Como utilizar os Chatbots Instagram para o Serviço de Atendimento ao Cliente e Vendas

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Kimberly Parker

Não é o sonho ter um fiel companheiro para fazer a sua licitação? (De uma forma totalmente não diabólica, é claro?) Usar ferramentas de automação de mídia social como chatbots para lidar com as suas mensagens Instagram é uma das melhores maneiras de lidar com sucesso com o atendimento ao cliente e as vendas. Afinal, mesmo os empresários e gerentes de mídia social mais duros não podem estar online 24 horas por dia, 7 dias por semana (nem devemos esquecerdar um pequeno passeio tolo pela sua pequena e tola saúde mental).

À medida que mais e mais conversas - sociais, empresariais e outras - acontecem online, as plataformas de mensagens automatizadas estão crescendo em popularidade. Continue lendo para obter o guia definitivo de utilização de chatbots Instagram para o seu negócio.

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O que é um chatbot Instagram?

Um chatbot da Instagram é um sistema de mensagens que aborda questões humanas usando respostas automatizadas. Os chatbots usam inteligência artificial para se comunicar com as pessoas. Eles são o sistema final para respostas automáticas: eles podem responder perguntas, fazer recomendações e até mesmo encaminhar os clientes para um humano de verdade se eles ficarem presos.

Os chatbots Instagram são diferentes dos bots de lixo, troll-y Instagram que você conhece e não ama. Qual é a diferença, exatamente?

Bots Instagram são frequentemente contas falsas, geradas por computador, que são usadas para fazer parecer que alguém tem mais gostos, seguidores ou comentários do que eles realmente têm. Eles se disfarçam de pessoas reais, mas não são particularmente bons nisso. Bots muitas vezes marcam contas aleatórias nos comentários, enviam-lhe DMs Instagram vagos, ou tentam enganá-lo ou roubar-lhe dinheiro.

Instagram bate-papo bots não finjam ser pessoas reais (a honestidade é a melhor política, afinal de contas). Eles agem como um intermediário entre a comunicação de uma marca para um consumidor em tempo real. Os Chatbots estão integrados na conta Instagram real de uma marca - eles não são uma conta separada esquisita com 4 seguidores e 0 fotos tentando fazer você comprar coisas.

Em poucas palavras: os chatbots são uma ferramenta legítima de atendimento ao cliente, enquanto os bots são irritantes na melhor das hipóteses (e, na pior das hipóteses, são totalmente fraudulentos).

Os benefícios comerciais do uso de chatbots Instagram

Antes de começarmos com os benefícios do biz, aqui estão algumas estatísticas relevantes da Instagram que irão definir o cenário:

  • 90% dos usuários da Instagram seguem um negócio.
  • 44% das pessoas usam o Instagram para fazer compras semanalmente.
  • 2 em cada 3 pessoas dizem que a Instagram os ajuda a se conectar com as marcas.
  • 1 em cada 2 pessoas usaram o Instagram para descobrir novas marcas.
  • 92% dos usuários dizem que agiram no momento depois de ver um produto ou serviço na Instagram.

Em outras palavras, o comércio através da Instagram é uma enorme oportunidade para qualquer marca: os usuários da Instagram são super-apropriados para fazer compras. E assim como as Histórias Instagram, os posts e os anúncios podem envolver potenciais clientes em público, os chatbots podem ajudar a converter o interesse em vendas em privado.

Aqui estão outras maneiras que os chatbots Instagram para negócios podem ajudar a sua equipe.

Poupe tempo

Para humanos, responder aos DMs Instagram leva tempo. Mas para robôs, é instantâneo. Quando você usa um chatbot Instagram, qualquer mensagem direta que você receber será respondida automaticamente. Todo o tempo que você gasta lendo os DMs e respondendo às perguntas dos clientes pode ser melhor aproveitado: brainstorming de novas campanhas de marketing, construção de relatórios financeiros, fazer uma merecida pausa na batata frita.

Fonte: Heyday

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Automatizar a geração e as vendas de chumbo

Usar um chatbot da Instagram é como ter um funcionário do mês com a rapidez de um relâmpago (um que é estranhamente competitivo sobre ter as estatísticas de vendas mais altas, mas isso é legal, você não precisa ficar com eles na festa de férias do escritório).

Os chatbots Instagram podem recomendar produtos diretamente aos seus clientes dentro do chat, levando a vendas mais rápidas e otimizadas.

Fonte: Heyday

Depois de usar o chatbot Heyday de mídia social por seis meses, a marca de cosméticos Make Up For Ever viu um aumento de 20% nas vendas online e uma taxa de conversão de 30% nas recomendações de produtos personalizados.

Saiba mais sobre os seus clientes

Os chatbots da Instagram acompanham os tipos de perguntas que seus clientes fazem, o que os torna uma valiosa fonte de conhecimento para o seu público consumidor.

Por exemplo, se você encontrar centenas de pessoas com a mesma pergunta específica sobre sua política de devolução, talvez seja hora de revisitar o texto da referida política. Ou, se seu chatbot estiver recomendando o mesmo produto para vários clientes e convertendo a conversa em vendas, talvez seja hora de verificar seu estoque e certificar-se de que você tem oferta suficiente para atender à demanda.

Fonte: Heyday

Naturalmente, esta é toda a informação que obteria se você mesmo respondesse às perguntas dos clientes - mas ter um chatbot gerindo automaticamente as suas estatísticas poupa tempo precioso.

Fornecer respostas rápidas e precisas

Já superamos os benefícios de economia de tempo para as empresas, mas ei, não é tudo sobre você. Os Chatbots também economizam tempo para seus clientes. Não há 9 para 5 para bots, então os potenciais consumidores podem fazer uma pergunta a qualquer hora, dia ou noite, e ela será respondida imediatamente.

Por falar em noite, você sempre responde de forma grogue a um DM e acorda pensando, Que diabo estava eu a dizer. Bots também ajudam a evitar que você use seu mensageiro Instagram como um diário pessoal dos sonhos. O trabalho fica dentro dos limites das horas de trabalho, e você não terá nenhum tipo embaraçoso.

Responder mensagens em vários idiomas

Ser capaz de se comunicar em vários idiomas é integral quando o seu negócio tem (ou quer!) uma base de consumidores diversificada. 80% dos compradores têm mais probabilidade de fazer uma compra quando têm uma experiência de varejo personalizada pessoalmente ou de comércio eletrônico, e uma grande parte dessa personalização é falar o mesmo idioma que os seus clientes.

Há várias maneiras de criar um chatbot multilingue. Se você mesmo criou um, você pode traduzir respostas para várias línguas. Ou (se você não é um génio informático all-star e também assistente de línguas - poucos de nós são) você pode usar plataformas que têm um chatbot multilingue incorporado no seu sistema.

Fonte: Heyday

O chatbot da Heyday AI é automaticamente bilingue (em inglês e francês, porque estamos sedeados no Canadá, eh) e outros idiomas podem ser adicionados mediante pedido.

Construa uma boa reputação para a sua marca

No namoro e no negócio, ninguém gosta de ser fantasma. Deixar os seus clientes pendurados é um mau visual para a sua marca, e os chatbots da Instagram ajudam a garantir que as pessoas que lhe enviam mensagens se sintam atendidas. A publicidade e o marketing são ferramentas fantásticas, claro, mas nada atinge o coração de um consumidor como uma recomendação de um amigo de confiança.experiência dos clientes com a sua marca, e torná-los mais propensos a convencê-lo ou a comprar-lhe novamente.

O que há e o que não há para usar os chatbots Instagram

Deixe os agentes humanos lidarem com inquéritos complicados

Como todo filme de ficção científica nos ensinou, os robôs não são perfeitos. Embora os chatbots Instagram sejam úteis para perguntas comuns dos clientes, eles não são uma resposta automática garantida para tudo.

Programas de chatbot de alta qualidade sempre terão a opção de passar uma consulta para um humano se o pedido for muito complexo para o bot lidar. Portanto, certifique-se de que você ainda está de olho nessas notificações - de vez em quando, o seu BFF robô vai precisar de algum apoio.

Fonte: Heyday

NÃO enviar spam

Usando um chatbot Instagram, você pode enviar ofertas personalizadas de produtos ou ofertas especiais aos seus clientes - o que é ótimo, com moderação. Se você estiver deslizando demais para DMs, ou respondendo a perguntas de clientes com mensagens que parecem desumanas e de vendas - sim, é provável que você fique bloqueado. Fizemos experiências de compra de falsos seguidores Instagram (spoiler: not worth it) com a moral da históriabasicamente sendo que a avó não gosta de bots que agem como bots.

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Muitas das mesmas regras se aplicam aqui: os humanos também não gostam disso, por isso abstenha-se de enviar spam aos seus seguidores com demasiadas mensagens.

FAZER plataformas de pesquisa antes de comprar

Google "Instagram chatbot" e você vai obter mais de 28 milhões de resultados. À medida que a necessidade de sistemas automatizados de mensagens cresce, a oferta também cresce, mas nem todos os chatbots são criados iguais.

Se a plataforma dá exemplos de empresas que utilizam os seus serviços, tente você mesmo enviar mensagens a essas empresas para ver como o chatbot é realmente bom.

Como as mensagens directas são uma ferramenta tão boa para o serviço ao cliente, você quer ter a certeza que está a entregar as rédeas a uma plataforma em que confia. A última coisa que você quer é um chatbot esboçado a enviar mensagens estranhas aos seus potenciais clientes - afinal, bot ou não bot, você ainda é responsável pelas acções da sua marca.

NÃO se esqueça de monitorizar a actividade do seu robot

Isto pode ser óbvio, mas achamos que ainda vale a pena mencionar - o propósito de um chatbot Instagram é facilitar a gestão dos seus DMs e poupar-lhe tempo, não para apagar a necessidade de verificar os seus DMs todos juntos. Lembre-se de verificar o seu bot e certifique-se de que está a funcionar da forma que você precisa.

Além disso, como mencionado anteriormente, os chatbots de boa qualidade podem oferecer insights valiosos sobre a sua marca e relacionamento com os clientes - use esses insights da mesma forma que você usaria os insights da Instagram para melhorar a sua estratégia de marketing.

Em outras palavras: não ignore seu bot! Como uma panela de arroz ou um gato ao ar livre, eles são bastante auto-suficientes, mas você não pode esquecê-los completamente.

Queres saber mais sobre as melhores práticas para a IA conversacional? Já te temos.

Exemplos de chatbot Instagram

Aqui estão alguns exemplos de conversas chatbot da Heyday, uma plataforma de IA conversacional que adicionou a integração do Instagram em 2021. Estes exemplos são do Facebook Messenger, mas a Heyday funciona da mesma forma para páginas Instagram e páginas do Facebook.

Exemplo 1: Recomendação de produtos

Fonte: Heyday

Nesta conversa, o chatbot responde a uma pergunta específica do cliente com links diretamente para os produtos sugeridos. A marca de roupas Dynamite viu um aumento de 29% nos clientes no chat depois de incorporar um bot em sua estratégia de atendimento ao cliente.

Exemplo 2: Responder às perguntas frequentes

Fonte: Heyday

Este chatbot tem todas as perguntas frequentes do Kusmi Tea programadas, por isso, quando um potencial cliente pergunta sobre o envio, o bot tem as respostas prontas. Utilizando este sistema, o chatbot da empresa iniciou mais de 8.500 conversas com clientes (e teve uma taxa de automação de 94%) em três meses, e reduziu o seu tempo total de resposta de 10 horas para uma média de 3,5 horas.

Exemplo 3: Orientação de novos clientes

Fonte: Heyday

O chatbot dos Suplementos Popeye tem uma opção para os iniciantes aprenderem mais sobre a marca, e promove a newsletter da empresa dentro do chat.

Instagram chatbot para varejistas

Você provavelmente já notou neste post que estamos um pouco loucos pela Heyday - a plataforma de IA conversacional que se juntou à equipe SMMExpert em agosto de 2021. A Heyday é uma das melhores ferramentas para o comércio social inteligente, e a plataforma tem tudo o que você precisa para converter clientes em escala. Aqui estão alguns destaques:

Todas as suas conversas estão no mesmo lugar.

Quer seja gerado por inteligência artificial ou por um ditado humano, o Heyday simplifica todas as suas mensagens em uma caixa de entrada. (Por isso, nada de procurar mais por essa Insta DM- ou era uma mensagem do Facebook, ou um e-mail...)

O chatbot faz recomendações personalizadas de produtos.

A tecnologia inteligente pode reunir palavras-chave a partir de consultas e utilizá-las para recomendar o produto perfeito para os seus clientes.

Os clientes online podem ser conectados com a equipe de vendas presenciais.

A abordagem híbrida da Heyday não é apenas sobre bots - são pessoas humanas que trabalham com tecnologia. O chatbot pode conectar um cliente online com um gerente de varejo presencial remotamente através de chat ao vivo e chamadas de vídeo.

Grandes surtos nos negócios podem ser gerenciados facilmente.

Se a sua marca está explodindo, considere fazer de um chatbot o seu próximo contrato. O gel higienizante de mãos da Mercy Handi viu um enorme aumento nas vendas em 2020 (porque, bem, você sabe). Pense num crescimento de 817% nas vendas globais. Eles usaram os chatbots da Heyday para automação de FAQs para ajudar a lidar com o influxo nos negócios, o que tirou muita pressão de sua equipe de suporte ao cliente.

Há 20 integrações (e a contar).

Heyday tem todas as principais integrações que tornam a compra online fácil (Shopify, Google Business Manager, Magento, Prestashop, Salesforce, e muito mais). Isso significa que os clientes podem adicionar itens ao seu carrinho de compras online diretamente dentro do chat. dinheiro fácil.

Envolva-se com os compradores na Instagram e transforme as conversas com os clientes em vendas com a Heyday, nossa ferramenta dedicada de conversação AI para varejistas. Proporcione experiências 5 estrelas para os clientes - em escala.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.