16 Novas Aplicações de Mídias Sociais & Plataformas que Você Pode Não Saber

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Kimberly Parker

As mídias sociais estão sempre evoluindo para satisfazer as necessidades e interesses de seus usuários. Novas plataformas de mídias sociais surgem para servir públicos específicos ou para oferecer algo diferente. Em 2016, um novo aplicativo chamado TikTok transformou o cenário das mídias sociais através de seus vídeos curtos e estética casual e espontânea; agora é o aplicativo mais baixado do mundo.

Nem todos os novos aplicativos de mídia social vão explodir como o TikTok, mas eles revelam como as tendências sociais e as expectativas dos usuários estão evoluindo com o tempo. Se você ainda não está de olho nas plataformas abaixo, vale a pena verificá-las para ver como as mídias sociais estão mudando em 2022.

Os novos comerciantes de aplicativos de mídia social devem assistir em 2022

Novos aplicativos e plataformas de mídia social que os marketeiros devem observar em 2022

TikTok

Em anos humanos, TikTok é apenas um jardim de infância. Mas desde que foi fundada em 2016, cresceu para mais de um bilhão de usuários ativos mensais .

Oito novos utilizadores juntam-se ao TikTok a cada segundo!

O interesse no TikTok continua a aumentar, sem sinais de abrandamento:

Apesar dessas estatísticas espantosas, as marcas têm sido mais lentas a abraçar a plataforma. Em 2021, apenas 9% dos marqueteiros estavam usando o TikTok para promover seus negócios.

Fonte: Statista

Como o TikTok cresceu tão rapidamente, muitas pessoas ainda o associam aos desafios da dança Gen Z. Mas em 2022, você pode encontrar todo tipo de conteúdo no TikTok - assim como usuários altamente engajados que querem descobrir novas marcas e produtos através da plataforma.

Pronto para começar? Temos tudo o que precisa de saber sobre o TikTok num guia prático.

Clubhouse

Clubhouse é um aplicativo de áudio, com salas de bate-papo onde os usuários podem aparecer para ouvir conversas ao vivo.

Um dos mais novos aplicativos de mídia social desta lista, o Clubhouse foi lançado em março de 2020 para o iOS. Seguiu-se uma versão do Android em maio de 2021. Entre essas duas datas, o aplicativo explodiu em popularidade, adquirindo dois milhões de usuários semanais ativos até dezembro de 2021.

Isto é especialmente impressionante considerando que o aplicativo ainda estava tecnicamente em modo beta, e restrito apenas a convite. O interesse foi tão grande nos primeiros meses que os códigos de convite foram vendidos por US$ 400. Em julho de 2021, quando o Clubhouse abriu para todos, havia uma lista de espera de 10 milhões de pessoas.

Mas, desde então, o entusiasmo diminuiu. O Clubhouse atingiu o auge em fevereiro de 2021, quando grandes nomes como Elon Musk e Mark Zuckerberg estavam hospedando chats, e declinou a partir daí.

O Clubhouse mantém-se atento, oferecendo novas funcionalidades e parcerias com a TED, mas enfrenta a dura concorrência de jogadores maiores, que introduziram as suas próprias aplicações apenas de áudio.

Embora o seu momento ao sol já possa ter acabado, o Clubhouse teve um impacto inegável no panorama das redes sociais.

Espaços no Twitter

Hot on the heal on the healhouse, Twitter Spaces lançado em novembro de 2020. Usuários com pelo menos 600 seguidores podiam hospedar chats de áudio ao vivo, que estavam abertos a qualquer pessoa no Twitter. Em outubro de 2021, Espaços abertos a todos os usuários, independentemente do tamanho da audiência.

É difícil saber exatamente quantas pessoas estão usando os Espaços do Twitter. O Twitter tem 436 milhões de usuários ativos mensalmente, mas não há dados disponíveis sobre quantos deles também estão usando os Espaços.

O Twitter Spaces oferece alguns recursos exclusivos. O Ticketed Spaces, lançado em agosto de 2021, permite aos anfitriões definir as taxas de entrada e ganhar dinheiro com seu conteúdo. Também está testando Spaces Recordings, o que permitiria aos usuários gravar e compartilhar seus chats.

O surgimento do Clubhouse e do Twitter Espaços prova que o áudio social é uma tendência de topo em 2022.

Bobinas Instagram

Como o Twitter Spaces, o Instagram Reels não é uma nova plataforma de mídia social, mas sim um novo recurso, mas ainda assim vale a pena prestar atenção.

Os rolos lançados em 2020 como resposta do Instagram ao TikTok. Enquanto o vídeo já fazia parte dos posts e Stories do Instagram, os rolos adicionaram algumas novas funcionalidades. Os rolos do Instagram são vídeos curtos (15, 30 ou 60 segundos) que podem ser editados diretamente no aplicativo. Ao contrário dos Stories, eles não desaparecem após 24 horas. Eles vivem no seu feed, sob uma aba dedicada:

Os carretéis oferecem opções de edição mais sofisticadas do que Histórias: você pode editar clipes juntos, ajustar o layout ou adicionar efeitos de RA. Os resultados são divertidos e criativos, por isso os carretéis são tão populares na página Explorar. E o interesse nos carretéis está definitivamente crescendo com o tempo:

A sua marca deveria estar fazendo bobinas? Fizemos uma experiência para ver se as bobinas aumentariam o nosso envolvimento e, em geral, vimos uma pequena melhoria. Mas as bobinas podem ser uma maneira poderosa de se conectar com o público, e a Instagram configurou o aplicativo para mostrar o conteúdo de bobinas de qualidade.

E se você já está criando conteúdo de vídeo para Stories, definitivamente vale a pena explorar Reels para estender o alcance e a vida útil do seu conteúdo!

Spotify Greenroom / Spotify Live

O Clubhouse Effect ataca novamente! Em junho de 2021, Spotify lançou seu novo aplicativo para conversas de áudio ao vivo. Soa familiar? A reviravolta é que Spotify se concentra em artistas musicais e atletas, alavancando sua base de usuários existente de podcasts e fãs de música. Embora uma conta Spotify não seja necessária para o Greenroom, você pode entrar no aplicativo com suas credenciais Spotify.

Spotify Greenroom também permite que o anfitrião grave o chat ao vivo, transformando as conversas em podcasts que se integram nas ofertas de áudio do Spotify. Eles também criaram um Fundo de Criadores do Greenroom para incentivar a aceitação do aplicativo.

Um mês após o lançamento, eles tiveram 141.000 downloads no iOS e 100.000 no Android. Embora este novo aplicativo de mídia social não tenha decolado em grande escala, Spotify tem a vantagem de construir sobre uma plataforma que já está focada em áudio.

Em março de 2022, Spotify insiders confirmou à Bloomberg que o Greenroom estava sendo rebatizado como Spotify Live, integrando-o com seu aplicativo para tornar o conteúdo mais acessível aos usuários. Esta mudança deve acontecer no segundo trimestre de 2022 e confirma que Spotify está apostando no crescimento do áudio ao vivo.

Discórdia

Assim como o TikTok já foi apenas "o aplicativo do desafio da dança", o Discord foi lançado em 2015 como um aplicativo de nicho para a comunidade de jogos. Desde então, ele se tornou um dos principais players entre as plataformas de mídia social focadas em chat, com 150 milhões de usuários ativos mensais em setembro de 2021.

A discórdia ainda é popular entre os jogadores, que podem transmitir jogos no aplicativo. Mas outras comunidades usam os recursos de vídeo, áudio e texto para conversar sobre todos os tipos de tópicos, desde programas de namoro até esportes.

Embora a Discord não venda anúncios, as marcas ainda podem ter uma presença no aplicativo criando seus próprios canais ou servidores (coleções de canais relacionados a um tópico). A ênfase em conexão e conversação genuínas oferece uma chance de construir relacionamentos profundos e ganhar valiosas percepções do cliente.

Twitch

Fundada em 2011, Twitch é uma das plataformas mais antigas desta lista. E embora tenha 15 milhões de usuários ativos, a menos que você esteja no espaço do jogo, você provavelmente não está familiarizado com ela.

O negócio é o seguinte: Twitch é uma plataforma de streaming de vídeo, onde os criadores transmitem conteúdo ao vivo para o seu público. Em dezembro de 2021, havia 7,5 milhões de streamers ativos. Enquanto os jogos ainda dominam a plataforma, as streamers criam todo tipo de conteúdo: shows de culinária, tutoriais de maquiagem e apresentações musicais. Em um único trimestre, os usuários do Twitch assistiram a 5,44 bilhão horas de conteúdo de streaming.

Como o Twitch continua a expandir seu alcance além da comunidade de jogos, as marcas têm mais oportunidades de alcançar públicos através do aplicativo. As empresas podem criar seus próprios canais de marca, fazer parcerias com os influenciadores do Twitch ou comprar anúncios na plataforma.

Quer saber mais sobre o Twitch? Criámos um guia de marketing do Twitch para si.

Patreon

Fundada em 2013, Patreon permite aos criadores de conteúdo ganhar dinheiro com assinaturas. Em troca de seu apoio financeiro, os assinantes recebem acesso a conteúdo exclusivo e regular e podem interagir com os criadores de conteúdo. Desde sua criação, Patreon cresceu para mais de 250.000 criadores e mais de oito milhões de assinantes pagos.

Para criadores que desenvolveram um acompanhamento em outras plataformas como YouTube ou Instagram, Patreon pode oferecer mais propriedade e controle sobre as receitas. Patreon oferece dois modelos: uma assinatura mensal ou um plano que permite que você pague por correio.

Para os criadores que estão frustrados com os modelos de receitas de plataformas de mídia social maiores, Patreon é uma oportunidade de criar uma relação mais direta com os seguidores. Como plataformas como TikTok e Instagram têm atraído críticas de criadores por programas de pagamento confusos e sigilosos, plataformas comoO Patreon oferece um modelo mais transparente que beneficia os criadores.

Subtack

A forma mais simples de descrever o Substack é como uma plataforma de newsletter por e-mail. Fundado em 2017, o Substack é uma plataforma de publicação que aproveita o poder dos criadores individuais sobre os meios de comunicação. Cada criador tem a sua própria publicação, o que lhe permite ligar-se directamente ao público sem a supervisão de uma editora.

Os criadores podem oferecer níveis pagos (a partir de $5 USD/mês), bem como conteúdo gratuito. Tal como outras plataformas de redes sociais, a Substack depende de influenciadores para construir o seu público, e tem oferecido adiantamentos de seis dígitos para atrair escritores de renome a publicar na plataforma.

Relativamente falando, o Subtack ainda é bastante pequeno: em Novembro de 2021, tinha um milhão de assinantes pagos. No entanto, é um aumento dramático em relação aos 250.000 assinantes que tinha em Setembro de 2020. As 10 principais publicações geram 20 milhões de dólares de rendimento por ano. E o interesse no Subtack continua a crescer:

O Subtack representa um afastamento de muitas outras plataformas de mídia social, que recompensam a novidade e a gratificação imediata. Os criadores do Subtack normalmente produzem conteúdos escritos de forma longa e profunda, o que requer um profundo envolvimento com assuntos e tópicos. O Subtack orgulha-se de se desviar da "economia da atenção", que se baseia na clickbait e no sensacionalismo. Cada Subtack funciona como umcomunidade para seu público, que pode postar comentários e interagir com os posts.

O subtack representa uma mudança em relação à publicação tradicional, uma vez que os usuários se afastam dos grandes pontos de venda em favor da curadoria de uma seleção personalizada de escritores e criadores. Sua crescente popularidade sugere que, apesar dos rumores de diminuição da atenção, os usuários estão muito dispostos a se engajar com conteúdo profundo e de qualidade.

Reddit

Fundada em 2005, Reddit não é exatamente uma nova plataforma. Mas apesar de ser um dos sites mais visitados do mundo com 50 milhões de usuários ativos diariamente, ainda é negligenciada por muitas marcas e marketeiros.

Reddit é uma ótima plataforma para atingir públicos mais jovens: 36% dos jovens entre 18 e 29 anos nos EUA são usuários. Dois terços desses usuários são homens, de acordo com nosso Relatório de Visão Geral Global do Digital 2022. Também continua crescendo: Reddit adicionou 30% a mais de usuários em 2019 e dobrou sua avaliação em 2021. Também está investindo fortemente em novas funcionalidades e na melhoria da experiência do usuário.

Reddit age demographics, Fonte: Statista

Para as marcas, esse crescimento se traduz em mais oportunidades de se conectar com o público. Porque a Reddit é organizada por "subreddits", que são comunidades focadas em tópicos ou interesses específicos. Isso permite que os marqueteiros se sintonizem em seus públicos-alvo com um alto grau de precisão.

As marcas podem anunciar na Reddit, através de postagens promovidas, banners e aquisições de homepage. Mas também podem construir relacionamentos através de envolvimento orgânico, criando e participando em comunidades, participando de discussões e respondendo a comentários. Um método popular de envolvimento com usuários é hospedar chats AMAs ("Pergunte-me Qualquer Coisa") Os usuários da Reddit são espertos e rapidamente diminuirão o conteúdo que elesA natureza democrática da plataforma significa que você não tem muito controle sobre a discussão: as marcas não podem apagar ou esconder comentários críticos em seus posts, por exemplo. Mas essa transparência embutida também oferece a oportunidade de construir uma verdadeira confiança e envolvimento com o público.

Telegrama

O aplicativo Messaging Telegram foi fundado em 2013, como uma alternativa focada na privacidade para plataformas maiores como o Facebook. Os usuários podem trocar arquivos, fotos, vídeos e muito mais através de chats em grupo que podem incluir até 200.000 pessoas. Existem também canais públicos de Telegramas, que podem atrair milhões de seguidores.

O telegrama cresceu rapidamente nos últimos anos: em janeiro de 2021 era o aplicativo mais baixado do mundo, e agora conta com 550 milhões de usuários ativos mensais. Recentemente, atraiu ainda mais atenção pelo seu papel na Guerra Rússia-Ucrânia.

O Telegrama só recentemente adicionou publicidade à plataforma em outubro de 2021, e ainda está em modo de teste. Os anúncios são limitados aos canais públicos, e o Telegrama prometeu não dar aos anunciantes acesso aos dados pessoais ou rastrear se os usuários clicam nos anúncios. Em vez de segmentar a demografia ou interesses específicos do usuário, os anunciantes podem escolher os tópicos, canais e idiomas para seu anúncio. Marcastambém pode alcançar audiências organicamente, iniciando canais públicos ou criando chatbots para apoiar os clientes.

Público

Fundada em 2019, Public é um aplicativo de investimento e uma rede social para usuários interessados em finanças, moedas criptográficas e investimentos. Os usuários podem gerenciar suas carteiras através do aplicativo, bem como trocar mensagens privadas e participar de discussões em canais públicos.

Em seus primeiros 18 meses, o Público cresceu para mais de um milhão de membros, concentrando-se na diversidade e acessibilidade, tentando alcançar novos investidores, bem como aqueles que estão sub-representados nos setores financeiros. Agora tem mais de 3 milhões de membros, 40% dos quais são mulheres e 45% BIPOC.

Ao contrário dos Espaços Clubhouse ou Twitter, onde qualquer pessoa pode organizar um chat, o Public Live é programado de forma mais deliberada. Os oradores são especialistas em temas financeiros e os espectáculos são apresentados em intervalos regulares.

É uma boa hora para focar na crescente comunidade financeira pessoal. Nos últimos anos, o interesse pela criptografia aumentou. Um em cada 10 usuários de internet agora investe em pelo menos uma moeda criptográfica, e os analistas prevêem que esse número triplicará até 2030.

Público é um exemplo de uma nova aplicação de redes sociais que não está a tentar ser tudo para todos. Está focada num nicho e tópico específicos e aposta que um número crescente de utilizadores será atraído para essa profundidade. Se a sua empresa não está no espaço financeiro, o Público pode não ser relevante para si. Mas vale a pena considerar como as redes sociais mais pequenas que servem públicos de nicho podem desempenhar um papel no seuestratégia de marketing.

Polywork

O LinkedIn tem finalmente um desafio? A Polywork, lançada em Abril de 2021, é uma nova plataforma de redes sociais focada em redes profissionais, onde os utilizadores podem criar perfis, curar um feed pessoal e chegar a outros utilizadores para colaborar e trabalhar em conjunto.

Ao contrário do LinkedIn, onde os usuários têm uma única manchete descrevendo sua função ou especialidade atual, a Polywork foi projetada para a geração de cultura agitada, permitindo aos usuários destacar múltiplos papéis, shows paralelos, projetos passionais e especialidades.

Além dos perfis, a Polywork visa conectar indivíduos com oportunidades profissionais. Para isso, eles criaram sua Estação Espacial, onde os usuários indicam sobre que tipos de projetos ou funções estão abertos a serem contatados.

A Polywork ainda está tecnicamente em modo de teste, e é apenas por convite. Mas é emocionante ver alguém finalmente agitar o espaço de networking profissional, com uma plataforma mais amigável ao Gen Z. Vai ser preciso muito para desassentar o LinkedIn, que tem 722 milhões de membros. Mas vale a pena ficar de olho na Polywork, pois representa uma evolução emocionante nas redes sociais profissionais.

Yubo

Lançada em 2015, a Yubo é uma aplicação de live-streaming com foco na amizade e conexão, com 650 milhões de usuários em 40 países. Embora tenha sido fundada na França (bonjour!), 60% dos seus usuários estão baseados no Canadá e nos EUA. E durante os primeiros meses da COVID, quando todos estavam presos em casa, a Yubo triplicou a sua base diária de usuários.

Os utilizadores Yubo podem criar chats de vídeo, onde as streamers podem interagir com os espectadores. Os utilizadores podem adicionar-se uns aos outros como amigos, o que lhes permite iniciar chats individuais.

Entre os novos aplicativos de mídia social, a Yubo é particularmente amigável aos adolescentes, com uma comunidade dedicada aos usuários de 13 a 17 anos. E a Yubo investiu recursos significativos para tornar a plataforma um espaço seguro para os usuários. Há um Hub de Segurança que os usuários podem acessar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para relatar preocupações ou fazer perguntas. Há também o monitoramento humano e algorítmico do conteúdo para resolver rapidamente quaisquer violações doE os usuários que compartilham informações pessoais em um chat, como seu número de telefone, receberão um alerta de segurança pop-up para educá-los sobre riscos.

Este foco é refrescante, dado o número de plataformas que se tornaram espaços inseguros onde os utilizadores (particularmente mulheres e pessoas de cor) enfrentam assédio e ameaças. Embora a Yubo não ofereça publicidade ou oportunidades para parcerias de marca, é um exemplo de como as expectativas dos utilizadores em torno da segurança e privacidade estão a mudar.

Triller

Lançado em 2015, Triller é uma aplicação de partilha de vídeos onde os utilizadores podem gravar e editar pequenos vídeos, que podem ser sincronizados com música usando inteligência artificial. Esta funcionalidade torna-a particularmente popular entre os músicos, e Triller conta entre os seus utilizadores celebridades como Justin Bieber, Cardi B, e Post Malone.parte do Triller Fight Club.

Com sua ênfase na música e nos vídeos de sincronização labial, Triller é um competidor claro do TikTok. Em 2020, este novo aplicativo de mídia social explodiu depois que a Índia baniu o TikTok, e ganhou 29 milhões de usuários durante a noite. No entanto, o aplicativo também admitiu inflar seus números de usuários no passado, tornando difícil saber exatamente o quão popular ele é.

Por maior que seja agora, a Triller pretende crescer e tornar-se mais do que um concorrente TikTok. Recentemente implementaram novas funcionalidades para os criadores, incluindo uma que permite aos utilizadores gravar e transmitir a partir das câmaras frontais e traseiras dos seus iPhones. E em Março de 2022, anunciaram a aquisição da Julius, uma plataforma de marketing influente. A aquisição sinaliza queA Triller leva a sério a construção de oportunidades para que as marcas cheguem ao público e realizem campanhas na plataforma.

BeReal

Se você está cansado da "Realidade Instagram" de filtros, photoshop e operações fotográficas falsas que dominam as redes sociais, então BeReal pode ser para você.

Mas o que é BeReal exatamente? Criada na França em 2019, a missão deste aplicativo é criar "uma nova e única maneira de descobrir quem são realmente os seus amigos". Eis a premissa:

Todos os dias, numa hora aleatória, a BeReal envia-lhe uma notificação de que está na hora de ser real. Depois tem 2 minutos para tirar uma foto do que quer que esteja a fazer (na verdade são duas fotos ao mesmo tempo, usando as câmaras da frente e de trás do seu telefone).

Sem filtros. Sem edição. E só se pode fazer um novo disparo dentro daquela janela de 2 minutos.

A partir de meados de 2022, a BeReal tem apenas 30 milhões de instalações no iOS e Android. É actualmente a aplicação de rede social de topo na App Store.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.