O que é a Discórdia? Um Guia para Principiantes em Discordância para Negócios

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Se você trabalha em redes sociais, você pode estar se perguntando: "O que é Discord - e espere, por que eu deveria me importar?"

A discórdia pode não estar no seu radar como uma ferramenta de marketing de mídia social, mas esta plataforma flexível tem muito a oferecer às empresas que procuram novas maneiras de se envolver com seu público.

Se você é um usuário do Discord power ou ainda está se perguntando o que é o Discord, nós o ajudaremos a fazer com que funcione para o seu negócio.

Neste artigo, vamos ver para que serve o Discord (e quem o usa), como pode usá-lo para o seu negócio, e como pode começar a trabalhar na plataforma.

Bónus: Obtenha um modelo de estratégia de mídia social gratuito para planejar rápida e facilmente sua própria estratégia. Use-o também para acompanhar os resultados e apresentar o plano ao seu chefe, colegas de equipe e clientes.

O que é o aplicativo Discord?

Discord é uma plataforma para hospedagem de texto, vídeo e chat de voz em tempo real. Enquanto outras plataformas sociais são orientadas em torno de uma comunidade central, Discord é dividida em servidores ou muitas comunidades menores.

Os servidores podem ser espaços públicos ou privados. Você pode se juntar a uma grande comunidade para pessoas que compartilham um interesse comum ou iniciar um servidor privado menor para um grupo de amigos.

Ao contrário da maioria das plataformas de mídia social, a Discord não vende anúncios, mas ganha dinheiro vendendo upgrades para contas ou servidores dos usuários.

Como é que a Discord começou?

A discussão lançada em 2015, e o seu crescimento inicial foi em grande parte graças à sua adopção generalizada pelos jogadores. No entanto, foi só depois da pandemia da COVID-19 que começou a atrair um público mais vasto.

A empresa abraçou seu novo público, mudando seu lema de "Chat para Jogadores" para "Chat para Comunidades e Amigos" em maio de 2020 para refletir sua direção mais inclusiva.

Quem usa o Discord agora?

A base de utilizadores da plataforma continua a crescer para além dos jogadores. Na Primavera de 2021, 70% dos utilizadores da Discord relataram utilizá-la para mais do que apenas jogos, contra apenas 30% em 2020. E a plataforma cresceu de 2,9 milhões de utilizadores em 2016 para 150 milhões de utilizadores mensais activos em 2022.

Hoje, a Discord oferece uma plataforma para as pessoas interessadas no seu negócio se reunirem e interagirem em tempo real.

Os utilizadores da Discord tendem a enviesar os jovens. A partir de 2021, 5% dos adolescentes americanos disseram que a Discord era a sua plataforma de mídia social favorita. É um longo caminho atrás do terceiro lugar Instagram (24%), mas ainda bate o Twitter (3%) e o Facebook (2%).

Fonte: eMarketer

Como usar a Discord para o seu negócio

A discórdia é descentralizada e sem anúncios, por isso nem sempre é óbvio como usá-la para o seu negócio. Isso não significa que não possa fazer parte da sua estratégia de marketing.

Aqui estão alguns exemplos concretos de como a Discord pode contribuir para o marketing de mídia social do seu negócio.

1. construir comunidade

Em comparação com outras plataformas de mídia social, o principal valor da Discord é a interação em tempo real entre os usuários.

Pense em que aspectos do seu negócio ou produto se beneficiam quando os clientes comunicam, e faça canais sobre esses recursos no seu servidor.

Por exemplo, Fortnite aproveita a força da plataforma na construção da comunidade em tempo real com seus canais "lfg" (à procura de grupos), onde os usuários podem encontrar outras pessoas para jogar o jogo.

Estes canais lfg realizam duas coisas para a Fortnite. Primeiro, eles constroem uma comunidade em torno da marca, facilitando a conexão dos fãs. E facilitam o uso do produto pelos jogadores.

Neste caso, a Discord não ajuda apenas os jogadores da Fortnite a se conectarem fora do jogo, mas melhora sua experiência com o produto em si.

2. usar papéis para personalizar a experiência Discord do seu público

Como não é uma plataforma orientada por anúncios, a Discord não tem as ferramentas para atingir públicos específicos que outras plataformas têm. No entanto, uma vez que você aprende a usar papéis, você pode usá-los para dar aos usuários experiências personalizadas.

(Os papéis de discórdia são um conjunto definido de permissões que você pode conceder aos usuários. Eles são úteis por muitas razões, incluindo a personalização da experiência da sua comunidade no seu servidor)

Aqui estão algumas maneiras de usar os papéis no seu servidor:

  • Flair : Use papéis para dar aos usuários benefícios estéticos, como mudar a cor de seus nomes de usuário ou dar-lhes ícones personalizados.
  • Alertas personalizados : Use "@role" na barra de chat para notificar todos os usuários com a função. Isso permite que você envie mensagens para segmentos específicos de sua audiência.
  • Canais baseados no papel Conceder aos utilizadores acesso a canais exclusivos abertos apenas a utilizadores com determinadas funções.
  • papéis VIP Em combinação com canais baseados em funções, você pode fazer canais somente para assinantes.
  • Papéis de identidade Com os papéis, os usuários podem se informar uns aos outros quais são seus pronomes ou de que país eles são.

O servidor do Terraria usa papéis para dar aos seus membros as informações que lhes interessam.

Os usuários podem se inscrever em funções que recebem alertas para as atividades com as quais se preocupam. Essas funções permitem que o Terraria mantenha os usuários atualizados sem enviar spam com notificações indesejadas.

3. Eventos da Discórdia de Acolhimento

Os servidores Discord já reúnem as pessoas para interações em tempo real, o que torna a plataforma um ajuste natural para eventos em tempo real.

Os Eventos de Discórdia lembram os usuários quando o evento está acontecendo e permitem que os usuários marquem que estão interessados em participar.

Por causa da história da Discord com os jogadores, você pode pensar nela como um lugar para transmitir jogos, mas você pode usar a Discord para promover todos os tipos de eventos para o seu negócio.

Você também pode tentar:

  • Noite de perguntas e respostas e trivialidades : Quer se trate de uma extravagância trimestral ou de uma pergunta à mesma hora todos os dias, os questionários envolvem os utilizadores e prestam atenção.
  • Aulas Você vende algo que requer habilidade para ser usado? Apresente aulas ou workshops sobre como usar o seu produto.
  • Concursos e brindes Livestream um sorteio de um produto para aumentar a excitação. Anuncie os vencedores do concurso em vez de um livestream.
  • Podcasts ao vivo Dê aos fãs uma olhadela nos bastidores do seu podcast a gravar o disco sobre o Discord.

O seu evento nem sequer tem de se realizar na Discord. Pode usar os Eventos do Servidor para promover as suas actividades em outras plataformas de social media ou pessoalmente.

O servidor Minecraft usa Eventos Discord para hospedar concursos dentro do jogo. Embora os usuários criem suas participações em concursos fora do servidor, o canal de eventos dedicado permite que eles falem sobre o que estão fazendo.

O Discord Events permite que o Minecraft chegue aos seus usuários. E o canal do evento dá aos participantes um lugar para se conectarem.

4. obter insights sobre a sua comunidade

Uma vez verificado o status do seu servidor ou da comunidade, você tem acesso à guia Server Insights.

Insights permite que você veja estatísticas como crescimento do servidor e retenção de membros para análises específicas do canal e métricas de engajamento.

Fonte: Perguntas mais frequentes sobre o Discord Server Insights

Não tem certeza de que tipos de métricas você deveria estar olhando? Confira os guias do SMMExpert para métricas e análises de mídias sociais.

5. usar a Discórdia como recompensa para os clientes

Os criadores de conteúdo descobriram que seus fãs adoram se conectar uns com os outros. É por isso que eles começaram a usar o acesso a servidores de marca Discord como recompensa por assinar seu conteúdo em plataformas de crowdfunding como Patreon.

Se você vende conteúdo online, você pode usar um servidor Discord privado para recompensar seus clientes. Isso dá aos seus fãs um incentivo para se inscreverem. E ao contrário das recompensas de uma assinatura única, o acesso a um servidor Discord incentiva os fãs a não deixarem sua assinatura expirar.

Fonte: Doughboys Patreon

O podcast dos Doughboys permite que seus assinantes premium Patreon tenham acesso a um servidor Discord privado de marca. Um benefício contínuo como este dá aos seus fãs uma razão para pagar um pouco mais a cada mês.

Como funciona o Discord?

Antes de começar a usar o Discord para o seu negócio, você precisará saber como a plataforma funciona. Aqui está o que você precisa saber para colocar o seu império Discord em funcionamento.

Primeiro, uma advertência: a discórdia é um muito Para detalhes sobre o lado técnico de executar um servidor, confira o guia para iniciantes da Discord.

Como começar

Para começar a usar o Discord, você precisará criar uma conta. Tudo que você precisa para começar é um endereço de e-mail, um nome de usuário, sua data de nascimento, e uma senha.

Uma vez inscrito, é hora de baixar o aplicativo. É possível executar o Discord no seu navegador, mas a versão do aplicativo tem mais recursos.

Como aderir a um servidor Discord

Há duas maneiras de se juntar a um servidor Discord existente:

  • Se você tiver um link de convite clique no botão Adicionar um Servidor no menu do lado esquerdo. Depois clique no botão Junte-se a um servidor e introduza a ligação.
  • Você pode navegar nos servidores públicos ao clicar no Explorar Servidores Públicos Você pode navegar pelos servidores por tema ou procurar por um com a barra de busca das comunidades.

Como criar um servidor Discord

Você provavelmente vai querer criar seu próprio servidor para o seu negócio em algum momento. Felizmente, é muito fácil começar.

  1. Clique no botão Adicionar um Servidor ...botão.
  2. Escolha um modelo ou crie seu próprio servidor a partir do zero.
  3. Dê um nome ao seu servidor e adicione um ícone.
  4. Acesse Criar ...e estás no negócio.

Como funciona o seu servidor Discord

A servidor está dividido em canais Pense em canais como salas de bate-papo individuais - estes podem ser ou texto ou Um canal de voz suporta tanto áudio como vídeo chat.

Para facilitar a navegação no seu servidor, você pode agrupar seus canais em categorias .

As categorias também facilitam a gestão do seu servidor. As alterações que fizer nas definições de uma categoria serão automaticamente aplicadas a todos os canais dentro dela.

Se você escolher um modelo ao iniciar seu servidor, seu novo servidor terá categorias e canais pré-construídos. Mas você pode criar e excluir categorias e canais a qualquer momento.

Se você quiser mover uma categoria ou canal, basta arrastá-la e soltá-la.

Bónus: Obtenha um modelo de estratégia de mídia social gratuito para planejar rápida e facilmente sua própria estratégia. Use-o também para acompanhar os resultados e apresentar o plano ao seu chefe, colegas de equipe e clientes.

Pegue o modelo agora!

Modere o seu servidor

Os pontos fortes da discórdia são também os seus pontos fracos. Os utilizadores podem conectar-se e ligar-se uns aos outros em tempo real, mas também podem assediar e enganar-se uns aos outros em tempo real.

Se o seu servidor for bem sucedido, em algum momento, você precisará pensar em como moderá-lo quando você não estiver por perto. Você pode nomear moderadores humanos ou instalar moderadores de bot .

Os humanos são imperfeitos, mas ainda são os melhores em interpretar e responder ao comportamento humano. Você pode criar papéis para administradores e moderadores para ajudar a manter um olho na sua comunidade.

A discordância tem um pouco de reputação de mau comportamento do usuário. Como resultado, a empresa tem uma documentação aprofundada sobre a boa moderação.

Infelizmente, os humanos às vezes precisam fazer coisas como comer, dormir, ou às vezes não olhar para as telas. Bots de discórdia Bots como MEE6 ou ProBot têm ferramentas para detectar comportamentos indesejados e responder através de avisos ou inicialização de usuários ofensores.

Verifique o seu servidor

Você vai querer verificar o seu servidor se você está usando o Discord para o seu negócio. A verificação é simples, no entanto - basta ter certeza de que você atende aos requisitos e preencher um pequeno formulário.

Uma vez verificado, você terá acesso a dois grandes recursos: Servidor Discovery e Informações sobre o servidor .

  • Habilitar o Server Discovery significa que seu servidor estará disponível publicamente na página Descubra.
  • Server Insights dá-lhe acesso a melhores dados sobre os utilizadores do seu servidor.

Perguntas mais frequentes sobre a Discord

Quanto custa a Discord?

A maioria das funcionalidades do Discord são gratuitas. Não custa nada aderir e criar servidores. Mas há alguns serviços que custam dinheiro.

Você pode pagar para atualizar sua conta com Discórdia Nitro ou Nitro Clássico que custa um pouco menos e oferece menos recursos do que a versão completa.

As actualizações Nitro estão ligadas à sua conta, não ao seu servidor. E a maioria das suas funcionalidades beneficiam a sua conta e não o seu perfil. No entanto, a Nitro dá-lhe acesso a vantagens que o ajudam a gerir o seu servidor, como uma melhor resolução quando vive e mais fundos nas videochamadas.

Para desbloquear todas as funcionalidades para o seu servidor, você precisa gastar Melhorias no Servidor Níveis de boost mais altos dão ao seu servidor benefícios como maior qualidade de áudio e mais opções de personalização.

Você recebe dois Boosts grátis com uma assinatura Nitro. Mas para desbloquear os níveis mais altos, você precisará comprar mais Boosts ou conseguir que outros usuários os gastem no seu servidor.

O que são bots Discord?

Bots são pequenos programas parecidos com os usuários do seu servidor que automatizam algum tipo de atividade. Pense neles como pequenos dróides úteis que podem lidar com tarefas para você. Por exemplo, alguns bots lhe dão uma melhor análise do servidor ou o ajudam a gerenciar seu servidor. Há até bots para construir bots.

O que é um modelo de servidor?

Um modelo de servidor fornece a estrutura básica de um servidor Discord. Os modelos definem os canais de um servidor, tópicos de canal, funções, permissões e configurações padrão.

Você pode usar um dos modelos pré-fabricados da Discord, um de um site de terceiros, ou criar o seu próprio.

Posso fazer publicidade no Discord?

Não, Discord é uma plataforma social sem anúncios. Isso significa que se você quiser usar Discord para a sua marca, você terá que criar um servidor para a sua comunidade.

Economize tempo gerenciando sua presença nas mídias sociais com o SMMExpert. Publique e agende posts, encontre conversões relevantes, envolva o público, meça resultados e muito mais - tudo a partir de um painel de controle. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.