Coleta de Dados em Mídias Sociais: Por que e como você deve fazer

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Kimberly Parker

Uma das maiores vantagens da mídia social para os marqueteiros é a capacidade de reunir dados em tempo real. Os dados da mídia social podem ajudá-lo a avaliar o sucesso inicial de uma campanha em apenas algumas horas após o seu lançamento. Com o passar do tempo, ele fornece insights mais detalhados sobre seu negócio e sua indústria, para que você possa aproveitar ao máximo o tempo e os recursos que você investe em marketing social.

A pesquisa de dados nas redes sociais também lhe dá insights chave sobre o seu público. Você pode aprender que tipo de conteúdo eles gostam, quando querem vê-lo e onde passam seu tempo online.

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O que são os dados das redes sociais?

Os dados das redes sociais são qualquer tipo de dados que podem ser recolhidos através das redes sociais. Em geral, o termo refere-se a métricas e demográficas das redes sociais recolhidos através de ferramentas analíticas em plataformas sociais.

Os dados de mídia social também podem se referir a dados coletados de conteúdo que as pessoas publicam nas mídias sociais. Este tipo de dados de mídia social para marketing pode ser coletado através de ferramentas de escuta social .

Porque é que a recolha de dados nas redes sociais é tão importante?

Como qualquer estratégia de negócios, o marketing de mídia social é mais eficaz quando seus objetivos e planos são baseados em dados reais.

A análise de dados das redes sociais fornece informações que ajudam a entender o que está funcionando. Ainda mais importante, você verá o que está não trabalhar, para que você possa tomar as decisões de negócios certas e refinar sua estratégia à medida que avança.

A coleta de dados de mídia social pode ajudá-lo a personalizar sua estratégia de marketing de mídia social para cada rede social. Ainda mais especificamente, você pode personalizar sua estratégia por localização ou demografia.

Aqui estão algumas das questões que a pesquisa de dados nas redes sociais pode ajudar a responder:

  • Qual é o perfil demográfico dos seus seguidores em cada plataforma social?
  • Que horas do dia o seu público é mais activo nas redes sociais?
  • Com que hashtags é mais provável que o seu público se envolva?
  • O seu público prefere imagens ou vídeos?
  • Em que tipo de conteúdo seu público está interessado?
  • Com que assuntos o seu público precisa de ajuda?
  • Que cargos orgânicos de melhor desempenho você deve pagar para impulsionar?

Você também pode usar as mídias sociais para realizar testes A/B. Isso ajuda a refinar sua mensagem de marketing elemento por elemento para que você possa aumentar seu ROI.

Finalmente, os dados das redes sociais ajudam-no a provar o valor dos seus esforços nas redes sociais. Com uma recolha de dados adequada no local, pode ligar as redes sociais aos resultados reais do negócio como vendas, subscrições e reconhecimento da marca.

Que dados de mídia social você deve rastrear?

Os dados das redes sociais que você quer rastrear dependerão dos seus objetivos de negócios.

Se você quer usar as mídias sociais para construir o reconhecimento da marca, você pode estar mais interessado em rastrear o compromisso. Se o seu objetivo é criar vendas, você provavelmente vai querer rastrear as conversões.

Aqui estão alguns dos dados brutos mais importantes que você pode coletar através das mídias sociais:

  • Engajamento: Cliques, comentários, ações, etc.
  • Alcance
  • Impressões e visualizações de vídeo
  • Contagem de seguidores e crescimento ao longo do tempo
  • Visitas de perfil
  • Sentimento da marca
  • Quotas sociais de voz
  • Dados demográficos: idade, sexo, localização, idioma, comportamentos, etc.

O primeiro passo para desenvolver um plano eficaz de análise de dados de mídia social é estabelecer metas SMART. Em seguida, é decidir quais pontos de dados você irá rastrear para medir o progresso em direção às suas metas.

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Aqui está um resumo de como seus objetivos, seus dados de mídia social e análises se unem para formar sua estratégia de mídia social:

Como rastrear dados de mídia social para marketing

Então, onde você pode obter esses dados? A maioria das plataformas sociais tem análises integradas. Elas fornecem dados básicos sobre o desempenho da sua conta e a demografia do público.

Mas para tirar o máximo proveito dos seus dados de mídia social, é importante ter uma visão unificada. Veja como fazer isso acontecer.

Reúna dados com uma ferramenta de análise de dados das redes sociais

Uma ferramenta de análise de mídia social como o SMMExpert Analytics dá a você uma visão completa dos seus dados de mídia social através das plataformas. Isso fornece um contexto importante para seus dados, pois você pode ver como seu público reage em diferentes canais e refinar sua estratégia específica da plataforma.

Para grandes equipes de marketing de mídia social com necessidades mais profundas de análise de dados, o SMMExpert Impact rastreia diretamente os dados de mídia social até os objetivos do negócio e fornece referências competitivas úteis.

Para mais opções, confira nosso post completo sobre ferramentas de análise de dados em mídias sociais.

Registe as suas descobertas

Os esforços de coleta de dados nas mídias sociais podem ser esmagadores se você não tiver um sistema para gravar toda a informação.

Criamos um modelo gratuito de análise de dados de mídia social para rastrear seus dados em uma planilha Excel ou Google Sheet. Ele permite que você registre seus dados de mídia social para várias plataformas e compare os resultados com seus objetivos alvo.

Compartilhe os resultados em um relatório de mídia social

Para usar seus dados de mídia social para planejamento e análise de marketing, você precisa compilar os dados em um formato fácil de digerir que as principais partes interessadas possam entender.

Programas analíticos como o SMMExpert Analytics irão criar relatórios personalizados para você. Prefere criar seu relatório de mídia social manualmente? Temos um modelo de relatório social gratuito que você pode usar para criar uma apresentação profissional dos seus dados de mídia social.

5 dicas para a coleta de dados em mídia social inteligente

1. conhecer os seus objectivos e KPIs

Como mencionamos acima, os dados das redes sociais são mais úteis quando olhados no contexto de objetivos reais do negócio e indicadores-chave de desempenho (KPIs). Quando você tem objetivos em vigor, você pode usar os dados das redes sociais para acompanhar o seu progresso e procurar áreas onde você pode precisar melhorar.

Mas sem objetivos no lugar, seus dados sociais carecem de contexto. Claro, você será capaz de ver se os pontos de dados individuais estão se movendo em uma direção positiva ou negativa. Mas você não será capaz de entender o quadro geral.

Não sabe por onde começar com a definição de objectivos? Temos nove exemplos de objectivos para começar.

2. rastrear dados sociais específicos da plataforma

Dissemos que os dados das redes sociais podem dar-lhe uma grande visão unificada da sua estratégia social multiplataforma. Também o podem ajudar a obter uma visão realmente granular sobre a sua estratégia para cada plataforma social.

Por exemplo, você começará a ver tendências que o guiarão para os melhores momentos para publicar em cada uma de suas contas sociais (SMMExpert pode ajudar nesta frente com sugestões automatizadas do melhor momento para publicar baseadas em seus próprios dados de mídia social).

Você também começará a entender seus seguidores em cada canal de mídia social, o que pode ajudá-lo a construir personas do comprador para melhor atingir seu público.

3. estabelecer um programa de escuta social

A escuta social pode fornecer outro conjunto de dados de mídia social para você extrair. Os dados de que falamos até agora chegam através de suas próprias propriedades sociais. A escuta social pode ajudá-lo a descobrir dados de usuários de mídia social que não têm nenhum relacionamento com sua marca.

Também pode ajudar a contextualizar os seus dados de mídia social dentro da sua indústria.

Por exemplo, a escuta social pode fornecer dados como, por exemplo:

  • Quantas pessoas estão a falar do seu negócio ou dos seus produtos online (quer o marquem ou não nos seus posts)
  • Quantas pessoas estão a falar dos seus concorrentes
  • Que tipos de interesses e preocupações as pessoas expressam quando falam da sua indústria nas redes sociais
  • Como as pessoas se sentem em relação ao seu último lançamento de produto (também conhecido como análise dos sentimentos)
  • Se os seus concorrentes estão a realizar alguma promoção ou lançamento que você precisa de abordar

Você também pode ser criativo com suas estratégias de escuta social. Pense em maneiras pelas quais os posts nas mídias sociais das pessoas poderiam ajudar a fornecer dados úteis para o seu negócio.

Por exemplo, os pesquisadores descobriram que poderiam usar a mineração de dados de mídia social para prever os padrões de tráfego matinal ou obter insights sobre a saúde mental dos estudantes universitários. Para empresas, a mineração de dados de mídia social pode ajudar a prever a demanda e melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos.

Em um exemplo específico, um estudo sobre dados de mídia social em Ottawa, Canadá, descobriu que dados de escuta social poderiam ser usados para identificar os atributos que os residentes locais acham mais importantes quando recomendam onde comprar produtos frescos. Essas informações poderiam ajudar a orientar as mensagens de marketing dos produtos e mercearias locais, ou mesmo o design da loja.

De acordo com o relatório SMMExpert Social Trends 2022, a escuta social fornece dados sociais valiosos sobre as comunidades existentes online:

"As marcas mais inteligentes em 2022 vão explorar as comunidades de criadores existentes para aprender mais sobre seus clientes, simplificar a criação de conteúdo e construir a consciência e afinidade da marca".

O mesmo relatório constatou que 48% dos marqueteiros concordam fortemente que a escuta social aumentou em valor para a sua organização.

4. garantir o cumprimento das regras

Mais de um terço dos utilizadores da Internet em todo o mundo (33,1%) tem preocupações sobre o uso indevido dos seus dados pessoais online.

Se você trabalha em um setor regulamentado, há preocupações específicas sobre privacidade e conformidade de dados que você precisa gerenciar. Mas privacidade e segurança de dados são questões que todos os gerentes de mídia social devem ter em mente.

Por exemplo, o Pixel do Facebook é uma ferramenta útil para coletar dados de mídia social. Ele rastreia conversões e como as pessoas se comportam quando clicam no seu site. Ele usa cookies, então se você implementar esta ferramenta, você precisa incluir uma divulgação no seu site dizendo às pessoas como você usa cookies e compartilhar dados coletados através deles.

Os requisitos de privacidade e segurança de dados variam de acordo com a região. Fale com a sua equipa jurídica ou de compliance sobre quaisquer preocupações específicas e não se esqueça de rever os termos de serviço para cada plataforma social.

5. foco na personalização (mas não muito)

Os dados das redes sociais permitem personalizar os anúncios sociais com estratégias como remarketing ou segmentação demográfica, mas cuidado para não ir longe demais.

Metade dos internautas americanos disseram que as marcas que usam dados pessoais na publicidade os ajudam a descobrir coisas que lhes interessam. E 49% disseram que torna mais fácil encontrar os produtos e serviços que mais lhes interessam. Mas 44% disseram que isso pode parecer invasivo.

Fonte: eMarketer

Da mesma forma, o Gartner encontrou mensagens sociais que incorporam demasiados pontos de dados sociais que podem ser percebidos como "assustadores". Eles descobriram que a melhor maneira de usar os dados sociais para personalização é criar mensagens adaptadas para serem úteis com base em até três dimensões de dados de clientes.

Por exemplo, eu vejo regularmente anúncios no meu feed Instagram para serviços de entrega de alimentos vegan em Vancouver. Esses são anúncios bem direcionados baseados em alguns pontos de dados (localização e comportamentos). No entanto, eu também vejo ocasionalmente manchetes personalizadas como, "Mulheres em Vancouver nascidas antes de 19XX precisam saber disso". Isso, meus amigos, é assustador.

Como você encontra o equilíbrio certo? Como o relatório Gartner sugere, as pessoas estão muito mais receptivas a que seus dados sejam usados para beneficiá-las (o usuário) do que o comerciante. Ajude o cliente potencial de forma genuína a obter o maior benefício dos dados das mídias sociais sem assustá-lo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.