Cresça seu negócio com o Facebook Marketplace: Guia + Dicas

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Kimberly Parker

Facebook Marketplace lançado em 2016 como um lugar para as pessoas comprarem e venderem dentro de suas comunidades. Pense na Craigslist, mas com o Messenger.

Claro, o Facebook Marketplace pode ter começado como uma venda de garagem online. Hoje em dia, é uma central de comércio eletrônico. A plataforma recebe cerca de um bilhão de visitantes mensais. Como essas pessoas já estão navegando, eles provavelmente são compradores potenciais altamente motivados.

As empresas podem aproveitar a personalização avançada, criar listas amigas do telemóvel e construir campanhas publicitárias.

Então, como funciona o Facebook Marketplace? Como as empresas podem vender e anunciar na plataforma? Leia o nosso guia completo sobre os benefícios do Facebook Marketplace para as empresas.

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O que é o Facebook Marketplace?

O Facebook Marketplace é um canal de compras online. É uma plataforma de comércio eletrônico onde os usuários do Facebook podem comprar e vender itens um do outro localmente.

Você pode acessar o Facebook Marketplace no aplicativo móvel do Facebook e no desktop:

  • Em móvel, tocar no três linhas verticais no canto inferior direito do ecrã. A partir da página de atalhos, vá para a Ícone do mercado perto da parte de baixo do ecrã.

  • Em área de trabalho, clicar sobre o ícone da montra localizado na barra de navegação superior. Você também pode clicar no Mercado no Facebook no menu do lado esquerdo.

O Facebook Marketplace organiza listagens em 19 categorias incluindo:

  • Vestuário
  • Electrónica
  • Entretenimento
  • Jardim & Campismo; ao ar livre
  • Passatempos
  • Bens de casa
  • Suprimentos para animais de estimação
  • Brinquedos & jogos

Os compradores podem filtrar as buscas por preço e localização Os vendedores podem até guardar as listas para referência futura. dez imagens nas listas e anúncios do Facebook Marketplace.

Os clientes interessados podem enviar mensagens aos vendedores directamente no Messenger.

Como você pode usar o Facebook Marketplace para o seu negócio?

O Facebook Marketplace é uma ferramenta poderosa para qualquer negócio de varejo. Conhecer seus casos de uso ajudará você a aproveitar ao máximo suas características.

Listar inventário de varejo

Use o Facebook Marketplace para listar todo o inventário de varejo da sua loja. As marcas de beleza podem listar produtos, enquanto as concessionárias de automóveis podem listar seus veículos em estoque.

Exibir itens de uma loja no Facebook ou Instagram

Se você tem uma Loja no Facebook ou Instagram, você pode adicionar o Marketplace como canal de vendas e alcançar mais pessoas.

A ativação do checkout do Facebook permite que os clientes comprem através do Marketplace sem sair da plataforma.

Vender a partir de uma conta comercial

Qualquer pessoa pode vender itens no Facebook Marketplace. As contas comerciais só têm acesso a mais recursos.

As contas de negócios do Facebook podem:

  • Anuncie sua loja ou itens no Marketplace para alcançar mais pessoas, mesmo que seu negócio não esteja listado diretamente no Marketplace.
  • Crie uma loja com a sua Página de Negócios e venda como um negócio (limitado a vendedores e itens elegíveis).
  • Mostrar inventário para itens de varejo, veículos e ingressos para eventos.

Colocar anúncios que correm no Marketplace

Os anúncios no Facebook Marketplace aparecem na alimentação quando alguém navega.

Estes anúncios têm a vantagem de chegar às pessoas enquanto elas já estão a fazer compras. O seu anúncio aparece ao lado de outros produtos e serviços relevantes. Os clientes interessados podem saber mais no Marketplace ou clicar no seu website.

Os anúncios no Marketplace aparecem com um Patrocinado rótulo:

Fonte: Facebook Business Guide

7 benefícios do Facebook Marketplace para os negócios

Como o Facebook tem como objetivo conectar pessoas, o Marketplace é um ótimo lugar para construir relacionamentos com os clientes.

O Facebook Marketplace também atrai um bilhão de visitantes mensais, o que o torna ideal para colocar seus produtos na frente de mais pessoas.

Aqui estão os oito vantagens principais de usar o Facebook Marketplace para negócios.

1. aumentar a visibilidade da sua marca

Aumentar a visibilidade da marca é uma das formas mais rápidas de aumentar as vendas. E o Facebook Marketplace pode ajudar colocar a sua marca e os seus produtos à frente de novos compradores.

Na verdade, um milhão de usuários compram nas Lojas do Facebook a cada mês. As marcas também estão obtendo grandes resultados. Algumas relatam valores de pedidos que são 66% maiores através das Lojas do que em seus sites.

A melhor parte? Os visitantes do Facebook Marketplace já estão à procura de produtos para comprar. Só tens de te certificar que eles vêem o teu primeiro.

Para ter o seu produto na frente dos compradores interessados, aproveite As 19 categorias do Facebook:

Estas categorias de nível superior dividem-se em subcategorias específicas :

Coloque os seus produtos em categorias que atraiam o seu público-alvo, para que eles tenham mais probabilidade de encontrar os seus itens enquanto navegam.

Apontar para aumente o seu perfil no Facebook Marketplace seguindo Quanto mais pessoas seguirem seu negócio, mais seus itens aparecerão nos feeds das pessoas. Faça isso publicando imagens claras do produto e escrevendo descrições informativas do produto.

Os anúncios do Facebook que você cria para seus produtos também aparecem no Marketplace.

Depois de expandir a sua base de clientes no Facebook, é hora de se concentrar na construção de relações fortes com os clientes.

2. construir relações mais fortes com os clientes

O Facebook é uma plataforma peer-to-peer, por isso você tem uma oportunidade única de construir relacionamentos com compradores em tempo real.

As vendas que começam no Facebook Messenger permitem que você se conecte diretamente com os clientes. Além disso, as pessoas têm 53% mais chances de comprar de uma empresa que elas podem enviar mensagens.

O Facebook oferece aos clientes sugestões de perguntas, mas eles também podem enviar suas próprias mensagens para os vendedores:

Construa a confiança dos clientes respondendo rapidamente às perguntas e fornecendo todas as informações solicitadas.

Sam Speller, o fundador do Kenko Matcha, diz que a interação um-a-um é uma enorme vantagem:

"Antes do Facebook Marketplace, não havia lugar onde compradores e vendedores pudessem interagir diretamente uns com os outros. Agora, os clientes podem iniciar suas transações imediatamente, sem passar por intermediários. - Sam Speller

Se a sua caixa de entrada começar a transbordar, um chatbot pode ajudar a garantir que você está respondendo em tempo hábil.

Chatbots como o suporte Heyday sugerindo produtos relacionados e respondendo a perguntas de clientes. Se estiver a fazer malabarismos com mensagens de várias fontes, a Heyday pode ajudar. A aplicação combina chats de clientes do Facebook, e-mail e WhatsApp numa só caixa de entrada.

3. é grátis para listar produtos

O Facebook Marketplace não cobra um único centavo aos vendedores. A listagem é gratuita, não importa quantos produtos você listar. Você também não precisa pagar nada para manter uma conta ou listagem de produtos. Você só paga uma taxa quando vende um produto.

A taxa de venda do Facebook é 5% por remessa ou um taxa fixa de $0,40 para envios de $8,00 ou menos Esta taxa de venda inclui impostos e o custo de processamento do pagamento. Também se aplica a todas as transações de checkout para todas as categorias de produtos no Facebook e Instagram.

Lembre-se de que as listas do Facebook Marketplace devem seguir as Políticas Comerciais e os Padrões Comunitários da plataforma.

4. testar a listagem de novos produtos/serviços

Como é grátis para listar produtos, o Facebook Marketplace é um ótimo lugar para testar idéias de venda de produtos.

O Facebook faz o targeting para você, então é mais fácil testar se um novo produto tem ressonância no seu público-alvo principal.

Tente usar Mercado para experimentar diferentes estratégias de preços Depois veja como o seu público reage a aumentos de preços ou descontos.

Dica profissional: Considere oferecer ao seu público acesso exclusivo a descontos através do Facebook Marketplace. É uma boa maneira de fidelizar os clientes.

5. toque na personalização do Facebook

O Facebook permite que você tenha como alvo pessoas que tenham comprado na sua loja ou que sigam a sua página. Você também pode alcançar novos compradores que se ajustem ao perfil do seu público principal.

O As Escolhas de Hoje apresenta produtos relevantes com base no histórico de navegação de um usuário:

O Procurar para Comprar exibe produtos relevantes com base nas comunidades às quais os usuários pertencem.

Você também pode usar os anúncios do Facebook para visar pessoas que tenham comprado na sua loja ou que sigam a sua página Estas pessoas são mais propensas a comprar de você novamente.

Para fazer isso, você poderia criar um público semelhante ou um público alvo de interesse em anúncios:

6. listagens móveis amigáveis

O Facebook Marketplace cria automaticamente listagens amigáveis para celulares. 98% dos usuários do Facebook fazem login usando seus celulares e 81,8% das pessoas somente acesse a plataforma via celular.

Felizmente, você não precisa se preocupar em adaptar sua lista para atrair esses usuários móveis.

7. identificar as preferências dos clientes e os produtos mais vendidos

O Facebook Marketplace torna mais fácil descobrir que tipos de produtos são mais populares. Dessa forma, você pode fazer previsões de vendas mais precisas e estocar itens populares.

Para ver o que está vendendo o melhor no Facebook Marketplace, passe por categorias. Aqui você pode ver quais produtos são os mais vendidos em suas categorias.

Você também pode identificar produtos populares visitando páginas de negócios. Sempre que você clicar em uma página, você verá que os produtos de melhor desempenho aparecem primeiro.

Como vender no Facebook Marketplace como um negócio

Existem três opções principais para vender no Facebook Marketplace como um negócio. Aqui estão instruções passo a passo sobre como configurar o Facebook Marketplace para negócios.

1. mostrar inventário para itens de varejo

Empresas e usuários regulares do Facebook podem facilmente listar itens de varejo no Facebook Marketplace.

1. para começar, clique em Criar nova listagem localizado no menu de navegação à esquerda.

2. em seguida, seleccione o seu tipo de lista .

3. escolha até 10 fotos. fotos de alta qualidade são sempre as melhores!

4. adicionar um título, preço, subcategoria , condição , descrição e disponibilidade de produto .

5. você também pode optar por adicionar o cor , etiquetas de produto e número de unidade para estocagem Se você quiser, você pode fazer o seu localização aproximada público.

É melhor preencher todos os detalhes. Os compradores interessados querem ver todas as informações que precisam antes de tomar uma decisão.

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2. exibir itens da sua loja no Facebook

O Facebook Shops recebe um total de 250 milhões de visitantes mensais. É um enorme canal de compras que pode dar-lhe uma presença unificada através do Facebook, Instagram e Facebook Marketplace.

Antes de poder começar, você precisa configurar um checkout no Facebook para a sua loja.

Para adicionar Marketplace como um canal de vendas:

1. vá ao Gerente Comercial e selecione a sua loja.

2. no menu do lado esquerdo, clique em Configurações .

3. clique Bens de Negócios .

4. seleccione Habilitar Mercado .

Os produtos elegíveis aparecem no Marketplace dentro de 24 horas.

3. vender como um negócio no Marketplace

Isto só está disponível para seleccionar vendedores neste momento. O Facebook está a lançar este novo recurso de venda Marketplace ao longo de 2022. Em vez de ligar o Marketplace à sua conta pessoal no Facebook ou Loja, você poderá vender como um negócio no Marketplace.

Como anunciar no Facebook Marketplace

Anunciar os seus produtos no Facebook Marketplace pode ajudar a sua empresa a atingir mais compradores. Actualmente, os anúncios Marketplace atingem uma enorme audiência global de 562 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os anunciantes relatam um grande aumento nas taxas de conversão em comparação com as colocações de anúncios na alimentação.

Fonte: Guia de negócios do Facebook

Como bónus adicional, os seus anúncios aparecerão em Alimentação também.

Aqui está o nosso guia passo-a-passo para configurar anúncios no Facebook Marketplace.

1. ir para a ferramenta Gerenciador de Anúncios

Faça login no Facebook Ads Manager. Selecione seu Objetivo da Campanha .

Escolha entre estas categorias:

  • Consciência da marca
  • Alcance
  • Tráfego
  • Vídeos
  • Geração de chumbo
  • Respostas ao evento
  • Mensagens
  • Conversões
  • Vendas por catálogo
  • Tráfego da loja

Depois clique em Continuar .

2. defina o seu orçamento e horário

Escolha entre definir um vitalício ou orçamento diário Decida a data de início da sua campanha publicitária e seleccione uma data de fim.

3. escolha o seu público

Defina o seu targeting através de opções de customização como:

  • Localização
  • Idade
  • Gênero

Você também pode ter como alvo qualquer audiência salva que você possa ter.

4. decidir sobre a colocação do seu anúncio

Escolha entre Automático ou Manual Colocações.

Colocações automáticas Deixe que o sistema de entrega do Facebook divida o seu orçamento em várias colocações. A plataforma irá colocar os seus anúncios onde eles provavelmente terão melhor desempenho.

Colocações Manuais significa que você escolhe os lugares para mostrar o seu anúncio.

O Facebook recomenda o uso de Colocações automáticas Se você escolher Colocações manuais, tenha em mente que você não poderá anunciar somente no Marketplace. Toda campanha de anúncios do Facebook deve incluir Feed.

Clique Próximo quando acabares.

5. escolha o formato criativo do seu anúncio

Adicione a mídia e o texto para o seu anúncio. Você pode modificar a mídia e o texto para cada colocação de anúncio também.

Não se esqueça de acrescentar:

  • Imagens ou vídeos
  • Texto principal
  • Manchete
  • Descrição

As especificações de vídeo e imagem recomendadas são as mesmas do Feed. Tenha em mente que você não pode recortar ou carregar criativos exclusivos para anúncios no Marketplace. Certifique-se de que o tamanho do anúncio esteja correto antes de carregar suas imagens.

A seguir, escolha o seu botão de chamada para ação .

6. escolha o seu destino

Decida para onde quer enviar as pessoas quando elas clicarem no seu botão CTA .

7. publicar e aguardar por revisão

Depois de completar estes passos, clique em Publique .

As pessoas podem então ver o anúncio quando navegarem no Marketplace no aplicativo móvel do Facebook.

E isso é o fim da configuração de anúncios no Facebook Marketplace!

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.