22 maneiras de levar as suas campanhas Instagram para o próximo nível

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Os 1,28 bilhões de usuários da Instagram passam cerca de 11,2 horas por mês na plataforma. E 90% dos usuários seguem pelo menos um negócio na plataforma. Mas às vezes, o conteúdo regular da sua marca não é suficiente para se destacar. É aí que entra uma campanha da Instagram.

As campanhas de marketing da Instagram podem ajudá-lo a atingir um objetivo específico durante um período fixo. Em uma campanha, todo o seu conteúdo é alinhado e focado em um alvo específico.

Se a sua estratégia Instagram é uma maratona lenta e constante, as campanhas são como sprints. Elas utilizam mais energia em um tempo mais curto e produzem resultados e insights rapidamente.

Se você deseja lançar um produto, conectar-se com novos clientes ou construir a reputação da sua marca, uma campanha da Instagram pode ajudá-lo a atingir o seu objetivo.

Continue a ler para 22 maneiras de nivelar as suas campanhas Instagram 9 tipos diferentes de campanha, 8 dicas para causar impacto e 5 exemplos para inspirar a sua próxima campanha.

Bónus: Obter a folha de fraude publicitária da Instagram para 2022. O recurso gratuito inclui insights-chave do público, tipos de anúncios recomendados e dicas para o sucesso.

9 tipos de campanhas Instagram

Uma campanha Instagram é quando os perfis de negócios da Instagram compartilham conteúdos destinados a atingir um objetivo de marketing. Esse objetivo pode ser geral, como aumentar o envolvimento da marca. Ou pode ser mais específico, como gerar um certo número de compras.

Existem vários tipos de campanhas de marketing da Instagram, cada uma das quais é a melhor para atingir diferentes objetivos. Aqui estão nove das campanhas de marketing mais comuns da Instagram para começar.

Campanha de conscientização

Durante uma campanha de conscientização sobre a Instagram, você pretende aumentar a visibilidade do seu negócio, produto ou serviço. Para marcas emergentes, esta poderia ser uma campanha para mostrar o que há de distinto, emocionante e excepcional na sua marca.

Quanto mais utilizadores se lembrarem da sua marca, mais probabilidades têm de o escolher quando é altura de comprar.

Na verdade, 90% dos usuários da Instagram seguem pelo menos um negócio. E 23% dos usuários dizem que utilizam as mídias sociais para ver o conteúdo de suas marcas favoritas. Isso faz da Instagram uma plataforma social natural para a construção do reconhecimento da marca.

Suplemento à prova de balas da marca, impulsiona o conhecimento do seu produto através da partilha de imagens anotadas:

Ver este post na Instagram

Um posto partilhado por Bulletproof® (@bulletproof)

Campanha de teaser

Uma campanha de teaser da Instagram dá aos usuários uma visão geral do que está por vir. Use campanhas de teaser para criar intrigas e demanda por novos produtos.

A chave para uma campanha de teaser envolvente é revelar detalhes suficientes para despertar a curiosidade do seu público. Na Instagram, conteúdo envolvente é sempre fundamental, mas isso é especialmente verdade para as campanhas de teaser. Você quer parar aqueles polegares rolantes em suas pistas!

A Netflix faz um ótimo trabalho de divulgação de lançamentos, compartilhando vídeos teaser alguns dias antes que eles caiam:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado pela Netflix US (@netflix)

Campanha pela causa

Os consumidores mais jovens (como os que dominam a Instagram) se preocupam mais com o que uma empresa vende. A Geração Z e os Millennials são os mais propensos a tomar decisões baseadas em valores pessoais, sociais ou ambientais.

Uma campanha de causa é uma forma de defender os valores da sua marca e de se conectar com um público consciente, por exemplo, você pode promover um dia ou evento de conscientização ou fazer parceria com uma organização beneficente.

A marca Outerwear Patagonia compartilha frequentemente postos de campanha dirigidos a preservar grandes áreas de terra. Este posto de campanha espalha a consciência da luta para preservar Vjosa como um parque nacional na Albânia. Eles usam um posto carrossel para compartilhar vários fatos sobre a área e o apoio que já receberam. Há também um link em sua biografia para assinar a petição:

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado pela Patagônia (@patagônia)

Campanha do concurso

Os concursos Instagram geralmente envolvem uma marca a dar um produto gratuito a seguidores ao acaso. Eles são extremamente eficazes na condução do compromisso - quem não quer ganhar alguma coisa?

Você pode definir regras de entrada que apóiem seus objetivos de campanha. Por exemplo, pedir aos usuários para marcar um amigo para entrar é uma oportunidade de alcançar novos seguidores.

Veja como a marca de sorvetes sem leite Halo Top montou o seu concurso. Observe como eles estabelecem claramente os seus requisitos para a inscrição e explique qual é o prêmio:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Halo Top Austrália (@halotopau)

Campanha de engajamento

A Instagram tem taxas de engajamento muito mais altas do que outras plataformas de mídia social. Na verdade, a taxa média de engajamento de postagens no Facebook é de apenas 0,07%, em comparação com a taxa média de engajamento de 1,94% da Instagram.

As campanhas de engajamento motivam os usuários a interagir com seu conteúdo. Você medirá o engajamento rastreando essas métricas:

  • Gosta
  • Comentários
  • Acções
  • Economiza
  • Visitas de perfil

Para melhor envolver o seu público, verifique o seu Instagram Insights e veja qual o conteúdo que mais inspira o envolvimento.

Criar campanhas de engajamento memoráveis pode se parecer com isto:

  • Adicionando Adesivos Instagram Stories para inspirar respostas e DMs
  • Criação de conteúdo gravável
  • Adicionando chamadas para ação ao final de suas legendas
  • Experimentação com diferentes tipos e formatos de postagem

Dica profissional: Publicar mensagens carrossel para obter mais engajamento do público. A taxa média de engajamento para mensagens carrossel é de 3,15% - maior que a média de 1,94% para todos os tipos de mensagens.

Para criar algo digno de ser salvo, tente ensinar aos usuários algo novo. Esta pode ser uma receita, uma orientação de estilo ou uma nova rotina de exercícios. Etsy costuma compartilhar dicas de estilo em casa em um formato de carrossel fácil de ver:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por etsy (@etsy)

Campanha de vendas ou promoção

Se você quiser aumentar as conversões, execute uma campanha de vendas ou promoção Instagram.

A chave para uma campanha de sucesso é garantir que o seu público esteja pronto para comprar. É melhor realizar campanhas de vendas e promoções depois de ter construído um acompanhamento leal e empenhado através de outras campanhas.

Normalmente, as marcas usam este tipo de campanha para:

  • Promover uma venda flash ou códigos de desconto
  • Aumentar a visibilidade de um produto existente

Aqui está um exemplo de como a marca de fitness Onnit promove suas vendas na Instagram:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Onnit (@onnit)

26% dos usuários do Instagram dizem que usam a plataforma para encontrar produtos para comprar. Além disso, 44% das pessoas usam o Instagram para fazer compras semanalmente. Crie uma Instagram Shop para que você possa compartilhar postagens de compras que facilitem a compra dos seus produtos pelos usuários.

Para impulsionar as vendas de produtos, considere o uso destes recursos Instagram:

  • Cobranças Instagram - Colecções curadas que mostram novas chegadas, tendências, presentes e promoções.
  • Instagram Shopfront - Deixe as pessoas comprarem seus produtos diretamente do aplicativo Instagram com os recursos de comércio eletrônico da plataforma.
  • Etiquetas de produto - Faça postagens que podem ser compradas com Etiquetas de Produto que mostram os preços e detalhes do produto e permitem aos utilizadores adicioná-las facilmente ao seu carrinho.

O Clube de Cartazes cria postes para que os utilizadores possam facilmente navegar na sua colecção de arte actual:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado pelo The Poster Club (@theposterclub)

Dica profissional: Faça uma venda flash usando um código promocional que só é aplicável por um curto período de tempo. Descontos a curto prazo são uma maneira poderosa de conduzir pré-vendas antes do lançamento de um produto ou do inventário de turno para dar lugar a novos itens.

Campanha de conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Em campanhas de conteúdo gerado pelo usuário (UGC), você pede que as pessoas compartilhem mensagens com seus produtos e usem uma hashtag específica.

Uma campanha da UGC promove o conhecimento da sua marca através da hashtag e (bónus) fornece-lhe conteúdos frescos para publicar. Os utilizadores são frequentemente motivados a participar na esperança de que as marcas repitam as suas fotos.

A marca de roupa desportiva Lululemon encoraja os utilizadores a partilharem imagens deles usando roupa Lululemon com a #thesweatlife. A marca partilha então algumas destas imagens com os seus quatro milhões de seguidores: //www.instagram.com/p/CbQCwfgNooc/

A marca de brinquedos para cães Barkbox costuma compartilhar imagens com os amigos de quatro patas de seus clientes:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por BarkBox (@barkbox)

Campanha Influenciadora

Uma ótima maneira de alcançar mais usuários é trabalhar com influenciadores em seu nicho. 34% dos usuários de 16-24 anos (Gen Z) seguem influenciadores nas mídias sociais, por isso vale a pena tentar se as gerações mais jovens são seu público alvo.

Normalmente, no marketing influente da Instagram, você encontra blogueiros, fotógrafos ou outros criadores relevantes com um grande número de seguidores.

Dica profissional: Certifique-se de que qualquer influenciador com quem você colabora tem altas taxas de engajamento. Às vezes influenciadores com menos seguidores, mas taxas de engajamento mais altas serão mais adequadas para a sua marca.

Uma maneira de promover suas campanhas é colaborar com alguns influenciadores e fazer com que eles postem sobre sua campanha em seus canais. Isso dá exposição de sua marca para o público deles.

A marca Eyewear Warby Parker faz parceria com o músico Toro y Moi para promover a sua mais recente colecção de óculos:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Warby Parker (@warbyparker)

Considere lançar sua campanha em bobinas ou histórias também. Neste momento, 55,4% dos Influenciadores usam as Histórias Instagram para campanhas patrocinadas.

Dica profissional: Lembre-se que os posts criados por influenciadores em nome de sua marca precisam obedecer às diretrizes da FTC e ser claramente rotulados como anúncios.

Bónus: Obter a folha de fraude publicitária da Instagram para 2022. O recurso gratuito inclui insights-chave do público, tipos de anúncios recomendados e dicas para o sucesso.

Obtenha já a folha de fraude grátis!

Campanha Instagram paga

Campanhas Instagram pagas são posts (ou Histórias) que as empresas pagam para servir aos usuários. Se você tem o orçamento para rodar anúncios Instagram, você deve trabalhá-lo em sua estratégia de marketing.

Os anúncios na Instagram têm o potencial de atingir 1,48 bilhões de pessoas, ou cerca de 24% da população mundial acima de 13 anos. Além disso, 27% dos usuários dizem que encontram novos produtos e marcas através de anúncios sociais pagos.

Aqui está um exemplo de uma campanha publicitária paga da Nespresso criada com o influente Matt Adlard:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Matt Adlard (@mattadlard)

Os custos dos anúncios variam dependendo de alguns fatores como:

  • Competitividade da indústria
  • A sua segmentação
  • Época do ano (os custos dos anúncios sobem durante as épocas de compras de férias)
  • Colocação

Dependendo do seu conteúdo e objetivo, você pode escolher entre vários formatos diferentes de publicidade:

  • Anúncios de imagem
  • Anúncios de histórias
  • Anúncios em vídeo
  • Anúncios em carrossel
  • Anúncios de colecção
  • Explorar anúncios
  • anúncios IGTV
  • Anúncios de compras
  • Anúncios em bobinas

A grande variedade de formatos de anúncios significa que você pode escolher o melhor tipo que combine com os objetivos da sua campanha. O objetivo da sua campanha pode ser aumentar as conversões, inscrições, instalações de aplicativos ou o envolvimento geral.

As campanhas de anúncios Instagram também permitem que você use públicos parecidos para atingir usuários que se parecem com seus clientes. Basta carregar um público personalizado e definir parâmetros de segmentação no nível do conjunto de anúncios. Seus anúncios aparecerão na frente dos usuários que o algoritmo acha que podem se tornar clientes em potencial. (Saiba mais sobre publicidade no Facebook e Instagram em nosso guia completo)

8 dicas para criar campanhas de marketing bem sucedidas da Instagram

Agora você conhece os principais tipos de campanhas Instagram disponíveis. Mas, antes de você entrar no modo de criação, nós temos oito dicas para criar campanhas de sucesso na Instagram .

Definir metas SMART

Sempre que você estabelecer metas para a sua próxima campanha de marketing Instagram, siga as Estrutura de metas SMART.

"SMART" significa s ...Pacífico, m fácil, a ...manchável, r ealista, e t objectivos baseados na imagem.

Por exemplo, digamos que você queira fazer uma campanha para aumentar os seguidores do Instagram. Quebre essa meta:

  • Específico: Quem você quer alcançar? O que você quer que eles façam? Seja preciso em seus alvos.
  • Mensurável: Como você vai saber se você é bem sucedido? Estabeleça uma linha de base para seus seguidores atuais e engajamento para que você possa acompanhar o crescimento.
  • Atingível: O seu objectivo é realista? Pode ser medido com precisão? Os objectivos devem exigir muito trabalho, mas não devem estar fora de alcance.
  • Realista: Basear as metas no seu orçamento, na taxa de crescimento atual e na duração da campanha. Faça a sua pesquisa e não faça um plano selvagem para passar de 100 seguidores para 10.000 em duas semanas.
  • Baseado no tempo: A duração da sua campanha deve ser baseada na sua meta e no tempo que você acha que vai precisar para alcançá-la. Não estabeleça um limite arbitrário de uma semana se as suas metas forem ambiciosas, mas não faça com que seja tão longo que você perca o vapor.

Planeje o conteúdo de sua campanha

A seguir, planeje cada um dos seus posts de campanha. Crie um calendário de conteúdo de todos os posts e Histórias que você vai compartilhar todos os dias. Se você estiver alcançando os influenciadores, peça-lhes para postar em um determinado dia que faça sentido de acordo com o seu calendário.

Cada posto deve fazer sentido por si só, reforçando ao mesmo tempo a mensagem geral da campanha.

Construa sempre um plano sólido antes de lançar. Assim, será mais fácil manter um alto nível de qualidade e criatividade durante todo o processo.

Veja aqui como criar um calendário de conteúdo em menos de oito minutos:

Use carretéis e histórias

Se você só está postando imagens no feed do Instagram, você está perdendo! 58% dos usuários dizem que estão mais interessados em uma marca depois de vê-la em uma história. Além disso, as histórias de marca têm uma taxa de conclusão de 86%.

As histórias podem complementar seus posts, ou podem ser campanhas autônomas. Você também pode curar uma série de Histórias Instagram como destaques salvos que aparecem abaixo de sua biografia. Depois, quando um usuário visita seu perfil, ele pode ver todos os seus destaques salvos em um só lugar.

A marca DIY Brit + Co organiza as suas histórias em destaque em categorias como Loja, Casa e podcasts:

Fonte: @britandco

Experimente também os rolos Instagram - eles são um formato de conteúdo que permite criar e compartilhar vídeos curtos e envolventes. Ao contrário dos Instagram Stories, eles não desaparecem após 24 horas.

A marca de bolsas Anima Iris compartilha carretéis envolventes criados pelo fundador que iluminam o processo de criação:

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado por ANIMA IRIS (@anima.iris)

Mantenha-se fiel à estética da sua marca

A sua campanha deve estar sempre alinhada com a aparência geral da sua marca. Mantenha o mesmo esquema de cores e marca em todo o seu conteúdo. Depois, quando a sua campanha aparece em uma alimentação lotada, as pessoas podem dizer que é da sua marca.

O Alo Yoga mantém um aspecto e uma sensação consistente em toda a sua alimentação, o que ajuda a tornar a marca mais reconhecível:

Fonte: @Aloyoga

Defina também a voz da sua marca. Toda a sua cópia deve estar ligada ao seu visual e criar uma imagem de marca forte em geral.

Pense em criar um guia de estilo para todos os que trabalham na sua conta Instagram para que saibam como as coisas devem ficar.

Rastrear métricas que importam

Antes mesmo de lançar sua campanha Instagram, você deve identificar as principais métricas que você utilizará para avaliar seu sucesso (esse é o M em suas metas SMART).

Por exemplo, em uma campanha de conscientização, você vai querer prestar atenção ao crescimento do público, alcance, impressões e taxa de engajamento.

Há uma tonelada de métricas que você pode acompanhar nas mídias sociais, e algumas análises são exclusivas da Instagram.

Dependendo do tipo de campanha (como uma venda ou um lançamento de produto), você pode querer rastrear métricas fora da plataforma. Links rastreáveis ou códigos promocionais podem ajudar aqui.

Sempre estabeleça uma linha de base. Dessa forma, você pode medir com precisão o impacto da sua campanha.

Definir orçamentos realistas para campanhas publicitárias

Num mundo perfeito, todos teríamos orçamentos de campanha ilimitados, mas infelizmente, não costuma ser esse o caso. Por isso, é importante criar um orçamento de campanha com antecedência e mantermo-nos fiéis a ele.

Primeiro, decida se você vai pagar pelo custo por milha (CPM) - esse é o custo para cada mil impressões que o seu anúncio gera. As campanhas CPM podem ajudar a aumentar a conscientização, já que são mais sobre visibilidade e menos sobre ação.

Você também pode estruturar sua campanha em torno do custo por clique (CPC) - um preço definido para cada clique que seu anúncio gera. As campanhas CPC podem ajudá-lo a garantir que você está pagando pelas ações, não apenas pelas visualizações.

O custo exato dependerá de vários fatores.

Você também precisará considerar os custos de criação e produção do seu anúncio. Por exemplo, quanto custará atirar no seu produto? Quanto o seu influenciador escolhido cobra por poste?

Pense na sua chamada para a acção

Ao construir a sua campanha, pense no que quer que as pessoas façam depois de ver a sua campanha. Quer que elas vejam uma página de produto no seu website ou que se inscrevam para um teste gratuito? Talvez queira que elas guardem o seu post para mais tarde.

Insira um CTA claro no final da sua campanha para garantir que as pessoas seguem o caminho que você traçou para elas. Depois, se você quiser que elas comprem o seu produto ou aprendam mais sobre a sua marca, deve ser fácil para elas fazerem isso.

Por exemplo, a marca de moda Missguided pede aos utilizadores para comentarem a sua imagem favorita:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por MISSGUIDED ⚡️ (@missguided)

Se você estiver realizando uma campanha publicitária paga, use um dos botões CTA da Instagram para ajudar os usuários a darem os próximos passos.

Agende os seus postos Instagram com antecedência

Agendar suas postagens no Instagram economiza horas e garante que ninguém se esqueça de postar na hora certa. Você pode querer agendar algumas ou todas as suas postagens semanalmente, mensalmente ou trimestralmente.

Primeiro, descubra quando é o momento certo para postar conteúdo para o seu público Instagram. Se você estiver usando o SMMExpert, o Melhor Hora para Publicar A funcionalidade mostra-lhe o seu melhor momento para publicar no Instagram com base nos seus posts dos últimos 30 dias. Você também pode usar a plataforma para editar imagens nas dimensões certas e escrever a sua legenda.

Veja aqui como agendar posts e histórias Instagram usando o SMMExpert:

5 Exemplos de campanhas Instagram

Não tem certeza de como começar? Aqui estão cinco exemplos das melhores campanhas da Instagram nas redes sociais .

Ensine os usuários a fazer algo como A Lista Inkey

A marca The Inkey List compartilha o tutorial educativo passo a passo Reels. Neste, eles mostram ao seu público como cuidar melhor de sua pele.

Cada carretel é curto, fácil de seguir e apresenta passos acionáveis.

Os carretéis também apresentam seus próprios produtos, ajudando a criar consciência de sua oferta. Depois de assistir ao carretel, os usuários não só aprenderam a cuidar de sua pele, mas eles podem ser tentados a comprar os produtos da marca.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por The INKEY List (@theinkeylist)

Construa confiança compartilhando provas sociais como as fazendas da Califórnia

A marca de leite à base de plantas Califia Farms compartilha comentários brilhantes para destacar o amor de seus clientes pelo produto. Eles colocam o comentário em um fundo funky para tornar o post extra chamativo.

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado pela Fazendas Califia (@califiafarms)

A prova social é uma forma poderosa de encorajar os consumidores a confiarem na sua marca.

Afinal, se outras pessoas adoram o seu produto, por que não o fariam? Incentive os clientes a deixar comentários para que você possa transformá-los em conteúdos Instagram atraentes.

Conecte-se com seu público compartilhando sua história como Omsom

A marca alimentar Omsom humaniza a sua marca ao partilhar a sua história. Nesta curta Reel, o fundador partilha os seus valores de marca e o que é mais importante para eles.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Omsom (@omsom)

Quando as pessoas se conectam com os seus valores, é mais provável que confiem na sua oferta e façam uma compra.

Aproveite as compras sazonais como os Relógios Teletransportados

Se você está pensando em oferecer promoções de vendas ao longo do ano, não perca datas importantes de compras de férias. Em vez disso, informe todos os seus seguidores sobre os negócios que você está fazendo e por quanto tempo.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Teleport Watches (@teleportwatches)

Teleport Watches compartilha um único post de imagem para dizer aos usuários o que exatamente eles estão oferecendo para Black Friday. Tudo está claramente disposto, e os clientes são claros sobre os termos e condições.

Compartilhe algumas dicas valiosas como The Broke Black Girl

Por vezes, a melhor forma de envolver o seu público é partilhar algumas dicas que acrescentam valor às suas vidas. A activista financeira The Broke Black Girl publica dicas úteis para ajudar os utilizadores a melhorar os seus hábitos financeiros.

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado por Dasha

Embora a imagem seja um resumo rápido para os usuários pressionados pelo tempo, as pessoas interessadas em aprender mais podem se aprofundar nos detalhes em sua legenda.

Use o SMMExpert para agendar os posts da Instagram no melhor horário, responder aos comentários, acompanhar os concorrentes e medir o desempenho - tudo a partir do mesmo painel que você usa para gerenciar suas outras redes sociais. Comece hoje mesmo o seu teste gratuito.

Comece a usar

Facilmente rastrear a análise da Instagram e gerar relatórios com o SMMExpert. Poupe tempo e obtenha resultados.

Experimente de graça

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.