Snapchat for Business: O Guia de Marketing Supremo

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Kimberly Parker

Snapchat lançado em 2011. E a partir de 2022, Snapchat ainda é uma das 15 plataformas de mídia social mais utilizadas no mundo.

Embora o Facebook, o YouTube e a Instagram possam ver mais usuários do que o Snapchat a cada mês, usar o Snapchat para negócios ainda pode ser uma maneira eficaz para a sua marca alcançar um novo público.

Isso porque ainda há 319 milhões de usuários ativos no Snapchat a cada dia. São milhões de Snaps criados, enviados e vistos todos os dias.

Não tem certeza do que é Snapchat? Acha que Snaps tem algo a ver com biscoitos gengivais? Faça backup. Temos um guia para iniciantes que lhe fornecerá o básico e o acompanhará através da plataforma.

Se você já está confortável usando o Snapchat, está na hora de levar para o próximo nível. Aqui estão dicas e truques essenciais de negócios Snapchat que você deve conhecer.

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Benefícios do Snapchat para os negócios

Primeiro: saiba que o Snapchat pode não ser a plataforma de mídia social certa para todos os negócios.

No entanto, se os seguintes pontos falarem dos valores da sua marca, pode ser correcto que a sua marca utilize o Snapchat para fins de marketing.

Conecte-se com uma população mais jovem

Se o seu negócio quer se conectar com pessoas com menos de 35 anos, Snapchat é o lugar para se estar.

Dados do Snapchat revelam que a plataforma social atinge 75% dos milênios e o Gen Z e 23% dos adultos americanos, superando tanto o Twitter quanto o TikTok.

Fonte: Relatório SMMExpert Digital 2022

Os dados também mostram que o Snapchat é uma plataforma envolvente para este público mais jovem. Em média, os usuários gastam 30 minutos por dia usando o Snapchat.

Faça com que os utilizadores interajam com a sua marca

Enquanto os utilizadores se conectam com amigos através do Snapchat, também é provável que descubram novos negócios. O design actual do Snapchat conecta amigos através do botão 'Chat' no lado esquerdo do ecrã inicial.

Conecta usuários com marcas e criadores de conteúdo através do Descubra no lado direito do ecrã inicial.

Por exemplo, na seção Discover, os Snapchatters podem ver conteúdos feitos por marcas que usam Snapchat para marketing, como a revista Cosmopolitan e a MTV. Em 2021, 25 dos Discover Partners da Snapchat chegaram a mais de 50 milhões de Snapchatters exclusivos de todo o mundo.

Destaque-se e mostre o lado lúdico da sua marca

O aplicativo Snapchat foi projetado para ser casual e divertido. Trata-se de ser autêntico, não de ser perfeito. Snapchat até se autodenomina o aplicativo para #RealFriends.

Por exemplo, Snapchat lançou recentemente novas formas de expressão para usuários e marcas, como Converse Bitmoji's e Snap Map Layers para eventos Ticketmaster.

(Você pode encontrar mais detalhes sobre essas novas características na seção de dicas de marketing abaixo).

Como criar uma conta Snapchat for Business

Para usar efetivamente o Snapchat para marketing, você precisará criar uma conta Snapchat Business. Não importa se você está usando a plataforma para uma grande empresa ou se você está usando Snapchat para sua pequena empresa - a conta Business é necessária.

A criação de uma conta Snapchat Business permite que você faça mais dentro da plataforma. Ela permite que você acesse mais recursos que darão suporte à sua estratégia de marketing.

Sua conta empresarial também permitirá que você crie um Perfil Público para Empresas, que dá à sua marca uma página de destino permanente no aplicativo Snapchat (como uma página do Facebook). Saiba mais sobre isso neste vídeo.

Alguns dos recursos que você pode acessar com uma conta Snapchat Business incluem:

  • Publicidade no Snapchat através do seu Gestor de Anúncios.
  • Atingir a idade das suas criações personalizadas para atingir o seu público desejado.
  • Localização - direcione suas criações personalizadas para alcançar um público em uma área específica.

Aqui está uma descrição passo a passo de como criar uma conta Snapchat Business.

1. download do aplicativo

Encontre o aplicativo gratuito Snapchat na App Store (para dispositivos iOS) ou na Google Play Store (para dispositivos Android).

2. criar uma conta

Se o seu negócio ainda não está no Snapchat, comece por criar uma conta.

Introduza todas as informações relevantes, incluindo o número de telefone e aniversário, e seleccione um nome de utilizador que reflicta a sua marca.

3. criar uma conta comercial

Depois de ter uma conta, configure sua conta Snapchat Business acessando o Snapchat Business Manager. Você entrará usando o mesmo nome de usuário e senha que você configurou para sua conta Snapchat normal.

Então, você será direcionado para uma página que se parece com esta:

Introduza o nome legal da sua empresa, o seu nome, escolha em que país vai fazer negócios e escolha a sua moeda. A partir daí, será criada automaticamente uma Conta Comercial.

Para obter ainda mais detalhes sobre como criar uma conta Snapchat Business, assista a este vídeo:

4. começar a Snapping e a criar campanhas!

Agora que você tem uma conta Snapchat Business, você está pronto para começar a anunciar.

A criação de campanhas publicitárias Snapchat pode ajudá-lo a atingir o seu público-alvo e começar a criar conteúdos divertidos e peculiares que se ajustem ao tom do seu negócio.

O que é o Snapchat Business Manager?

Snapchat Business Manager é o seu balcão único para criar, lançar, monitorizar e optimizar a sua conta empresarial Snapchat.

Tal como o Facebook Business Manager, o Snapchat Business Manager oferece ferramentas de gestão empresarial integradas, tais como segmentação de anúncios personalizados, análises, catálogos de produtos e muito mais.

Estes recursos permitem que você crie conteúdo de negócios Snapchat envolvente e empolgante em minutos. Além disso, você será capaz de acompanhar o desempenho de cada Snap para garantir que você está alcançando o público certo.

Características excitantes do Snapchat Business Manager:

  • Criação Instantânea : Crie uma única imagem ou anúncio em vídeo em cinco minutos ou menos.
  • Criar Avançado : Construído para campanhas profundas. Reduza os seus objectivos, teste os seus anúncios e crie novos conjuntos de anúncios dentro desta ferramenta simples.
  • Gerente de Eventos : Conecte seu site a um Snap Pixel para rastrear a eficácia dos seus anúncios entre canais. Se um cliente visitar seu site depois de ver seu anúncio, você saberá sobre ele.
  • Catálogos : Carregue os inventários de produtos diretamente no Snapchat para criar uma experiência de compra sem fricções diretamente no aplicativo.
  • Ferramenta Construtor Web de Lentes : Crie lentes AR personalizadas para encantar o seu público. Use modelos predefinidos ou construa uma lente personalizada a partir do zero.
  • Criar Filtros : Use ilustrações ou imagens de marca para conectar seu público à sua marca em seus Snaps.
  • Visitas ao público : Saiba mais sobre seus clientes, o que eles gostam e o que estão procurando com pontos de dados detalhados sobre o público.
  • Mercado Criador : Colabore com os melhores criadores de Snapchat para a sua próxima campanha.

Como usar o Snapchat para negócios

Depois de dominar as habilidades básicas de nível iniciante, incorpore estas dicas para um marketing Snapchat eficaz.

Deixe o seu público saber que está no Snapchat.

Se o Snapchat é uma nova adição para o seu negócio, o primeiro passo é deixar o seu público saber que você está aqui. Como a plataforma é significativamente diferente do Facebook, Twitter ou Instagram, você precisará tentar algumas novas técnicas para obter mais seguidores do Snapchat.

Há algumas maneiras diferentes de espalhar a notícia.

Promover o seu nome de utilizador Snapchat

Se você ganhou um acompanhamento fiel em outras plataformas de mídia social, avise a esses usuários que você está agora no Snapchat. Agende postagens no Facebook. Ou agende Tweets que avisem que você está no local.

Snapchat permite-lhe partilhar um link de perfil único para ligar os seus clientes à sua marca.

Para obter seu link, navegue até seu perfil e clique no seu Snapcode no lado esquerdo. Isso abrirá um menu de formas de compartilhar seu perfil.

Clique Partilhar o meu link de perfil e copie o link, ou partilhe-o imediatamente para outra conta social.

Criar um Snapcode personalizado

Um Snapcode é um crachá que as pessoas podem digitalizar usando seu telefone ou tablet. A digitalização ajuda os Snapchatters a encontrá-lo fácil e rapidamente e dá à sua marca um reconhecimento adicional. Funciona muito como um código QR.

Os Snapcodes também permitem aos utilizadores encontrar os filtros, lentes e conteúdos únicos da sua marca.

Para criar um Snapcode:

  1. Clique no ícone de configurações no canto superior direito quando estiver na conta Snapchat da sua empresa.
  2. Selecione 'Snapcodes' no menu suspenso.
  3. Escolha Criar Snapcode, e adicione seu URL

No mesmo local, você também verá que pode criar outros Snapcodes e conectar-se com outros usuários através de seus Snapcodes.

Por exemplo, tirar uma foto do Snapcode da Teen Vogue irá direcionar um usuário para seu conteúdo Snapchat. O Snapcode irá coletar sob Histórico de varredura ou Digitalização a partir do rolo de câmera nas suas definições do Snapcode.

Adicione o código Snapcode ou URL aos seus materiais de marketing

Isto pode incluir o seu website, a sua assinatura de e-mail, a sua newsletter e muito mais.

Saiba que um Snapcode não precisa ser visto em uma tela para funcionar. Você também pode adicionar o Snapcode do seu negócio à mercadoria de marketing. Snapchatters podem usar o dispositivo deles para encontrá-lo no Snapchat mesmo que eles digitalizem o seu código a partir de uma camiseta, um saco de compras ou um cartão de visita.

Ter uma estratégia de marketing eficaz

O Snapchat pode não se adequar a todas as marcas. Como mencionado anteriormente, Snapchat é usado principalmente por indivíduos com menos de 35 anos de idade e é conhecida por ser uma plataforma lúdica.

Mas se isso parecer certo para a sua marca, tenha uma estratégia de mídia social clara antes de criar a sua conta.

  • Pesquise seus concorrentes. Eles estão usando o Snapchat? O que eles estão fazendo efetivamente no Snapchat?
  • Descreva os seus objectivos. O que a sua marca espera alcançar estando no Snapchat? Como irá medir o sucesso?
  • Crie um calendário de conteúdo. Isso o ajudará a saber quando postar conteúdo, que conteúdo postar e quanto tempo gastar para interagir com seus seguidores.
  • Determinar o aspecto e o tom da marca. Planeje com antecedência para que a sua presença Snapchat pareça consistente e esteja de acordo com a presença da sua marca em outro lugar.

Saiba quem é o seu público e siga as métricas do Snapchat

Use o Snapchat Insights, a ferramenta analítica integrada, para ver quem está visualizando seu conteúdo, entender qual conteúdo está funcionando bem e direcionar uma estratégia Snapchat que funcione.

Fonte: Snapchat

Você será capaz de rastrear métricas importantes que vai ajudar a sua estratégia de negócios Snapchat, como:

  • Vistas. Veja quantas histórias a sua marca vê por semana e por mês. Veja também quanto tempo os utilizadores passam a ver as suas histórias.
  • Alcance. Veja quantos Snapchatters o seu conteúdo atinge por dia. Passe pelo carrossel e veja também o tempo médio de visualização e a percentagem de visualização da história.
  • Informação demográfica. Entenda a idade do seu público, onde no mundo eles estão baseados, e informações relacionadas aos seus interesses e estilo de vida.

Interaja com outros usuários no Snapchat

Na Instagram, Twitter ou Facebook, o conteúdo das marcas é misturado com posts de amigos e familiares dos usuários. Este não é o caso no Snapchat. Aqui, o conteúdo dos amigos e o conteúdo das marcas ou criadores de conteúdo é separado.

Devido a este design de tela dividida, você precisará se engajar para manter uma presença. Engaje-se na plataforma por:

  • Visualizando Snaps e histórias criadas por outros.
  • A seguir a outros Snapchatters.
  • Colaborar com marcas ou criadores.
  • Ver quaisquer Snaps enviados para si.
  • Responda a Snaps e mensagens instantâneas enviadas a você.
  • Planeje criar conteúdo regularmente. Depois de usar o Snapchat Insights para aprender quando seu público estiver na plataforma, poste nessas horas de pico.

Use os muitos recursos do Snapchat para criar conteúdo envolvente

Snaps são projetados para desaparecer, mas há muito que você pode fazer para elevar uma imagem ou vídeo simples para torná-lo envolvente.

Para ajudar o seu conteúdo a destacar-se do conteúdo de outras marcas na secção Descobrir do Snapchat, faça uso dos seguintes recursos:

  • Desenhar sobre um Snap
  • Escrever legendas sobre Snaps
  • Recolha vários instantâneos para contar uma narrativa
  • Adicionar informações como a data, hora local ou temperatura
  • Adicionar música de fundo ao Snaps
  • Incorporar a votação
  • Adicione um filtro Snapchat (ou vários) a um Snap
  • Adicione uma lente Snapchat

Por exemplo, editores como a National Geographic criam Histórias compilando Snaps para compartilhar informações como um de seus artigos faria. Suas Histórias também incentivam os Snapchatters a clicar no site para ler mais uma vez que a História esteja completa.

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Tire o máximo partido das lentes AR patrocinadas

As lentes de realidade artificial (RA) de Snapchat mudam a forma como os usuários experimentam o mundo. Simplesmente, elas superpõem efeitos digitais, animações ou gráficos sobre uma imagem da vida real.

Além disso, os Snapchatters podem interagir com a imagem sobreposta - os efeitos RA movem-se à medida que a sua imagem da vida real se move.

Considerando que mais de 800 milhões de Snappers se envolvem com o AR, criar uma lente patrocinada que reflita a sua marca pode ser uma forma eficaz de usar o Snapchat para o marketing.

As lentes AR são feitas usando o software gratuito Lens Studio. Até à data, foram criadas mais de 2,5 milhões de lentes usando o Lens Studio.

Para criar uma lente AR patrocinada no Gerente de Negócios da Snapchat:

  1. Desenhe a sua obra de arte num software 2D ou 3D.
  2. Importar para o Lens Studio.
  3. Certifique-se de que está a seguir as directrizes de especificação de lentes da Snapchat. Ao criar uma lente para fins de marketing, certifique-se de que a lente apresenta o nome ou logótipo da sua marca.
  4. Animar o trabalho artístico com efeitos no Lens Studio.
  5. A lente será revista por Snapchat antes de estar disponível ao público.
  6. Uma vez aprovada, publique e promova a sua lente única.

Ao criar a sua própria lente AR, alcançará Snapchatters à procura de lentes novas e divertidas com as quais brincar e interagir. Isto também aumenta o reconhecimento da sua marca.

Por exemplo, para o Super Bowl 2020, marcas como Mountain Dew, Doritos e Pepsi criaram lentes AR patrocinadas para Snapchat. Essas lentes foram extensões de seus anúncios de TV que tocaram durante o Super Bowl, criadas para alcançar um público mais amplo.

Desenhe um geofiltro patrocinado

Os geofiltros são uma simples sobreposição para um Snap. Eles estão disponíveis para os usuários dentro de uma área específica e por um período de tempo específico.

Um filtro pode incluir a adição de um emoji ou um adesivo projetado, incluir informações de localização, ou mudar a cor de um Snap.

Além de utilizar filtros já existentes na plataforma, você pode criar um filtro específico para o seu negócio.

Para criar um filtro de marca:

  1. Entre no Snapchat's Create Your Own.
  2. Crie o filtro. Talvez você adicione o logotipo do seu negócio, texto detalhando um lançamento ou evento especial de produto, ou outros elementos.
  3. Carregue o desenho final.
  4. Escolha quanto tempo quer que o seu filtro esteja disponível. Seleccione uma data de início e uma data de fim.
  5. Escolha um local onde seu filtro estará disponível. Snapchatters só poderão usar o filtro personalizado se estiverem dentro da área que você definiu. Isso é chamado de geofence.
  6. Submeta o pedido ao Snapchat. O custo irá variar dependendo de quanto tempo o filtro está disponível e do tamanho da geofence.
  7. Normalmente, os filtros são aprovados em três horas.

Anuncie no Snapchat usando seus vários formatos de anúncios

Para aproveitar ao máximo a utilização do Snapchat para negócios, você pode querer incorporar seus vários formatos de publicidade em sua estratégia.

Os numerosos formatos de anúncios disponíveis incluem:

  • Anúncios instantâneos
  • Anúncios de colecção
  • Anúncios de histórias
  • Anúncios dinâmicos

Além de aumentar o conhecimento da sua marca e dos seus produtos, investir nestes diferentes formatos de anúncios pode levar os utilizadores ao seu site e incentivar as compras.

Por exemplo, o Buzzfeed usa o Loja que direciona os Snapchatters para o seu catálogo de produtos.

Anúncios direcionados a um público específico

Com uma conta Snapchat Business, você pode definir filtros específicos para que seus anúncios cheguem a públicos específicos.

Isto pode ajudá-lo a alcançar Snapchatters que já estão a interagir com a sua marca. Mas também pode ajudá-lo a alcançar um novo público.

Por exemplo, você pode direcionar seus anúncios Snapchat para um público semelhante. Isso significa que Snapchat ajuda você a alcançar pessoas que possam estar interessadas na sua marca devido à sua semelhança com outros Snapchatters que já estão interagindo com a sua marca.

Você também pode segmentar os anúncios pela idade do usuário, por seus interesses específicos ou por suas interações anteriores como cliente seu.

Fique atualizado com as últimas características comerciais do Snapchat

Snapchat introduziu várias novidades recentemente. Elas são criativas e peculiares. E podem não ser todas adequadas à estratégia de mídia social do seu negócio.

Use lentes AR

Snapchat recentemente tornou possível aos usuários comprarem produtos diretamente de seus Snaps. Novas Lentes de Compra permitem que você marque produtos dentro do seu conteúdo, para que os usuários possam facilmente navegar, interagir e comprar diretamente do seu catálogo.

Segundo o Snapchat, 93% dos Snapchatters estão interessados em compras de AR e as lentes AR interagem com mais de 6 bilhões de vezes por dia.

Saiba mais sobre Snapchat Shopping Lenses aqui.

Fonte: Snapchat

Snaps em 3D

Outra característica emocionante do Snapchat é o modo de câmara 3D. Esta característica dá vida ao seu Snap, dando-lhe essa dimensão adicional. Quando os utilizadores abanam os seus telefones, experimentam esse efeito 3D.

Este pode ser um recurso útil para as marcas exibirem novos produtos ou para mostrar mais lados de um produto do que uma foto tradicional pode.

Marcos personalizados

Uma das características mais recentes do Snapchat é a adição de Landmarkers Personalizados. Esta lente AR permite aos utilizadores construir lentes baseadas na localização que só funcionam numa área específica.

Originalmente, este recurso era destinado a locais de renome mundial, como a Torre Eiffel e a Ponte de Londres. Mas hoje, Snappers pode criar um Marco Personalizado em qualquer lugar, incluindo montras, empresas e muito mais.

Para marcas, Custom Landmarkers permite que você construa uma lente baseada em localização na sua loja, pop-up, ou qualquer lugar que signifique algo para você e seus fãs. Isso dá ao seu público um incentivo adicional para visitá-lo e ver sua lente especial.

Aqui está um pequeno vídeo descrevendo os primeiros dias dos Landmarkers.

Roupas de marca Bitmoji

Já quiseste trocar de armários com o teu Bitmoji? Então esta é a característica para ti.

As marcas de todo o mundo estão se entusiasmando com a nova funcionalidade Snapchat Business da Bitmoji. Esta integração peculiar permite que seu Bitmoji use roupas de marcas reconhecidas mundialmente, incluindo Ralph Lauren, Jordans, Converse, e sim... até Crocs.

Além disso, os Snapchatters também podem compartilhar sua roupa Bitmoji favorita com um amigo, usando o novíssimo Partilha de Equipamentos característica.

As marcas que recebem uma fatia desta torta podem ter seu produto usado, compartilhado e celebrado no mundo virtual.

Para usar o Outfit Sharing:

  1. Navegue até ao seu perfil Snapchat e toque no seu avatar
  2. Isso abrirá seu menu de personalização. A partir daí, clique em Partilhar Roupa.
  3. Escolha o amigo com quem quer compartilhar, e está feito!

Fonte: Snapchat

Facilite aos usuários o contato com o seu negócio

Snapchat agora oferece Acima para Ligar e Passar para o texto funcionalidades para utilizadores empresariais do Snapchat nos EUA.

Esta funcionalidade pode ser a mais óbvia para as marcas adoptarem. Para além de poderem deslizar para visitar o website de uma empresa ou descarregar um aplicativo, os Snapchatters também podem deslizar para ligar ou enviar mensagens de texto para a empresa a partir do seu dispositivo móvel.

Fonte: Snapchat

Considerando que os usuários são 60% mais propensos a fazer uma compra por impulso nesta plataforma, esta é outra forma de estimular as decisões de compra dos Snapchatters.

Agora que você conhece alguns dos benefícios do Snapchat para as empresas, como configurar sua Conta Comercial Snapchat, os recursos que sua empresa pode incorporar no Snapchat e como aproveitar os anúncios Snapchat, é hora de aproveitar ao máximo esta plataforma para comercializar seu negócio.

Comece a estalar!

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.