Social Media for Nonprofits: 11 Dicas Essenciais para o Sucesso

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Kimberly Parker

Qualquer pessoa familiarizada com a utilização das redes sociais para fins não lucrativos sabe que existem desafios e vantagens.

As organizações são muitas vezes dirigidas por pequenas equipes e voluntários, com recursos e orçamentos esticados. E com o alcance orgânico caindo a favor dos dólares publicitários, as redes sociais podem às vezes parecer uma causa perdida.

Felizmente, existem várias ferramentas e recursos disponíveis para organizações sem fins lucrativos nas redes sociais. A maioria das plataformas, incluindo Facebook, Instagram e YouTube, oferecem suporte e recursos especiais para organizações sem fins lucrativos elegíveis. Mas eles não são úteis se você não souber onde encontrá-los ou como usá-los.

Saiba como definir sua estratégia de mídia social sem fins lucrativos para o sucesso. Divulgue sua mensagem e faça com que todos os esforços contem com essas dicas de economia de tempo.

Bónus: Leia o guia passo-a-passo de estratégia de mídia social com dicas profissionais sobre como aumentar a sua presença nas mídias sociais.

Benefícios das redes sociais para organizações sem fins lucrativos

O marketing de mídia social para organizações sem fins lucrativos permite que você compartilhe sua mensagem em nível global e local. Estes são os principais benefícios de usar as mídias sociais para organizações sem fins lucrativos.

Promover a conscientização

A educação e a defesa de direitos é um dos primeiros passos para afectar a mudança. Partilhe a mensagem da sua organização sem fins lucrativos nas redes sociais. Comunique a sua missão a novos seguidores e espalhe a palavra sobre novas iniciativas, campanhas e questões dentro da sua comunidade. E ligue-se às pessoas que precisam de apoio.

Construir comunidades

Cresça sua base e recrute potenciais voluntários, palestrantes, defensores e mentores. A mídia social pode ser uma poderosa ferramenta de construção comunitária para organizações sem fins lucrativos. Crie canais e grupos onde as pessoas possam se engajar, compartilhar recursos e se manter informadas sobre questões que lhes interessam.

Inspirar a ação

Promova marchas, protestos, maratonas e outros eventos. Incentive os seguidores a chamar políticos, pressionar ou boicotar maus atores, ou simplesmente adotar um comportamento mais consciente. E, é claro, faça campanhas de arrecadação de fundos para coletar doações.

Partilhe o seu impacto

Mostre às pessoas o que a sua organização sem fins lucrativos pode realizar. Construa um impulso celebrando vitórias, grandes e pequenas. Deixe seus colaboradores saberem que você valoriza suas contribuições e veja como a ajuda deles fez a diferença. Compartilhe realizações, gratidão e positividade, e você atrairá mais apoio ao longo da linha.

11 dicas de mídia social e melhores práticas para organizações sem fins lucrativos

Siga estas melhores práticas para apoiar as suas organizações sem fins lucrativos e os objectivos das redes sociais.

1. estabelecer contas como sem fins lucrativos

A maioria das plataformas de mídia social oferece recursos e recursos especiais para organizações sem fins lucrativos. Facebook e Instagram permitem que as organizações sem fins lucrativos adicionem botões de "doação" e realizem campanhas de arrecadação de fundos a partir de suas contas. YouTube oferece cartões Link Anywhere, recursos de produção, suporte técnico dedicado e ferramentas de arrecadação de fundos.

Certifique-se de se inscrever como uma organização sem fins lucrativos a fim de ter acesso a estes benefícios.

Aqui estão links específicos de plataformas para organizações sem fins lucrativos:

Facebook

  • Veja se você está qualificado para angariar fundos no Facebook
  • Inscreva-se nas Ferramentas de Doações Beneficentes do Facebook
  • Inscreva-se como uma organização de caridade Pagamentos no Facebook
  • Cadastre-se para aceitar doações de campanhas pessoais de arrecadação de fundos

Instagram

  • Inscreva-se para as Ferramentas de Doações Caritativas do Facebook
  • Mude para uma conta comercial (se ainda não o fez)

YouTube

  • Verifique se você é elegível para o Programa Sem Fins Lucrativos do YouTube
  • Inscreva o seu canal para o Programa Sem Fins Lucrativos

TikTok

  • Inquira sobre TikTok For Good options, incluindo hashtags promovidos

Pinterest

  • Inscreva-se nos cursos da Pinterest Academy

2. adicionar botões de doação

Se a sua organização sem fins lucrativos coleta doações, certifique-se de ter adicionado botões de doação no Facebook e no Instagram. Ambas as plataformas também possuem ferramentas de arrecadação de fundos. Mas você nunca sabe quando alguém pode descobrir a sua organização sem fins lucrativos nas redes sociais e quer contribuir.

Como adicionar um botão de doação à sua página do Facebook:

  1. Vá para a página do Facebook da sua organização sem fins lucrativos.
  2. Clique botão de adicionar .
  3. Selecione Compre com você ou faça uma doação Escolha Doe e clique Próximo .
  4. Clique Doe através do Facebook (Para que isto funcione, você precisa estar cadastrado no Facebook Payments).
  5. Selecione Terminar .

Como adicionar um botão de doação ao seu perfil Instagram:

  1. Vá para o seu perfil e abra o menu.
  2. Selecione Configurações .
  3. Toque em Negócios então Doações .
  4. Ligar o controle deslizante ao lado de Adicionar botão de doação ao perfil .

Enquanto você está adicionando botões, adicione links para suas contas de mídia social ao seu site, newsletter e assinaturas de e-mail. Facilite a conexão das pessoas e dê a elas confiança de que estão seguindo as contas oficiais. Encontre todos os ícones que você precisa aqui.

3. tirar proveito de treinamento e recursos gratuitos

Há toneladas de recursos gratuitos disponíveis nas redes sociais para organizações sem fins lucrativos. Tantos, na verdade, que o tempo que leva para percorrer as redes sociais quase compensa os seus benefícios.

Nós dividimos as principais mídias sociais para recursos sem fins lucrativos em uma lista concisa, ordenada por plataforma.

Recursos sem fins lucrativos do Facebook e da Instagram:

  • Faça o Facebook Blueprint Cursos de Treinamento Online Gratuitos, especialmente Marketing Sem Fins Lucrativos
  • Siga a Nonprofits no Facebook para ficar por dentro das próximas ferramentas e treinamentos

Recursos do YouTube sem fins lucrativos:

  • Inscreva-se nos cursos da YouTube Creator Academy, especialmente: Ative sua organização sem fins lucrativos no YouTube

Recursos sem fins lucrativos no Twitter:

  • A Escola de Vôo do Twitter
  • Leia o Manual da Campanha no Twitter
  • Siga o Twitter Nonprofits para estudos de caso, treinamento, notícias e oportunidades

LinkedIn recursos sem fins lucrativos:

  • Faça o curso Learning LinkedIn's Get StartedIn com o LinkedIn
  • Fale com um consultor sem fins lucrativos do LinkedIn
  • Assista aos webinars sem fins lucrativos do LinkedIn

Recursos sem fins lucrativos Snapchat:

  • Leia as Melhores Práticas Criativas para Publicidade no Snapchat

Recursos sem fins lucrativos da TikTok:

  • Inquira sobre TikTok For Good account management and analytics assistance.

SMMExpert recursos sem fins lucrativos:

  • Solicitar o desconto HootGiving sem fins lucrativos
  • Aprenda a usar o SMMExpert de graça

4. desenvolver diretrizes e políticas para as mídias sociais

As organizações sem fins lucrativos são frequentemente dirigidas por equipes lean e apoiadas por uma rede de voluntários com diferentes históricos, horários e níveis de habilidades. As políticas de mídia social para organizações sem fins lucrativos permitem que os organizadores forneçam estrutura e mantenham flexibilidade.

Com diretrizes claras, é mais fácil integrar novos voluntários e dar consistência, não importando quem esteja administrando as contas.

Uma política de mídia social para organizações sem fins lucrativos deve incluir:

  • Membros de uma equipe de diretório, funções e informações de contato
  • Protocolos de segurança
  • Um plano de comunicação de crise
  • Leis relevantes de direitos autorais, privacidade e confidencialidade
  • Orientação sobre como o pessoal e os voluntários devem se comportar por conta própria

Além da política de mídia social, vale a pena elaborar diretrizes para a mídia social, que podem ser combinadas ou tratadas como documentos separados. Eis o que as suas diretrizes podem incluir:

  • Guia de estilo de mídia social que cobre o visual e a voz da marca
  • Melhores práticas nas redes sociais com dicas e truques
  • Links para oportunidades de treinamento (ver #X acima)
  • Diretrizes para lidar com mensagens negativas
  • Recursos em saúde mental

As diretrizes devem equipar as equipes com as informações necessárias para o sucesso e evitar que suas organizações sem fins lucrativos tentem obter recursos limitados.

5. criar um calendário de conteúdo

Um calendário de conteúdo é uma boa forma de manter a sua equipa sem fins lucrativos na mesma página. Também lhe permite planear com antecedência para que equipas com recursos limitados não sejam esticadas ou deixadas a mexer para juntar as coisas no último minuto.

Antecipe-se a eventos importantes para a sua causa. Por exemplo, uma organização sem fins lucrativos que defende mulheres campeãs provavelmente vai querer planejar conteúdo para o Dia Internacional da Mulher, Dia das Mães e Semana da Igualdade de Gênero. Não se esqueça também dos feriados tradicionais ou aniversários importantes.

Dê uma olhada no calendário de Marketing do Twitter ou no Pinterest Seasonal Insights Planner. Anote as palavras-chave e hashtags para que você possa se beneficiar de um maior alcance durante esses eventos. #GivingTuesday é uma importante mídia social para eventos sem fins lucrativos, também.

Uma vez que você tenha contabilizado os eventos externos, obtenha mais granularidade com sua organização sem fins lucrativos. Desenvolva uma estratégia de conteúdo de mídia social que complemente os objetivos de sua organização. Decida quando pode ser melhor realizar campanhas e campanhas de arrecadação de fundos.

Determinar a freqüência de lançamento e iniciar o conteúdo da programação. Se possível, visar lançar de forma consistente.

Quando são os melhores momentos para as organizações sem fins lucrativos publicarem nas redes sociais? Nós dividimos os melhores momentos por plataforma aqui. Não se esqueça de verificar também a sua análise para confirmar quando os seus seguidores estão mais online e é provável que vejam os seus posts.

O SMMExpert Planner é um programador de tempo para equipes - especialmente para equipes com excesso de trabalho. Atribua tarefas, aprove conteúdo e veja o que está por vir para que as mensagens não se misturem. Nosso Compositor também irá sugerir tempos ideais para postar seu conteúdo.

6. partilhar histórias sobre pessoas

As pessoas ligam-se às pessoas. É tão simples quanto isso.

Estudos confirmam repetidamente que postagens com fotos de pessoas nelas tendem a receber mais envolvimento. Pesquisa no Twitter encontra vídeos que incluem pessoas nos primeiros frames leva a uma retenção 2X maior. Outro estudo do Georgia Institute of Technology e Yahoo Labs relata que fotos que contêm rostos têm 38% mais probabilidade de receber gostos e 32% mais comentários

Hoje em dia as pessoas querem cada vez mais saber quem está por trás da marca e do logotipo. Isso também é verdade para as organizações sem fins lucrativos, especialmente porque construir e manter a confiança é imperativo. Mostre ao seu público quem fundou a sua organização sem fins lucrativos e porquê. Apresente as pessoas aos seus voluntários. Conte as histórias das pessoas e comunidades que você tem sido capaz de apoiar através do seu trabalho.

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7. conteúdo compartilhável postado

Criar conteúdo que as pessoas vão querer compartilhar. O que torna um post compartilhável? Oferecer algo que as pessoas vão achar valioso. Pode ser qualquer coisa, desde um fato informativo até uma anedota emocionante. E nunca subestime a compartilhabilidade de visuais fortes - especialmente vídeo.

Os how-to's e tutoriais continuam a ser populares nas redes sociais, desde Pinterest até TikTok. Se sua estratégia de mídia social sem fins lucrativos inclui educação, considere experimentar estes formatos.

As estatísticas e os factos revelam frequentemente as verdades frias por detrás de certas questões. Os infográficos podem ajudá-lo a contar a história por detrás dos números. Aproveite o formato carrossel no Instagram para analisar informações complexas ou multilingues através de uma série de imagens. Tente desenhar cada imagem como uma imagem autónoma. Assim, as pessoas podem partilhar o slide que mais lhes fala.

Um forte apelo às ações e citações motivacionais também funcionam aqui. Quer reunir as pessoas por trás de uma mensagem? Imagine seu posto como um sinal de protesto. O que você gostaria de carregar pelas ruas e acenar sobre sua cabeça?

8. fazer uma campanha de hashtag

Com a hashtag certa e a estratégia de mídia social sem fins lucrativos, sua organização pode brilhar em questões importantes.

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Escolha uma hashtag que leve sua mensagem para casa e seja fácil de lembrar. Por exemplo, a UNESCO criou a hashtag #TruthNeverDies para aumentar a conscientização sobre crimes contra jornalistas. Por si só, ela é bastante auto-explicativa e fácil de se reunir. Timed to coincidir com o Dia Internacional para Acabar com a Impunidade dos Crimes contra Jornalistas, a hashtag ganhou mais de 2 milhões de impressões e foicompartilhado no Twitter mais de 29,6K vezes.

O Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA) lançou um #DanceForChange para promover a agricultura sustentável na África. Mais de 33K vídeos foram criados durante a campanha, acumulando 105,5M de visualizações.

9. Lançar uma campanha de angariação de fundos.

Intensifique o seu marketing de mídia social para organizações sem fins lucrativos com uma campanha de arrecadação de fundos. As campanhas de arrecadação de fundos sempre foram possíveis nas mídias sociais, mas agora com várias ferramentas de arrecadação de fundos em funcionamento, é ainda mais fácil coletar doações.

No Facebook, as organizações sem fins lucrativos verificadas podem criar uma campanha de arrecadação de fundos que vive na página delas. Outros recursos incluem um botão de doação ao vivo do Facebook e uma ferramenta de agradecimento. Você também pode permitir que as pessoas criem campanhas pessoais de arrecadação de fundos para suas organizações sem fins lucrativos e adicionar botões de doação ao lado de suas postagens.

Instagram também suporta Doações ao Vivo, para angariação de fundos que você mesmo pode executar, ou outras contas podem ser executadas em seu nome. Você também pode criar adesivos de doação para as Histórias Instagram, e permitir que as pessoas os compartilhem.

TikTok agora também tem adesivos de doação, mas por enquanto eles só estão disponíveis para certas organizações.

10. impulso de sinal com etiquetas e parceiros

As parcerias devem ser uma parte central de sua estratégia de mídia social sem fins lucrativos. Por quê? A melhor maneira de alcançar mais pessoas nas mídias sociais é com mais pessoas.

Trabalhar com parceiros permite compartilhar plataformas e conectar-se com um novo público que provavelmente estará interessado no que você está fazendo.

Por exemplo, a B Corp marcou todas as suas empresas certificadas mencionadas em um artigo que compartilhou, aumentando as chances de que cada conta e seus seguidores gostem e compartilhem o post.

Para promover um próximo evento, a organização sem fins lucrativos Estados Unidos da Mulher aproveitou as hashtags do Twitter, menções e tags de fotos - enviando notificações implícitas a todas as partes envolvidas para gostar de RT.

Os concursos Tag-to-enter podem ser uma forma eficaz de alcançar mais pessoas também. Corra um desafio ou dê o braço a torcer e peça aos participantes para marcar amigos para uma chance de ganhar.

Precisa de um pouco mais de impulso? Considere a publicidade nas redes sociais.

11. organizar um evento online

Os eventos são uma forma importante de os membros sem fins lucrativos se reunirem, organizarem, compartilharem conhecimentos e afetarem a mudança. As mídias sociais não são mais apenas um lugar para promover esses eventos, mas também um local para sediar eventos.

Muitos eventos que uma vez teriam sido realizados pessoalmente tornaram-se virtuais, abrindo-os a um público muito mais amplo. Quase todas as plataformas, do YouTube ao LinkedIn e ao Twitter suportam eventos ao vivo, desde webinars a dance-a-thons. Estes eventos podem ser transmitidos através de múltiplos canais, e incluem chat ao vivo e angariação de fundos.

LGBTQ+ GLAAD, sem fins lucrativos, usa o Instagram Live para hospedar um encontro semanal do GLAAD para seus seguidores.

Em homenagem ao Mês Nacional de História Indígena, o Gord Downie & Chanie Wenjack Fund arrecadou dinheiro ao receber apresentações de músicos e artistas.

A National Geographic Society promove a sua missão de proteger o planeta com as séries YouTube, incluindo Photo Camp Live e Storytellers Summit. Não se esqueça que os eventos presenciais também podem ser transmitidos ao vivo ou gravados e publicados para as redes sociais.

Use o SMMExpert para gerenciar sua próxima campanha de mídia social sem fins lucrativos. A partir de um único painel você pode agendar e publicar posts em redes, envolver o público e medir resultados. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.