FAQ Chatbot: A melhor forma de poupar tempo no atendimento ao cliente

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Kimberly Parker

Está farto de responder às mesmas perguntas uma e outra vez?

Está farto de responder às mesmas perguntas uma e outra vez?

Estás farto de responder... Estava a brincar. Vamos parar.

Você já sabe como é irritante responder a perguntas repetidas. Você pode poupar-se da dor de cabeça automatizando o seu serviço de atendimento ao cliente com chatbots FAQ. E você estará em boa companhia - a indústria de chatbot gerou cerca de $83 milhões em 2021.

Você também estará colhendo benefícios do eCommerce como melhores taxas de resposta, aumento das vendas e uma equipe feliz que está livre para fazer um trabalho qualificado.

Este artigo irá guiá-lo através do quê, como e porquê das FAQ chatbots. Depois termine com a nossa recomendação de chatbot favorito (spoiler, é o nosso produto-irmã Heyday!)

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O que é um chatbot FAQ?

Os chatbots FAQ são bots concebidos para responder a perguntas comuns que as pessoas têm sobre um produto ou serviço. Muitas vezes, estes chatbots são utilizados em websites ou em aplicações de atendimento ao cliente. A sua capacidade de automatizar pode aliviar tarefas de trabalho intensivo como responder a perguntas repetidas.

A maioria dos chatbots para negócios - pelo menos os que usam Processamento de Linguagem Natural - são programados para entender como os humanos se comunicam com ferramentas como a IA. Eles podem fornecer respostas a perguntas mesmo que sejam feitas de forma diferente do que foram originalmente programadas.

Você pode integrar chatbots em suas plataformas de mídia social, como Facebook e Instagram.

As FAQ chatbots podem ser muito úteis, mas também têm as suas limitações. Por exemplo, podem não ser capazes de compreender perguntas mais complexas, ou podem dar respostas sem sentido se a pergunta não estiver formulada correctamente. Não deve usá-las para apresentar desculpas ao seu cônjuge, escrever os seus votos de casamento, ou como terapeuta substituto.

Os chatbots FAQ ainda são um trabalho em curso (não somos todos?), mas eles vão-se tornando mais refinados à medida que continuarem a evoluir.

Porquê usar as FAQ chatbots?

Os chatbots baseados em FAQ têm muitos benefícios - nomeadamente, melhoram a produtividade do escritório. Com menos tempo a responder às mensagens, está livre para trabalhar para outros objectivos de negócio e gastar tempo com o seu marketing ou vendas. Aqui estão cinco razões benéficas para se apanhar um bot.

Poupe tempo e custos de mão-de-obra

Tempo e dinheiro. É a principal razão pela qual qualquer pessoa faz qualquer coisa - incluindo chatbot FAQ.

A automação de perguntas comuns evita que sua equipe tenha que responder manualmente, o que os libera para realizar outras tarefas, economizando tempo e dinheiro.

Evitar erros humanos

Os maiores chatbots flex têm sobre humanos é que eles não cometerão os mesmos erros que um humano cometeria. Os chatbots FAQ só responderão às perguntas com a informação que você lhes deu. Então, se essa informação estiver correta, então eles irão transmitir a informação correta aos seus clientes.

Além disso, eles não podem ser rudes ou inadequados - a menos que você os torne assim, o que poderia ser uma tática de marketing divertida. Mas, um chatbot nunca vai chicotear seus clientes, mesmo quando eles são antagônicos.

Fonte: Conheça o seu Meme

Suporte multilingue

Se você tem clientes em um país multilíngüe, como o Canadá, a capacidade de responder em francês e inglês aumenta a sua base de clientes.

Aumente as suas vendas

Os seus clientes seguem muitas vezes uma viagem natural até à conversão. Um chatbot FAQ pode ajudar a levá-los até lá. Se eles vierem até si com uma pergunta específica como, "Envia para o Canadá?" Pode programar o seu chatbot para responder, depois direccione o seu consumidor para um sítio onde ele possa gostar de ir, "Sim, gostamos. Já viu a nossa colecção de casacos de Inverno?"

Aumente a sua taxa de resposta

Quando é automatizado, a sua taxa de resposta será muito elevada. As pessoas adoram a gratificação instantânea - como ter uma resposta a pedido - e este amor transbordará para a sua marca.

Fonte: Heyday

Numa nota semelhante, os bots evitam que os seus clientes tenham de deixar a página que estão a procurar outro Facilitar às pessoas a obtenção do que querem, e elas vão te amar por isso.

Tipos de chatbots FAQ

Existem três tipos principais de chatbots FAQ:

  1. Baseado em regras
  2. Independente (Palavra-chave), e
  3. IA Conversacional

Chatbots baseados em regras

Estes chatbots dependem de determinados dados e regras que ditam como eles respondem. Você pode pensar que este bot funciona como um fluxograma. Dependendo do pedido inserido, ele levará seu cliente a um caminho que você definiu.

Por exemplo, se um cliente digitar "Como faço uma devolução?" o seu chatbot pode levá-lo a ver em que direção deve fluir com perguntas como "você tem um número de pedido, sim ou não?

Estes robôs não podem aprender de forma independente e podem ser facilmente confundidos com pedidos fora da norma.

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Fonte: Major Tom

Chatbots independentes (palavra-chave)

Estes chatbots da IA usam a aprendizagem da máquina para servir os seus clientes. Eles analisam os dados que o seu consumidor insere, produzem uma resposta apropriada, e depois enfiam algumas palavras-chave na mistura.

IA Conversacional

A IA Conversacional usa processamento de linguagem natural e compreensão da linguagem natural para simular a conversação humana.

Estes robôs não só aprendem por si próprios, mas também podem compreender as nuances e levar uma conversa com a sua clientela. Vá até aqui para uma visão aprofundada da IA conversadora e de como ela funciona.

O que procurar ao escolher um chatbot FAQ

Compreensão

Por isso, se a compreensão é importante para o seu chatbot de perguntas frequentes, você vai querer escolher um que possa compreender o contexto.

Capacidade de estar onde seus usuários estão

Seus usuários podem ter perguntas em todas as áreas do seu site e em todos os pontos de contato. A última coisa que você quer é que eles saltem porque não havia um chatbot disponível para responder. Certifique-se de que seu bot tenha capacidades omnichannel e de página.

Capacidade de conversação e raciocínio

Os seus clientes vão notar se o seu chatbot não consegue conversar. Você também vai querer que o seu bot seja capaz de descobrir as coisas sozinho - para que você passe menos tempo corrigindo bugs ou corrigindo erros. Um chatbot inteligente, baseado em FAQs de conversação, vai lhe dar um ROI positivo dado tempo.

Ninguém faz melhor IA conversacional do que o Heyday, um chatbot IA multilingue especializado em comércio electrónico e negócios de comércio social (mas que também funciona para muitos outros tipos de negócios). Se procura um exemplo de chatbot FAQ de excelência, esta é a nossa melhor escolha.

Como automatizar as FAQs com o Heyday

Heyday é uma plataforma de mensagens para os retalhistas que "combina o poder da IA Conversacional com o toque humano da sua equipa para proporcionar experiências de cliente 5 estrelas em escala".

Com suas habilidades de conversação humanamente semelhantes, o chatbot da Heyday responde as mesmas perguntas repetitivas às quais sua equipe de suporte está cansada de responder. Ele libera sua equipe para fazer tarefas significativas, mantendo-as engajadas durante o dia de trabalho.

Fonte: Heyday

O Heyday opera com um chatbot de automatização sempre ligado. Este pequeno bot ajudou empresas de alta conversão como a David's Tea, cujos funcionários relataram uma redução de 30% em e-mails e telefonemas no primeiro mês. No geral, a David's Tea experimenta uma taxa de automatização de 88% de perguntas frequentes.

Fonte: Heyday

O produto empresarial personalizado funciona bem para varejistas multilocais (como o David's Tea) e sites de comércio eletrônico de alto volume em mais de 50.000 visitantes mensais. Mas para comerciantes Shopify de qualquer e todos os tamanhos, você pode facilmente automatizar as respostas às perguntas frequentes com nossos modelos de resposta rápida com o aplicativo Heyday.

Para começar a automatizar suas FAQs com o Heyday, primeiro escolha o plano adequado para a sua organização. Se você estiver usando o aplicativo Shopify, o Heyday se integrará automaticamente à sua loja em 10 minutos. Depois, seus clientes podem interagir imediatamente com ele para obter respostas automatizadas às FAQs. Fácil de usar.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.