Como estes clientes da Hootsuite alcançaram a transformação social

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Kimberly Parker

No mês passado, compartilhamos o Relatório de Transformação Social que analisou os resultados da nossa pesquisa de 2.162 marqueteiros realizada com o Altimeter Group. O relatório fornece insights sobre o verdadeiro valor que as organizações percebem a partir de seus esforços de mídia social. Nas organizações modernas, observamos três tendências-chave:

  • As redes sociais aprofundam as relações
  • As redes sociais aumentam a eficiência de outras actividades empresariais
  • A mídia social incentiva uma mudança organizacional mais ampla

Tudo isso parece ótimo, você diz, mas como são essas tendências na vida real? Neste post de blog, nós examinamos como vários clientes SMMExpert capturam mais valor das mídias sociais em cada uma dessas três áreas.

Baixe o Relatório completo da Transformação Social para descobrir como 2.162 marqueteiros estão usando as mídias sociais em suas organizações na esteira da COVID-19.

1. como aprofundar as relações com a escuta social e a advocacia dos funcionários

Nosso estudo descobriu que o social desempenha um papel de liderança no desenvolvimento e aprofundamento de relacionamentos. No entanto, enquanto 75% das organizações pesquisadas se concentram na conexão com clientes, as organizações maduras têm quase o dobro da probabilidade de se conectar também com comunidades, funcionários e parceiros nas mídias sociais. Como eles estão fazendo isso? Através da escuta social do SMMExpert, engajamento social, análise social eferramentas de defesa dos funcionários.

No Avidia Bank, um banco comunitário mútuo sediado em Hudson, Massachusetts, a equipe de mídia social vê o social como uma oportunidade de entender melhor os clientes.

"O social abre esse canal de comunicação e torna-se uma conversa", explicou Janel Maysonet, CMO do Banco Avidia. "É tudo uma questão de conhecer o cliente".

O Avidia Bank se conecta com os clientes através de conteúdos envolventes.

A equipe de mídia social do Avidia monitora os canais sociais para menções ou revisões e responde dentro de um dia útil. Também aborda quaisquer tendências ou problemas que são marcados pela sua equipe de atendimento ao cliente. Por exemplo, se houver alguma reclamação sobre fraude ou ataques de phishing em clientes do Avidia, a equipe social se comunica prontamente.

Os riscos de fraude descobertos através dos serviços ao cliente, vendas, ou nas redes sociais são comunicados.

Escutar ativamente as conversas e sentimentos de cada parte interessada (clientes, funcionários, parceiros, investidores e a comunidade) é um elemento essencial de qualquer estratégia de mídia social eficaz. As ferramentas de escuta social podem ajudar as organizações a obter uma imagem completa dos sentimentos de um público, descobrir o que eles estão procurando ou lendo sobre o que eles estão procurando, e entender como eles se sentem sobre a sua marca ouconcorrentes.

A equipe da Avidia também está lançando um novo sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) que lhes permitirá entrar rapidamente em contato com os clientes e fazer o acompanhamento quando detectarem uma revisão negativa ou um posto crítico nas redes sociais.

SODEXO se conecta com a comunidade e funcionários com SMMExpert Amplify

SODEXO, uma empresa global de serviços alimentares e gestão de instalações, dirige-se a múltiplas partes interessadas com uma única estratégia de redes sociais.

"Temos uma abordagem de 360 graus às nossas comunicações", explicou Kim Beddard-Fontaine, SVP da SODEXO de comunicações digitais e de funcionários. "Não há uma parede entre o interno e o externo".

Para fazer isso, a equipe de comunicação da SODEXO emprega a combinação perfeita de conteúdo, defesa dos funcionários e estratégias de publicidade social.

A empresa realizou recentemente uma campanha social altamente direccionada para atingir executivos de nível C numa única organização com postos sociais sobre o compromisso de responsabilidade social corporativa da SODEXO. Para alargar o alcance da campanha, a equipa promoveu-a com postos sociais pagos. Ao mesmo tempo, os colaboradores com ligações a executivos em perspectiva partilhavam o conteúdo da campanha através do SMMExpert Amplify para os seusA SODEXO confirmou que vários executivos do prospecto leram e se comprometeram com o cargo, o que acabou por ter um papel significativo na conquista do contrato.

A SODEXO aprofunda o relacionamento com os colaboradores através do seu programa de advocacia e também através da partilha frequente de conteúdos sobre os mesmos. Em contrapartida, obtém a recompensa de muito envolvimento e aumenta o alcance e o tráfego para o seu website.

Os funcionários da SODEXO participam ativamente e compartilham conteúdo nas mídias sociais.

2. como conduzir a eficiência operacional com

Nossa pesquisa descobriu que as mídias sociais podem impulsionar eficiências operacionais e contribuir para resultados-chave de negócios em áreas como o envolvimento dos funcionários, a satisfação do cliente e a saúde da marca.

Nossa pesquisa descobriu que os funcionários que vêem posts sobre seus colegas e sua empresa sentem uma conexão mais forte com sua organização, com 28% relatando um maior envolvimento dos funcionários.

O programa de defesa dos funcionários da Ochsner Health System tem 300 embaixadores da marca e uma taxa de adoção de 40%.

A organização cria conteúdos envolventes que destacam o grande trabalho dos seus colaboradores e parceiros. Recentemente, a Ochsner criou uma série "COVID Hero Diaries" para chamar os corajosos trabalhadores da linha da frente.

A campanha COVID Hero Diaries de Ochsner na Instagram.

"Estas são histórias de que se orgulham", explicou Alexandra Gaudin, especialista sênior em conteúdo digital da Ochsner Health. "As histórias ressoam com os nossos embaixadores de marca, que se orgulham de trabalhar para uma empresa que está fazendo essa iniciativa".

Ochsner compartilha histórias de sucesso de funcionários e equipes no Facebook.

A empresa também possui alguns canais apenas para funcionários, incluindo esta conta Instagram dedicada a compartilhar novas ofertas de emprego, dicas de entrevistas, e atualizações sobre promoções, etc.

Baixe o Relatório completo da Transformação Social para descobrir como 2.162 marqueteiros estão usando as mídias sociais em suas organizações na esteira da COVID-19.

Obtenha o relatório agora O Ochsner também tem um canal focado nos funcionários na Instagram.

Além de aumentar o envolvimento e a satisfação dos funcionários, as mídias sociais aumentam a eficácia de outras campanhas de marketing, ampliando o impacto de canais digitais como websites e e-mail marketing, além de ajudarem a reduzir os custos de aquisição de clientes.

72% dos entrevistados concordaram que a mídia social os ajuda a melhorar a eficiência de outros meios de comunicação.

78% concordaram que as mídias sociais os capacitaram a alcançar clientes potenciais de forma mais eficiente do que outras mídias.

Fonte: SMMExpert e Altimeter Group, The Social Transformation Report

Análise social para uma melhor segmentação e personalização

O vasto público das redes sociais, as capacidades avançadas de segmentação e a relação custo-benefício combinam-se para torná-lo um canal altamente eficaz para alcançar clientes novos e existentes.

Mapfre, uma companhia de seguros global, aproveita as vantagens da análise social para entender o que as pessoas estão pensando, o que, por sua vez, as ajuda a melhor direcionar e personalizar suas campanhas de marketing. De fato, em alguns países, a mídia social é a única que a Mapfre compra porque é tão barata e eficaz para direcionar o público certo.

Mapfre utiliza a análise social da SMMExpert para criar conteúdos convincentes que repercutem com o seu público.

3. como o social pode impulsionar a transformação cultural

Durante anos, a pesquisa da Altimeter observou que os projetos de transformação digital fracassam porque há muita ênfase na tecnologia e não há apoio suficiente para a transformação cultural que deve ocorrer dentro da organização.

Como a mídia social é uma tecnologia que é tão familiar à maioria das pessoas, ela pode atuar como um poderoso catalisador para uma maior transformação digital em uma organização. Ela ajuda a impulsionar a mudança cultural necessária para fazer da adoção da tecnologia um sucesso. De fato, 66% dos entrevistados em nossa pesquisa concordaram que seus programas de mídia social ajudaram a preparar sua organização para umatransformação.

O poder transformador das mídias sociais começa com sua adoção generalizada em toda a organização. Enquanto normalmente começa nos departamentos de marketing ou comunicação, muitos profissionais maduros já viram outros departamentos utilizarem as mídias sociais.

Como os execs podem liderar a transformação cultural

Durante anos, muitos executivos descartaram o social como uma ferramenta de negócios. Nossa pesquisa mais recente descobriu que o valor das mídias sociais na condução de objetivos reais de negócios está sendo notado no nível executivo.

A ferramenta de defesa dos funcionários do SMMExpert, SMMExpert Amplify, pode desempenhar um papel significativo para ajudar os executivos a compreender o valor das mídias sociais e apoiá-los quando eles próprios começam a participar das mídias sociais.

A equipe social da Georgia State University criou um programa para o presidente e reitores da SMMExpert Amplify. Vendo o engajamento com seus pares, a equipe de liderança experimentou uma maior apropriação e envolvimento no processo. Logo, eles estavam trazendo a equipe social para mais reuniões para consultas sobre o uso estratégico das mídias sociais.

Terry Coniglio, diretor de estratégia de conteúdo da Georgia State University, lembrou: "O intangível que você não pode medir é a confiança que foi construída com nosso departamento".

A transformação digital em escala requer a ampla adoção de práticas digitais para que os funcionários possam construir o músculo digital necessário para o sucesso. Tornar as mídias sociais acessíveis a todos, de vendedores a executivos, aumentará sua participação como cidadãos digitais e ajudará a criar uma mudança de cultura digital.

Onde está a sua organização na escala da Transformação Social? Faça o nosso Teste de Maturidade Social para saber .

Transformação Social com SMMExpert

Nossa pesquisa descobriu que o aumento da maturidade social da sua organização leva a impactos mais amplos de negócios sociais. Avidia Bank, SODEXO, Mapfre, Ochsner Health System, e Georgia State University são apenas algumas das organizações que estão colhendo os benefícios.

As cinco principais razões pelas quais organizações como estas trabalham com a SMMExpert incluem facilidade de uso, confiabilidade, amplitude de recursos e ferramentas, rápida implantação e tempo para valorizar e, naturalmente, nossa reputação na indústria. Orgulhamo-nos de ser não apenas uma plataforma de mídia social líder, mas um parceiro na transformação social e digital de nossos clientes.

"O SMMExpert sempre foi um parceiro", disse Terry Coniglio, diretor de estratégia de conteúdo da Georgia State University. "Sempre que tenho um problema, sei que posso atender o telefone. Sinto que sempre tive uma equipe que entende nossa situação, nossos objetivos, e o que estamos tentando fazer".

Leia o Relatório de Transformação Social na íntegra para saber como a SMMExpert pode tornar-se o seu parceiro de confiança na transformação digital.

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.