Dicas sociais para proteger a sua saúde mental (de um neurocientista)

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Kimberly Parker

Não é segredo que as redes sociais têm um enorme custo psicológico. E para os profissionais das redes sociais que estão nelas praticamente 24 horas por dia, este custo torna-se exponencial. É por isso que é tão importante cuidar da sua saúde mental.

Neste blog, vamos analisar as diferentes formas como o excesso de trabalho e a superexposição às redes sociais podem afectar o seu cérebro. Também vamos analisar os passos que pode seguir para proteger a sua saúde mental, apesar dos muitos factores de stress que o seu papel pode ter.

Um pouco mais sobre mim.

Sou Nawal Mustafa, neurocientista cognitiva e educadora de saúde psicológica. Meu treinamento acadêmico se concentra no comportamento, cognição e neurociência. Atualmente, sou doutoranda em neuropsicologia clínica na Universidade de Windsor, no Canadá. Neuropsicologia é o estudo de como o comportamento humano, a emoção e a cognição afetam a função cerebral e o sistema nervoso, e vice-versa.

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Compartilho meu conhecimento e experiência em saúde cerebral e psicologia através do @TheBrainCoach na Instagram. Desde seu lançamento em agosto de 2019, a conta tem agora mais de 1 milhão de seguidores engajados e é uma das maiores plataformas de saúde mental da rede social.

Também me proporcionou experiência pessoal no papel multifacetado de gerente de mídia social e criador de conteúdo digital - razão pela qual estou pessoalmente investido em manter uma ótima saúde psicológica enquanto navego no complexo papel de gerente de mídia social e me sinto especialmente apaixonado por ajudar outros na mesma posição.

O nosso cérebro no social

Como tudo com que interagimos, o nosso cérebro reage quimicamente às redes sociais. Mas o que é que isso realmente parece?

O bom

As plataformas de redes sociais são concebidas para ser viciantes e reforçar a nossa necessidade biológica de nos ligarmos aos outros e de nos sentirmos validados. Esta ligação é optimizada no social e activa o sistema de recompensa do cérebro através da libertação de dopamina, um neurotransmissor "feel good" ligado ao prazer e à motivação.

Há evidências preliminares dos efeitos positivos do social na saúde mental, baseadas em um estudo feito por cientistas de Harvard, que constatou que pessoas que usavam o social como parte de sua rotina diária e se envolviam com conteúdos que outros compartilhavam viam uma correlação positiva com o bem-estar social, saúde mental positiva e saúde auto-avaliada.

Isto significa que o uso cuidadoso das redes sociais na nossa rotina diária pode promover certos benefícios para a saúde.

O mau

É quando as pessoas sentem um ligação emocional ao social, tais como sentir-se desligado fora dele ou verificar excessivamente as suas rações devido à FOMO, que os resultados relacionados com a saúde foram negativamente correlacionados.

Assim, embora o uso ponderado do social possa ser benéfico, muitos acham difícil usar o social com cuidado. E essa luta provavelmente se agrava para os gerentes de mídia social.

A riqueza das pesquisas aponta para várias preocupações mentais e cognitivas devido à sobre-exposição às redes sociais. Há níveis mais elevados de estresse psicológico e sintomas de depressão associados à exposição a notícias estressantes, como a COVID-19. Obter um influxo de notícias negativas também pode levar à fadiga da compaixão e ao estresse traumático secundário.

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A superexposição ao social também resulta na má qualidade do sono. No entanto, uma boa noite de sono é fundamental para a saúde do cérebro. É quando o cérebro consolida a informação na memória e limpa as toxinas nocivas produzidas ao longo do dia. Também dá ao seu sistema nervoso simpático (que controla a sua luta ou resposta de voo) uma oportunidade de relaxar, permitindo-lhe sentir-se mais descansado e recarregado.

Então imagine o que acontece quando o seu cérebro não tem a oportunidade de fazer o seu trabalho. A má qualidade do sono leva ao aumento do stress e da fadiga, à desregulação do humor e à diminuição da capacidade de concentração.

O "uh-oh"...

Há mais. Outras pesquisas apontam para a dependência das mídias sociais para se sentir feliz devido à forma como elas ativam o sistema de recompensa do cérebro. Esta é considerada uma forma de dependência - pessoas que buscam feedback social online, mesmo que isso leve a comportamentos de auto-sabotagem, como negligenciar o sono ou as prioridades diárias.

Uma vez que os gestores de redes sociais criam conteúdos com o objectivo de receber maior envolvimento e feedback positivo, este problema pode ser ainda mais prevalecente dentro do sector.

A compreensão dos potenciais efeitos psicológicos das redes sociais na nossa saúde e bem-estar é ainda uma nova área de investigação, especialmente como esta informação se aplica ao trabalho dos gestores de redes sociais que estão nas plataformas muito mais tempo do que a pessoa média. As exigências do papel são muito mais matizadas do que nunca, por isso é importante tomar consciência dos efeitos nocivos das redes sociaise como isso afeta o desempenho do dia-a-dia.

Bandeiras vermelhas queimadas

Há sempre sinais precoces de problemas. Cuidado com estas coisas para evitar ir por esse caminho.

9 sinais de exaustão

Uma das melhores maneiras de determinar se é hora de reavaliar seu tempo no social é reconhecendo os sinais de alerta de esgotamento, um estado agudo de exaustão física ou mental que envolve uma sensação de realização reduzida e perda de identidade pessoal.

O esgotamento é mais frequentemente causado por problemas no trabalho, mas também pode aparecer em outras áreas da vida, como nas relações românticas, na parentalidade, ou numa combinação destas.

Nove sinais-chave de aviso de esgotamento incluem:

  1. Fadiga e dificuldade em manter o foco e completar tarefas
  2. Já não encontra o seu trabalho divertido ou gratificante
  3. Uma sensação de inadequação quando se trata da sua capacidade de realizar o seu trabalho
  4. Ter dificuldade em acreditar que você traz valor ao seu trabalho
  5. Sentir que você está assumindo mais do que você pode realisticamente lidar
  6. Cinismo e luta para regular as suas emoções
  7. Retirar-se das pessoas ou afastá-las
  8. Negligenciar as suas necessidades com frequência e ganhar pouco tempo para si
  9. Perder o sentido de si mesmo e muitas vezes avaliar-se de forma crítica

3 tipos de burnout

Há várias razões pelas quais o esgotamento e a exaustão ocorrem. Uma maneira útil de identificar a causa raiz do seu esgotamento é compreender porque você pode estar se sentindo assim.

Os investigadores classificaram a forma como as pessoas respondem ao stress crónico relacionado com o trabalho em três tipos principais: frenético, pouco desafiado e desgastado.

  1. Queimadura frenética Ocorre quando as pessoas canalizam demasiada energia para o seu trabalho - muitas vezes como resultado da ansiedade - que as recompensas do papel começam a faltar em comparação com os seus esforços. Estas pessoas desconsideram o equilíbrio trabalho/vida, investem o máximo de energia no seu papel e trabalham até à exaustão.
  2. Queimadura pouco desafiada ocorre quando uma pessoa se sente presa em um ambiente de trabalho monótono e pouco estimulante, desempenhando um papel que não proporciona satisfação no trabalho, o que contribui para uma diminuição geral do humor e da satisfação.
  3. Queimadura desgastada ocorre quando as pessoas sentem desespero e perdem o ânimo no seu trabalho devido a um ambiente de trabalho pouco saudável que é consistentemente uma fonte de stress intenso, ou que produz recompensas insignificantes.

Gritar a todos os gestores de redes sociais que publicam conteúdos ou fazem o check-in nos seus canais durante o fim-de-semana //t.co/cDbIS3uH80

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 25 de Setembro de 2022

Não se queime

Mas também há boas notícias. Há muitas formas de prevenir e contrariar o esgotamento.

5 maneiras de combater o esgotamento

Se você está experimentando sinais de esgotamento ou fadiga constante, é crucial se afastar e recarregar. Suportar e empurrar esses sentimentos é contraproducente e pode levar a graves condições de saúde física e mental.

Aqui estão cinco maneiras de recarregar quando se sente queimado ou exausto:

  1. Programe pausas frequentes no seu calendário durante o horário de trabalho. Por exemplo, faça um intervalo de 10 minutos depois de cada 50 minutos de trabalho focalizado. Faça alguns alongamentos ou uma meditação guiada. O cérebro tem uma capacidade limitada de atenção sustentada, então empurrá-lo para além dos seus limites provavelmente resultará em dificuldades para se concentrar e permanecer eficiente.
  2. Agite a sua rotina de trabalho. Pode ser tão simples como tomar um novo caminho para o trabalho ou ir a um sítio novo para almoçar. Isto sacode o cérebro do piloto automático, ajuda-o a refrescar-se e traz bolsos de alegria para o seu dia.
  3. Mantenha um registo de vitória no seu telefone ou diário. Uma lista das suas vitórias pode lembrá-lo de quão longe você chegou e do que você é capaz, especialmente quando você está lutando para reconhecer suas conquistas ou desenvolver sentimentos de gratidão.
  4. Concentre-se nas ligações profundas. Socializar com pessoas que te levantam e te fazem sentir energizado pode ser altamente benéfico para a saúde mental. É também uma forma de relaxar e dar um passo atrás em relação às obrigações relacionadas ao trabalho. Mas lembre-se, é importante com quem você socializa, então diga não às interações sociais que puxam da sua energia.
  5. Saiam da rede. Uma vez terminado o trabalho, tente passar um tempo longe da rede. Desligue as notificações, saia do seu laptop e resista ao impulso de responder a e-mails. Tente desligar-se completamente e dedique tempo para se concentrar em você e nas coisas que o fazem feliz.

Gerir prioridades para alcançar o equilíbrio

Gerir as redes sociais - especialmente se você também é um empresário sozinho usando muitos chapéus - é um trabalho complexo, o que muitas vezes torna a priorização de tarefas um desafio e a dificuldade de encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Para cuidar proativamente da sua saúde mental, encorajo os gestores de redes sociais a passar 30 minutos todas as manhãs analisando tarefas e priorizando aquelas que têm o maior impacto no seu negócio.

Outra recomendação é evitar multitarefas. É a forma mais rápida de se sobrecarregar e aumentar os níveis de stress. Também reduz a produtividade e torna-o mais propenso a erros. Um estudo até descobriu que tentar completar duas tarefas ao mesmo tempo diminui a produtividade em 20%. Este número aumenta para 80% com cinco tarefas. Não é bom.

Para evitar multitarefas, faça antes uma lista de verificação. As listas de verificação são uma forma de criar clareza em relação às tarefas futuras e permitir que o seu cérebro se mantenha concentrado numa tarefa de cada vez antes de passar para a próxima.

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Mais importante, é imperativo que os gestores de redes sociais aprendam a estabelecer limites em torno das horas de trabalho. Os limites são uma forma de amor próprio que nos permite proteger a nossa saúde psicológica, honrar as nossas necessidades e estabelecer expectativas realistas. Quando nos colocamos em último lugar e não estabelecemos limites, corremos o maior risco de ficar esgotados.

Ouça o seu corpo. Preste atenção às suas necessidades. Se você já tem o suficiente no seu prato, recuse pedidos que não são urgentes. Se você se sente constantemente sobrecarregado, estabeleça um limite em torno do tempo que você gasta em mídias sociais todos os dias. Por exemplo, coloque um alarme às 17h30 para desconectar do trabalho e desligue todas as notificações de e-mail e mídias sociais.

Dica do SMMExpert's Tip: Preocupado que você perca mensagens importantes? Configure uma mensagem OOO em Slack, uma resposta automática de e-mail e, para seus canais sociais atuais, um simples chatbot para que as pessoas saibam quando você estará online e quando elas devem esperar uma resposta.

Peça ajuda quando precisar

Conversar com os gerentes sobre as expectativas de trabalho pode ser intimidante, mas vale a pena começar se você estiver se sentindo sobrecarregado. Essas conversas difíceis não só o ajudam a gerenciar sua carga de trabalho atual, mas também aumentam a consciência dos seus colegas de equipe sobre as expectativas relacionadas ao trabalho.

Para iniciar uma conversa difícil, experimente o modelo DESC de comunicação assertiva de Sharon e Gordon Bowers, adaptado do seu livro Asserting Yourself .

  • Descreva a situação. Especificamente, descreva a situação que lhe dá motivos de preocupação.
    • Exemplo: "Recebi seu e-mail sobre o projeto que você gostaria que eu concluísse até esta tarde".
  • Expresse os seus sentimentos ou pensamentos. Explique como a situação o faz sentir. Use declarações "eu" e aproprie-se dos seus sentimentos.
    • Exemplo: "Estou me sentindo um pouco sobrecarregado porque acho que pode ser difícil para mim completar todas as tarefas que me são exigidas hoje".
  • Especifique o que você quer. Descreva claramente a sua sugestão ou resolução
    • Exemplo: "Estava a pensar se me poderia ajudar a priorizar a minha lista de projectos? Espero que isto não seja muito incómodo".
  • Conseqüências. Indique o pagamento positivo deste resultado ao seu chefe ou colega
    • Exemplo: "Isto vai ajudar-me a focar primeiro em tarefas de grande importância e a trabalhar noutras tarefas mais tarde".

Gestão da saúde social e mental

Proteger sua saúde mental pode ser um desafio, especialmente quando muito é exigido de você. Mas não tem que ser uma batalha perdida - mesmo que às vezes pareça assim.

As necessidades de autocuidado de hoje podem não ser as mesmas de ontem. Lembra-te disso enquanto fazes o teu check-in.

- Headspace (@Headspace) 26 de Setembro de 2022

Conhecendo os riscos que enfrenta ao trabalhar em redes sociais, identificando factores que agravam esses riscos, e tendo a nossa lista útil de métodos "peace out" no seu bolso de trás, está equipado para lidar com o que quer que seja que a sociedade lhe apresente.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.