O que é a escuta social, porque é importante + 14 ferramentas para ajudar

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Kimberly Parker

Se você não tem uma estratégia de escuta social, você está perdendo alguns dos dados mais valiosos disponíveis para ajudar a construir o seu negócio.

Na verdade, quase dois terços dos marqueteiros concordam que a escuta social aumentou de valor no último ano.

As ferramentas de escuta nas mídias sociais permitem que você construa uma compreensão sólida de exatamente como os clientes e potenciais clientes pensam sobre você, analisando o que eles dizem nos canais sociais. Você também pode aprender o que eles pensam sobre a concorrência. Esta é uma pesquisa de mercado incrível, prontamente disponível em tempo real, desde que você saiba como acessá-la.

Veja o especialista em mídia social do próprio SMMExpert, Nick Martin, explicar os três passos da escuta social no vídeo abaixo:

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O que é a escuta social?

A escuta social é a prática de monitorar os canais de mídia social para menções à sua marca, marcas concorrentes e palavras-chave relacionadas.

Através da escuta social, você pode acompanhe cada menção da sua marca Isso lhe dará uma visão valiosa do que os clientes sentem sobre seus produtos ou serviços, quais são seus pontos de dor e o que eles gostariam de ver de você no futuro.

Mas a escuta social não se resume a seguir menções de seu Você também pode usá-la para rastrear marcas concorrentes , conteúdo das tendências e análise de sentimentos sobre temas relacionados com o seu negócio.

Esta inteligência pode ser usada para informar tudo, desde marketing e estratégia de produto até ao serviço e suporte ao cliente, ajudando-o a tornar-se mais inteligente, decisões baseadas em dados que terá um impacto positivo no resultado final do seu negócio.

Qual é a diferença entre a escuta social e o acompanhamento social?

Enquanto a escuta nas redes sociais é proactiva forma de rastrear, analisar e responder a conversas online, a monitorização das redes sociais é mais reactiva .

Acompanhamento social olha para as menções específicas da marca e envia alertas sempre que a sua marca é mencionada online. Por vezes é referida como monitoramento da marca Pode ser útil para responder rapidamente a qualquer sentimento ou reclamação negativa mas não lhe dá uma grande visão do que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca ou indústria.

Escuta social, por outro lado, dá-lhe uma visão completa de todas as conversas online relacionadas com a sua marca, produtos, indústria e concorrentes. Esta abordagem holística fornece insights valiosos que podem ajudá-lo a tomar decisões estratégicas sobre sua estratégia de marketing e mídia social.

Em resumo, se você quiser ficar por dentro das últimas tendências e veja o que as pessoas estão a dizer sobre a sua marca ao longo do tempo é preciso uma estratégia de escuta social.

Como uma estratégia de escuta social pode ajudar o seu negócio?

Se você não está usando as mídias sociais, você está criando sua estratégia de negócios com os cegos ligados. Pessoas reais falam activamente sobre a sua marca e a sua indústria online É do seu interesse saber o que eles têm a dizer.

Dito de forma simples, se você se preocupa com seus clientes, você se preocupa com as percepções que você pode obter da escuta social Aqui estão algumas das formas como a escuta social pode beneficiar o seu negócio.

Entenda o seu público

A escuta nas redes sociais ajuda-o compreender melhor o que o seu público quer da sua marca.

Por exemplo, um cliente existente pode tweetar sobre o quanto ele ama o seu produto. Ou, você pode detectar uma conversa onde as pessoas estão procura de soluções o seu produto ou serviço pode fornecer.

Em ambos os casos, você pode usar esse valioso feedback para melhorar sua oferta e fazer seus clientes mais felizes.

Spotify construiu uma conta inteira no Twitter em torno desta ideia. @SpotifyCares ouve e responde ativamente aos usuários que tem dúvidas ou preocupações e oferece dicas, truques e atualizações diárias aos seus seguidores.

Desta forma, eles podem fornecer um serviço ao cliente de classe mundial, construir lealdade e melhorar o seu produto ao mesmo tempo.

Às vezes você precisa trocar as coisas 🔄 Veja como mudar seu plano Spotify Premium: //t.co/8Jh9CRNVzm pic.twitter.com/LQXuRQw9d

- SpotifyCares (@SpotifyCares) 1 de Junho de 2022

Inteligência de negócios e produtos

O monitoramento de conversas em torno do setor também revela uma tonelada de insights sobre o que está funcionando - e o que não está - para os clientes existentes e potenciais.

Esta informação é uma mina de ouro para o seu serviço ao cliente, desenvolvimento de produtos e equipes de marketing.

Por exemplo, a equipe social da Zappos ganhou aqui algumas informações importantes para passar para a equipe UX:

Oh meu Deus, sinto muito por qualquer problema que você esteja tendo com o uso do AfterPay + envio VIP! Se você nos enviar um DM ou ligar, nós podemos investigar isso para você. 🤔

- Zappos.com (@Zappos) 25 de Setembro de 2022

Por que não ajustar um produto existente ou adicionar um recurso para resolver os problemas de que as pessoas estão falando? Talvez o que você aprende estimule uma nova idéia de produto.

A escuta social também o pode ajudar a aprender sobre as frustrações com os seus produtos actuais - e os produtos dos seus concorrentes. Você pode modificar produtos, envios ou campanhas para ajudar a atender às preocupações dos clientes? Se o fizer, fale às pessoas sobre isso com uma campanha de marketing direccionada.

Gestão de crises

A escuta social permite rastrear o sentimento em tempo real para que você possa saber imediatamente se há uma mudança significativa no quanto as pessoas estão falando de você ou no humor por trás do que dizem.

Perdeu o café da manhã McDonald's por dois minutos pic.twitter.com/2LAo0gByPg

- ☻ (@lemongeo) 19 de outubro de 2022

É como um sistema de alerta precoce que o alerta para mudanças positivas e negativas na forma como a sua marca é percebida online.

Se estás a ter mais noivado do que o habitual. O seu público compartilha muitas informações úteis sobre o que gosta e o que não gosta. Essas lições podem ajudar a orientar a sua estratégia através dos canais.

Se o sentimento estiver em baixo, reveja o feedback social para tentar identificar a fonte da mudança. Enquanto você está nisso, procure por lições que possam evitar um passo em falso semelhante no futuro. Isto pode ajudá-lo a lidar com desastres de relações públicas antes que eles se descontrolem.

Relacionamento com o cliente e aquisição

As pessoas geralmente adoram quando você se oferece para ajudar a resolver seus problemas. Mas estranhos na Internet certamente NÃO adoram quando as marcas entram em suas conversas sociais com uma venda difícil.

Enquanto a escuta social o pode ajudar descubra perguntas e conversas sobre a sua indústria em plataformas sociais, não deve ser visto como uma abertura para saltar para dentro e tentar vender logo fora do taco.

Em vez disso, veja a conversa a que se junta através da escuta social como uma oportunidade de desenvolver relações com potenciais clientes da sua indústria que pode alimentar em relações para a venda social.

Sim a todos estes. ESPECIALMENTE o terceiro 🦉//t.co/3QJ7IRlBDt

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 14 de outubro de 2022

Alcance, faça uma conexão e compartilhe informações úteis. Isto ajudará a estabelecer a sua marca como o melhor recurso quando chegar a hora de tomar uma decisão de compra.

Oportunidades de colaboração

A monitorização de conversas sociais sobre a sua indústria dar-lhe-á uma sensação de quem são os importantes criadores e líderes de pensamento no seu espaço. Estas são pessoas importantes com as quais se conectar. Elas podem ter uma enorme influência sobre o que as pessoas sentem por você.

Lembre-se: esta é uma rua de dois sentidos. Apoiar outros na sua indústria faz com que seja mais provável que eles o apoiem em troca. Ao invés de tentar entrar em uma comunidade existente, conecte-se através de colaborações com pessoas que já ocupam um lugar significativo nas conversas que você deseja participar.

A escuta social irá ajudá-lo a encontrar formas de tornar-se parte de comunidades online relevantes organicamente e de uma forma que é percebida como útil em vez de útil em termos de vendas.

Você também encontrará pessoas que já amam a sua marca e estão dizendo grandes coisas sobre você em plataformas de mídia social. Estes são defensores naturais da marca. Alcance-os e busque oportunidades de colaborar de forma significativa.

Como indicado no Relatório de Tendências do SMMExpert's:

"Se as pessoas da comunidade o vêem como um parceiro activo no apoio aos criadores que admiram, é mais provável que confiem que você também tem os seus melhores interesses no coração."

Tendências da concorrência e da indústria

A escuta social é mais do que entender o que as pessoas dizem sobre você. Você também quer saber o que dizem sobre os seus concorrentes e a sua indústria em geral. Isso lhe dá importantes insights sobre onde você se encaixa no mercado.

A escuta social mostra-lhe o que os seus concorrentes estão a fazer em tempo real. Estão a lançar novos produtos? A desenvolver novas campanhas de marketing nas redes sociais?

Por exemplo, quando a Wendy's fez uma jogada na actualização da marca Facebook/Meta, a Arby's foi rápida a entrar:

Chill @Wendys 🥶 - We Have The Meats 😉 //t.co/64UnbhL3Zw

- Arby's (@Arbys) 28 de outubro de 202

Talvez as conversas que você encontrar revelem uma lacuna no mercado que você poderia preencher.

Descobrir estas novas oportunidades e ameaças à medida que elas acontecem permite-lhe planear e responder em tempo real.

Descobrir as tendências do mercado

Todos sabemos como o cenário das redes sociais muda rapidamente. O que é viral num dia é passé no dia seguinte. Manter-se no topo destas tendências é essencial para garantir que a sua estratégia de conteúdo é actual - e que não está a perder as conversas chave.

Ao rastrear palavras-chave e hashtags relevantes que estão relacionados com a sua indústria, você pode obter um impulso sobre as últimas tendências na sua indústria e certifique-se de que você está sempre à frente da curva .

Estamos tão felizes por saber que estás a adorar isto, Ian - ainda mais feliz por fazeres parte da #TeamPixel! 🤩🙌

- Feito por Google (@madebygoogle) 18 de outubro de 2022

Você também pode usar a escuta social prever as tendências futuras analisando não só o que as pessoas estão falando agora, mas também como essas conversas mudaram ao longo do tempo. Isso lhe dará uma boa idéia de quais tópicos estão ganhando impulso e quais estão perdendo força.

Essas valiosas percepções podem moldar sua estratégia de conteúdo, desenvolvimento de produtos e campanhas de marketing.

Melhorar o direcionamento da campanha

A personalização é a chave para qualquer campanha de publicidade social. O seu público quer sentir-se como se você fosse falando diretamente com eles e não apenas a produção de conteúdo genérico.

A escuta social pode ajudá-lo a obter uma compreensão profunda do seu público-alvo. Você pode descobrir com que problemas se preocupam , que tipo de linguagem eles usam e que conteúdo ressoa com eles Pense nisso como uma pesquisa que está sempre em segundo plano.

Este entendimento irá informe todos os aspectos da sua campanha A partir da cópia para o visual, e ajudá-lo a criar conteúdo que fale diretamente ao seu público.

  • Clientes a falar de burnout social? Construa um guia de equilíbrio trabalho-vida para mostrar que você se importa.
  • Pessoas na sua região alvo a queixarem-se do tempo? Criar uma venda a curto prazo em itens apropriados para a época.
  • Ver um uptick em pequenas empresas para as redes sociais pedidos? Por que não construir uma campanha inteira para ajudá-los?

14 ferramentas de escuta social que irão fazer a pesquisa para você

Uma vez que você sabe o que quer ouvir, é hora de começar a usar algumas plataformas de escuta social. Aqui estão as melhores ferramentas de escuta social que você deveria estar usando.

1. SMMExpert

Mesmo com um plano gratuito ou Pro, você pode usar o SMMExpert para configurar fluxos de mídia social que monitoram conversas, palavras-chave, menções e hashtags.

Você também pode monitorar e responder a conversas ou menções imediatamente a partir de seu painel de mídia social - em vez de entrar e sair de várias plataformas sociais.

O SMMExpert também permite que você mantenha um ouvido no chão em sua indústria por acompanhamento da concorrência e construção de relações com criadores de redes sociais (também conhecidos como influenciadores) e potenciais defensores da marca.

A escuta social é uma das características que os clientes SMMExpert adoram mais no nosso produto.

"Mudança de jogo para marqueteiros"

"...[com] streams, você pode obter qualquer atividade importante de qualquer e todas as plataformas em todas as contas com um rápido olhar, sendo liberado do check in em cada plataforma a partir de cada conta; se alguém retweets ou menciona você, você saberá o quanto antes e será capaz de responder de acordo".

- Aacini H., CFO & Diretor de Marketing

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2. SMMExpert Insights powered by Brandwatch

Quer avançar mais com a sua audição nas redes sociais? SMMExpert Insights leva a audição um passo à frente dando-lhe dados de 16 bilhões de novos postos sociais a cada mês A lógica de busca booleana pode ajudá-lo a encontrar tendências e padrões significativos que você pode perder ao monitorar palavras-chave e hashtags sozinho. Você pode então filtrar suas buscas por data, demografia e localização para encontrar as conversas mais relevantes para você.

Insights também facilita o rastreamento do sentimento da marca com nuvens e medidores de palavras intuitivos que avaliam o seu sentimento e consciência de marca contra a concorrência.

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3. vista

Ao contrário da maioria das plataformas de escuta social, O Adview é usado especificamente para a escuta social no Facebook e anúncios da Instagram. Você pode usá-lo para monitorar até três contas de anúncio do Facebook em páginas ilimitadas.

Quando você adiciona o Adview ao seu painel SMMExpert, você pode responder aos comentários em todos os seus anúncios no Facebook e Instagram em um só lugar. Além disso, você obtém uma análise detalhada sobre quais anúncios estão recebendo mais comentários, para que você possa otimizar suas campanhas de acordo.

4. Talkwalker

O Talkwalker oferece funcionalidades robustas de software de escuta social que analisar blogs, fóruns, vídeos, sites de notícias, sites de revisão e redes sociais, tudo em um painel de controle. O Talkwalker extrai dados de mais de 150 milhões de fontes.

Os filtros avançados permitem-lhe segmentar os seus dados Você também pode configurar alertas para notificá-lo de quaisquer picos em menções ou palavras-chave .

Com o Talkwalker, você pode facilmente monitorar conversas em torno da sua marca enquanto analisa o compromisso, alcance, comentários e sentimentos por trás delas.

5. Synthesio

Synthesio é uma ferramenta de escuta nas redes sociais que rastreia as conversas sobre tópicos altamente específicos em audiências cuidadosamente segmentadas Permite-lhe segmentar os seus dados de audição social por língua, localização, demografia, sentimentos, género, influência e muito mais.

Os relatórios também vêm com uma pontuação de reputação social útil, para que você saiba exatamente como você se empilha contra os concorrentes.

6. menções

Rastreie as menções, palavras-chave e sentimentos em várias línguas com esta ferramenta de escuta nas redes sociais. A ferramenta de monitoramento de mídias sociais Mentionlytics pega através de plataformas sociais, juntamente com blogs e sites de notícias, para menções. Como ela está integrada com o SMMExpert, você poderá visualizá-las facilmente no seu painel.

Mentionlylytics também lhe permite encontrar facilmente influenciadores em redes sociais e outras fontes online. Você pode facilmente rastrear quem são seus principais influenciadores, monitorar palavras-chave em diferentes idiomas, e até detectar emoções em cada menção.

7. Netbase Social Listening & Analítica

NetBase usa Processamento de Linguagem Natural (PNL) para ajudar você concentre sua escuta social em conversas importantes Recolhe diariamente dados de centenas de milhões de postos sociais e mais de 100 mil milhões de postos históricos em toda a rede social.

Com a Netbase, você pode criar fluxos personalizados para se concentrar nos tópicos que mais lhe interessam. Também é fácil de moderar e participar de conversas próprias e merecidas .

E mais, A Netbase pode ajudá-lo a melhorar os tempos de resposta E se você precisar de ajuda na condução e na compra de veículos e de produtos, você pode ajudar a aumentar a fidelidade dos clientes. resolução de problemas internos de fluxo de trabalho você pode usar o recurso de Atribuições do NetBase.

8. Audiense

Audiense permite identificar qualquer público, não importa o tamanho.

O aplicativo cria relatórios que dizem o que o seu público está discutindo. Estas informações podem ser usadas para criar personas de marketing, compreender mudanças no sentimento do cliente e até mesmo impulsionar o desenvolvimento de produtos.

A ferramenta de escuta social do Audiense também fornece ferramentas automáticas de campanha orgânica e paga O seu gestor de audiências também o ajuda a encontrar e compreender audiências específicas para garantir que tem a combinação perfeita para a sua marca.

9. Digimind

Digimind dados de fontes de mais de 850 milhões de fontes em mais de 200 idiomas.

Usando inteligência artificial, analisa as menções para monitorar tendências e sentimentos, apresentando-as em visualizações de dados úteis.

Também oferece serviços de pesquisa Pode utilizar a plataforma Digimind para acompanhar a reputação da marca e descobrir novas personas de clientes.

10. ForSight by Crimson Hexagon

ForSight by Crimson Hexagon permite que você filtrar os seus fluxos de escuta social por sentimento, categoria de opinião, sexo, geografia e pontuação de influência. Com acesso a uma biblioteca de dados de mais de 400 bilhões de postos nas redes sociais permite que você se envolva com um grande público em tempo real.

11. BrandMaxima Analytics

A BrandMaxima Analytics oferece análise do Twitter que lhe permitem monitorizar qualquer hashtag, campanha de marca, palavra-chave ou evento, tudo em tempo real.

Com mais de 50 insights accionáveis e análise de audiência, fornece dados valiosos que podem ajudar a melhorar o desempenho de qualquer campanha de comunicação social.

Você também pode criar infografias fantásticas dentro do aplicativo, para que você esteja sempre pronto para a apresentação quando chegar a hora do buy-in das partes interessadas.

12. Cloohawk

Cloohawk é a ferramenta de escuta nas redes sociais que você precisa para ajudar crescer e envolver o seu público-alvo Ao analisar constantemente as suas actividades e utilizadores alvo, o Cloohawk fornece sugestões sobre como você pode melhorar o seu envolvimento nas redes sociais.

O Cloohawk pode ajudá-lo a seguir os perfis dos concorrentes, identificar oportunidades de crescimento e sugerir maneiras de atingir seus KPIs. Além disso, o aplicativo Cloohawk se integra perfeitamente ao SMMExpert -por isso não precisa de sair de uma aplicação para abrir outra.

13. Crowd Analyzer

Se você quiser ouvir em múltiplos canais sociais ao mesmo tempo O Crowd Analyzer é a sua ferramenta. O Crowd Analyzer monitora os sentimentos através dos canais, incluindo Facebook, Twitter e Instagram. Ele também monitora fóruns online, canais de notícias e blogs, para garantir que a sua marca seja ouvida, não importa onde a tagarelice esteja.

Com a integração do Crowd Analyzer SMMExpert, você pode Retweet, responda ou mencione usuários diretamente do seu painel de controle SMMExpert.

14. fluxos de busca no Twitter

Os fluxos de busca no Twitter no painel do SMMExpert permitem que você encontre e acompanhe rapidamente conversas importantes, hashtags, palavras-chave ou locais. Você também pode salvar suas buscas como fluxos para revisitar mais tarde ou compartilhar com os membros da equipe.

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O especialista em mídia social do SMMExpert, Nick Martin, diz:

"Os fluxos de busca no Twitter são uma das características mais subestimadas dentro do painel do SMMExpert, se você me perguntar. Tenho vários fluxos configurados com consultas à procura de palavras-chave específicas, frases ou Tweets de contas que eu quero manter um olho. Isso me ajuda a monitorar rapidamente o que está acontecendo, descobrir oportunidades de engajamento ou identificar o feedback de clientes-chave que eu posso compartilhar com a equipe mais ampla.Eu até tenho um fluxo que segue as contas das marcas populares para poder identificar rapidamente o conteúdo das tendências e obter inspiração para o nosso próprio canal".

7 dicas para a escuta social

Aqui estão as nossas dez melhores dicas de escuta social, fornecidas pelo especialista em mídia social SMMExpert Nick Martin.

1. ouvir as palavras e tópicos certos

O sucesso da escuta social é tudo sobre escolhendo as palavras-chave mais relevantes para a sua marca.

As palavras-chave e tópicos que você monitorar provavelmente evoluirão com o tempo. Usando ferramentas de escuta social, você aprenderá que tipos de palavras as pessoas tendem a usar quando falam sobre seu negócio e sua indústria. Você também começará a ter uma noção de que tipos de insights são mais úteis para si.

Dito isto, aqui está uma lista de palavras-chave e tópicos importantes para monitorar desde o início:

  • O seu nome de marca e os seus cabos
  • Seu(s) nome(s) do(s) produto(s)
  • As marcas, nomes de produtos e cabos dos seus concorrentes
  • Palavras-chave da indústria
  • O seu slogan e os dos seus concorrentes
  • Nomes de pessoas-chave na sua empresa e nas empresas da concorrência (o seu CEO, porta-voz, etc.)
  • Nomes ou palavras-chave da campanha
  • Os seus hashtags de marca e os dos seus concorrentes
  • hashtags sem marca relacionados com a sua indústria

Você também deve monitorar erros ortográficos e abreviaturas comuns por tudo o que foi dito acima.

Por exemplo, marcas como a Starbucks usam a escuta social de suas marcas para descobrir e responder a mensagens sociais, mesmo quando não estão marcadas:

Que escolha deliciosa!

- Café Starbucks (@Starbucks) 19 de outubro de 2022

E a KFC UK está claramente monitorando uma ampla faixa de palavras-chave relacionadas aos seus negócios, pulando aqui com a simples menção de molho:

Mesma tbh //t.co/dvWab7OQz8

- KFC UK (@KFC_UKI) 9 de Novembro de 202

2. ouça nos lugares certos

Parte de descobrir o que o seu público tem a dizer sobre si é aprender onde eles têm as suas conversas. Isso significa que lançar uma rede larga para o seu programa de escuta social.

As conversas em torno da sua marca ou indústria no LinkedIn são provavelmente muito diferentes das conversas no Twitter, Instagram ou Facebook. E você pode descobrir que as pessoas falam de você o tempo todo no Twitter, mas não no Facebook.

Você precisa saber onde as pessoas estão falando sobre você e sua indústria e como essas conversas variam entre as redes. Isto irá guiar a sua estratégia para se juntar à conversa tanto através do compromisso orgânico como da publicidade paga.

3. estreite a sua busca

Uma vez que você tenha pregado quais termos e redes são importantes para você monitorar, use mais técnicas avançadas de pesquisa para filtrar os seus resultados.

Por exemplo, dependendo do seu mercado, você pode querer limitar seus esforços de escuta social por geografia. Se você dirige uma empresa local em Iowa, você pode não estar preocupado com a conversa na Grécia.

Você também pode usar lógica de busca booleana para criar fluxos de busca mais direccionados para a escuta social.

4. aprender com o concurso

Embora você nunca queira copiar a estratégia de outra pessoa, você pode sempre aprender algo por ouvindo atentamente os seus concorrentes e o que as outras pessoas dizem sobre eles online.

A escuta social pode dar-lhe uma sensação de o que eles estão a fazer bem e o que as pessoas adoram neles. Mas o mais importante, você pode ver onde eles erram o passo e errar. ou quando enfrentam críticas na imprensa ou nas redes sociais.

Por exemplo, A Coca-Cola passou por um mau bocado após Cristiano Ronaldo ter retirado duas garrafas de Coca-Cola da vista durante uma conferência de imprensa do Euro 2020. A Limonada Dura de Mike saltou para a oportunidade de parodiar o momento.

É muito menos doloroso aprender uma dura lição ao ver os seus concorrentes cometerem erros do que ao cometê-los você mesmo.

5. compartilhar o que você aprende

A escuta social fornece uma ampla gama de informações que são úteis para toda a sua empresa.

Talvez seja um post do cliente que precise de uma resposta imediata. Talvez seja uma ótima idéia para um post de blog. Ou talvez seja uma idéia para um novo produto ou um novo recurso para um produto já existente.

As equipes de atendimento ao cliente, marketing de conteúdo e desenvolvimento de produtos podem se beneficiar do que você aprende quando está ouvindo nas mídias sociais. Certifique-se de comunicar essas aprendizagens e procurar a contribuição dessas equipes também. Elas podem ter perguntas específicas que você poderia responder, ajustando o seu sistema de escuta social também.

6. mantenha-se alerta para alterações

Ao começar a recolher informação social, irá desenvolver um sentido da conversa regular e do sentimento em torno da sua marca.

Uma vez que você sabe o quanto as pessoas falam sobre você regularmente, e qual é o nível geral de sentimento em geral, você será capaz de detectar mudanças .

Grandes mudanças no compromisso ou sentimento podem significar que a percepção geral da sua marca mudou. Você precisa entender o porquê para poder adaptar sua estratégia adequadamente. Isso pode significar montar uma onda de positividade ou corrigir um passo em falso para voltar ao curso.

Olá! Não acreditamos em fazer mal aos animais para criar o produto perfeito. Ponto final. Na verdade, temos orgulho em dizer que todos os nossos produtos são livres de Crueldade globalmente.

- Dove (@Dove) 18 de Outubro de 2022

Lembre-se: Se você não tomar medidas, você só está envolvido no monitoramento das mídias sociais, não na escuta social.

A escuta social não se resume a seguir métricas. Trata-se de obter insights sobre o que seus clientes e potenciais clientes querem de você, e como você pode melhor atender a essas necessidades.

Certifique-se de analisar padrões e tendências ao longo do tempo, em vez de apenas comentários individuais. Estas percepções gerais podem ter os efeitos mais poderosos na orientação da sua estratégia futura.

7. Os falsos positivos estão bem, dentro da razão.

Quando você configura uma consulta para monitorar uma palavra-chave ou frase específica, alguns posts que podem não ser relevantes entrarão furtivamente nos resultados. Nós chamamos esses falsos positivos.

Não há problema em ver alguns destes, dentro da razão. Trabalhe para editar a sua consulta de pesquisa para que a maioria dos seus resultados sejam precisos para o que você está procurando, e que os falsos positivos estejam dentro de uma porcentagem razoável dos resultados.

Nick Martin, da equipe de Marketing Social da SMMExpert, tenta sempre obter falsos positivos abaixo do limiar de 5% Dessa forma, você terá uma melhor compreensão do que está acontecendo e os falsos positivos (coisas que não são relevantes para o que você está escutando) não confundem os dados.

Resumindo: Um pouco de imprecisão é bom, desde que não distorça muito os resultados.

Comece com a escuta social em 3 passos simples

Começar com a escuta social é um processo em três etapas.

Passo 1: Monitore os canais de mídia social para menções de sua marca, concorrentes, produtos e palavras-chave relacionadas ao seu negócio usando SMMExpert Streams ou .

Passo 2: Analise as informações para encontrar formas de colocar em ação o que você aprende. Isso pode ser algo tão pequeno quanto responder a um cliente feliz ou algo tão grande quanto mudar todo o posicionamento de sua marca.

Passo 3: Rastreie hashtags específicos da indústria e palavras-chave para ter um pulso no que as pessoas estão dizendo sobre a sua indústria como um todo.

O SMMExpert facilita o monitoramento de palavras-chave e conversas em mídias sociais, para que você possa se concentrar em agir sobre os insights disponíveis. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.