14 das Mais Importantes Tendências TikTok a Observar em 2023

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Kimberly Parker

Como no mundo da moda, as tendências TikTok entram e saem de moda, rapidamente.

Algo que parece eternamente frio num momento pode ser desagradável no seguinte - como, digamos, usar fedoras ou o "Oh Não" de Kreepa. A cada segundo, novas tendências estão surgindo e as antigas estão morrendo. É o círculo da vida.

Então, como acompanhamos as últimas tendências TikTok? Como nos mantemos na moda? (Primeira ordem de trabalhos: pare de dizer "na moda".)

Se você está à procura de inspiração, continue lendo: nós elaboramos um guia para as melhores tendências TikTok de 2023.

14 TikTok tendências para 2023

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O que é uma tendência TikTok?

Uma tendência TikTok pode ser um som, hashtag, dança ou desafio. Mesmo como você edita seu post pode se tornar uma tendência (como este tipo de transição swanky). Uma vez que uma tendência começa a ganhar tração, os usuários "saltam" sobre ela recriando um vídeo ou tema TikTok trending.

De acordo com TikTok, algumas das principais tendências de 2021 foram o café batido e uma rotina de cuidados com a pele rápida e fácil, enquanto que as comunidades de nichos de mercado que cresceram em 2021 incluíram Witchtok (20 bilhões de vistas) e ArtTikTok ou TikTokArt (11 bilhões de vistas).

Existe diferença entre as tendências TikTok para criadores e as tendências TikTok para empresas? Em resumo, não. Qualquer tendência é um jogo justo para qualquer usuário do aplicativo, e muitas vezes as empresas e empresários adaptam com sucesso as tendências feitas pelos criadores.

Por que as tendências TikTok são boas para o marketing?

Eu sei o que estás a pensar. Algo do género: Sou um leitor fiel do Blog do SMMExpert e sei que ser genuíno, único e encontrar o meu nicho são elementos essenciais para o sucesso do marketing. Então como é que fazer algo que todos os outros estão a fazer me ajuda?

Saltar para uma tendência (e dar a sua própria volta!) é uma estratégia acessível para criar conteúdo que ressoa imediatamente com as pessoas. As tendências são imediatamente reconhecíveis, como as três primeiras notas do "Hit Me Baby One More Time" da Britney Spears e, em última análise, esse reconhecimento pode fazer você ganhar dinheiro.

As tendências foram feitas para serem modificadas

Percorrendo o aplicativo, você vai notar que enquanto as tendências TikTok são sempre identificáveis, nem todos os vídeos dentro de uma tendência são os mesmos (o que faria uma alimentação muito chata).

Por exemplo, esta tendência do "Infinity" de iluminação de anéis tornou-se um foco de armadilhas de sede, mas alguns dos melhores vídeos são feitos por utilizadores que nem sequer têm uma iluminação de anéis.

Anunciar no TikTok é mais quente do que nunca

De acordo com o Relatório de Tendências Digitais do SMMExpert 2022, o tempo médio que um usuário de internet entre 16 e 64 anos passa em mídias sociais é de 2 horas e 27 minutos. É muito tempo a ser anunciado.

E Kantar diz que os anúncios TikTok são mais agradáveis do que os anúncios em outras plataformas. Na verdade, grande parte dessa positividade tem a ver com o estabelecimento de tendências.

21% das pessoas pesquisadas por Kantar disseram que os anúncios no TikTok eram mais criadores de tendências do que os anúncios em outras plataformas, e as empresas podem aproveitar isso saltando sobre as tendências. Quanto mais o seu anúncio se encaixa perfeitamente na alimentação do resto da pessoa, menos provável é que ela se aborreça e pule, e usar tendências em anúncios é uma maneira segura de se misturar.

Leia mais sobre publicidade no TikTok no nosso guia completo de Anúncios TikTok.

14 das mais importantes tendências TikTok de 2023

Devido à natureza fugaz das tendências TikTok, é difícil identificar tendências específicas que serão populares em 2023. Mas não se preocupe, ainda temos você coberto: esta lista cobre as tendências gerais mais quentes, bem como dicas para identificar as tendências atuais.

Então, continue lendo, inspire-se e adapte estas tendências para uma sólida estratégia de marketing TikTok!

1. danças de tendência

TikTok é conhecido por criadores que conhecem seus movimentos - e, na verdade, muitos dos TikTokkers mais bem sucedidos são dançarinos.

Mas graças às danças de tendência, você não precisa ser um profissional para executar a coreografia perfeita. As danças TikTok são geralmente curtas, doces e de nível básico, então os amadores podem aprendê-las com pouca prática. Isso deixa muito espaço para colocar a sua própria volta - por exemplo, rasgando o chão com uma fantasia de ursinho de pelúcia gigante.

Um rápido pergaminho através do aplicativo irá mostrar-lhe o que as danças estão a acontecer agora, mas você também pode procurar os hashtags #dancechallenge, #dancetrend ou #trendingdance para encontrar o que é popular.

Depois de encontrar uma dança que você gosta, toque no som para ver outras interpretações da dança - você pode até encontrar um tutorial.

2. humor irritante

Há uma razão pela qual TikTok é tão popular entre os menores de 30 anos: os vídeos curtos e a natureza altamente rolante do aplicativo o tornam perfeito para humor, snark e sass. E, embora muitos criadores de conteúdo e especialistas em marketing de mídia social tenham encontrado maneiras de transformar TikTok em um negócio, a principal missão da plataforma é "inspirar criatividade e criar alegria".Quanto melhor.

Nós próprios gostamos de ter algum humor ousado na conta TikTok do SMMExpert:

3. brilhos

Em sua essência, um brilho no TikTok é um "antes" e um "depois". Muitos criadores postarão algumas fotos ou vídeos de si mesmos como um adolescente incômodo, depois um clip final, atual. (Geralmente, um em que eles parecem confiantes e incríveis).

Estes tipos de TikToks são ótimos para o fator espera: os usuários têm mais probabilidade de assistir o vídeo inteiro para ver o resultado final.

Os Glow-ups também funcionam muito bem para gerar engajamento positivo. Este exemplo está em 716 mil likes (e contando!).

Mas os brilhos não têm de ser sempre sobre a transformação de adolescente para adulto. Você pode fazer brilhos sobre a sua arte, a renovação da sua casa ou o seu pequeno (mas crescente) negócio.

4. transições sem emendas

Outro elemento que é exclusivo do TikTok são as transições dentro dos vídeos. As ferramentas de edição em formato de arquivo facilitam a troca de um clipe para outro de uma forma que parece mágica.

Isto pode ser tão simples como manter a sua iluminação igual e manter a sua câmara no mesmo local, como no exemplo abaixo:

Também podem ser mais complexos. Pense em virar a câmera, deixar cair o telefone no chão, fazer zoom in e out - na verdade, o céu é o limite. Quando alguém realmente prega uma transição, é quase impossível ver o vídeo apenas uma vez.

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Descarregar agora

Você pode tentar descobrir como recriar uma transição de tendências através da engenharia reversa, mas é mais fácil procurar um tutorial, como esta tendência de transição dos tempos modernos para os tempos antigos (aqui está o resultado do tutorial).

5. ser vulnerável

Chamar isso de "tendência" soa como acusar os criadores de serem vulneráveis para obter opiniões. Esse não é o objetivo aqui - há uma necessidade genuína de conteúdo honesto sobre o TikTok.

Vivemos em um mundo on-line muito editado, mas TikTok tem um canto especial para a vulnerabilidade. Não é incomum para os usuários postarem vídeos de si mesmos chorando ou em memória de um ente querido. Compartilhar histórias difíceis pode realmente ressoar com as pessoas e fazê-las se sentirem menos sozinhas. Veja a resposta esmagadoramente positiva e tranquilizadora a este vídeo:

Talvez seja menos uma tendência e mais um movimento social longe do "tudo é perfeito" da internet. Seja como for, é uma coisa boa.

6. pedir a participação de outros criadores nos comentários

Estes TikToks são realmente simples de fazer e podem explodir em pouco tempo. Basta digitar uma mensagem pedindo aos espectadores do vídeo para "fazer os comentários parecerem [algo criativo]".

Por exemplo, este pede aos comentadores inteligentes que criem os seus melhores títulos de vídeo no Youtube, o blogue da família.

Gerou quase 40 mil comentários, incluindo gemas como "VENDIMOS ACCIDENTALMENTE O NOSSO BABY!?!? *MOM CRIES*" e "acabámos... (parte 94)..."

TikToks similares pedem o histórico de busca de alguém que acabou de começar a ver anime e meninas comentando o post do seu melhor amigo Instagram.

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7. fazer TikToks com a sua família

Este anda de mãos dadas com a vulnerabilidade e a genuinidade - não há nada como um bom camafeu da mãe, do pai, da avó ou do avô. Por exemplo, tente ver esta família a dançar sem o seu coração explodir.

Porque tantos criadores de TikTok são milenares ou Gen Z, é refrescante (e divertido) ver pessoas mais velhas no aplicativo. A parte mais complicada disso é convencer sua família a participar, mas se você tem um bom esporte, você conseguiu ouro.

8. referência à cultura pop actual

Marque alguns gostos, comentários e compartilhamentos, entrando em uma base de fãs já bastante diversificada. Os programas de TV e filmes de tendências frequentemente despertam suas próprias tendências TikTok (por exemplo, duas linhas de diálogo de Boca Grande é agora um som usado em mais de 90 mil vídeos, e uma canção de Nas Alturas tornou-se a melodia de escolha para centenas de milhares de fofoqueiros).

Quando Jogo das Lulas varreu o mundo em 2021, deu origem a tutoriais de dalgona, mashups musicais e muitos, muitos, muitos fatos de treino. Este é apenas um dos milhões de exemplos de como os utilizadores criativos do TikTok referenciaram o espectáculo:

9. documentar um dia na vida

Enquanto "Ninguém quer ver a sua torrada de abacate" é o cântico de eleição para os anti-instagramadores rabugentos, a verdade é que muita gente quer ver a sua torrada de abacate.

Há algo satisfatório (ver tendência #11) em observar a rotina diária de alguém, seja um professor do segundo ano, um advogado ou um casal que vive numa carrinha. Este "dia realista na vida de carrinha" já foi apreciado mais de 2 milhões de vezes!

Muitos destes tipos de vídeos romantizam o mundano, mas também há muito espaço para humor neste formato de vídeo. Se você é um criador que recebe muitas perguntas em seus comentários (ver tendência #10), um dia no vídeo da vida pode responder a um monte deles de uma só vez.

10. respondendo a um comentário sobre um TikTok mais antigo para criar um novo

Esta é uma maneira simples de criar um diálogo contínuo com seus seguidores. Use comentários em vídeos já publicados para inspirar novos conteúdos, como este calígrafo fez:

Estabelecer uma reputação de resposta aos comentários só irá aumentar o número de comentários que você recebe sobre cada TikTok (e os comentários levam a mais pontos de vista, gostos e seguidores).

Este é um ótimo método para geração de conteúdo se você estiver usando TikTok para o seu negócio. Por exemplo, a marca de tênis impermeável Vessi usou um comentário como uma oportunidade para mostrar às pessoas que seus sapatos são laváveis na máquina.

11. vídeos satisfatórios

Este pode ser o género mais universalmente apreciado e menos controverso de sempre: o vídeo gratificante. Quer se trate de cortar sabão ou bolo ou de congelar bolhas, há algo de super terapêutico e gratificante neste tipo de conteúdo.

Como os vídeos do dia-a-dia, estes são uma celebração do mundano. Por isso, as probabilidades são de já estar a fazer algo que é satisfatório de ver (até mesmo limpar um fogão pode ser cativante).

12. restauração para diferentes nichos ou subculturas

Se você pode sonhar, é uma subcultura TikTok.

Essa referência de limpeza do fogão acima é apenas o começo do cleantok, um lado extraordinário do aplicativo que é totalmente dedicado à limpeza. A lista continua: há gymtok, planttok, dadtok e swifttok (a versão de Taylor, é claro).

Você pode tentar encontrar as subculturas você mesmo - qualquer palavra e depois "tok" é normalmente uma boa aposta se você estiver indo no frio. Mas simplesmente folhear o aplicativo e gostar ou comentar vídeos que ressoam com você é a melhor maneira de garantir que a sua página For You mostra os lados do TikTok que você quer estar. Encontre o seu povo, depois dê ao seu povo o que ele quer.

13. vídeos nos bastidores

Adoramos um furo interno, e os vídeos de bastidores são ideais para a educação e para fazer com que os espectadores sintam que estão a receber algo exclusivo.

Ontário, Califórnia, os doces de Logan ganharam cinco milhões e meio de seguidores ao postar TikToks mostrando como seus doces são feitos - é um processo realmente hipnotizante.

Se você é um criador que faz algo físico (como arte, comida ou moda) e o comercializa no TikTok, um vídeo de bastidores pode dar à sua marca uma dimensão extra. Você pode até fazer um TikTok de bastidores explicando como você fez um TikTok.

Aqui está um mergulhador de alto mar explicando como ela fez o vídeo abaixo sem se tornar um fantasma de verdade.

14. uma marca forte (pessoal)

Volta sempre a isto, não é? Ter uma marca forte (seja para o seu negócio ou para si próprio) está sempre em grande estilo. Os espectadores apreciam conteúdo consistente - se for imediatamente reconhecível, está a fazê-lo bem.

Criadores como Emily Mariko fizeram uma marca extra-identificável (tanto que, na verdade, é uma sátira inspiradora).

Não importa a tendência, mantenha-se fiel a si mesmo. Para citar a mãe de todos (provavelmente), "Só porque todos os seus amigos estão fazendo isso, não significa que você tenha que fazer isso também".

As tendências vêm e vão tão rápido. Você pode encontrar uma que o excita a qualquer momento - apenas certifique-se de pular sobre ela, e rápido!

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.