Como usar os parâmetros UTM para rastrear o sucesso das mídias sociais

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Kimberly Parker

Os parâmetros UTM são uma forma simples, direta e confiável de rastrear o tráfego on-line. Eles não são afetados por alterações nos cookies de terceiros ou no pixel do Facebook. E eles funcionam com o Google Analytics.

Se estiver a enviar algum tráfego das suas contas sociais para as suas propriedades web, os códigos UTM devem ser uma parte essencial do seu kit de ferramentas de marketing.

As etiquetas UTM oferecem três benefícios chave:

  1. Eles ajudam a rastrear o valor dos programas e campanhas de marketing social e medir o ROI.
  2. Eles fornecem dados precisos sobre as fontes de conversão e tráfego.
  3. Eles permitem que você teste os postos individuais frente a frente em estilo clássico de teste A/B.

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Quais são os parâmetros UTM?

Os parâmetros UTM são apenas pequenos pedaços de código que você pode adicionar aos links - por exemplo, os links que você compartilha nos seus posts sociais. Eles incluem informações sobre a colocação e propósito do link, facilitando o rastreamento de cliques e tráfego de um post ou campanha de mídia social específica.

Isto pode parecer técnico, mas os parâmetros UTM são na verdade muito simples e fáceis de usar.

Aqui está um exemplo de ligação UTM com parâmetros em vigor:

Os parâmetros UTM são tudo o que vem depois do ponto de interrogação. Não se preocupe, você pode facilitar o link nos olhos usando um encurtador de URL, como você verá na próxima seção deste post.

Os parâmetros UTM trabalham com programas analíticos para lhe dar uma imagem detalhada dos seus resultados nas redes sociais.

Existem cinco parâmetros UTM diferentes. Você deve usar os três primeiros em todos os links de rastreamento UTM. (Eles são exigidos pelo Google Analytics.)

Os dois últimos são opcionais e são utilizados especificamente para o acompanhamento de campanhas pagas.

1. fonte da campanha

Isto indica a rede social, motor de busca, nome do boletim informativo ou outra fonte específica que conduz o tráfego.

Exemplos: facebook, twitter, blog, boletim informativo, etc.

Código UTM: utm_source

Código da amostra: utm_source=facebook

2. meio de campanha

Este rastreia o tipo de canal que conduz o tráfego: social orgânico, social pago, e-mail, e assim por diante.

Exemplos: cpc, orgânico_social

Código UTM: utm_medium

Código da amostra: utm_medium=pago_social

3. nome da campanha

Dê a cada campanha um nome para que você possa acompanhar seus esforços. Este pode ser o nome do produto, um nome de concurso, um código para identificar uma venda ou promoção específica, uma identificação de influenciador ou um slogan.

Exemplos: verão_venda, julgamento_gratuito

Código UTM: utm_campaign

Código da amostra: utm_campaign=summer_sale

4. termo da campanha

Use esta etiqueta UTM para rastrear palavras-chave pagas ou frases-chave.

Exemplos: social_media, newyork_cupcakes

Código UTM: utm_term

Código da amostra: utm_term=social_media

5. conteúdo da campanha

Este parâmetro permite que você rastreie diferentes anúncios dentro de uma campanha.

Exemplos: video_ad, text_ad, azul_banner, verde_banner

Código UTM: utm_content

Código da amostra: utm_content=video_ad

Você pode usar todos os parâmetros UTM juntos em um link. Todos eles vêm depois do ? e eles estão separados por & símbolos.

Assim, utilizando todos os códigos de amostra acima, a ligação com os parâmetros UTM seria:

//www.yourdomain.com?utm_source=facebook&utm_medium=paid_social&utm_campaign=summer_sale&utm_term=social_media&utm_content=video_ad

Mas não se preocupe - você não precisa adicionar o rastreamento UTM aos seus links manualmente. Continue lendo para aprender como anexar UTMs aos seus links sem erros, usando um construtor de parâmetros UTM.

Exemplo UTM

Vamos dar uma olhada nos parâmetros UTM em uso em um posto social real.

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- SMMExpert (@hootsuite) 24 de Abril de 202

Dentro do post, a pré-visualização do link significa que o espectador não tem que ver um link cheio de código UTM. E como a maioria das pessoas não olha para a barra de endereços no seu navegador de internet uma vez que clicam no conteúdo, a maioria das pessoas nunca vai sequer notar os códigos UTM.

Fonte: Blog do SMMExpert

Mas eles estão lá, coletando informações que a equipe social usará mais tarde para avaliar o sucesso deste Tweet em particular, em comparação com outros posts sociais que promovem o mesmo conteúdo.

Quando você começar a procurar códigos UTM, você vai começar a vê-los em todos os lugares.

Como criar parâmetros UTM com um gerador de código UTM

Você pode adicionar manualmente parâmetros UTM aos seus links, mas é muito mais fácil usar um construtor automático de parâmetros UTM.

Gerador UTM opção 1: SMMExpert Composer

  1. Clique Criar então Correio e escreva o seu post social como de costume. Certifique-se de incluir um link na caixa de texto.
  2. Clique Adicionar rastreamento .
  3. Em Encurtador Selecione um encurtador de links para criar um link compacto para usar no seu posto social.
  4. Em Rastreamento , clique Personalizado .
  5. Insira os parâmetros que deseja rastrear e seus valores (até 100 parâmetros para clientes pagos ou 1 para usuários gratuitos).
  6. Em Tipo Os usuários do plano pago podem escolher Dinâmico para deixar o sistema adaptar os valores automaticamente com base na sua rede social, perfil social ou identificação postal. Caso contrário, escolha Personalizado para introduzir um valor específico.
  7. Clique Aplicar O seu link de rastreamento aparecerá na janela de visualização.

Para uma caminhada passo-a-passo, veja este vídeo:

Gerador UTM opção 2: Construtor de URLs da Campanha Google Analytics

Você pode criar UTMs usando o gerador de UTMs do Google e depois colar os links nos seus posts nas redes sociais.

  1. Dirija-se ao construtor de URLs da Campanha Google Analytics
  2. Digite o URL da página para a qual você deseja fazer o link e, em seguida, digite os valores para os parâmetros que você deseja rastrear.

Fonte: Google Analytics Campaign URL Builder

  1. Role para baixo para encontrar a URL da campanha gerada automaticamente.
  2. Clique Converter URL para link curto , ou clique Copiar URL Você pode sempre usar Ow.ly para encurtar seu link no SMMExpert Composer.
  3. Cole seu link no seu post de mídia social e encurte-o se você ainda não o fez.

Gerador UTM opção 3: Construtor de URLs do Google para anúncios de aplicativos

Se estiver anunciando um aplicativo, você pode usar o Construtor de URLs de Rastreamento de Campanha iOS ou o Construtor de URLs de Reprodução do Google.

Estes geradores UTM são semelhantes ao Google Analytics Campaign URL Builder mas incluem um par de parâmetros adicionais para identificar o seu aplicativo e medir os dados do anúncio.

Como utilizar os parâmetros UTM

Agora que você entende como criar parâmetros UTM e adicioná-los aos seus postos sociais, você pode usar o rastreamento UTM para analisar seus resultados nas redes sociais em apenas dois passos simples.

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Passo 1: Reúna dados sobre a sua campanha UTM

  1. Entre no Google Analytics. (Nota: Se você ainda não configurou a AG no seu site, confira nossas instruções detalhadas sobre como configurar o Google Analytics).
  2. No Relatórios na aba do lado esquerdo, vá para Aquisição então Campanhas .

  1. Role para baixo para ver uma lista de todas as campanhas para as quais você criou URLs rastreáveis, com números de tráfego e taxas de conversão.

Passo 2: Analise os dados que seus parâmetros UTM fornecem

Agora que você tem todos esses dados, você precisa analisá-los. Este é um passo crítico para melhorar o sucesso de seus esforços futuros nas mídias sociais.

  1. No Google Analytics, clique em Exportação no menu superior para baixar seus dados de rastreamento UTM como um arquivo PDF, Google Sheets, Excel ou .csv.

Fonte: Google Analytics

  1. Importe os dados para o seu relatório de mídia social para análise.

Tenha em mente que você deve apontar para mais do que uma simples contagem dos números. Trabalhe com sua equipe para ter certeza de que você rastreia métricas significativas para os seus posts de mídia social orgânica e seus anúncios pagos de mídia social.

9 dicas de rastreamento UTM

1. usar parâmetros UTM para medir o ROI das redes sociais

A adição de parâmetros UTM a links de mídia social ajuda a medir e provar o valor de seus esforços de mídia social. Você pode mostrar ao seu chefe, clientes ou partes interessadas como os posts sociais impulsionam o tráfego do site. Você terá uma imagem clara da geração de leads, tráfego de referência e conversões. Você pode, então, relatar como os impactos sociais da receita da empresa.

Você também pode usar dados do rastreamento UTM para calcular o custo necessário para adquirir um lead ou um cliente. Estes são números importantes para as pessoas da empresa que tomam decisões sobre orçamentos.

Os parâmetros UTM dão-lhe muitos detalhes para trabalhar, para que possa acompanhar o sucesso numa base pós-postal. Pode ver claramente a diferença entre postos sociais pagos e orgânicos, o que lhe permite calcular com mais precisão o ROI.

Outra grande coisa sobre os parâmetros UTM é que eles permitem que você acompanhe todo o tráfego social. Sem eles, você vai perder a contagem de referências sociais de canais sociais escuros, como aplicativos de mensageiro.

Isto é particularmente importante porque os desafios com cookies de terceiros e bloqueadores de anúncios tornam outras formas de rastreamento menos confiáveis.

2. usar parâmetros UTM para refinar sua estratégia de mídia social

Os parâmetros UTM permitem que você veja claramente quais estratégias sociais são mais eficazes - e mais econômicas.

Essa informação pode ajudá-lo a tomar decisões importantes sobre onde concentrar seus esforços (e orçamento). Por exemplo, talvez o Twitter traga mais tráfego para sua página, mas o Facebook cria mais leads e conversões.

Você pode usar essas informações para ajudar a definir objetivos relevantes e realistas. Depois, use parâmetros UTM para acompanhar o seu progresso.

3. usar parâmetros UTM para testes

Os testes A/B (também conhecidos como testes divididos) permitem-lhe testar e confirmar teorias sobre o que funciona melhor para o seu público.

Você nem sempre pode assumir que a sabedoria convencional se aplica à sua marca em um momento exato. Por exemplo, a SMMExpert descobriu recentemente que posts sem links funcionavam melhor para o seu público tanto no Instagram como no LinkedIn.

Talvez você sempre tenha assumido que os posts nas redes sociais com vídeos têm melhor desempenho. Mas isso é realmente verdade para o seu público?

Com códigos UTM você pode testar essa teoria. Compartilhe dois posts idênticos, um com um vídeo e outro sem. Marque cada um com um código UTM de conteúdo de campanha apropriado. Em breve você verá o que direciona mais tráfego para o seu site.

É claro que você vai precisar de mais de um teste para provar uma teoria. Se você achar que os vídeos têm melhor desempenho, você pode passar a testar que tipos de vídeos funcionam melhor. Você pode obter mais e mais detalhes para refinar ainda mais a sua estratégia.

Os códigos UTM são usados especificamente para rastrear dados de tráfego que chegam ao seu site ou página de destino a partir de fontes externas (como seus perfis sociais). Para links dentro do seu site (digamos, entre postagens no blog), os parâmetros UTM na verdade confundem o Google Analytics e podem criar erros de rastreamento.

Portanto, nunca use códigos UTM em links internos.

5. usar parâmetros UTM para rastrear resultados de marketing influentes

O marketing influenciador é uma importante estratégia de marketing social para muitos marqueteiros, mas medir o ROI das campanhas influenciadoras pode ser um desafio permanente.

Usando uma etiqueta UTM única para cada influenciador com quem você trabalha é uma maneira fácil de rastrear quanto tráfego eles enviam para o seu site. Você pode usar códigos UTM para ver exatamente quais os cargos de influenciadores são mais eficazes. Isso o ajuda a decidir quais influenciadores mostram promessa de parcerias de longo prazo.

6. uso e documentação - uma convenção de nomes consistente

Dê uma olhada nos cinco parâmetros UTM e comece a pensar em como você irá descrever as várias categorias. Tenha em mente que é importante ser consistente. Parâmetros UTM inconsistentes criam dados incompletos e imprecisos.

Para manter todos na mesma página, crie uma lista mestre de parâmetros UTM para os itens de nível superior como fonte e meio. Depois, crie um guia de estilo que explique quais regras devem ser seguidas ao criar parâmetros de campanha personalizados.

Certifique-se de que todos que precisam usar códigos UTM tenham acesso a este documento. No entanto, você pode querer limitar a capacidade de fazer alterações a uma ou duas pessoas-chave.

Documentar as convenções de nomeação (em vez de as manter todas na sua cabeça) ajuda a preservar todo o seu trabalho árduo. Isso significa que os dados valiosos da sua empresa estão correctos, independentemente de quem cria um novo link UTM.

Cabe a você decidir quais descritores fazem mais sentido para o seu negócio particular. No entanto, todas as convenções de nomenclatura de códigos UTM devem seguir algumas regras simples:

Fique com a letra minúscula

Os códigos UTM são sensíveis a maiúsculas e minúsculas, ou seja, facebook, Facebook, FaceBook e FACEBOOK, todos rastreados separadamente. Se você usar variações, obterá dados incompletos para o seu rastreamento UTM do Facebook. Mantenha tudo em minúsculas para evitar problemas de rastreamento de dados.

Utilizar sublinhados em vez de espaços

Os espaços são outra forma potencial de criar vários códigos para a mesma coisa, enviesando os seus dados.

Por exemplo, orgânico-social, orgânico-social, orgânico-social e orgânico social serão todos rastreados separadamente. Pior ainda, "orgânico social" com um espaço se tornará "orgânico%20social" no URL. Substitua todos os espaços por um sublinhado. Documente esta decisão em seu guia de estilo UTM para manter as coisas consistentes.

Mantenha-o simples

Se seus códigos UTM são simples, é menos provável que você cometa erros ao usá-los. Códigos simples e fáceis de entender também são mais fáceis de trabalhar em sua ferramenta de análise. Eles permitem que você (e todos na sua equipe) saiba rapidamente a que se referem os códigos.

Verifique regularmente os seus relatórios para códigos wonky

Mesmo com uma lista padronizada e um guia de estilo, erros humanos podem acontecer. Fique de olho nas suas análises e relatórios, e esteja atento a quaisquer códigos UTM mal digitados para que você possa corrigi-los antes que eles enviesem seus dados.

Ao copiar e colar links para o seu próprio conteúdo, certifique-se de que não inclui acidentalmente códigos UTM irrelevantes.

Por exemplo, se você usar o Link de cópia em qualquer post Instagram do seu navegador, Instagram adiciona automaticamente seu próprio código UTM. Vamos dar uma olhada nesse post Instagram:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado pelo SMMExpert (@hootsuite)

Usando o Link de cópia da Instagram, o link fornecido é //www.instagram.com/p/CNXyPIXj3AG/?utm_source=ig_web_copy_link

Fonte: Instagram

Você precisa remover o "ig_web_copy_link" automático antes de colar este link, ou ele entrará em conflito com o seu próprio código fonte UTM.

Da mesma forma, se você pousar em um pedaço de conteúdo após clicar em um link (em vez de digitar o URL manualmente ou clicar em um mecanismo de busca), é bem provável que você veja parâmetros UTM na barra de endereço. Certifique-se de remover esses parâmetros (tudo após o ponto de interrogação) antes de colar o URL em um novo post social.

Assim que você começar a usar códigos UTM, o número de links que você está rastreando vai crescer muito rapidamente. Mantenha-os organizados em uma planilha para facilitar a gestão e ajudar a eliminar links duplicados.

Sua planilha deve listar cada link curto. Em seguida, rastreie o URL completo, pré-cortado, todos os códigos UTM individuais e a data em que o URL abreviado foi criado. Deixe um campo para anotações para que você possa acompanhar qualquer detalhe importante.

9. criar uma predefinição de campanha para múltiplos posts

No SMMExpert Team, Business and Enterprise planos, admins e super admins podem criar uma predefinição de campanha que salva códigos UTM. Cada usuário da equipe pode então aplicar a predefinição a um post da campanha com apenas alguns cliques.

Isto poupa o esforço de digitar cada parâmetro manualmente. Também elimina a possibilidade de usar acidentalmente códigos ligeiramente diferentes que irão distorcer os seus dados.

Você pode criar presets para campanhas, assim como um preset padrão para aplicar a todos os links publicados em seus posts nas mídias sociais. Uma vez que você configure os presets, eles estarão disponíveis para uso por todos os membros da equipe.

Facto engraçado: UTM significa Urchin Tracking Module. O nome vem da Urchin Software Company, um dos desenvolvedores originais de software de análise da web. O Google adquiriu a empresa em 2005 para criar o Google Analytics.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.