles. Quando você cria seu bot, dê um nome, uma voz distinta e um avatar.

Fonte: Reddit

NÃO dê o seu chatbot demais talento

Não deixes o teu robotzinho ficar louco. Quando ultrapassares a marca, podes dificultar o envolvimento das pessoas com o teu robot. Não há nada pior do que tentar devolver um par de sapatos e ser recebido com 100 piadas do pai. Dá-lhes uma personalidade, mas não sacrifiques a função pelo talento.

Deixe seus clientes saberem o que seu chatbot pode fazer

Peça ao seu chatbot que se apresente e apresente as suas capacidades aos seus clientes. Desta forma, eles poderão tirar o máximo partido do seu bot. Isto pode ser tão simples como, "Olá, sou o Bot Name, e posso ajudá-lo com compras, devoluções e perguntas frequentes. O que é que tem em mente hoje?"

NÃO tente passar o seu chatbot como humano.

As pessoas sabem. Acredite em nós, não importa o quão bem você pensa que projetou seu bot, as pessoas sabem que não é um humano com quem estão falando. Seja honesto. Hoje em dia as pessoas estão receptivas ao uso de chatbots para consultas de atendimento ao cliente. O objetivo não é recriar a experiência humana, mas aumentá-la.

FAÇA com que seja fácil de entender

O seu chatbot não é o próximo grande romance americano. Use linguagem simples e escreva em frases concisas. Mantenha-o curto.

NÃO enviar grandes blocos de texto

Você pode ter muita informação para transmitir, mas por favor, não envie tudo de uma vez. Grandes blocos de texto são difíceis de ler para as pessoas. Programe seu chatbot para enviar pedaços de texto um de cada vez para que você não sobrecarregue seus leitores.

Espere o inesperado

Se você preparar o seu chatbot com as ferramentas a serem usadas quando ele for confrontado com situações imprevistas, você vai se preparar, e seus clientes, para o sucesso. Dê a ele uma maneira de pedir desculpas de uma maneira amigável quando confrontado com dados que não é certo o que fazer com eles.

Por exemplo, o teu chatbot pode dizer: "Desculpa! Apesar da minha boa aparência e atitude encantadora, ainda sou um robot e não sei bem como lidar com este pedido. Deixa-me enviar-te ao meu BFF e ao meu colega de secretária Brad, ele poderá ajudar-te".

NÃO desconsiderar botões

Os botões são uma ótima maneira de listar as capacidades de seus bots ou perguntas frequentes. As pessoas adoram ter opções prontas. Só não as faça limitar demais ou ignorar completamente o texto.

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Exemplos de chatbots

Então, agora você sabe porque e como usar os chatbots para o seu negócio. O próximo passo é dar a si mesmo um visual de como um chatbot funcionaria para o seu negócio.

Aqui estão alguns exemplos de chatbots em ação.

Make Up For Ever: Automação de vendas

No passado, os compradores tinham de procurar no catálogo de uma loja online para encontrar o produto que procuravam.

Agora, os compradores podem simplesmente digitar uma consulta, e um chatbot irá recomendar instantaneamente produtos que correspondam à sua pesquisa. Isto não só poupa tempo, como também garante que os compradores sejam sempre capazes de encontrar os produtos que estão procurando.

Os Chatbots estão rapidamente se tornando a nova barra de busca para lojas de eCommerce - e como resultado, impulsionando e automatizando as vendas.

Fonte: Heyday

HelloFresh: Recurso de venda social

O robô do HelloFresh é mais do que um meio de responder a perguntas. Ele também tem uma componente de venda social integrada que oferece descontos aos usuários que perguntam sobre eles.

O bot é chamado Brie para se manter em linha com a voz casual da marca HelloFresh. Ele redireciona automaticamente para a página do Programa de Desconto para Herói quando você pede um desconto. Isso tem o benefício adicional de melhorar a experiência do usuário com o bot. As pessoas adoram quando você facilita a economia de dinheiro!

Fonte: HelloFresh

SnapTravel: Preço apenas para mensagens

Aqui está um exemplo de como o SnapTravel está usando um bot messenger como base do seu modelo de eCommerce. Ele tem pessoas que conversam com o bot via Facebook Messenger ou SMS, a fim de acessar ofertas exclusivas de viagem.

Fonte: SnapTravel

TheCultt: Levantando conversões e automatizando as FAQs

A automação de pedidos comuns de clientes pode ter um grande impacto no resultado final do seu negócio. TheCultt usou um robô ChatFuel para fornecer suporte instantâneo e sempre ativo para perguntas freqüentes sobre preço, disponibilidade e condição dos produtos.

Em três meses, TheCultt diminuiu o tempo de resposta em 2 horas, aumentou a lealdade dos clientes e tranquilizou-os de que não estavam a ser ignorados.

A proprietária e operadora Yana Kurapova disse que o chatbot "ajuda os nossos clientes a saber que estamos a ter um dia de folga, não os ignorando. Aumenta a fidelidade dos nossos clientes e é visto no feedback dos vendedores e dos clientes".

Riqueza simples: IA Conversacional

Este exemplo mostra o chatbot aproveitando informações das bases de dados da Wealthsimple juntamente com suas capacidades de Compreensão da Linguagem Natural. Desta forma, ele fornece respostas personalizadas às perguntas dos clientes da Wealthsimple.

Além disso, o chatbot detecta a intenção do cliente, por isso tem a certeza de ter uma resposta para o que quer que as pessoas lhe atirem.

Fonte: Wealthsimple

Heyday: Bots Multilingues

Este robô pega o francês imediatamente para que o cliente possa ter uma conversa na sua língua preferida. Isto pode ajudá-lo a aumentar a sua base de clientes, atendendo a pessoas que falam uma língua diferente da sua equipa.

Fonte: Heyday

Os 5 melhores chatbots de 2022

Nos últimos anos, temos visto muitos inédito E, com o crescimento do eCommerce vem o crescimento do Chatbot. São duas partes do ecossistema do marketing digital que prosperaram durante as encomendas de estadia em casa e os lockdowns.

Você pode encontrar chatbots específicos para a plataforma que seu público prefere ou bots multicanal que falarão entre plataformas a partir de um hub central. Com tantos para escolher, pode ser esmagador até mesmo começar. Mas não se preocupe - nós compilamos uma lista de exemplos de chatbot para ajudá-lo a começar.

De todo o caos e tédio simultâneo dos últimos anos, os "chatbots" saíram por cima. Aqui estão cinco dos melhores dos melhores "chatbots" de 2022.

1. Heyday

O foco duplo de varejo e atendimento ao cliente da Heyday é extremamente benéfico para as empresas. O aplicativo combina a IA conversacional com o toque humano da sua equipe para uma experiência verdadeiramente sofisticada.

Heyday integra-se facilmente com todos os seus aplicativos - desde Shopify e Salesforce até Instagram e Facebook Messenger. Se você está procurando por mensagens multicanal, este aplicativo é para você.

Agora, a Heyday oferece tanto um produto empresarial como uma aplicação Shopify. Quer seja 100% eCommerce ou tenha lojas multilocais com ofertas de eCommerce, há uma opção para si.

Clientes de todo o mundo? O chatbot da Heyday é bilingue. A beleza de usar a Heyday é que os seus clientes podem interagir com o seu chatbot tanto em inglês como em francês.

Fonte: Heyday

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2. chatfuel

O Chatfuel tem uma interface visual que é esteticamente agradável E útil, ao contrário da sua ex. O front-end tem componentes personalizáveis para que você possa moldá-lo para melhor servir seus clientes.

Você pode construir chatbots gratuitos do Facebook Messenger com o Chatfuel. No entanto, algumas das ferramentas mais elegantes estão disponíveis apenas em uma conta profissional.

Fonte: Chatfuel

Venha até aqui para saber mais sobre como melhorar o seu comércio social.

3. Gorgias

Gorgias funciona bem como um chatbot Shopify para lojas que recebem feedback complexo ou precisam de um modelo mais aprofundado de suporte ao cliente. Utiliza um modelo de help desk para que a sua organização possa manter-se a par de múltiplos pedidos de suporte, bilhetes, feedback dos clientes e chat ao vivo.

Gorgias está bastante focada na clientela do eCommerce - se a sua organização não é totalmente de eCommerce, talvez seja melhor procurar noutro lugar. Além disso, se precisar de capacidades robustas de reportagem, este chatbot não é para si.

Fonte: Gorgias no Shopify

4. Gobot

Quando se trata de aplicações Shopify, o Gobot destaca-se da multidão com os seus questionários templates.

Um chatbot alimentado por IA, Gobot faz recomendações baseadas no que os clientes gostam ou precisam, graças ao processamento de linguagem natural. Os modelos pré-construídos e as perguntas em seu questionário de compras facilitam aos usuários encontrar o que eles estão procurando.

No entanto, se você não é muito versado em tecnologia, este aplicativo pode representar desafios. A equipe de suporte não está prontamente disponível para ajudar na configuração - alguns usuários relataram frustração aqui.

Fonte: Gobot

5. intercomunicador

A Intercom tem 32 idiomas. Se você é uma empresa global com consumidores de todo o mundo, este pode ser o chatbot para você. Você pode facilmente personalizar seu bot e automatizar respostas para suporte global 24 horas por dia, 7 dias por semana, permitindo que sua equipe tenha o tempo de inatividade de que precisa.

Dito isto, o aplicativo tem alguns pontos de dor no que diz respeito à experiência do usuário.

A Intercom também funciona com startups. Portanto, se o seu negócio está apenas começando, você pode querer saber sobre os modelos de preços de inicialização deles.

Fonte: Intercomunicador

Envolva-se com os compradores nas redes sociais e transforme as conversas com os clientes em vendas com a Heyday, o nosso chatbot dedicado de conversas AI para retalhistas de comércio social. Proporcione experiências de cliente 5 estrelas - em escala.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.