Como Criar uma Estratégia de Envolvimento dos Funcionários nas Redes Sociais: Dicas e Ferramentas

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Uma estratégia de envolvimento dos funcionários nas redes sociais não tem de ser complicada. Basta envolver os funcionários na sua estratégia social para os manter mais envolvidos no trabalho e, ao mesmo tempo, alargar o seu alcance social.

O Barómetro da Edelman Trust mostra que as pessoas têm muito mais confiança nos funcionários regulares (54%) do que no CEO de uma empresa (47%). A sua confiança nos peritos técnicos de uma empresa é ainda maior (68%).

O envolvimento dos funcionários nas redes sociais permite que você chegue ao seu mercado através das vozes em que eles mais provavelmente confiarão. Ao mesmo tempo, permite que os funcionários mostrem o orgulho da sua empresa e a experiência do setor.

Bónus: Descarregue um kit de ferramentas gratuito de advocacia dos funcionários que lhe mostra como planejar, lançar e fazer crescer um programa de advocacia de sucesso para os funcionários de sua organização.

O que é uma estratégia de engajamento dos funcionários das mídias sociais?

Uma estratégia de engajamento dos funcionários das mídias sociais é um plano que delineia como seus funcionários podem ampliar a visibilidade da sua marca nas mídias sociais.

Deve incluir táticas que incentivem seus funcionários a compartilhar conteúdo de marca com seus perfis nas mídias sociais, bem como ferramentas que o ajudem a distribuir conteúdo para sua equipe e rastrear o desempenho.

6 dicas rápidas para criar uma estratégia de engajamento dos funcionários nas mídias sociais

1. enviar uma pesquisa aos funcionários

De acordo com o Barómetro Edelman Trust, 73% dos funcionários esperam estar envolvidos no planeamento do seu trabalho. Se pretende utilizar as redes sociais para melhorar o envolvimento dos funcionários, só faz sentido perguntar aos funcionários como é que o programa poderia funcionar melhor para eles.

O SMMExpert pesquisou os funcionários e soube que diferentes equipes queriam recursos sociais diferentes. O conteúdo que os funcionários queriam compartilhar variava entre departamentos e regiões.

Então, ao planear como envolver os empregados nas redes sociais, você precisa de...

2. fornecer o conteúdo certo para os funcionários certos

A SMMExpert criou um conselho de conteúdo para garantir que os funcionários tenham acesso ao conteúdo que mais provavelmente irão compartilhar.

O conselho inclui representantes de várias regiões e departamentos da organização. Cada membro do conselho fornece pelo menos dois conteúdos relevantes por mês que os funcionários podem compartilhar com seus canais sociais.

Cada um dos membros do conselho de conteúdo é também um defensor do programa de engajamento social dos funcionários dentro de sua equipe.

Quando a empresa de serviços de alimentação e gestão de instalações Sodexo lançou seu programa de engajamento de funcionários, eles começaram com a equipe executiva e os líderes seniores.

Eles desenharam o conteúdo em torno da liderança do pensamento e do alcance das partes interessadas. Foi um enorme sucesso, alcançando 7,6 milhões de pessoas e ajudando a garantir um contrato de alto valor.

Após este sucesso inicial, a Sodexo se expandiu para um maior envolvimento social dos funcionários. Este maior envolvimento dos funcionários se concentra menos na liderança de pensamento. O conteúdo é projetado para motivar os funcionários, ajudando-os a expandir seu alcance social enquanto conduzem o tráfego para o site da Sodexo.

Os postos sociais dos funcionários, muitas vezes usando a hashtag #sodexoproud, agora conduzem 30% de todo o tráfego para o site.

3. fornecer muito conteúdo

Os funcionários têm muito mais probabilidades de partilhar quando têm muitas opções. Eles querem conteúdos que se sintam relevantes e interessantes para as suas ligações sociais.

Os programas de engajamento de funcionários de maior sucesso fornecem aos seus funcionários de 10 a 15 partes de conteúdo compartilhável para escolher a cada semana.

Mas não deixe que esses números o sobrecarreguem. Você não precisa criar tanto conteúdo desde o início. O importante é começar seu programa. Aponte para um novo post a cada dia no início. Trabalhe até alguns posts por dia quando começar a aprender que tipos de conteúdo ressoam melhor com sua equipe.

Lembre-se de que o conteúdo de envolvimento dos seus funcionários não deve apenas promover seus produtos. Você quer que os funcionários sintam que há valor no conteúdo que eles compartilham. Isso pode incluir postagens informativas em blogs, listagens de empregos ou notícias do setor.

4. realizar um concurso

Como mostramos em nossos postos em concursos de mídia social, os prêmios podem ser um grande motivador. Um concurso pode ser uma boa maneira de envolver os funcionários nas mídias sociais. Pode ser uma doação única ou um concurso mensal regular.

A SMMExpert tem um programa contínuo de incentivos ancorado por um concurso mensal. Os detalhes são diferentes a cada mês. Um mês, a entrada pode ser baseada no cumprimento de um número mínimo de ações. Outro mês, os funcionários podem ter que estar entre os principais acionistas para entrar. O objetivo é sempre o mesmo - conseguir que o mesmo número de funcionários compartilhe o conteúdo da empresa em suas contas de mídia social.

Os prêmios são diferentes a cada mês, por isso há sempre uma nova motivação para os funcionários verificarem se há um ótimo conteúdo que eles possam querer compartilhar.

5. envolver os funcionários no lançamento de produtos

É provável que os seus funcionários fiquem entusiasmados quando a sua empresa cria algo inovador e novo. Envolva-os na divulgação, criando conteúdos sociais partilháveis para cada nova campanha.

"Nosso programa de engajamento de funcionários se tornou um pilar fundamental do nosso go-to-market para o lançamento de campanhas", diz Brayden Cohen, líder da equipe de Marketing Social e Advocacy de Funcionários da SMMExpert.

Envolva suas equipes criativas no planejamento de como criar conteúdo para campanhas de engajamento de funcionários. A abordagem pode ser um pouco diferente do conteúdo de lançamento que você cria para seus próprios canais sociais. Dê à sua equipe algo que ela ficará realmente animada para compartilhar.

"Trabalhamos com nossas equipes criativas para garantir que o conteúdo seja inovador e se destaque para nossos funcionários compartilharem com suas redes", diz Brayden. "Esta tem sido uma nova abordagem para nós, com resultados incríveis até agora".

Quando o conteúdo da sua campanha de lançamento estiver pronto, envie um anúncio interno. Forneça detalhes sobre o lançamento e quaisquer incentivos específicos da campanha para a sua equipe.

A Meliá Hotels International lançou uma campanha #StaySafewithMeliá para receber os hóspedes de volta aos seus hotéis após os encerramentos do ano passado. Eles trabalharam com influenciadores e funcionários na campanha para expandir seu alcance.

Um jantar romântico com o seu ente querido a ver o pôr-do-sol é SEMPRE uma boa ideia 🧡 #Love #StaySafeWithMelia #MeliaSerengetiLodge pic.twitter.com/xiAUN0b79

- natalia san juan (@NataliaSJuan) 22 de março de 202

Os colaboradores partilharam a campanha mais de 6.500 vezes, com um potencial de alcance de 5,6 milhões.

6. swag empresa de ações

Quem não gosta de coisas grátis - especialmente se for de alta qualidade e útil?

Proporcione aos seus funcionários camisas, casacos, adesivos e outros itens promocionais de marca, ajudando-os a exibir o orgulho no local de trabalho - tanto na vida real como na social.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Kendall Walters (@kendallmallwalters)

A utilização de swag da empresa é uma das formas mais comuns de "comportamento de advocacia não-verbal", de acordo com um estudo recente.

Esta é uma ótima maneira de envolver funcionários que talvez não se sintam tão confortáveis em compartilhar conteúdos promocionais.

Bónus: Descarregue um kit de ferramentas gratuito de advocacia dos funcionários que lhe mostra como planejar, lançar e fazer crescer um programa de advocacia de sucesso para os funcionários de sua organização.

Adquira o kit de ferramentas grátis agora mesmo!

3 ferramentas para ajudar a envolver os funcionários nas redes sociais

1. Amplificar

O SMMExpert Amplify é uma ferramenta especializada para o envolvimento dos colaboradores através das redes sociais. O Amplify facilita a partilha de conteúdos sociais aprovados a partir do seu ambiente de trabalho ou em viagem com um aplicativo móvel.

Quando o novo conteúdo social estiver pronto para publicar, basta adicioná-lo ao Amplify. Você pode dividir o conteúdo em tópicos para que os funcionários tenham fácil acesso ao material certo para suas funções e interesses. Os funcionários fazem login sempre que quiserem ver o novo conteúdo disponível e compartilhá-lo com apenas alguns cliques.

Para mensagens críticas, você pode alertar os funcionários com uma notificação push em seus smartphones, ou compartilhar um post por e-mail. Você também pode criar anúncios internos através do Amplify para manter os funcionários informados.

2. local de trabalho pelo Facebook

Workplace by Facebook é uma ferramenta de colaboração no local de trabalho usada por muitas das empresas líderes mundiais. Com tantos funcionários já usando essa ferramenta todos os dias, ela é um importante recurso de comunicação para programas de engajamento de funcionários.

Ao conectar o Amplify ao Workplace, você pode postar o conteúdo do Amplify em grupos específicos do Workplace.

Você também pode usar o Workplace para procurar novas idéias de conteúdo. De que tipo de conteúdo os funcionários já estão falando? Que tipo de conteúdo eles estão compartilhando entre si?

3. SMMExpert Analytics

Para desenvolver um programa eficaz de engajamento de funcionários, você tem que acompanhar seus resultados e aprender à medida que você vai. Você precisa entender os hábitos de compartilhamento dos funcionários, assim como o impacto do conteúdo compartilhado.

Com o SMMExpert Analytics, você pode criar relatórios personalizados e fáceis de compartilhar. Eles o ajudam a aprender o que funciona melhor para o seu programa e a provar o seu valor para o seu chefe.

As métricas importantes a seguir incluem:

  • Taxa de adopção: O número de funcionários ativos dividido pelo número de funcionários que se inscreveram.
  • Taxa de inscrição: O número de funcionários que se inscreveram dividido pelo número de funcionários convidados a participar.
  • Taxa de acções: O número de participantes dividido pelo número de usuários ativos.
  • Número de cliques: Total de cliques do conteúdo de engajamento dos funcionários.
  • Golo completo: O número de pessoas que tomaram as medidas desejadas sobre o seu conteúdo (assinaram um boletim informativo, fizeram uma compra, etc.).
  • Tráfego total: O número de visitas ao seu site a partir do conteúdo compartilhado.

Aproveite o poder da defesa dos funcionários com o SMMExpert Amplify. Aumente o alcance, mantenha as pessoas engajadas e meça resultados - com segurança. Saiba como o Amplify pode ajudar a sua organização hoje.

Comece a usar

O SMMExpert Amplify facilita aos seus funcionários a partilha segura do seu conteúdo com os seus seguidores. aumentar o seu alcance nas redes sociais Reserve uma demonstração personalizada e sem pressão para vê-la em ação.

Reserve já a sua demo

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.