Experiência: Os Tweets com Links Obtêm Menos Envolvimento e Menos Alcance?

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Os tweets sem links ganham mais tração no Twitter? A equipe de mídia social do SMMExpert tinha um palpite que eles têm. Então eles decidiram testar a teoria para descobrir.

Tenho testado diferentes tipos de tweets para ver como eles se comportam (em termos de engajamento) a partir do canal @hootsuite.

Nossos posts mais bem sucedidos POR FAR têm sido posts sem linhas. Sem CTAs, sem sites, nada. Apenas compartilhando pensamentos ou informações úteis como texto simples.

- Nick Martin 🦉 (@AtNickMartin) 4 de dezembro de 2020

Além disso, nós desempacotamos os resultados com o especialista em engajamento social global da SMMExpert, Nick Martin.

Será que o algoritmo do Twitter favorece os tweets que mantêm as pessoas na plataforma? Ou será que os tweets sem linha são apenas o que as pessoas querem?

Provavelmente um pouco de ambos. Mas só há uma maneira de descobrir: vamos entrar nisso.

Bónus: Faça o download do plano gratuito de 30 dias para fazer crescer o seu Twitter seguindo rápido, uma apostila diária que irá ajudá-lo a estabelecer uma rotina de marketing no Twitter e acompanhar o seu crescimento, para que você possa mostrar ao seu chefe os resultados reais após um mês.

No marketing das redes sociais, muitas vezes confiamos demasiado em dados para informar ideias, mas por vezes é preciso uma ideia ou uma observação para descobrir uma tendência de dados.

Neste caso, o especialista em engajamento social global do SMMExpert, Nick Martin, notou quando @SMMExpert tweeted sem links, os tweets pareciam ter mais engajamento do que os tweets que incluem links: "É apenas algo que nós tropeçamos", diz ele.

Como definimos "tweets sem linkless"? Para os propósitos desta experiência, definimos um tweet sem linkless como um tweet que contém apenas texto simples. Isso significa que não há imagens, vídeos, GIFS, enquetes, ou mesmo hashtags e @ menções. E obviamente, não há links curtos, links longos ou outros links de qualquer tipo. Apenas palavras.

Metodologia

Para esta experiência solta, a equipe de mídia social da SMMExpert realizou sua estratégia habitual no Twitter, que inclui tweets com e sem links.

Entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, o período de 15 semanas que medimos, a conta do SMMExpert publicou 568 tweets. Quando eliminamos as respostas e os tweets, terminamos com 269 tweets Cerca de 88% destes tweets contêm uma ligação.

Em outras palavras, quase 9 em cada 10 tweets enviados da conta do SMMExpert durante este período contêm um link.

Há algumas variáveis dignas de nota. Dentro deste prazo, vários tweets do SMMExpert foram promovidos para anúncios pagos. Nenhum deles eram tweets sem linha. .

A equipe de mídia social do SMMExpert também usou o Amplify, uma ferramenta de defesa dos funcionários, para aumentar o envolvimento em tweets selecionados. Mais uma vez, nenhum deles era tweets sem linha.

Em suma, os tweets ligados tinham a vantagem.

Visão Geral da Metodologia

Prazo: 15 semanas (Outubro 2019-Janeiro 2021)

Número de tweets: 269

Porcentagem de tweets sem linha: 12%

Tweets ligados: Alguns pagos + Amplificar

Tweets sem fios: Orgânicos

Resultados

Para comparar o desempenho dos tweets com e sem links, utilizamos o Twitter Report no SMMExpert Analytics. A partir da tabela do Twitter, os tweets podem ser classificados por Retweets, Replies, e Likes.

TL;DR: Tweets sem ligações, em média, têm mais envolvimento e alcance. Mais da metade (56%) dos SMMExpert mais envolvidos com tweets não continha ligações a fontes externas .

Isso é bastante significativo considerando que apenas 12% dos tweets do SMMExpert durante o período da experiência eram linkles - e eram todos orgânicos. O tweet número 1 mais apreciado e retweetado por um tiro no escuro - foi um tweet sem linkless de uma frase com um total de 11 palavras ou 67 caracteres.

Vamos olhar um pouco mais de perto para os resultados.

Resultados baseados em retweets

Fonte: SMMExpert

Cinco dos oito primeiros a maioria dos tweets retweeted são sem linha. Em perspectiva, isso seria como a Cidade do Vaticano (o país menos povoado do mundo) ganhar a maioria das medalhas de ouro nas Olimpíadas. Os tweets sem fio estão claramente a dar murros muito acima do seu peso.

Se a Taylor Swift pudesse partilhar as suas dicas de produtividade, isso seria óptimo.

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 10 de dezembro de 2020

Lembre-se, não só existem muito menos tweets sem linha, como muitos tweets ligados foram promovidos ou apoiados pela Amplify, o que é o caso de todos os três tweets ligados aqui.

"Se deixássemos um poste vinculado sem aumentá-lo, ele nunca receberia o nível de engajamento que nossos postes sem linha recebem", explica Martin.

Resultados com base em gostos

Fonte: SMMExpert

Aqui outra vez, cinco dos oito primeiros os tweets mais apreciados não têm linha Se você incluir a resposta ao tweet do McDonalds, os tweets sem linha são responsáveis por 75% dos tweets mais apreciados do @SMMExpert.

Se você tem rolado o Twitter infinitamente, pegue este Tweet como um sinal para fechar o aplicativo e vá ler um livro, ou assar brownies, ou fazer literalmente qualquer outra coisa.

Não há problema em estar offline de vez em quando.

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 5 de dezembro de 2020

É o equivalente ao Gritty a patinar sozinho em círculos à volta do melhor turno de hóquei de cinco jogadores que os Philadelphia Flyers lhe poderiam atirar. Isso é muita coragem.

Bónus: Faça o download do plano gratuito de 30 dias para fazer crescer o seu Twitter seguindo rápido, uma apostila diária que irá ajudá-lo a estabelecer uma rotina de marketing no Twitter e acompanhar o seu crescimento, para que você possa mostrar ao seu chefe os resultados reais após um mês.

Obtenha o guia grátis agora mesmo!

Flyers vs Flyers tem-me CONFLITADO pic.twitter.com/NdBdjuwpue

- Gritty (@GrittyNHL) 11 de janeiro de 202

O que significam os resultados?

A maioria dos tweets sem linha do SMMExpert são uma mistura de gracejos e lembretes. Quase todos eles ostentam a personalidade amigável da marca SMMExpert, de língua em bico.

"Tentamos fazer com que cada poste seja emocionante", diz Martin. "Queremos ser inspiradores, humorísticos ou puxar um pouco os cordões do coração".

Então o que faz esta fórmula clicar? Aqui está a nossa análise:

Ligar CTAs pode impedir o engajamento

A razão mais óbvia pela qual os tweets sem linha superam os tweets ligados é que normalmente há uma chamada para a ação envolvida com estes últimos. "Quando não há CTA, não há expectativas", diz Martin. "Não estamos tentando empurrar nada, estamos apenas nos juntando a uma conversa".

O mesmo! Os tweets parecem ter o melhor desempenho para mim quando não está a pedir nada, apenas vibrações haha

- Meg (@MegVClark) 5 de dezembro de 2020

Chamadas para "clique aqui" ou "leia este artigo" podem distrair as pessoas de bater no coração, retweet, ou responder ícones. Isso pode ser bom se as conversões são o que você quer, mas como o algoritmo do Twitter favorece o engajamento, um CTA direto pode dificultar o alcance do seu tweet.

Tweets sem ligação podem aumentar os níveis globais de envolvimento

Desde que começamos a enviar mais tweets sem linha, vimos os níveis de noivado dos nossos posts no CTA subirem um pouco", diz Martin.

É difícil explicar aos executivos que tudo não precisa de um CTA e/ou hashtag. Podemos criar engajamento da maneira antiga - conversação, entregando uma mensagem/info - sem pedir ao público para fazer algo. As técnicas tradicionais podem ser aplicadas aos comunicadores modernos.

- Ryan Hansen (@RPH2004) 5 de dezembro de 2020

Procure encontrar um equilíbrio entre tweets ligados e tweets sem linha.

"Quando você constrói comunidade e empurra CTAs com menos freqüência, isso faz com que sua chamada para as ações pareça mais valiosa e importante", diz Martin.

O algoritmo do Twitter pode favorecer os tweets sem linha

Martin suspeita que os tweets sem linha também são provavelmente favorecidos pelo algoritmo do Twitter: "Um tweet sem um link nele não vai direcionar as pessoas para longe do Twitter", diz ele.

E o algoritmo do Twitter favorece os tweets que se envolvem.

Os gestores de redes sociais são os mais engraçados no chat do grupo porque vivem online e conhecem todas as memes. Isto é um facto.

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 14 de janeiro de 202

Vale a pena tocar num tópico de tendências

Na sua maioria, as marcas devem se concentrar em seus temas de especialização: "Entenda o que sua marca fala e seja dono desse tema", diz Martin.

Dessa forma, quando há uma oportunidade de compartilhar a perspectiva da sua marca em relação a um assunto de tendências, você pode.

Quem é o marketing 🐐 e porque é que é o Ryan Reynolds?

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 2 de dezembro de 2020

Um pouco de personalidade vai muito longe.

"Quando se acrescenta personalidade, já não se é uma marca sem rosto", explica Martin. "É por isso que acho que a Wendy's se saiu tão bem. Têm sido um excelente exemplo de uma marca que se afastou com sucesso de soar robótica nas redes sociais".

Alguém lá fora já tem todos os seus postos marcados para 2021 e só queremos dizer que admiramos a sua confiança.

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 30 de dezembro de 2020

As imagens nem sempre aumentam o envolvimento

A sabedoria convencional das mídias sociais nos diz que uma imagem cativante é necessária para chamar a atenção, mas nem sempre é o caso, pelo menos no Twitter.

"Em nossos testes, tweets sem linha com uma imagem ou um GIF não funcionam tão bem quanto texto simples, pelo menos no momento", diz Martin. O mesmo vale para os hashtags.

Não tenho encontrado muito sucesso com hashtags ultimamente.

As pessoas precisam de estar à procura deles para trabalhar, e pessoalmente, não sigo muitos hashtags a não ser que seja para um chat no Twitter. Sabes?

- Nick Martin 🦉 (@AtNickMartin) 4 de dezembro de 2020

Menos é mais quando se trata de contagem de palavras

Tomadas quentes, um só, aumento da moral, e declarações incisivas são o que a comunidade Twitter destaca.

"Os posts que funcionam melhor para nós são muitas vezes apenas uma frase", diz Martin. "Não sejas muito demorado. Se for um muro de texto, as pessoas podem rolar por ele."

Este é um lembrete de saúde mental para o Marketing Twitter.

Nem todos os posts nas redes sociais têm de se tornar virais. Estás a ir muito bem 👍

- SMMExpert 🦉 (@hootsuite) 23 de Setembro de 2020

Nunca subestime o efeito Swift

Se aprendemos alguma coisa aqui, é que os Swifties estão sempre à espera. O tweet do SMMExpert sobre o Taylor Swift foi o mais popular de todos os relatos.

Portanto, se a Taylor Swift pudesse partilhar as suas dicas de popularidade, isso também seria óptimo.

Conclusão

Então, como explicar o ROI dos hot takes em sua próxima reportagem de mídia social? A mídia social pode ser estranha e maravilhosa (e horrível). Na maioria das vezes, os profissionais de marketing social têm os caprichos dos algoritmos e as pessoas para agradecer por isso.

Mas quando você dá um passo longe dos dados, só faz sentido que tweets sem uma agenda de vendas façam melhor do que aqueles com uma. Então considere adicionar um pouco de personalidade e construção de comunidade à sua estratégia do Twitter.

Assim, quando chegar a hora do lançamento, você pode ter mais pessoas ouvindo

Gerencie sua presença no Twitter junto aos seus outros canais sociais e economize tempo usando o SMMExpert. A partir de um único painel, você pode agendar e publicar posts, engajar seu público e medir o desempenho. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Toda a sua análise das redes sociais em um só lugar Use o SMMExpert para ver o que está funcionando e onde melhorar o desempenho.

Teste grátis por 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.