Como Definir e Exceder as Metas das Mídias Sociais

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Kimberly Parker

Você pode ser ótimo em fazer conteúdo atraente para as mídias sociais, mas transformar o jargão de negócios em objetivos claros de marketing de mídia social pode ser intimidante. Claro, o seu último TikTok pode estar aumentando os pontos de vista, mas como isso contribui para os resultados da sua empresa?

A maioria das empresas já sabe que o marketing nas redes sociais pode ser valioso para a sua marca. É que muitas vezes, as empresas não têm a certeza absoluta o que Esse valor é. É aí que entram os objectivos das redes sociais.

Com este guia, você será capaz de estabelecer metas claras para o marketing de mídia social. Nós o ajudaremos a descobrir o que sua empresa precisa e como o social pode ajudá-lo a chegar lá.

9 objectivos comuns de marketing nas redes sociais

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Quais são os objectivos das redes sociais?

Uma meta de mídia social é uma declaração sobre o que você quer alcançar com uma tática específica de marketing social ou toda a sua estratégia social. Boas metas de mídia social alinham com objetivos mais amplos de negócios. Exemplos de metas comuns de mídia social incluem a geração de leads, condução de tráfego para um site ou loja on-line, ou a obtenção de mais seguidores.

Os objectivos das redes sociais podem aplicar-se a qualquer coisa, desde um único anúncio ou posto orgânico até uma campanha em larga escala.

Os objectivos das redes sociais não são a mesma coisa que a sua estratégia de redes sociais. Em vez disso, pense em objectivos como componentes de uma estratégia maior.

Porque é que os objectivos de marketing nas redes sociais são importantes?

Objectivos claros nas redes sociais dão-lhe um objectivo a atingir e podem ajudá-lo a obter a adesão do seu gestor ou de outras partes interessadas.

Objectivos de marketing de redes sociais bem feitos também o vão ajudar:

  • gerir o seu orçamento,
  • estruture e racionalize o seu fluxo de trabalho,
  • prove o retorno do seu investimento em marketing ,
  • e alinhar a sua actividade nas redes sociais com os objectivos empresariais mais amplos da sua organização.

9 exemplos de objectivos de marketing nas redes sociais

As metas de mídia social que você estabelece devem sempre refletir suas necessidades específicas de negócios. Mas muitas metas podem se aplicar a quase todas as campanhas de mídia social. Algumas campanhas podem até contribuir para várias metas ao mesmo tempo.

Aqui estão alguns exemplos de objetivos comuns de mídia social e as métricas que você pode usar para medir seu sucesso. Estes podem ajudá-lo a enquadrar seu trabalho em termos concretos e acionáveis.

1. aumentar o conhecimento da marca

Construir o conhecimento da marca significa aumentar o número de pessoas que conhecem a sua marca. Este objectivo é melhor quando se lança um novo produto ou quando se entra num novo mercado.

Claro que expandir o seu público nunca dói. Mas o reconhecimento da marca é normalmente o primeiro passo no caminho para coisas maiores.

Você pode medir o conhecimento da marca nas mídias sociais com métricas específicas, como

  • Correio chegar a : Quantas pessoas viram um posto desde que foi para o ar.
  • Taxa de crescimento da audiência: O ritmo a que você ganha seguidores ao longo do tempo.
  • Potencial de alcance: O número de pessoas que podem ver um posto durante um período do relatório.
  • Parte social da voz: Quantas pessoas mencionam a sua marca nas redes sociais em comparação com os seus concorrentes.

Precisa de ajuda para rastrear o conhecimento da marca? Ferramentas especializadas de gerenciamento de mídia social, como o SMMExpert, podem ajudar.

O SMMExpert Analytics facilita a medição de métricas de reconhecimento da marca, permitindo que você rastreie métricas de várias redes sociais, tudo em um só lugar. Você pode até mesmo exportar as informações ou criar relatórios personalizados para compartilhar com colegas e stakeholders. A ferramenta coleta dados da Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn e Twitter.

Assista a este vídeo de 2 minutos para saber mais sobre como usar o SMMExpert Analytics.

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Se este é um de seus objetivos, tente canais de mídia social como YouTube, TikTok, Instagram Stories e Reels. Afinal, assistir vídeos é a quarta razão mais popular para as pessoas usarem a internet.

2. gerir a reputação da marca

O marketing de mídia social é uma das principais ferramentas que você pode usar para construir confiança na sua marca. Hoje em dia, a confiança impulsiona o crescimento. Este objetivo de mídia social mede as atitudes públicas sobre a sua marca.

As métricas para medir a reputação são como aquelas para o reconhecimento da marca. É claro, você vai rastrear menções de marca e relevante hashtags Mas também vais querer ver o que as pessoas dizem sobre ti, mesmo quando elas não o fazer marcar-te.

Ferramentas que medem o sentimento da mídia social , como o SMMExpert Insights , podem ajudá-lo a acompanhar a conversa.

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Além das tradicionais mídias sociais, pense no uso de plataformas de áudio social. Clubhouse, Twitter Spaces e Spotify podem ser ótimos para isso.

Por exemplo, 22,9% dos usuários de internet entre 16 e 64 ouvem programas ou estações de rádio online a cada semana. Esse número é ainda maior (39,6%) se estivermos falando de serviços de transmissão de música. Captar a atenção dos usuários nessas plataformas permite construir a reputação da sua marca.

3. aumentar o tráfego para o seu site

Os objetivos de marketing de mídia social não se limitam a ações que acontecem no social. O seu site é um jogador-chave em sua estratégia de mídia social. Isso importa se você está tentando aumentar as vendas ou mover as pessoas para baixo do seu funil de marketing de mídia social.

Medir o tráfego do site em análise é relativamente simples. No entanto, aqui estão algumas das principais métricas que você deve ficar de olho:

  • Tráfego para o seu site É óbvio, mas não se esqueça de limitar os seus relatórios ao período mais relevante. Este pode ser diário, semanal ou mensal. Se tiver um número de base para comparar o tráfego, melhor ainda!
  • Referências de rede. O monitoramento de referências pode ajudá-lo a determinar qual plataforma está funcionando melhor.
  • Inscrições por e-mail Quando o seu tráfego social chegar ao seu site, eles estão se inscrevendo para receber mais conteúdo seu?

Dica profissional: Para mais informações sobre o acompanhamento do ROI das redes sociais através do Google Analytics , consulte o nosso guia!

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4. melhorar o envolvimento da comunidade

O engajamento é qualquer tipo de interação visível com sua marca nas mídias sociais. Por exemplo, gostos, comentários e ações em suas postagens são todas as formas de engajamento.

O engajamento é por vezes considerado uma métrica de vaidade, mas isso nem sempre é verdade. Estes sinais mais suaves podem ajudá-lo a acompanhar o quão bem o seu conteúdo atende às necessidades do seu público-alvo. Melhorar o engajamento significa melhores interações em quantidade ou qualidade com o seu público.

Existem várias formas de calcular as taxas de engajamento em mídias sociais. Aqui estão alguns exemplos:

  • Taxa de engajamento por alcance (ERR) A percentagem de pessoas que escolheram interagir com o seu conteúdo depois de o ver. Você pode calcular isso por postagem individual ou calculá-lo em média ao longo do tempo.
  • Taxa de engajamento por postos (posto ER) Similar ao ERR, mas mede a taxa que o seu seguidores se envolver com o seu conteúdo.
  • Taxa de compromisso diário (ER diário) Com que frequência os seus seguidores se envolvem com a sua conta em um diariamente base.

Se os cálculos te fizerem girar a cabeça, temos-te a ti. A calculadora de noivado grátis do SMMExpert pode fazer o trabalho por ti!

Você também pode usar uma ferramenta analítica de mídia social como o SMMExpert para ter sempre à mão os mais atualizados insights de engajamento e construir facilmente relatórios de engajamento para provar a eficácia de sua estratégia social.

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5. impulsionar as conversões ou as vendas

Uma conversão é quando um usuário entra em ação nos seus posts nas mídias sociais ou no seu site. Isso pode significar a assinatura de uma newsletter, o registro de um webinar ou a realização de uma compra.

Se a sua presença nas redes sociais não se está a traduzir em vendas, tente concentrar-se na conversão.

Dependendo das suas metas comerciais específicas, você pode medir a conversão de várias maneiras:

  • Taxa de conversão : O número de visitantes que, após clicarem num link do seu post, tomam medidas numa página dividida pelo total de visitantes dessa página.
  • Taxa de click-Through (CTR) : Quantas vezes as pessoas clicam no link de chamada para ação no seu post.
  • Taxa de conversão das redes sociais : A percentagem do total de conversões das redes sociais.
  • Taxa de salto (Infelizmente, esta não é a frequência com que você ouve a Big Freedia .)

Plataformas sociais ou campanhas com ferramentas de compras integradas são ótimas para metas de conversão. Estas incluem Pins de Produtos Pinterest, Facebook Shops, Instagram Shops, TikTok, e Shopify.

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6. Gerar pistas

Nem toda interação nas mídias sociais resultará em uma venda - e tudo bem. Se você quiser encher seu funil com clientes potenciais, você pode querer estabelecer um objetivo para gerar mais leads sociais .

Campanhas geradoras de liderança produzem qualquer informação que o ajude a acompanhar um utilizador das redes sociais. Isso inclui nomes, endereços de e-mail, profissões, empregadores, ou outras informações que partilhem.

As pistas são um tipo específico de conversão. Por isso, os dois objectivos são úteis em situações semelhantes. Também são medidos de forma semelhante.

Em geral, o Facebook é a melhor plataforma para gerar leads. Esta vantagem vem de seu enorme tamanho de audiência e sofisticadas ferramentas analíticas.

Para saber mais sobre a geração de leads de alta qualidade, elaboramos um guia dedicado aos leads das mídias sociais.

7. prestar um serviço ao cliente

A sua presença social não se resume a atrair novos clientes. É também um lugar para manter os clientes que já tem. Os objectivos de melhorar o serviço ao cliente nas redes sociais podem assumir uma variedade de formas, incluindo:

  • Estabelecer um novo canal de apoio ao cliente nas redes sociais
  • Reduzir os tempos de espera
  • Aumentar a satisfação do cliente

A medição do sucesso do seu serviço social de atendimento ao cliente dependerá do seu objetivo. Normalmente, você usará dados de testemunhos de clientes e inquéritos de satisfação de clientes .

Medidas internas como o número de solicitações de serviço atendidas por representante de atendimento ao cliente também pode ser útil.

Plataformas de redes sociais conversacionais como Twitter e Facebook são um bom lugar para focar em seus objetivos de atendimento ao cliente.

Se você não tem tempo ou capacidade de equipe para responder todas as perguntas sobre mídias sociais, automatize! Um chatbot de mídia social como o Heyday ajudará você a agilizar seu trabalho e nunca deixará uma pergunta do cliente sem atendimento, não importa o tamanho da sua equipe.

8. obter insights de mercado com escuta social

Se a sua principal prioridade é descobrir o que você precisa saber, você pode querer estabelecer um objetivo para melhorar a escuta social do seu negócio .

A escuta social é um processo em duas etapas. Primeiro, acompanhe a atividade de mídia social relevante para a sua marca. Depois, analise essa informação para obter insights sobre a sua empresa ou indústria.

As principais métricas a seguir na escuta social incluem

  • A marca menciona Quantas pessoas estão a falar da sua marca?
  • hashtags relevantes As pessoas que participam em conversas são relevantes para a sua marca ou indústria?
  • Concorrente menciona Com que frequência as pessoas falam de seus concorrentes (e o que eles estão dizendo)?
  • Tendências da indústria O interesse nos seus principais produtos está a aumentar? Precisa de girar para responder a novas exigências?
  • sentimento social Qual é o tom geral da conversa sobre social?

Objetivos claros de escuta social podem ajudá-lo a se envolver mais efetivamente com seu público. Eles também ajudam a mostrar o valor do marketing social da próxima vez que o orçamento da próxima temporada for feito.

Atrair candidatos para as posições em aberto

Utilizar as redes sociais para preencher vagas em aberto na sua empresa é outro tipo de conversão. Neste caso, você está visando um tipo particular de interação do usuário: enviar um currículo.

Ao recrutar para uma posição aberta, as conversões de qualidade são caminho O LinkedIn é normalmente (mas nem sempre!) a sua melhor aposta para encontrar um público comprometido.

Ao rastrear o recrutamento social, fique de olho em métricas como estas:

  • Número de pistas por plataforma A Instagram está enviando mais candidatos do que o LinkedIn?
  • Fonte de aluguer Uma vez tomada a decisão de contratação, reveja de onde veio o candidato. Talvez essa inundação de leads gerados pelo Instagram tenha sido, na sua maioria, spam.

Estabelecer metas SMARTer nas redes sociais em 5 etapas

Estabeleça metas de mídia social que o levem onde você precisa estar, tornando-os SMART. Eles devem ser s ...Pacífico, m fácil, a ...manchável, r elevador e limitado no tempo .

Específico

O que exatamente Quer alcançar? É bom começar com uma direção geral, mas tente ser o mais preciso possível.

Por exemplo, você não quer apenas aumentar o tamanho do seu público. Você quer aumentar o número de seguidores que você tem no LinkedIn. Lá, isso é específico!

Mensurável

Como você vai saber quando tiver alcançado seu objetivo? Um objetivo mensurável usa métricas sociais específicas para definir o sucesso.

Agora precisamos de adicionar alguns números ao nosso objectivo de exemplo acima. Digamos que você quer duplo o número de seguidores do LinkedIn. Boom, o objetivo agora é mensurável!

Atingível

Pode ser tentador apontar alto mas não se prepare para o fracasso. Se você acabou de lançar mas quer chegar a um milhão de dólares em vendas na próxima semana, você pode estar sonhando um pouco grande demais.

Vamos verificar no nosso exemplo de meta. A duplicação dos seus seguidores do LinkedIn é uma meta atingível? Neste caso, você vai querer olhar para o crescimento da sua conta nos últimos meses. Certifique-se de que o seu desempenho histórico suporta a sua meta.

Relevante

O objectivo encaixa num plano maior? Lembre-se, os objectivos são apenas uma parte da sua estratégia global de marketing de redes sociais. Cada objectivo deve ajudar a apoiar os objectivos do seu negócio.

Se você é um comerciante de mídia social B2B, muito bom! Neste caso, focar em uma plataforma focada em negócios como o LinkedIn faz sentido.

Time-bound

Se o seu objectivo não tem uma data de vencimento, é mais fácil de adiar. Queremos ter a certeza que cumprimos estes objectivos das redes sociais, por isso não se esqueça de estabelecer uma linha temporal para a sua conclusão.

Nós começamos por querer aumentar o tamanho do seu público. Agora, sabemos que você quer dobrar seus seguidores do LinkedIn dentro de seis meses. Nosso objetivo de exemplo agora se encaixa nos critérios SMART!

Quais são os seus objectivos nas redes sociais?

Não importa seus objetivos mais amplos de marketing nas mídias sociais, os objetivos SMART de mídia social podem ajudá-lo a ter sucesso. Na pior das hipóteses, você aprenderá com seus erros!

Se você quer se tornar um especialista em definição de metas para o marketing de mídia social, nós podemos ajudar. O curso de Certificação em Marketing Social do SMMExpert tem uma seção sobre definição de metas estratégicas.

Use o SMMExpert para atingir seus objetivos de mídia social em todas as plataformas. Agende e publique posts facilmente, interaja com seu público, monitore conversas sobre sua marca e meça o desempenho com análise em tempo real - tudo a partir de um painel de controle.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.