As Técnicas de Otimização de Mídias Sociais mais Fáceis de Experimentar Agora

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Kimberly Parker
5 áreas de optimização das redes sociais a focar

A otimização de mídias sociais (SMO) ajuda os empresários, criadores de conteúdo e comerciantes de mídias sociais a tirar o máximo proveito de sua presença nas mídias sociais.

Entender como otimizar seus perfis e posts para obter o máximo de retorno pode parecer assustador, mas nós elaboramos uma lista de táticas simples que não envolvem pesquisa complicada de palavras-chave ou exigem conhecimentos técnicos.

Continue lendo para saber como fazer:

  • Melhore a visibilidade da sua marca em plataformas de redes sociais
  • Obtenha mais engajamento em suas postagens
  • Aumente o tráfego do seu site a partir dos seus perfis sociais
  • Fazer mais vendas a partir das redes sociais
  • E mais!

Bónus: Obtenha um modelo de estratégia de mídia social gratuito para planejar rápida e facilmente sua própria estratégia. Use-o também para acompanhar os resultados e apresentar o plano ao seu chefe, colegas de equipe e clientes.

O que é a optimização das redes sociais?

A optimização das redes sociais é o processo de melhorar os seus postos sociais (ou toda a sua estratégia de redes sociais) para alcançar melhores resultados: crescimento mais rápido dos seguidores, maiores níveis de envolvimento, mais cliques ou conversões, etc.

A otimização das mídias sociais pode envolver muitas técnicas e táticas diferentes, que variam em escopo e complexidade, como por exemplo:

  • Melhorias básicas em um nível de posto individual, por exemplo, fazer uma pergunta envolvente em uma legenda do posto ou escolher um visual mais de "polegar para baixo".
  • Melhorias de alto nível, por exemplo, redefinindo o tom de voz da sua marca nas redes sociais

Em qualquer caso, a otimização das mídias sociais deve ser baseada em análise de desempenho, pesquisa de audiência e da concorrência e/ou insights coletados através da escuta social.

Pense no SMO como uma oportunidade para você analisar e ajustar o que você tem feito nas mídias sociais para que elas tenham um desempenho ainda melhor.

Benefícios da optimização das redes sociais

Aqui está o que as táticas corretas de otimização de mídia social podem fazer pelos seus esforços em mídia social:

  • Faça crescer os seus seguidores a um ritmo mais rápido
  • Compreender o seu público a um nível mais profundo
  • Aumentar a notoriedade da marca nas redes sociais
  • Melhorar o alcance nas redes sociais
  • Melhore a qualidade dos seus contatos nas mídias sociais
  • Venda mais produtos e serviços através de canais sociais
  • Aumente a sua taxa de compromisso

5 áreas de optimização das redes sociais (e técnicas para as melhorar)

Para o olho destreinado, a presença de uma marca nas mídias sociais pode parecer sem esforço, mas há muita coisa que acontece nos bastidores para garantir que as contas das mídias sociais estejam sendo usadas da maneira mais eficaz possível.

Existem 5 áreas-chave da sua estratégia social para se concentrar na optimização com diferentes técnicas:

  1. Envolvimento
  2. Crescimento dos seguidores
  3. Conversões
  4. Acessibilidade
  5. Desempenho global

Continue lendo para descobrir a melhor forma de otimizar para cada categoria.

1. Otimizar para um melhor engajamento

Postar no momento certo

Para chegar a qualquer lugar no social, você precisa postar consistentemente conteúdo de alta qualidade que seu público goste. Mas você sabia que também precisa postar em um momento em que seu público esteja mais propenso a se envolver com ele?

É isso mesmo. Há certos momentos do dia e da semana em que é mais provável que o seu público esteja online - e é mais provável que o seu conteúdo ou resposta com um comentário.

Descobrir esses tempos especiais para postar nas mídias sociais é um trabalho duro, especialmente quando os hábitos do público variam de indústria para indústria.

Fizemos algumas pesquisas para determinar alguns melhores momentos universais para postar nas mídias sociais, mas deve ser usado apenas como um guia geral. O que funciona para suas páginas de mídia social e seu público pode ser diferente.

É aí que entra uma ferramenta de agendamento de mídia social que recomenda os melhores horários para postar para seu público único. Podemos ser tendenciosos, mas gostamos mais da ferramenta do SMMExpert por algumas razões:

  • Fornece recomendações de tempo com base em seu desempenho histórico e objetivos: ampliar o alcance, construir consciência, aumentar o envolvimento
  • Fornece recomendações de tempo únicas por rede
  • Mostra os dados em um mapa de calor fácil de entender
  • Pode encontrá-lo no seu painel de análise e na editora (onde você já está criando posts)
  • Faz recomendações cada vez que marca um posto

A funcionalidade SMMExpert's Best Time to Publish recomenda horários ideais para publicar em cada uma das suas redes sociais

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Faça perguntas nos seus postos

Não há nenhum hack de envolvimento mais fácil do que fazer perguntas aos seus seguidores e fazê-los comentar com as suas respostas. O truque é, no entanto, fazer apenas perguntas interessantes que o seu público realmente gostaria de responder.

Tente usar um adesivo de pergunta em uma história da Instagram, faça uma pesquisa informal, ou simplesmente coloque algum alimento para reflexão em sua legenda.

Transforme seu posto em um carrossel

Os posts carrosséis são um dos formatos mais envolventes que as marcas podem usar na plataforma. A própria equipe de mídia social da SMMExpert descobre que, em média, seus posts carrosséis têm 1,4x mais alcance e 3,1x mais envolvimento do que os posts regulares no Instagram. Os resultados são semelhantes em outras redes que também permitem carrosséis, como LinkedIn, Facebook e Twitter.

A tentação de deslizar para a esquerda, ao que parece, é difícil de resistir - especialmente quando há uma lâmina de cobertura persuasiva.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado pela Everlane (@everlane)

Lançar a quantia certa

Bombardear os seus seguidores com demasiado conteúdo é uma forma segura de aumentar a sua taxa de compromisso. Por outro lado, encontrar o seu horário ideal de publicação nas redes sociais é essencial para conduzir mais envolvimento e conversas com a sua marca.

Veja com que frequência você deve postar nas maiores redes de mídia social, de acordo com especialistas:

  • Na Instagram, poste entre 3-7 vezes por semana.
  • No Facebook, poste entre 1 e 2 vezes por dia.
  • No Twitter, poste entre 1 e 5 Tweets por dia.
  • No LinkedIn, poste entre 1 e 5 vezes ao dia.

Lembre-se que encontrar o local de postagem do doce pode levar algum tempo. Experimente e encontre a cadência que funciona melhor para você.

2. optimizar para obter mais seguidores

Adicione SEO à sua biografia

A sua biografia nas redes sociais é uma das primeiras coisas que um novo visitante ou potencial líder vê ao visitar a sua página de perfil. Por isso, é essencial ter isto o mais polido possível.

Informação importante para incluir sempre nos seus perfis de redes sociais:

  • Quem você é
  • O que faz o seu negócio
  • O que você faz
  • Os tópicos que lhe interessam
  • O tom da sua marca (mais sobre isso abaixo!)
  • Como alguém pode entrar em contato com você

A sua biografia também é uma oportunidade para você declarar porquê Alguém deve até pensar em segui-lo. Veja a biografia da SMMExpert, por exemplo.

Nós dizemos que somos o "líder global em gestão de redes sociais" em todas as nossas plataformas. Se você trabalha em redes sociais, é claro porque achamos que você deve nos seguir.

Mas incluir toda esta informação na sua biografia não é apenas importante para comunicar com as pessoas que já aterrissaram no seu perfil. É importante ajudar novas pessoas a encontrar o seu perfil também através dos motores de busca das redes sociais.

Certifique-se de que a sua biografia inclui palavras-chave relevantes que você acha que o seu público vai procurar ao procurar o seu produto ou serviço no social. Por exemplo, se você é uma empresa de viagens, certifique-se de incluir a palavra "viagem" na sua bios de mídia social (ou mesmo o seu nome) [contentugprade variant=popup].

Aqui estão mais algumas dicas para garantir que a sua biografia está optimizada para SEO:

  • Inclua a sua localização
  • Inclua a sua palavra-chave principal no seu nome de utilizador (ou seja, "@shannon_writer")
  • Incluir hashtags que você usa frequentemente ou hashtags de marca que o seu negócio criou

Leia mais dicas para SEO no Instagram, especificamente.

Inclua palavras-chave relevantes em suas legendas

Já lá vão os dias da legenda de uma palavra.

Várias plataformas de mídia social, incluindo o Instagram, agora recomendam especificamente a inclusão de palavras-chave relevantes nas legendas dos posts para ajudar na descoberta. Isso significa que quanto mais você escreve, mais seu post é provável que apareça nos resultados da pesquisa social.

Esta é uma ótima notícia para marcas menos conhecidas, pois dá às pessoas uma melhor chance de encontrar o seu conteúdo sem procurar pelo nome da sua conta específica.

Uma página de resultados de palavras-chave para "fotografia de viagem" na Instagram

Mas não escreva apenas um romance recheado de palavras-chave. Tem que ser relevante para a imagem ou vídeo que você postou ou seus leitores humanos saberão que é spammy.

Então, como você escolhe suas palavras-chave alvo?

As ferramentas de análise lhe darão mais informações. Por exemplo, use o Google Analytics para ver quais palavras-chave estão conduzindo o tráfego para o seu site. Estes são provavelmente bons candidatos para testar nos seus posts no Instagram.

Adicione hashtags relevantes aos seus posts

Os marqueteiros usam e abusam de hashtags há muitos anos (que entre nós não o fez tentou esconder 30 hashtags nos comentários do seu post no Instagram?) Mas em 2022, o Instagram revelou algumas melhores práticas para usar hashtags para ajudar as pessoas a descobrir o seu conteúdo na plataforma através da pesquisa, mesmo que elas ainda não estejam seguindo você.

  • Coloque os seus hashtags directamente na legenda
  • Use apenas hashtags relevantes
  • Use uma combinação de hashtags conhecidos, de nicho e específicos (pense em marca ou baseado em campanha)
  • Limitar os hashtags a 3 a 5 por posto
  • Não use hashtags irrelevantes ou excessivamente genéricos como #explorepage (isto pode marcar o seu post como spam)

Mesmo que estas dicas venham da Instagram, você pode considerá-las as melhores práticas para todas as redes sociais. Quase todas as plataformas publicaram conselhos semelhantes.

Veja mais sobre as melhores práticas de hashtags:

  • hashtags do LinkedIn
  • Instagram hashtags
  • TikTok hashtags

Mas espere, a ideia de criar os hashtags certos para cada novo post parece assustadora?

Não te preocupes. Para nós também serve.

Entre: O gerador de hashtag do SMMExpert.

Sempre que você estiver criando um post no Composer, a tecnologia AI do SMMExpert recomendará um conjunto personalizado de hashtags baseado no seu rascunho. A ferramenta analisa tanto a sua legenda quanto as imagens que você carregou para sugerir as tags mais relevantes.

Tudo o que você tem que fazer é clicar nas sugestões da Hashtag que você gosta e elas serão adicionadas ao seu post. Você pode ir em frente e publicá-lo ou agendá-lo para mais tarde.

Adicione tags aos seus posts

Se o seu post nas redes sociais tiver outra marca ou um cliente, é melhor etiquetar essa pessoa no seu post. Isso não só lhe dá pontos de simpatia mas também ajuda a criar uma conversa e comunicação natural no seu post.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Glossier (@glossier)

Uma regra de ouro é que se o seu post contém conteúdo gerado pelo usuário (UGC), certifique-se sempre de marcar de quem quer que seja o conteúdo original.

As pessoas ou empresas que são marcadas no seu posto irão frequentemente partilhar esse posto com o seu próprio público, expondo-o a potenciais novos seguidores.

3. optimizar para mais conversões

Se o seu principal objetivo de mídia social é conduzir conversões, adicione uma chamada à ação (CTA) na biografia do seu perfil que incentiva os visitantes a clicarem em um link para o seu site, uma loja online ou uma página chave de aterrissagem.

Sinta-se livre para trocar o link da sua biografia regularmente com o seu conteúdo mais atualizado e da mais alta qualidade ou com uma página de aterrissagem essencial para a qual você precisa dirigir o tráfego.

Dica profissional: Utilize uma ferramenta como a One Click Bio para criar uma árvore de links e inserir mais de um link na sua biografia. Com uma árvore de links biológicos, pode facilmente promover o seu conteúdo mais concentrado, criar links para as suas outras contas sociais, direccionar o tráfego para uma loja online ou página de destino e manter os visitantes do seu perfil envolvidos com o seu negócio.

Veja a árvore de links do SMMExpert como um exemplo.

Optimize as suas ligações com os UTMs

A optimização das redes sociais utiliza frequentemente links para direccionar os visitantes para uma página web onde podem continuar a interagir com a marca. Fazer isto é importante para direccionar o tráfego para o seu website, conteúdo ou páginas de destino.

A optimização de links é importante para compreender como o seu público se envolve com os seus links. O acompanhamento do comportamento do seu cliente permite-lhe ver quais os posts que mais tráfego conduzem ao seu site e quais os que não conduzem.

Precisa de mais informações sobre como usar os UTMs no social? Este post tem tudo o que você precisa para começar.

Crescimento = hackeado.

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4. otimizar para acessibilidade

Certifique-se de que as suas imagens têm o tamanho certo

Não há nada pior do que visitar um perfil social e ver que as imagens parecem terríveis, não é verdade?

Na melhor das hipóteses, faz com que a sua marca pareça pouco profissional. Na pior das hipóteses, faz com que pareça spammy e falsa.

Certifique-se de que a imagem do seu perfil é uma imagem de alta resolução que não seja excessivamente cortada, fale com a sua marca (de preferência um logotipo da empresa) e represente claramente o seu negócio. Você também vai querer que as imagens do seu perfil sejam consistentes em todos os seus canais sociais. Fazer isso vai ajudar o seu público com o reconhecimento da marca.

Quanto à sua alimentação e imagens da história? Essas têm dimensões diferentes, dependendo da rede social.

Se está a planear colocar a mesma imagem em várias redes, verifique duas vezes a nossa folha de dados sempre actualizada para obter tamanhos de imagem em várias redes e tenha várias versões da sua imagem prontas para avançar no tempo.

Dica profissional : O uso de uma ferramenta de gerenciamento de mídia social como o SMMExpert pode torná-lo muito mais fácil de cruzar os custos sem cometer erros:

  • compõe o teu posto na editora
  • editar o texto e as imagens para redes individuais
  • pré-visualize como eles se parecem nessas redes antes de postar

Adicionar descrições de texto alt ao conteúdo visual

Nem todos experimentam o conteúdo das redes sociais da mesma forma.

O conteúdo visual acessível nas redes sociais pode incluir:

  • Descrições em Alt-textos. Alt-text permite que usuários com deficiência visual apreciem imagens. Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram agora fornecem campos para descrições de imagens alt-text. Aqui estão algumas dicas para escrever texto descritivo alt-text.
  • Subtítulos. Todos os vídeos sociais devem incluir legendas. Não só são cruciais para os espectadores com deficiência auditiva, como também ajudam em ambientes com som. Os alunos de línguas também se beneficiam das legendas. Além disso, as pessoas que vêem vídeos com legendas são mais propensas a lembrar-se do que viram.
  • Transcrições descritivas. Ao contrário das legendas, estas transcrições descrevem as vistas e sons importantes que não são falados ou óbvios. Áudio descritivo e vídeo ao vivo são outras opções.

Você pode usar o SMMExpert para adicionar texto alt a imagens de mídia social.

5. otimizar para o desempenho geral

Dê um tempo para ver o seu desempenho actual nas redes sociais e pense nas seguintes áreas:

  • Você está atingindo suas metas e objetivos?
  • Seus objetivos de mídia social ainda estão alinhados com sua estratégia maior de marketing digital?
  • Você está postando os tipos certos de conteúdo? Por exemplo, imagens, vídeos, apenas texto, ou uma mistura dos três? (Dica, você quer apontar para os três!)
  • As suas mensagens estão a ressoar com o seu público?

Ao pensar nos pontos acima, considere como suas táticas de otimização das mídias sociais terão um impacto positivo (ou, às vezes, negativo).

Mas se você quiser comparar o desempenho dos seus posts em todos os canais de mídia social da sua empresa, um painel de análise de mídia social como o oferecido pelo SMMExpert pode ajudá-lo de forma mais eficaz.

Uma ferramenta como esta torna mais fácil ver onde você deve concentrar seus esforços de otimização das mídias sociais a seguir.

Os seus números de noivado estão baixos? Talvez seja hora de tentar alguns posts de carrossel? O crescimento dos seguidores está a abrandar? Tente optimizar as suas legendas para SEO.

Depois, você pode acompanhar o impacto de seus esforços feitos no mesmo painel de instrumentos fácil de usar.

Uma ferramenta de otimização das mídias sociais para fazer tudo isso

Procurando uma ferramenta de otimização de mídia social que possa ajudá-lo a melhorar seu engajamento, crescimento de seguidores, conversões, acessibilidade e desempenho geral? SMMExpert pode ajudá-lo a fazer todas essas coisas com as seguintes características:

  • Melhores momentos para postar recomendações
  • gerador hashtag AI
  • Agendamento para todos os tipos diferentes de mensagens nas redes sociais, incluindo carrosséis e histórias
  • Templates de postagem em mídias sociais para quando você ficar sem idéias de conteúdo
  • Editor de imagens com dimensões por rede
  • Capacidade de edição de crossposting
  • Calendário de conteúdo mensal
  • Alt texto para imagens de redes sociais
  • Legendas fechadas para vídeos no Twitter e Facebook
  • Acompanhamento do desempenho de todas as principais redes para ver se os seus esforços de optimização das redes sociais estão a funcionar

Experimente-o de graça

Faça-o melhor com SMMExpert o ferramenta completa de mídia social. Fique em cima das coisas, cresça e vença a concorrência.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.