Como usar o Facebook Business Manager: Um Guia Passo a Passo

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Kimberly Parker

Se a sua empresa usa o Facebook, você deve estar usando o Facebook Business Manager. É uma ferramenta importante que mantém os seus ativos de negócios do Facebook centralizados, seguros e organizados.

Se você tem adiado a configuração do Facebook Business Manager por não ter certeza de como funciona, temos boas notícias. Em apenas 10 passos simples, este tutorial irá ensiná-lo a fazer tudo, desde configurar a sua conta até colocar o seu primeiro anúncio.

Mas, primeiro, vamos responder a uma pergunta importante: Afinal, o que é exactamente o Facebook Manager?

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O que é o Facebook Business Manager?

Como o próprio Facebook explica, "o Business Manager serve como um balcão único para gerenciar ferramentas de negócios, ativos de negócios e acesso dos funcionários a esses ativos".

Basicamente, é o lugar para gerenciar todas as suas atividades de marketing e publicidade no Facebook. É também onde você pode controlar o acesso de vários usuários a recursos adicionais como sua conta Instagram e catálogos de produtos. Aqui estão algumas de suas principais funções:

  • Ele mantém suas atividades comerciais separadas do seu perfil pessoal, para que você não tenha que se preocupar em postar no lugar errado (ou se distrair com vídeos de gatos quando você está tentando trabalhar).
  • É um lugar central para acompanhar os anúncios do Facebook, com relatórios detalhados que mostram como seus anúncios estão se desempenhando.
  • Ele permite que você dê aos fornecedores, parceiros e agências acesso às suas páginas e anúncios, sem a entrega da propriedade dos ativos.
  • Os colegas de trabalho não vêem as suas informações pessoais no Facebook - apenas o seu nome, e-mail do trabalho e páginas e contas de anúncios.

Agora que você sabe porque você pode querer usar o Gerenciador de Negócios do Facebook, vamos preparar a configuração.

Como configurar o Facebook Business Manager

Passo 1. Criar uma conta no Facebook Business Manager

A primeira etapa da criação do Business Manager é criar uma conta. Você precisará usar um perfil pessoal do Facebook para confirmar sua identidade, mas, como mencionado acima, seus colegas e parceiros não terão acesso às informações pessoais dessa conta.

  1. Vá para business.Facebook.com e clique no grande azul Criar Conta botão no canto superior direito.

  1. Digite seu nome comercial, seu nome e o endereço de e-mail comercial que você deseja usar para gerenciar sua conta do Facebook Business Manager e, em seguida, clique em Próximo .

  1. Introduza os seus dados comerciais: endereço, número de telefone e website. Também terá de especificar se vai utilizar esta conta de Gestor de Negócios para promover o seu próprio negócio ou para prestar serviços a outras empresas (como uma agência). Quando terminar, clique em Envie para .

  1. Verifique seu e-mail para uma mensagem com a linha de assunto "Confirme seu e-mail comercial". Dentro da mensagem clique Confirme Agora .

Passo 2. Adicione a(s) sua(s) página(s) de negócios do Facebook

Nesta etapa, você tem algumas opções diferentes. Você pode adicionar uma página de negócios existente no Facebook ou criar uma nova. Se você gerenciar páginas do Facebook para clientes ou outras empresas, você também pode solicitar acesso à página de outra pessoa.

Essa última distinção é importante. Embora você possa usar o Business Manager para gerenciar as páginas e contas de anúncios dos clientes no Facebook, é importante usar a opção Solicitar acesso em vez da opção Adicionar página. Se você adicionar as páginas e contas de anúncios dos seus clientes ao seu Business Manager, eles terão acesso limitado aos seus próprios ativos comerciais. Essa é uma forma segura de causar tensão na sua relação comercial.

Para efeitos deste post, vamos assumir que você está administrando seus próprios bens, em vez de agir como uma agência, então não vamos entrar no processo de Request Access. Mas não se esqueça de manter essa diferença em mente.

Temos um guia que mostra como configurar uma página de negócios do Facebook, por isso vamos assumir que você já tem uma para adicionar ao Business Manager. Se você ainda não criou a sua página, salte para essa publicação e volte aqui para adicionar a sua página ao Business Manager do Facebook quando tiver terminado.

Para adicionar sua página do Facebook ao Facebook Business Manager:

  1. A partir do painel de controle do Gerente de Negócios, clique em Adicionar página Em seguida, na caixa pop-up, clique em Adicionar página outra vez.

  1. Comece a digitar o nome da sua página de negócios do Facebook na caixa de texto. O nome da sua página de negócios deve ser preenchido automaticamente abaixo, para que você possa clicar nele. Depois clique em Adicionar página Assumindo que você tenha acesso de administrador à página que você está tentando adicionar, seu pedido será aprovado automaticamente.

  1. Se você tiver mais de uma página do Facebook associada ao seu negócio, adicione as páginas restantes, seguindo os mesmos passos.

Passo 3. adicionar a(s) sua(s) conta(s) de anúncio do Facebook

Observe que, uma vez que você adiciona sua conta de anúncio ao Gerenciador de negócios do Facebook, você não pode removê-la, portanto é especialmente importante apenas adicionar contas que você possui. Para acessar uma conta de cliente, clique em Solicitar Acesso em vez disso.

Se você já está usando anúncios do Facebook, você pode vincular sua conta de anúncio existente da seguinte forma:

  1. A partir do painel de controle do Gerente de Negócios, clique em Adicionar conta de anúncio então Adicionar conta de anúncio novamente e, em seguida, entrar o ID da conta de anúncio, que você pode encontrar no Ads Manager.

Se você ainda não tem uma conta de anúncios no Facebook, aqui está como criar uma.

  1. A partir do painel de controle do Gerente de Negócios, clique em Adicionar conta de anúncio então Criar Conta .

  1. Introduza os dados da sua conta, depois clique em Próximo .

  1. Indique que você está usando a conta do anúncio para o seu próprio negócio, depois clique em Criar .

Cada empresa pode criar uma conta de anúncio desde o início. Uma vez que você esteja gastando dinheiro ativamente em sua primeira conta de anúncio, você será capaz de adicionar mais com base em seus gastos com publicidade. Não há opção para solicitar mais contas de anúncio.

Passo 4: Adicione pessoas para ajudá-lo a gerenciar seus recursos do Facebook

Manter-se no topo do seu marketing do Facebook pode ser um grande trabalho, e você pode não querer fazê-lo sozinho. O Gerente de Negócios do Facebook permite que você adicione membros da equipe para que você possa ter um grupo inteiro de pessoas trabalhando na sua página de negócios e campanhas publicitárias do Facebook.

  1. A partir do painel de controle do seu Gerente de Negócios, clique em Adicionar pessoas .
  2. Na caixa pop-up, digite o endereço de e-mail comercial de um membro da equipe que você deseja adicionar. Isso pode incluir funcionários, prestadores de serviços freelance ou parceiros de negócios, Nesta etapa, você está especificamente adicionando indivíduos, em vez de uma agência ou outra empresa (você pode fazer isso na etapa seguinte).

Você pode decidir se dá a esses indivíduos acesso limitado à conta (escolha Employee access) ou acesso total (escolha Admin access). Você pode ser mais específico na próxima etapa. Certifique-se de adicionar pessoas usando seus endereços de e-mail de trabalho. Em seguida, clique em Próximo .

  1. No menu da esquerda, clique em Páginas Escolha em quais páginas você quer que este membro da equipe trabalhe. Personalize o acesso do indivíduo usando os interruptores de comutação.

  1. Volte para o menu da esquerda e clique em Contas de anúncios Mais uma vez, personalize o acesso do usuário usando os interruptores de comutação. Quando terminar, clique em Convide .

No menu da esquerda, você também verá opções para adicionar pessoas aos catálogos e aplicativos, mas você pode pular estes por enquanto.

  1. Para adicionar mais membros à equipe, clique em Adicionar mais pessoas. Quando terminar, clique em Done (Concluído).
  2. Agora você precisa esperar que cada um dos indivíduos aceite seu convite para fazer parte da sua equipe de Gerente de Negócios do Facebook.

Cada um deles receberá um e-mail com informações sobre o acesso que você lhes deu e um link para começar, mas seria uma boa idéia você enviar-lhes uma nota pessoal ou deixá-los saber diretamente que você está dando-lhes esse acesso e eles devem esperar o e-mail automatizado com o link.

Você pode ver todos os seus pedidos pendentes no seu painel e retirá-los a qualquer momento para as pessoas que não responderam.

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Se alguém com acesso deixar a sua empresa ou mudar para uma função diferente, você pode revogar suas permissões. Veja como:

  1. A partir do painel de controle do seu Gerente de Negócios, clique em Configurações de Negócios no canto superior direito.
  2. No menu da esquerda, clique em Pessoas .
  3. Clique no nome da pessoa apropriada. Para removê-los de sua equipe, clique em Remover Ou, passe o mouse sobre o nome de um bem individual e clique no ícone da lixeira para removê-lo.

Passo 5: Ligue os seus parceiros de negócios ou agência de publicidade

Isto pode não se aplicar a você se você está apenas começando com a publicidade no Facebook, mas você pode sempre voltar a este passo mais tarde.

  1. A partir do painel de controle do seu Business Manager, clique em Business Settings no canto superior direito.
  2. No menu da esquerda, clique em Parceiros Em Parceiro para compartilhar ativos com, clique em Adicione .

  1. O seu parceiro deve ter uma ID do Business Manager já existente. Peça-lhes para a fornecerem. Eles podem encontrá-la no seu próprio Business Manager em Business Settings>Business Info. Introduza a ID e clique em Adicione .

O negócio que você acabou de adicionar pode gerenciar permissões para os indivíduos em suas próprias equipes a partir de sua própria conta no Facebook Business Manager. Isso significa que você não precisa se preocupar em atribuir e gerenciar permissões para todas as pessoas individuais que atendem sua conta na sua agência ou empresa parceira, apenas a própria empresa parceira.

Passo 6: Adicione a sua conta Instagram

Agora que você tem seus ativos do Facebook configurados, você pode conectar sua conta Instagram ao Facebook Business Manager também.

  1. A partir do painel de controle do seu Gerente de Negócios, clique em Configurações de Negócios no canto superior direito.
  2. Na coluna da esquerda, clique em Contas Instagram e, em seguida, clique em Adicione Na caixa pop-up, digite as informações de login do seu Instagram e clique em Iniciar Sessão .

Passo 7: Configurar os pixéis do Facebook

O que é um Pixel do Facebook? Simplificando, é um pequeno código que o Facebook gera para você. Quando você coloca esse código em seu site, ele lhe dá acesso a informações que lhe permitirão rastrear conversões, otimizar anúncios do Facebook, construir públicos-alvo para seus anúncios e remarketing para leads.

Recomendamos configurar seu pixel do Facebook imediatamente, mesmo que você ainda não esteja pronto para iniciar sua primeira campanha publicitária, porque as informações que ele fornece agora serão valiosas quando você estiver pronto para começar a anunciar.

Nosso guia completo para usar os pixels do Facebook é um ótimo recurso que o guia o orienta em tudo o que você precisa saber sobre o melhor uso das informações que um pixel do Facebook pode fornecer. Por enquanto, vamos configurar seu pixel a partir do Gerente de Negócios do Facebook.

  1. A partir do painel de controle do seu Gerente de Negócios, clique em Configurações de Negócios .
  2. Na coluna da esquerda, expandir o Fontes de Dados menu e clique Pixels e, em seguida, clique em Adicione .

  1. Digite um nome (até 50 caracteres) para o seu pixel. Digite seu site para que o Facebook possa fornecer as melhores recomendações sobre como configurar seu pixel e, em seguida, clique em Continuar Quando você clica em Continuar, você está concordando com os termos e condições do pixel, então você deve ler estes antes de ir mais longe.

  1. Clique Prepare o Pixel Agora .

  1. Siga as instruções detalhadas no nosso guia de pixels do Facebook para configurar o pixel no seu site e começar a coletar dados.

Você pode criar até 10 pixels com o seu Gerente de Negócios.

Passo 8. Aumente a segurança na sua conta

Uma das vantagens de usar o Facebook Business Manager é que ele oferece segurança extra para os seus ativos comerciais.

  1. A partir do painel de controle do Gerente de Negócios, clique em Configurações de Negócios .
  2. No menu da esquerda, clique em Centro de Segurança .

  1. Configure a autenticação de dois fatores. Definindo-a como Obrigatório para Todos oferece a maior segurança.

Como criar a sua primeira campanha no Facebook Business Manager

Agora que sua conta está configurada e seus pixels estão no lugar, é hora de lançar seu primeiro anúncio no Facebook.

Passo 9: Coloque o seu primeiro anúncio

Temos um guia completo que explica toda a estratégia e detalhes específicos que você precisa saber para criar anúncios convincentes e eficazes no Facebook. Por isso, aqui, vamos apenas acompanhá-lo através dos passos que você precisa dar para ter um anúncio em funcionamento no Business Manager.

  1. A partir do painel de controle do seu Gerente de Negócios, clique em Gerente de Negócios no canto superior esquerdo.
  2. Sob a Anuncie separador, clicar Gerente de Anúncios e depois clique no verde. Criar ...botão.

  1. Escolha o objectivo da sua campanha, dirija-se ao seu público, defina o seu orçamento e horário e escolha os seus tipos específicos de anúncios e colocações seguindo as nossas instruções passo-a-passo.

Organize o Facebook Business Manager com grupos de ativos de negócios

À medida que o número de ativos no seu Gerente de Negócios do Facebook cresce, pode tornar-se difícil acompanhar tudo. Grupos de ativos de negócios ajudam a manter suas páginas, contas de anúncios e membros da equipe organizados e claros.

Passo 10: Crie o seu primeiro grupo de ativos de negócios

  1. A partir do painel de controle do Gerente de Negócios, clique em Configurações de Negócios .
  2. A partir do menu da esquerda, em Contabilidade, clique em Grupos de Ativos Empresariais e, em seguida, clique em Criar grupo de ativos de negócios .

  1. Escolha se pretende organizar os seus bens com base na marca, região, agência ou outra categoria, depois clique em Confirme .

  1. Dê um nome ao seu grupo de ativos comerciais e, em seguida, clique em Próximo .

  1. Escolha quais ativos adicionar a este grupo de ativos. Você pode adicionar páginas, contas de anúncios, pixels e contas Instagram, assim como eventos offline, catálogos, aplicativos e conversões personalizadas. Quando você tiver selecionado todos os ativos relevantes, clique em Próximo .

  1. Escolha quais pessoas adicionar a esse grupo de ativos. Você pode controlar seu acesso a todos os ativos dentro do grupo a partir de uma tela. Quando terminar, clique em Criar .

E é isso! Com o pequeno esforço investido hoje, você tem tudo centralizado em um só lugar, e está pronto para usar o Facebook Business Manager para aproveitar ao máximo os seus anúncios e esforços de marketing do Facebook.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.