Estratégia de Marketing do LinkedIn: 17 Dicas para 2023

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Mais de 59 milhões de empresas usam o LinkedIn Pages para se conectar com os 875 milhões de membros da plataforma. Uma estratégia de marketing bem pensada do LinkedIn é a melhor maneira de você se destacar nessa multidão.

O LinkedIn é uma besta muito diferente das outras plataformas sociais. Construir uma estratégia eficaz requer algum planejamento e perseverança. Mas uma vez que os seus esforços no LinkedIn estejam funcionando como um relógio, os resultados podem beneficiar múltiplas áreas do seu negócio.

Continue lendo para saber como construir uma estratégia no LinkedIn que o ajudará a construir uma comunidade engajada e a promover efetivamente o seu negócio na plataforma.

Bónus: Baixe um guia gratuito que mostra as 11 táticas que a equipe de mídia social da SMMExpert usou para aumentar sua audiência no LinkedIn de 0 para 278.000 seguidores.

O que é uma estratégia de marketing do LinkedIn?

Uma estratégia de marketing do LinkedIn é um plano para usar o LinkedIn para atingir metas de marketing específicas. O marketing do LinkedIn pode incluir desde o recrutamento de talentos de topo até à construção da sua marca.

O LinkedIn é uma rede única. Na maioria das plataformas, as marcas ficam atrás das conexões pessoais. Mas no LinkedIn, rede de negócios é o nome do jogo. Isso significa que negócios de todos os tipos devem ser mais visíveis e engajados na conversa geral.

O LinkedIn é bem conhecido como a rede social de escolha dos marketeiros B2B, mas as marcas B2C também podem encontrar sucesso no LinkedIn. Tudo o que você precisa é de uma estratégia sólida baseada em metas bem planejadas do LinkedIn que se encaixem no seu plano de marketing social mais amplo.

Dicas gerais de marketing do LinkedIn

Então, por onde você começa? Aqui estão alguns passos-chave para qualquer marca interessada em construir uma estratégia de marketing eficaz no LinkedIn.

1. estabelecer metas claras

O primeiro passo para qualquer plano de marketing é descobrir o que você quer alcançar. Pense em como o LinkedIn se encaixa na sua estratégia geral de marketing. Que objetivos específicos você quer alcançar nesta plataforma de negócios futuros?

As formas como as pessoas usam o LinkedIn diferem significativamente das formas como usam outras redes sociais:

  • Manter-se a par das notícias e dos acontecimentos actuais: 29,2%
  • Seguimento ou pesquisa de marcas e produtos: 26,9%
  • Publicação ou compartilhamento de fotos ou vídeos: 17,7%
  • Mensagens para amigos e familiares: 14,6%
  • À procura de conteúdos engraçados ou divertidos: 13,8%

E, claro, o LinkedIn é também a rede social mais utilizada para o recrutamento, bem como a plataforma de topo para a geração de leads B2B.

Esta é uma informação importante a considerar ao planejar suas metas estratégicas no LinkedIn, mas também é importante pensar em como seu estilo de organização se encaixa no ecossistema do LinkedIn.

Como mencionado, para empresas B2B, o LinkedIn pode ser uma mina de ouro de desenvolvimento de leads e construção de relacionamentos. Para empresas B2C, o LinkedIn pode servir principalmente como uma plataforma de recrutamento. Somente você e sua equipe podem decidir o que faz mais sentido para você.

Não sabe por onde começar? Veja o nosso post no blog sobre como estabelecer metas para o marketing de mídia social.

2. aproveite ao máximo a sua página no LinkedIn

Não importa para quais objetivos você está trabalhando, certifique-se de ter uma página completa do LinkedIn que aproveite todas as abas e seções relevantes. Os dados do LinkedIn mostram que as Páginas completas recebem 30% mais visualizações semanais.

Confira todas as abas na página do LinkedIn da Microsoft. Você pode encontrar o máximo ou o mínimo detalhe que quiser sobre a vida na empresa, explorando as diferentes abas.

Fonte: Microsoft no LinkedIn

Para organizações maiores, as Showcase Pages podem ajudar a manter seu marketing de conteúdo focado no público certo. Tente configurá-las para diferentes iniciativas ou programas dentro de sua empresa.

E não deixe que o conteúdo da sua página principal se estrague: O LinkedIn recomenda a actualização da sua imagem de capa pelo menos duas vezes por ano.

3. compreender o seu público

A demografia dos usuários do LinkedIn difere da das outras plataformas sociais. Os usuários são mais velhos e tendem a ter uma renda mais alta.

Fonte: SMMExpert's Global State of Digital 2022 (Atualização de outubro)

Mas isso é apenas um ponto de partida. É importante entender quem é o seu público específico e que tipo de informação eles estão procurando na sua página do LinkedIn.

A análise do LinkedIn é uma boa maneira de encontrar a demografia específica para o seu público. A ferramenta SMMExpert's Audience Discovery do LinkedIn pode fornecer ainda mais insights sobre o seu público no LinkedIn e como eles interagem com o seu conteúdo.

4. acompanhar e refinar o seu desempenho

À medida que você começa a entender melhor o seu público, você também terá uma melhor noção do tipo de conteúdo que mais ressoa com eles. O rastreamento dos resultados do seu conteúdo do LinkedIn lhe dá importantes insights. Aplique estes ao longo do tempo para refinar a sua estratégia de marketing no LinkedIn.

Novamente, o LinkedIn Analytics fornece informações estratégicas críticas. A ferramenta nativa LinkedIn Analytics fornece uma boa visão geral da sua página do LInkedIn e do seu desempenho posterior.

A análise do LinkedIn da SMMExpert pode fornecer detalhes adicionais. Eles também avaliam os seus esforços de marketing no LinkedIn no contexto dos seus outros canais sociais.

Experimente de graça

A melhor forma de destacar os resultados do seu marketing no LinkedIn é partilhar os seus resultados. Os relatórios regulares de marketing do LinkedIn são um excelente veículo. Estes permitem-lhe ver padrões a emergir e refinar a sua estratégia ao longo do tempo. Também criam oportunidades mais alargadas para a realização de brainstorming de melhorias estratégicas.

5. ser humano

A pesquisa do LinkedIn mostra que as redes de funcionários têm uma média de 10 vezes mais conexões do que uma empresa tem seguidores. E o conteúdo recebe o dobro de cliques quando publicado por um funcionário e não na página de negócios da empresa.

Na frente de recrutamento, é provável que os funcionários tenham conexões com o LinkedIn em suas áreas de especialização. Quando eles compartilham oportunidades de emprego, eles atingem um público muito mais específico do que a sua página da empresa no LinkedIn.

Essa é uma das muitas razões pelas quais é importante incluir perfis pessoais na sua estratégia de marketing no LinkedIn. Isso pode significar treinar a sua suíte C sobre como usar o LinkedIn de forma eficaz para conteúdos de liderança de pensamento. Ou pode significar encorajar os seus funcionários a partilhar a sua vida profissional no LinkedIn.

Lembre-se que os usuários podem escolher seguir perfis pessoais. Desta forma, eles vêem conteúdo de pessoas com quem querem aprender, mas não sabem o suficiente para enviar um pedido de conexão. Isso estende ainda mais o alcance de todos que trabalham para a sua empresa, desde funcionários de nível básico até o CEO.

Facilitar o compartilhamento de conteúdo em seus perfis no LinkedIn com um programa de advocacy dos funcionários. O SMMExpert Amplify ajuda você a gerenciar e compartilhar conteúdo aprovado. Você também pode usar essa ferramenta de marketing e advocacy em mídias sociais para medir resultados e impulsionar um maior envolvimento dos funcionários em seu programa de advocacy.

6. foco nas pistas, não nas vendas

O LinkedIn tem mais a ver com vendas sociais do que com comércio social. Como mencionado anteriormente, é a marca de topo da geração de leads B2B. É uma plataforma perfeita para construir relacionamentos e conexões que levarão às vendas ao longo do tempo.

É menos eficaz como plataforma para compras de impulso. Só não é o lugar para onde as pessoas vão quando procuram as últimas tendências para comprar.

Então, em vez de tentar vender diretamente no LinkedIn, concentre-se em construir relacionamentos e credibilidade. Alcance quando vir uma oportunidade, mas ofereça conselhos de especialistas em vez de uma venda difícil. Você estará na mente quando for a hora certa para um comprador fazer a chamada de compra.

Dito isto, usar o LinkedIn para conduzir vendas on-line não é impossível. Se você quiser adotar esta abordagem, certifique-se de posicionar o seu produto ou serviço em um contexto apropriado ao seu negócio. Pode ser útil trabalhar com um influenciador apropriado, como a Days fez neste post do LinkedIn sobre a sua cerveja sem álcool.

7. construir a marca do seu empregador

Construir a marca do seu empregador é muito mais do que um simples anúncio de emprego. Trata-se de mostrar como é trabalhar na sua empresa para que os candidatos se sintam motivados a juntar-se à sua equipa.

Uma marca patronal forte facilita muito a vida a todos os que trabalham no seu departamento de recrutamento. Afinal, por muito grande que possa parecer um papel em particular, ninguém quer trabalhar numa empresa que lhes dê dúvidas ou que lhes pareça um mau encaixe cultural.

Uma das melhores maneiras de mostrar sua cultura é aproveitar o entusiasmo de seus funcionários atuais. Por exemplo, na SMMExpert, a defesa dos funcionários é responsável por 94% das impressões de conteúdo orgânico da marca do empregador. Uma ferramenta de defesa dos funcionários facilita o compartilhamento do conteúdo aprovado da marca com suas redes.

E um coro de endossos à cultura corporativa por parte de pessoas que realmente trabalham lá fornece provas sociais excepcionais para potenciais novos recrutas.

As empresas também podem adicionar uma galeria de Tendências de Conteúdo do Funcionário à sua Página do LinkedIn. É baseada em hashtags associados, como este exemplo do Google.

Fonte: Google no LinkedIn

8 - Participar na comunidade

O LinkedIn tem tudo a ver com participação. Lembre-se, você está construindo uma reputação que levará às vendas ao longo do tempo. Responder aos comentários e participar da conversa é uma parte importante da construção dessa reputação.

Procure oportunidades para contribuir. Parabenize seus colegas e conexões por suas conquistas e movimentos na carreira. Mostre apoio para aqueles que possam estar procurando trabalho.

Fonte: Tamara Krawchenko, PhD no LinkedIn

Mais importante, não deixe de monitorar os comentários sobre seu próprio conteúdo do LinkedIn, e responda para que os usuários saibam que você os ouve e os aprecia. Lembre-se, o envolvimento deles com seu conteúdo amplia exponencialmente seu alcance.

A SMMExpert Inbox garante que você nunca perca uma chance de se envolver com seguidores. Você pode responder diretamente aos comentários ou atribuí-los a um membro da equipe apropriada. Você também pode integrar seu CRM no SMMExpert para ver uma imagem completa de seus compradores em cada ponto de contato.

Bónus: Baixe um guia gratuito que mostra as 11 táticas que a equipe de mídia social da SMMExpert usou para aumentar sua audiência no LinkedIn de 0 para 278.000 seguidores.

Obtenha o guia grátis agora mesmo!

Para cada conteúdo que você compartilha sobre sua organização, o LinkedIn recomenda compartilhar uma atualização de uma fonte externa mais quatro partes do conteúdo de outros. A redistribuição de conteúdo no qual você está marcado pode ser um bom lugar para começar.

Use fluxos de escuta social no SMMExpert para encontrar conteúdos ainda mais relevantes para compartilhar com seu público. A ferramenta Suggestions Content do LinkedIn é outro grande recurso.

Dicas de estratégia de conteúdo do LinkedIn

9. escreva mensagens longas (às vezes)

Tente reestruturar o conteúdo de forma longa como artigos de liderança do pensamento para postar nativamente no LinkedIn.

O LinkedIn é responsável por apenas 0,33% das referências de tráfego da Web nas redes sociais (compare isso com os 71,64% do Facebook). Em vez de se concentrar em afastar o tráfego do site, forneça valor dentro dos próprios artigos do LInkedIn.

Mas não se demore muito. O LinkedIn recomenda que os artigos tenham entre 500 e 1.000 palavras. Dito isto, Paul Shapiro, da Search Wilderness, descobriu que os artigos na faixa de 1.900 a 2.000 palavras têm melhor desempenho. Portanto, você precisará fazer alguns testes para descobrir o que funciona melhor para o seu público.

O LinkedIn está adicionando títulos SEO, descrições e tags para artigos do LinkedIn, o que ajudará outros usuários a encontrar seu conteúdo original. Se você publica regularmente conteúdo de forma longa, considere a possibilidade de criar um boletim informativo do LinkedIn.

Nota: Suas atualizações regulares do LinkedIn podem ser muito mais curtas, com um comprimento ideal de apenas 25 palavras.

10. experiência com diferentes tipos de conteúdo

Você pode usar as várias guias na sua página do LinkedIn para mostrar praticamente tudo que acontece na sua empresa. Notícias da empresa, cultura corporativa e detalhes dos próximos produtos são apenas alguns exemplos.

Há muitos formatos diferentes de conteúdo para experimentar, também. Considere estas importantes estatísticas de conteúdo do LinkedIn ao planejar o que testar:

  • As imagens têm uma taxa de comentários 2 vezes maior, e as colagens de imagens podem funcionar ainda melhor
  • Os vídeos recebem 5 vezes mais engajamento, e o vídeo ao vivo recebe 24 vezes mais engajamento.

Mais uma vez, porém, tudo isso é um ponto de partida. Experimentação é o nome do jogo ao descobrir o que funciona para sua marca no LinkedIn. Implemente uma estratégia de teste eficaz e fique de olho em sua análise para aprender quais formatos de conteúdo funcionam melhor com base em seus objetivos.

11. Incluir um gancho acima da "dobra".

Lembras-te dos jornais? como nos jornais físicos reais que eram vendidos nas bancas? Para chamar a tua atenção, eles colocam a maior história no topo da primeira página. Essa metade, claro, está acima da dobra. Tu vês assim que olhas para o jornal, sem teres de o ir buscar, e intriga-te o suficiente para comprares o jornal para leres mais.

Pode não haver uma dobra literal na sua tela, mas há uma metafórica. Neste caso, "acima da dobra" refere-se ao conteúdo visível sem rolar ou clicar em "mais". É o conteúdo visto sem fazer o esforço de pegar o papel metafórico e virá-lo.

Faça uma proposta de valor para o seu conteúdo neste imóvel de primeira linha. Por que alguém deveria ler? O que você tem a dizer que vale a pena rolar?

Dicas de estratégia de lançamento no LinkedIn

12. entender o melhor momento para postar

A pesquisa do SMMExpert mostra que a melhor hora para postar no LinkedIn é às 9 da manhã às terças e quartas-feiras. Quando você está começando a usar a plataforma, esse é um bom lugar para começar.

Mas o melhor momento para postar para sua marca específica depende de seu público específico. Especificamente, quando é mais provável que eles estejam online e prontos para se engajar.

A funcionalidade SMMExpert's Best Time to Post dá-lhe um mapa de calor que mostra quando é mais provável que o seu conteúdo cause uma impressão. Pode também encontrar recomendações personalizadas de tempo de publicação para as melhores alturas a publicar na sua página do LinkedIn. Estas são baseadas no facto de querer criar consciência da marca, aumentar o envolvimento ou conduzir o tráfego.

13. agende os seus postos com antecedência

É claro que o melhor momento para postar para o seu público pode não ser o melhor momento para você postar. Essa é uma das razões pelas quais é uma boa idéia criar seus posts com antecedência e programá-los para postar automaticamente no melhor momento.

Outra razão é que criar suas postagens com antecedência permite que você dedique partes do seu tempo regularmente à criação de conteúdo do LinkedIn. Isso é mais fácil e mais eficaz do que tentar postar na hora. Especialmente quando você está criando conteúdo de forma mais longa, é uma boa idéia bloquear o tempo na sua agenda e realmente colocar o seu cérebro no ar.

Criar conteúdo com antecedência também permite que você obtenha mais da equipe envolvida, desde líderes seniores que contribuem com sua liderança de pensamento até editores que revisam seu trabalho com um pente fino.

Finalmente, planear e agendar o seu conteúdo com antecedência permite-lhe ver como as suas mensagens no Linkedin se enquadram no seu calendário de redes sociais mais vasto.

Peça seu julgamento gratuito por 30 dias

14. estabelecer uma programação de lançamento regular

O LinkedIn recomenda postar uma ou duas vezes por dia. Se isso parecer esmagador, considere postar pelo menos uma vez por semana - isso é o suficiente para dobrar o compromisso com o seu conteúdo.

Uma vez que você tenha determinado os melhores horários para postar, poste consistentemente nesses horários. Seu público esperará conteúdo novo de você na sua agenda, e eles estarão preparados para lê-lo e responder.

Dicas de estratégia do LinkedIn DM

15. enviar mensagens personalizadas

As mensagens directas em massa podem poupar tempo, mas não obtêm os melhores resultados. Os dados do LinkedIn mostram que os InMails enviados individualmente recebem 15% mais respostas do que as mensagens enviadas em massa.

Para um efeito máximo, mencione um detalhe no e-mail que mostra que você realmente leu o perfil do potencial cliente. Eles mencionaram uma habilidade que é crítica para o papel? Tem uma biografia particularmente boa do LinkedIn? Destaque algo que lhes diga porquê e que eles não são apenas uma engrenagem em potencial na máquina.

16. Enviar mensagens mais curtas

Se você está enviando InMail para uma possível conexão, colaborador ou candidato, você pode ser tentado a empacotar a mensagem com detalhes sobre a oportunidade potencial. Mas a pesquisa do LinkedIn descobriu recentemente que os InMails mais curtos realmente vêem uma resposta muito maior.

Fonte: LinkedIn

Mensagens até 800 caracteres recebem uma resposta acima da média, com mensagens com menos de 400 caracteres tendo o melhor desempenho de todas.

No entanto, 90% das pessoas que recrutam no LinkedIn enviam mensagens com mais de 400 caracteres. Portanto, enviar uma mensagem mais curta pode realmente ajudá-lo a destacar-se da multidão.

17. Não envie na sexta-feira ou no sábado

Faz sentido que os fins de semana sejam dias de resposta mais lenta para o envio de mensagens no LinkedIn. Mas, estranhamente, as mensagens enviadas aos domingos superam significativamente as enviadas às sextas-feiras.

Fonte: LinkedIn

Além de evitar as sextas e sábados, não parece importar muito o dia da semana que você envia InMails. Lembre-se, porém, que este é diferente dos melhores horários para postar conteúdo na sua página do LinkedIn.

Gerencie facilmente sua página no LinkedIn e todos os seus outros canais sociais usando o SMMExpert. A partir de um único painel, você pode agendar e compartilhar conteúdo (incluindo vídeo), responder a comentários e envolver sua rede. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Criar, analisar, promover e agendamento de postos LinkedIn ao lado das suas outras redes sociais com o SMMExpert. Consiga mais seguidores e poupe tempo.

Teste grátis por 30 dias (sem risco!)

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.