Como Rastrear Mídias Sociais no Google Analytics (Iniciantes Comecem Aqui!)

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Kimberly Parker

O Google Analytics é uma ferramenta importante para qualquer comerciante digital. Ao fornecer detalhes sobre tráfego social e conversões, os relatórios de mídia social do Google Analytics são um recurso importante para ajudá-lo a provar o ROI social.

Como Acompanhar as Mídias Sociais no Google Analytics

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O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é um painel de análise de sites gratuito que fornece uma grande variedade de insights sobre o seu site e seus visitantes, incluindo aqueles que o encontram através das redes sociais.

Por exemplo, você pode rastrear:

  • Tráfego total para o seu site e fontes de tráfego (incluindo redes sociais)
  • Tráfego de páginas individuais
  • Número de leads convertidos e de onde esses leads vêm
  • Se o seu tráfego vem do celular ou do desktop

Ao adicionar o Google Analytics à sua estratégia geral de análise de mídia social e relatórios, você obtém ainda mais informações sobre como a mídia social está trabalhando para o seu negócio. Isso porque os relatórios de mídia social do Google Analytics permitem que você o faça:

  • Descubra quais as plataformas de redes sociais que mais tráfego lhe proporcionam
  • Calcule o ROI das suas campanhas nas redes sociais
  • Veja que conteúdo funciona melhor com cada plataforma de mídia social
  • Veja quantas conversões de vendas o seu negócio recebe das redes sociais

Com estes dados, você poderá aproveitar ao máximo suas campanhas de mídia social e melhorar suas estratégias de marketing no futuro.

Usando o Google Analytics para acompanhar as redes sociais: 5 passos simples

Uma nota sobre o Google Analytics 4

Já deve ter ouvido falar do Google Analytics 4 (GA4). É uma versão actualizada do Google Analytics que altera completamente o jogo e é a opção predefinida para todos os novos utilizadores do Google Analytics.

Infelizmente para os profissionais de marketing social, é muito mais complicado rastrear dados sociais no Google Analytics 4. Por enquanto, a antiga versão do Google Analytics conhecida como Universal Analytics (UA) continua sendo a melhor ferramenta de análise de mídia social do Google.

Felizmente para os marqueteiros sociais, ainda é possível criar um ID de rastreamento UA - se você souber quais caixas verificar durante o processo de inscrição.

Se você já tem uma propriedade Google Analytics com um ID de rastreamento que começa com UA, vá em frente e pule para o passo 2.

Se estiver a criar uma conta Google Analytics pela primeira vez, ou uma nova propriedade Google Analytics, certifique-se de seguir cuidadosamente estes passos para obter o tipo certo de ID de seguimento! Também obterá um ID GA4 paralelo que começará imediatamente a recolher dados GA4, por isso está pronto para mudar para o sistema actualizado quando o Google acabar por descontinuar o UA.

Passo 1: Criar uma conta Google Analytics

1. crie uma conta no Google Analytics clicando no botão Comece a medir Se já tem uma conta Google Analytics, avance para o Passo 2.

Digite o nome da sua conta e escolha as suas configurações de compartilhamento de dados. Essas configurações são realmente sobre suas preferências pessoais, em vez de afetar a forma como os dados fluem para seus relatórios de mídia social do Google Analytics.

Quando estiver pronto, clique em Nexo t.

3. aqui é onde você tem que prestar atenção para obter o código de rastreamento da Universal Analytics. Nome do imóvel Escolha o seu fuso horário e a sua moeda. Depois, clique em Mostrar opções avançadas .

4. ligar o alternador para Criar uma propriedade Universal Analytics Introduza o URL do seu site. Deixe o botão de rádio seleccionado para Criar uma propriedade Google Analytics 4 e uma Universal Analytics .

Por agora só vai usar a propriedade UA, mas é uma boa ideia criar a sua propriedade GA4 ao mesmo tempo para uso futuro. As suas selecções devem ter este aspecto:

Verifique duas vezes as configurações, depois clique em Próximo .

5. na tela seguinte, você pode inserir informações sobre seu negócio, mas não é necessário. uma vez inseridos tantos detalhes quanto você gostaria, clique Criar e, em seguida, aceite o Termos do Contrato de Serviço na caixa pop-up.

Você receberá então uma caixa pop-up com detalhes do Web-stream e seu novo GA4 Measurement ID (que se parece com G-XXXXXXXXXXXX). No entanto, queremos o Universal Analytics ID, então feche esta caixa pop-up.

6. no canto inferior esquerdo do painel de controle do Google Analytics, clique Admin Selecione a conta e o imóvel que você está procurando. Na coluna Imóvel, clique em Informações de Rastreamento .

7. clique Código de rastreamento para obter a sua identificação de localização.

Isto é exclusivo do seu website e dos seus dados pessoais, por isso não partilhe a identificação de rastreio com ninguém publicamente! Tome nota deste número, pois vai precisar dele na próxima etapa.

Passo 2: Configurar o Google Tag Manager

O Google Tag Manager permite que você envie dados para o Google Analytics sem conhecimentos de codificação.

Crie uma conta no painel de controle do Google Tag Manager. Escolha um bom nome de conta, o país em que a sua empresa está e se deseja ou não compartilhar seus dados com o Google para permitir o benchmarking.

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2. desça para a Configuração do contentor Um recipiente contém todas as macros, regras e tags necessárias para rastrear dados para o seu site. Digite um nome que você gostaria de ter para o seu recipiente e escolha Web como sua plataforma Target, depois clique em Criar .

Reveja o Termos do Serviço na janela pop-up e clique em Sim .

3. copiar e colar o código da caixa pop-up Install Google Tag Manager no seu site.

O primeiro trecho vai na seção da sua página, e o segundo na seção. O código tem que ir em todas as páginas do seu site, então é melhor se você puder adicioná-lo aos modelos do seu sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS).

Se você fechar a caixa pop-up, você pode acessar os snippets a qualquer momento clicando no seu código do Google Tag Manager no topo do espaço de trabalho. Parece algo como GTM-XXXXXXX.

Depois de adicionar o código ao seu site, volte ao espaço de trabalho do Tag Manager e clique em Envie para no canto superior direito do ecrã.

Passo 3: Crie suas tags analíticas

Agora é hora de fundir o Google Tag Manager com o Google Analytics.

Vá para o seu espaço de trabalho do Google Tag Manager e clique em Adicionar uma nova etiqueta .

Há duas áreas da etiqueta que você será capaz de personalizar:

  • Configuração. Para onde irão os dados recolhidos pela etiqueta.
  • Acionando. Que tipo de dados você quer coletar.

2. clique Configuração da etiqueta e escolha Google Analytics: Analítica Universal .

3. escolha o tipo de dados que deseja rastrear e, em seguida, escolha Nova Variável... a partir do menu suspenso em Configurações do Google Analytics .

Uma nova janela irá aparecer onde você pode inserir seu ID de rastreamento do Google Analytics. Lembre-se, você precisa do número começando com UA - que criamos no último passo.

Isto irá enviar os dados do seu site directamente para o Google Analytics.

4. Volte para a Acionando para selecionar os dados que você deseja enviar para o Google Analytics. Selecione Todas as Páginas para enviar dados de todas as suas páginas web, depois clique Adicione .

Preparado, a tua nova etiqueta deve ser parecida com esta:

Clique Salvar e voilá! Você tem um novo Google Tag de rastreamento e envio de dados para o Google Analytics.

Passo 4: Adicionar as redes sociais aos objectivos do Google Analytics

O Google Analytics usa "metas" para rastrear os principais indicadores de desempenho do seu site.

Antes de adicionar as suas metas de mídia social do Google Analytics, pense em que tipos de métricas terão maior impacto em seus relatórios de mídia social e objetivos comerciais gerais. A estrutura de definição de metas SMART pode ser muito útil nessa frente.

Vá ao seu painel de controle do Google Analytics e clique no botão Admin no canto inferior esquerdo. No botão Ver coluna, clique em Objetivos .

Há uma variedade de modelos diferentes de golos que pode escolher. Veja se um deles corresponde ao seu objectivo.

Você também pode ver os diferentes tipos de objetivos que o Google Analytics pode rastrear para você. Eles são:

  • Destino . por exemplo, se o seu objectivo era que o seu utilizador chegasse a uma página web específica.
  • Duração por exemplo, se o seu objectivo era que os utilizadores passassem um determinado período de tempo no seu site.
  • Páginas/Telas por sessão . por exemplo, se o seu objectivo era que os utilizadores fossem a um número específico de páginas.
  • Evento por exemplo, se o seu objetivo era fazer com que os usuários reproduzissem um vídeo ou clicassem em um link.

Escolha suas configurações e, em seguida, clique em Continuar Na tela seguinte, você pode ser ainda mais específico com seus objetivos, como escolher exatamente quanto tempo os usuários precisam gastar no seu site para considerá-lo um sucesso.

Salve a meta e o Google Analytics começará a rastreá-la para você.

Lembre-se: Há uma tonelada de coisas diferentes que você pode rastrear usando o Google Tag Manager e o Google Analytics. É fácil ficar sobrecarregado. Siga as métricas que são mais importantes para você e alinhe-se com seus objetivos.

Passo 5: Puxe suas reportagens de mídia social do Google Analytics

Actualmente, o Google Analytics Universal Analytics permite-lhe visualizar seis relatórios de análise social.

Estes relatórios mostram o ROI e o impacto das suas campanhas nas redes sociais.

A partir do seu painel de controle do Google Analytics, clique no botão setas para baixo ao lado de Aquisições e depois Social .

A partir daqui, você poderá dar uma olhada nos seis grandes relatórios de mídia social do Google Analytics.

  1. Relatório geral
  2. Referências de rede
  3. Páginas de pouso
  4. Conversões
  5. Plugins
  6. Fluxo de usuários

Aqui está uma breve visão geral dos dados que você pode encontrar em cada um deles.

1. relatório geral

Este relatório dá aos marketeiros digitais uma visão rápida de quantas pessoas convertem através de plataformas de mídia social. Ele compara o valor de todos os complementos de metas com aqueles das referências sociais.

2. referências de rede

Este relatório fornece métricas de envolvimento de redes sociais individuais. Isto pode ajudá-lo a identificar o seu conteúdo com melhor desempenho em cada rede. Por exemplo, se estiver à procura de dados de referência específicos do Google analíticos do Facebook, este é o relatório a verificar.

3. páginas de aterragem

Aqui você pode ver métricas de compromisso para URLs individuais. Você também será capaz de rastrear a rede social de origem de cada URL.

4. conversões

O relatório de conversões sociais do Google Analytics mostra o número total de conversões de cada rede social, bem como o seu valor monetário. Assim, por exemplo, é aqui que você pode ver os dados de conversão do Google Analytics Instagram.

Você também pode comparar as Conversões Sociais Assistidas, que mostram o número específico de conversões nas mídias sociais ajudadas, bem como as Conversões Sociais Last Interaction, que são conversões criadas diretamente de uma plataforma de mídia social.

Estes dados são cruciais para os profissionais de marketing digital e ajudam a quantificar o valor e o ROI das redes sociais para o seu negócio.

5. Plugins

Conhece aqueles botões de compartilhamento social no seu site? O relatório dos plugins sociais do Google Analytics mostra com que frequência esses botões são clicados e para qual conteúdo.

Este relatório inclui métricas e dados que mostram qual conteúdo do seu site é mais compartilhado - e em quais redes de mídia social ele está sendo compartilhado - diretamente do seu site.

6. o fluxo de usuários

Este relatório mostra aos marketeiros digitais uma "representação gráfica dos caminhos que os usuários tomaram através do seu site a partir da fonte, através das várias páginas e onde ao longo dos caminhos eles saíram do seu site", de acordo com o Google.

Por exemplo, se você está executando uma campanha que promove um produto específico, você poderá descobrir se os usuários entraram no seu site através de uma página de produto e se eles continuaram para outras partes do seu site.

Você também será capaz de olhar para os comportamentos dos usuários em diferentes sites de mídia social.

Opcional: Conecte o Google Analytics ao SMMExpert Impact

Se sua organização utiliza o SMMExpert Impact, você pode conectar o Google Analytics ao Impact para rastrear mais facilmente o ROI da sua mídia social.

E é isso! Você está pronto para começar a acompanhar o sucesso das mídias sociais e provar o ROI com o Google Analytics.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.