Monitorização da Marca: Como acompanhar o que as pessoas dizem sobre a sua marca

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Kimberly Parker

Ok, está na hora: toda aquela paranóia nocturna a pensar quem está a falar de ti nas tuas costas está prestes a dar frutos. É basicamente isso que a monitorização da marca é - manter o rasto do que o mundo tem a dizer sobre ti. Bem, às vezes está nas tuas costas. Às vezes está na frente da tua cara, e estás marcado nela. Às vezes o teu nome está muito mal escrito e tens de fazer uma inversão de marcha...Mas o monitoramento da marca é essencial para permanecer engajado e relevante on-line - e admita, você quer saber.

Felizmente para qualquer pessoa interessada no monitoramento da marca, nunca foi tão fácil observar, analisar e otimizar a conversa em torno da sua marca. E com essas dicas e ferramentas, você saberá exatamente como aplicar suas descobertas às suas estratégias de marketing nas mídias sociais.

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O que é monitoramento de marca?

O monitoramento da marca é o ato de cuidar das menções e discussões da sua marca. Isso vale para todas as formas de mídia: do Twitter aos spots de TV, passando por adesivos atrevidos de pára-choques.

Em outras palavras, o monitoramento da marca é um olhar holístico sobre o que está sendo dito no mundo sobre você, mas também sobre sua indústria e sua concorrência.

Monitorização da marca vs. monitorização das redes sociais

O monitoramento das mídias sociais é parte de monitorização da marca - mas foca-se apenas na cobertura das redes sociais relevantes para a sua marca.

Isso pode incluir monitoramento de menções de marca ou produto (tags ou não), hashtags e palavras-chave relacionadas, ou tendências da indústria no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Linkedin, etc.

Basta olhar para todas essas pessoas falando sobre Cheetos. Embora nenhuma delas tenha marcado @CheetosCanada ou @ChesterCheetah no Twitter (sim, Chester tem sua própria presença social, como deveria), parece que todo mundo e seu cachorro está zumbindo sobre a marca.

Fonte: Twitter

Esperemos que o Cheetos esteja atento a menções de marca não marcadas ou eles podem perder toda esta afirmação e conversa adorável.

O monitoramento das mídias sociais também inclui assistir a conversas sobre os seus concorrentes... qualquer conversa que seja relevante para o seu negócio, realmente.

Esta informação é super útil para rastrear o ROI ou testar campanhas de marketing social, mas você também pode usar estes dados-chave para identificar tendências e insights.

Monitorização da marca vs. escuta social

...o que nos leva à escuta social. Uma vez que você realmente tenha todos aqueles dados suculentos do seu monitoramento de mídia social, você vai passar a pensar realmente sobre o que todas essas menções significam. Se você quer um colapso completo da escuta social, o que é, e como começar de graça em 3 passos, assista a este vídeo:

TLDR? A escuta social é a prática de analisar as informações que você obtém do monitoramento das mídias sociais.

Qual é o estado geral de espírito online? Como é que as pessoas se sentem em relação a ti?

Por exemplo, na Instagram, há milhões de pessoas postando sobre pugs... mas a maioria deles realmente gosta de pugs? Mais escavação (trocadilho relacionado a caninos) revela: sim.

Fonte: Instagram

Uma vez que você sabe como as pessoas estão se sentindo, você pode desenvolver um plano de ação. "Estratégia social" pode ser uma melhor maneira de pensar: agora que você sabe o que você sabe, o que você vai fazer sobre isso?

Monitorização da marca vs. menções sociais

Uma menção social é, essencialmente, uma gota de nome.

Alguém mencionou uma pessoa ou marca nas redes sociais. Pode ser um comentário positivo ("@SimonsSoups são deliciosos!") ou negativo ("Eu não daria @SimonsSoups ao meu pássaro!"), ou algures no meio ("@SimonsSoups são molhados").

Prepare um fluxo no seu painel do SMMExpert para rastrear essas suculentas gotas de nome. Você não quer perder uma chance de responder ou repostar... ou retaliar, eu acho, se você está se sentindo mal. (por exemplo: "Aves realmente acontecem para amar a nossa sopa." Envie Tweet.)

Por que é importante o monitoramento da marca?

Se você é um monge ou Tilda Swinton, você pode ter alcançado um nível de iluminação que significa que você não se importa com o que as outras pessoas pensam de você. Mas para a maioria das marcas, a reputação e a percepção pública são importantes.

Mantenha a sua reputação

O monitoramento da marca o mantém informado e pronto para atacar os problemas (ou aumentar os elogios!) Afinal, se alguém tweetar um elogio mas você não notar, será que isso realmente aconteceu?

Ao manter um olho na conversa, você pode reagir sem demora. Pegue uma dica da conta oficial do Duolingo, que respondeu apressadamente a uma piada de história de uma forma perfeitamente snarky, igualmente imprecisa historicamente.

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Fonte: Twitter

Analisar o sentimento do cliente

Você não quer apenas saber se as pessoas estão falando de você: você quer saber como elas estão falando de você. O monitoramento da marca permite que você tome o pulso para ver como os clientes estão se sentindo e avaliar o sentimento social.

Enquanto você, infelizmente, não pode enviar uma nota estilo middle-school que diz "Se você gostar de mim, sim/não/mais", esta pode ser a próxima melhor coisa.

PS: Na sua análise dos sentimentos, esteja atento a mergulhos repentinos ou picos, e certifique-se de descobrir a origem dos mesmos. Se algo que você postou resultou em um mergulho repentino no sentimento da marca, você pode ter uma crise de relações públicas em suas mãos, neste caso, o nosso guia para gerir uma crise nas redes sociais pode valer a pena ser lido.

Envolva-se com os seus clientes

O monitoramento pode ser uma adição valiosa à sua estratégia social de atendimento ao cliente, Quando você está monitorando a marca, você está atento a mais do que apenas menções sociais marcadas. Você também quer identificar aqueles comentários abaixo do radar e responder como o Vitamix faz.

Fonte: Twitter

Adicione um fluxo de busca para o seu nome de marca ou hashtags no seu painel SMMExpert para que você não perca uma única conversa sobre si mesmo.

Fonte de conteúdo fresco

Alguém escreveu um post no blog sobre você, ou postou uma história da Instagram sobre como gostaria de se casar com a sua marca?

Assumindo que é positivo, agora você tem um novo conteúdo para compartilhar em seu fluxo. Tudo o que você tinha que fazer era assistir e esperar.

Na verdade, o conteúdo nem precisa ser "bom" - A TikTokker Emily Zugay tornou-se viral para os seus hilariantes e maus projetos de logotipos corporativos.

As marcas que partilham este conteúdo podem levar a pontos de vista, gostos e negócios, com certeza, mas também podem levar a relações duradouras com os criadores - a resposta rápida do Windows ao seu redesenho de logótipos e a continuar a interagir com o conteúdo do Zugay levou a uma colaboração valiosa.

Observe os seus concorrentes

Não se preocupe apenas com o seu próprio negócio - o negócio das outras pessoas também! espreitar a sua concorrência para ver o que eles estão fazendo certo e errado, é parte do monitoramento holístico da marca. Você pode usar esta informação para conduzir uma análise competitiva.

As lições das vitórias ou sucessos deles também podem ser suas. Como diz o velho provérbio: Mantenha seus amigos por perto e sua competição no painel do seu SMMExpert.

Fique de olho no conteúdo antigo

A internet é um lugar rápido, por isso, muitas vezes o conteúdo se torna viral em poucos dias (ou até horas) de postagem - mas, às vezes, posts com meses ou até mesmo anos de idade tomam conta da internet de repente. Por exemplo, a música "Gimme More" de 2007 da Britney Spears está com tendências para o Tiktok em 2022. O monitoramento da marca garante que você esteja acompanhando todos os seus posts, não apenas os recentes, e se algomais velho acontece de ficar viral, você pode capitalizar sobre ele.

O que você deve monitorar?

Você está de olho em todos os canais-chave - publicações impressas e digitais, plataformas de mídia social, mídia broadcast, fóruns online e sites de revisão.

Mas o que estás à procura, exactamente?

Menções da sua marca e dos seus produtos

Este é o elemento mais óbvio e mais importante a ter em atenção: menções directas e tags da sua marca ou produtos. As pessoas estão a falar de si? O que estão a dizer? Falaram de si? O mesmo se aplica à sua concorrência - veja os tipos de conversas que se desenvolvem à volta de marcas como a sua.

Palavras-chave críticas

Fique atento a posts ou conteúdos que utilizam o seu nome de marca (mais variações ou erros ortográficos!) fora de uma tag directa. Hashtags ou slogans de marketing também podem estar nesta lista de pesquisa.

A equipa do Harry Styles deve ficar de olho no "Harry Stiles", por exemplo.

Fonte: Twitter

Gritaria de roupa de C

Executivos ou outros funcionários virados para o público podem encontrar o centro da publicidade num ponto do outro... e você vai querer estar pronto.

Quando a fundadora da Oh She Glows publicou uma história da Instagram, simpatizando com um protesto liderado por uma supremacia branca, a internet se espalhou. Embora este seja um exemplo extremo, todos os gerentes de mídias sociais estão melhor mantendo o controle do que seus executivos estão dizendo online e como as pessoas estão reagindo a isso. E, embora você nunca será capaz de voltar atrás no tempo e apagar erros da internet, você pode obterna gestão da crise o mais rápido possível, se estiveres a par.

Influenciadores e parcerias de criadores

De forma semelhante ao acima mencionado, se a sua marca for parceira de criadores em qualquer capacidade, você vai querer ficar de olho neles. Alinhar-se com um indivíduo significa que você está apoiando o que ele faz e diz, dentro e fora de linha, então você vai querer ter certeza de que os criadores estão representando a sua marca de uma forma positiva. Muitas celebridades perderam negócios de marca depois de controvérsia na mídia (por exemplo, muitas marcas repensaram negócioscom Travis Scott após a tragédia do Astroworld em 2021).

Procure nas análises do seu site para rastrear os links recebidos. Isso pode levá-lo a uma referência na rede mundial que você nem sabia que estava lá.

Informações privilegiadas da indústria e linguagem

Nenhuma marca é uma ilha (é assim que diz o ditado, certo?). Existe uma crise que pode se espalhar em sua reputação? Você pode se desviar de um tópico de tendências?

As conversas na sua indústria também o podem impactar - positiva ou negativamente! - por isso mantenha-se informado sobre as conversas maiores.

Por exemplo, em 2022, os dietistas estão a levar ao TikTok perguntando às pessoas não Se você trabalha na indústria e não se mantém atualizado sobre as conversas em torno do idioma, você corre o risco de postar conteúdo que está fora de contato na melhor das hipóteses e diretamente prejudicial, na pior das hipóteses.

5 ferramentas de monitoramento da marca para 2022

Nos velhos tempos, os monitores de marca tinham que vasculhar os sites de notícias e interceptar todos os críticos da cidade para acompanhar as coisas manualmente. Graças a Deus vivemos nos dias de hoje, onde uma série de ferramentas de monitoramento de marca digital estão na ponta dos nossos dedos.

1. SMMExpert

O SMMExpert Streams permite rastrear suas menções de marca, palavras-chave e hashtags em múltiplas plataformas, tudo em um só lugar. O Streams mostra seus próprios posts e o compromisso que você recebe, e você pode definir um intervalo de atualização automática para que esteja sempre atualizado.

2. SMMExpert Insights powered by Brandwatch

Quer ainda mais desse goss quente? SMMExpert Insights fornece dados de 1,3 trilhões de posts sociais em tempo real. Salve palavras-chave e cordas booleanas para descobrir tendências e padrões e visualizar o sentimento da marca com nuvens de palavras e metros.

3. Alertas Google

Escolha as suas palavras-chave e receba alertas por e-mail sempre que for usado em algum lugar na web. É como se o Google fosse o seu amigo por caneta de e-mail... embora seja um pouco superficial: nada de análises aqui! Você não precisa de nenhum acesso especial ou mídias sociais vinculadas para ter acesso aos Alertas do Google, por isso esta é uma boa opção para se manter a par dos seus concorrentes.

Fonte: Alertas Google

4. SEMRush

A SEMRush pode analisar as palavras-chave usadas pela sua concorrência e gerar diferentes combinações de palavras-chave para obter os melhores resultados. Eles também farão uma auditoria SEO do seu blog e monitorarão o seu desempenho no motor de busca do Google.

5. Mentionlytics

Mentionlylytics é uma solução completa de monitorização web e social media. Utilize-a para descobrir tudo o que é dito sobre a sua marca online, bem como sobre os seus concorrentes, ou qualquer palavra-chave no Twitter, Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e todas as fontes web (notícias, blogs, etc.).

Bônus: você também pode ver seus resultados Mentionlytics no painel do SMMExpert.

O SMMExpert facilita o monitoramento de palavras-chave e conversas relacionadas à sua marca nas mídias sociais, para que você possa se concentrar em agir sobre os insights disponíveis. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.