O Guia para Principiantes no Teste A/B nas Mídias Sociais

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Kimberly Parker

Os testes A/B nas redes sociais são uma ferramenta poderosa para fazer os melhores anúncios para a sua situação específica.

O teste A/B remonta aos dias anteriores à Internet. Os marqueteiros de correio directo utilizavam-no para realizar pequenos testes numa fracção das suas listas de contactos antes de se comprometerem com os custos massivos de impressão e envio de uma campanha completa.

Nas redes sociais, os testes A/B produzem insights em tempo real. Quando você faz disso uma parte regular da sua campanha de mídia social, você pode refinar suas estratégias em tempo real.

Este artigo irá ajudá-lo a compreender o que é o teste A/B e como fazê-lo funcionar para a sua marca.

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O que é o teste A/B?

O teste A/B (também conhecido como split testing) aplica o método científico à sua estratégia de marketing. Nele, você testa pequenas variações no seu conteúdo de mídia social para descobrir o conteúdo que melhor alcança o seu público.

Para realizar os testes A/B, também conhecidos como testes divididos, você separa seu público em dois grupos aleatórios. Cada grupo é então mostrado uma variação diferente do mesmo anúncio. Depois disso, você compara as respostas para determinar qual variação funciona melhor para você.

Dependendo da sua estratégia de mídia social, você pode usar diferentes métricas para medir o sucesso da maneira que for mais relevante para você.

Ao fazer este tipo de teste social, certifique-se de mudar apenas um elemento nas duas variações. Você está medindo a reação do seu público ao anúncio inteiro. Se você variar a imagem e a manchete, por exemplo, então você não saberá qual é responsável pelas diferenças na recepção dos dois anúncios. Se você quiser testar muitos elementos, você terá que realizar vários testes.

Por que fazer testes A/B nas redes sociais?

Os testes A/B são importantes porque ajudam a descobrir o que funciona para o seu contexto específico. Há muitos estudos que analisam quais são as estratégias de marketing mais eficazes em geral. As regras gerais são um ótimo lugar para começar, mas as melhores práticas gerais nem sempre são as melhores em todas as situações. Ao fazer seus próprios testes, você pode transformar idéias gerais em resultados específicos para a sua marca.

O teste lhe informa sobre os gostos e aversões específicos do seu público. Ele também pode lhe informar sobre as diferenças entre seções específicas do seu público. Afinal, as pessoas que o seguem no Twitter podem não ter as mesmas preferências que as pessoas que o seguem no LinkedIn.

Você pode obter insights de A/B testando qualquer tipo de conteúdo, não apenas anúncios. Testar seu conteúdo orgânico também pode fornecer informações valiosas sobre o conteúdo que vale a pena pagar para promover.

Com o passar do tempo, você ganhará insights sobre o que funciona melhor para você em cada rede social. Mas você deve continuar testando pequenas variações, mesmo quando você acha que tem uma fórmula vencedora. Quanto mais você testar, melhor será a sua compreensão.

O que você pode fazer no teste A/B?

Você pode A/B testar qualquer componente do seu conteúdo de mídia social, mas vamos olhar para alguns dos elementos mais comuns a serem testados.

Postar texto

Há muitas coisas sobre o tipo e estilo de linguagem nos seus posts nas redes sociais que você pode testar. Por exemplo:

  • Comprimento de postagem (número de caracteres)
  • Estilo de postagem: uma cotação versus uma estatística chave, por exemplo, ou uma pergunta versus uma declaração
  • Uso de emoji
  • Uso de um dígito para os posts vinculados a uma lista numerada
  • Uso da pontuação
  • Tom de voz: casual versus formal, passivo versus ativo, e assim por diante.

Fonte: @IKEA

Fonte: @IKEA

Nestes dois tweets, a IKEA manteve o mesmo conteúdo de vídeo, mas variou a cópia do anúncio que o acompanha.

A manchete e a descrição em uma pré-visualização do artigo ligado são altamente visíveis e importantes para testar. Tenha em mente que você pode editar a manchete na pré-visualização do link, para que ela não tenha que ser a mesma que a manchete no seu site.

Apelos à acção

A sua chamada à acção (CTA) é outra parte importante do seu marketing. É onde você pede aos leitores para se envolverem. Fazer isto correctamente é fundamental, por isso não se esqueça de aperfeiçoar a melhor CTA através de testes de redes sociais A/B.

Fonte: Facebook

A World Surf League tem mantido a mesma estrutura de anúncios, mas cada versão tem Instalar Agora como a CTA, enquanto a outra tem Use o aplicativo .

Uso de imagem ou vídeo

Embora a pesquisa sugira que os posts com imagens e vídeos tenham o melhor desempenho geral, é importante testar essa teoria com seu público. Por exemplo, você poderia testar:

  • Apenas texto versus posts com imagem ou vídeo
  • Imagem regular versus GIF animado
  • Fotos de pessoas ou produtos versus gráficos ou infográficos
  • Duração do vídeo

Fonte: @seattlestorm

Fonte: @seattlestorm

Aqui, a Seattle Storm fez duas abordagens diferentes para as imagens na sua promoção de fotografar o guarda Jewell Loyd. Uma versão usa uma única imagem, enquanto a outra usa duas imagens dentro do jogo.

Formato do anúncio

Teste diferentes formatos para ver quais são mais eficazes para o seu conteúdo. Por exemplo, na sua publicidade no Facebook, talvez anúncios carrosséis funcionem melhor para anúncios de produtos, mas um anúncio local com um botão "Obter Direções" funciona melhor quando você está lançando uma nova loja.

A/B testando os formatos de anúncios do Facebook uns contra os outros pode ajudá-lo a determinar quais usar para cada tipo de promoção.

Hashtags

Os Hashtags podem aumentar o seu alcance, mas será que incomodam o seu público ou diminuem o seu envolvimento? Você pode descobrir com os testes das redes sociais A/B.

Não teste apenas usando uma hashtag versus não usando nenhuma hashtag. Você também deve testar:

  • Múltiplas hashtags versus uma única hashtag
  • Que hashtags da indústria resultam no melhor compromisso
  • Colocação de Hashtag dentro da mensagem (no final, no início, ou no meio)

Se você usa um hashtag de marca, certifique-se de testá-lo contra outros hashtags da indústria, também.

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Público-alvo

Este é um pouco diferente. Em vez de mostrar variações do seu post ou anúncio para grupos semelhantes, você mostra o mesmo anúncio para públicos diferentes para ver o que obtém uma melhor resposta.

Por exemplo, anúncios A/B testando no Facebook podem mostrar que alguns grupos reagem bem a anúncios de redirecionamento, mas outros os acham assustadores. Teorias de teste como essa podem dizer exatamente como segmentos específicos de audiência reagem.

As opções de direcionamento variam de acordo com a rede social, mas você geralmente pode segmentar por gênero, idioma, dispositivo, plataforma e até mesmo características específicas do usuário, como interesses e comportamentos on-line.

Os seus resultados podem ajudá-lo a desenvolver campanhas especializadas e uma estratégia para cada público.

Elementos de perfil

Isso também funciona um pouco diferente. Você não está criando duas versões diferentes e enviando-as para grupos distintos. Em vez disso, você deve monitorar seu perfil em uma determinada rede social para estabelecer um número básico de novos seguidores por semana. Depois, tente mudar um elemento, como sua imagem de perfil ou sua biografia, e monitorar como a sua nova taxa de seguidores muda.

Tente publicar o mesmo tipo de conteúdo e o mesmo número de posts durante as semanas dos seus testes para minimizar a influência dos seus posts e maximizar o impacto da mudança de perfil que você está testando.

A Airbnb, por exemplo, freqüentemente atualiza a imagem do perfil deles no Facebook para coordenar com eventos ou campanhas sazonais. Você pode apostar que eles testaram para garantir que essa estratégia ajude, ao invés de prejudicar, seu envolvimento no Facebook.

Conteúdo do site

Você também pode usar os testes de mídia social A/B para ajudá-lo a tomar decisões sobre o conteúdo do seu site.

Por exemplo, as imagens de mídia social A/B podem fornecer uma noção do que funciona melhor com uma proposta de valor particular. Você pode usar essa informação para influenciar qual imagem colocar na página de destino para a campanha relevante.

Só não se esqueça de testar para ter certeza de que a imagem funciona tão bem no site quanto nas mídias sociais.

Como fazer um teste A/B nas redes sociais

O processo básico dos testes A/B permaneceu o mesmo durante décadas: testar pequenas variações uma de cada vez para descobrir o que funciona melhor neste momento para o seu público actual.

A grande notícia é que as redes sociais tornaram tudo muito mais fácil e eficiente, para que você possa fazer testes na hora, em vez de esperar meses para que os resultados cheguem pelo correio.

Lembre-se: a idéia é testar uma variação contra outra, depois comparar as respostas e escolher um vencedor.

Aqui está a estrutura básica de um teste A/B nas redes sociais:

  1. Escolha um elemento para testar.
  2. Procure no conhecimento existente idéias sobre o que funcionará melhor - mas nunca tenha medo de desafiar suposições.
  3. Crie duas variações com base no que sua pesquisa (ou seu instinto) lhe diz. Lembre-se de ter apenas um elemento diferente entre as variações.
  4. Mostre cada variação a um segmento dos seus seguidores.
  5. Acompanhe e analise os seus resultados.
  6. Escolha a variação vencedora.
  7. Compartilhe a variação vencedora com toda a sua lista, ou teste-a contra outra pequena variação para ver se você pode melhorar ainda mais os seus resultados.
  8. Compartilhe o que você aprendeu em toda a sua organização para construir uma biblioteca de melhores práticas para a sua marca.
  9. Comece o processo de novo.

Melhores práticas para os testes A/B a ter em mente

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Saiba quais são os seus objectivos nas redes sociais

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Tem uma pergunta clara em mente

Os testes A/B mais eficazes são aqueles que respondem a uma pergunta clara. Ao desenhar um teste, pergunte-se "por que estou testando este elemento em particular".

Aprenda o básico das estatísticas

Mesmo que você não tenha um histórico de pesquisa quantitativa, um pouco de conhecimento sobre a matemática por trás dos seus testes sociais irá longe demais.

Se você está familiarizado com conceitos como significância estatística e tamanho da amostra, você será capaz de interpretar seus dados com mais confiança.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.