Instagram Monetization: Um Guia Completo para Criadores e Influenciadores

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Há muitas maneiras de rentabilizar a sua presença no Instagram. Você pode ganhar bom dinheiro como influenciador mesmo que o seu sobrenome não termine em -ardashian A Instagram se comprometeu a gastar US$ 1 bilhão até o final de 2022 para recompensar os criadores e incentivá-los a fazer das redes sociais o seu trabalho.

Não para soar como um "get-rich-quick-infomercial", mas por estar ciente de novos recursos de monetização, você pode estar entre os primeiros a adotar e ter uma chance maior de ganhar um bom dinheiro com esse recurso. O pássaro madrugador apanha o cheque do pagamento da gordura de minhoca.

Portanto, quer você seja um influenciador de beleza ou moda, cineasta, fotógrafo ou outro criador de conteúdo criativo, estes são os novos métodos de monetização da Instagram que você precisa conhecer.

7 maneiras de rentabilizar a sua conta Instagram

Bónus: Faça o download de uma lista de verificação gratuita que revela os passos exatos que um influenciador de fitness usou para crescer de 0 a mais de 600.000 seguidores na Instagram, sem orçamento e sem equipamento caro.

O que é a monetização da Instagram?

A monetização do seu Instagram pode assumir muitas formas, desde trabalhar com marcas, ganhar receitas de anúncios em vídeos, aceitar dicas ou experimentar o novo recurso de Assinaturas Instagram.

Mas há uma diferença fundamental entre monetização e venda. Para criadores e infleuncadores, monetizar uma conta Instagram não significa vender produtos físicos ou digitais para um público social. Significa ganhar dinheiro para o conteúdo que você já está colocando na plataforma: posts, carretéis e histórias.

Vender produtos e serviços diretamente nas mídias sociais (por exemplo, via Instagram Shops ou conectando sua loja online às mídias sociais) é comércio social. Você pode (e deve) fazer isso, mas não é monetização neste contexto.

A Instagram é a plataforma mais popular para monetizar a criação de conteúdo. O tamanho do mercado global de influência atingiu um recorde de 13,8 bilhões de dólares em 2021, mais do dobro do que era em 2019.

Todo esse dinheiro também não é apenas para celebridades ultra-ricas. 47% dos influenciadores Instagram têm entre 5.000 e 20.000 seguidores, 26,8% têm entre 20.000 e 100.000, e apenas 6,5% dos influenciadores têm mais de 100.000 seguidores.

Meta, empresa mãe da Instagram e do Facebook, está trabalhando duro para atrair e manter os criadores em suas plataformas. O recém-lançado Creator Studio e os programas de bônus de ganhos falam da ascensão de ser um criador como um trabalho real que qualquer um pode fazer, não apenas aqueles nascidos com uma colher de prata na boca.

Muitas pessoas já estão ganhando renda em tempo integral com a Instagram e outras plataformas. Não é tarde demais para subir a bordo porque a demanda por marketing influente continua aumentando. Quase 75% dos marqueteiros americanos atualmente realizam campanhas de marketing influente e o eMarketer prevê que atingirá 86% em 2025.

Fonte: eMarketer

7 maneiras de rentabilizar a sua conta Instagram

Existem duas formas principais de rentabilizar o seu Instagram: Conteúdo patrocinado de fontes externas ao Instagram, ou dentro das novas ferramentas de criação da plataforma.

Vamos mergulhar nas 7 maneiras que você pode ganhar dinheiro com o Instagram.

Trabalhar com marcas

Isto é provavelmente o que a maioria das pessoas pensa quando o tema da monetização da Instagram ou marketing influente surge. Uma marca poderia pagar por uma foto ou vídeo de alimentação, conteúdo da história, um carretel, ou qualquer combinação dos itens acima.

Todos nós já vimos o post patrocinado pela Instagram, onde um influenciador posta uma foto com estilo do produto, conversa sobre como ele é ótimo e marca a marca.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Kirsty Lee ~ IVF Mum to Storm (@kirsty_lee__)

Com as ferramentas de hoje em dia, como anúncios em bobinas e histórias, o conteúdo da marca é mais criativo, interessante e autêntico do que nunca. Como criadora, a sua voz única é tudo e não fica mais autêntica do que a rotina realista de cuidados de pele de Joy Ofodu:

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Joy Ofodu (@joyofodu)

O trabalho de marca é uma das formas mais fáceis de rentabilizar o seu Instagram porque você está no controle. Você pode chegar a uma marca de forma proativa, negociar as taxas e os termos da sua campanha e, em última análise, fazer o máximo de acordos de marca que você conseguir.

Sim, você precisa ter algum conhecimento de marketing aqui na forma como você aborda os negócios, e provavelmente ter um número decente de seguidores. Mas qualquer um pode começar a trabalhar com marcas.

Requisitos de Elegibilidade

  • Conteúdo In-feed ou Story que é patrocinado através de pagamento ou produto gratuito deve usar o rótulo "Parceria paga com".
  • A FTC exige conteúdo patrocinado para ter um #ad ou #patrocinado etiqueta.
  • Não há requisitos específicos para a contagem de seguidores, embora provavelmente deva apontar para cerca de 10.000 como primeiro objectivo. No entanto, muitos são os que conseguem aterrar com menos sucesso.
  • Esteja preparado para lançar marcas sobre o motivo pelo qual elas devem anunciar consigo e o que você traz para a mesa (além da sua contagem de seguidores).

Participe de um programa de marketing afiliado

A Instagram fez duas importantes mudanças em 2021 que aumentaram drasticamente as oportunidades de monetização:

  1. Permitir que todos adicionem links para Histórias. (Anteriormente você precisava de um mínimo de 10.000 seguidores).
  2. Lançamento da Instagram Affiliate.

O marketing de afiliados existe há quase tanto tempo quanto a internet. Você compartilha um link rastreável para um produto → o cliente compra com seu link → você recebe uma comissão por indicar a venda. Fácil.

Instagram Stories é perfeito para adicionar links de afiliados. Instagram permite isso desde que você divulgue ao seu público que é um link de afiliado. Você também pode incluir links em suas legendas, como este exemplo da popular rede de afiliados da moda LikeToKnow.it.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Kendi Everyday (@kendieveryday)

A Instagram Affiliate ainda está em testes desde o início de 2022, mas a empresa anunciou que estará disponível para todos os criadores em breve. A Instagram está basicamente criando sua própria rede de afiliados, onde você poderá descobrir produtos dentro do aplicativo, compartilhar um link com eles e ganhar uma comissão pelas vendas - sem nenhum parceiro externo ou links de cópia/colagem incômodos em suas legendas.

Fonte: Instagram

Esta é definitivamente uma característica emocionante, mas não há necessidade de esperar que ela chegue. Você pode começar a ganhar dinheiro com links de afiliados agora.

Não sabe onde encontrar programas de afiliados? Nós temos você coberto.

Requisitos de Elegibilidade

  • Cumprir as diretrizes de conteúdo e as políticas de monetização da Instagram.
  • Seja honesto com seu público e divulgue quando estiver compartilhando um link de afiliado. A FTC recomenda usar uma simples hashtag como #ad, ou dizer, "Eu ganho uma comissão através de vendas colocadas com este link". (Quando lançado, o Afiliado Instagram incluirá automaticamente uma etiqueta, "Elegível para comissão").

Trabalhar com marcas e marketing de afiliados são duas formas de ganhar dinheiro usando sua conta Instagram. Agora, veja como você pode ganhar dinheiro diretamente dos recursos embutidos da Instagram.

Use crachás em livestreams

Durante os vídeos ao vivo, os telespectadores podem adquirir o que a Instagram chama de Crachás para suportar os criadores. Estes estão disponíveis em incrementos de $0,99, $1,99 e $4,99 USD. Uma vez configurado este recurso, ele estará automaticamente disponível para todos os seus vídeos ao vivo.

Já que é bastante novo, não deixe de mencioná-lo ao seu público durante a sua vida e agradeça àqueles que o apoiam desta forma.

Para usar crachás, clique no seu perfil e vá para o seu Painel profissional Clique no botão Crachás e liga-a.

Fonte: Instagram

Depois disso, terá de criar uma conta de pagamento directo através do seu banco ou PayPal. Depois, basta entrar em funcionamento!

Requisitos de Elegibilidade

Os crachás existem desde 2020, mas ainda estão limitados aos Estados Unidos. A Instagram está atualmente testando este recurso com criadores selecionados em vários outros países, incluindo o Reino Unido, França, Austrália, entre outros.

Para usar crachás agora mesmo, você deve:

  • Estar localizado nos Estados Unidos.
  • Tenha uma conta de Criador ou de Empresa.
  • Ter pelo menos 10.000 seguidores.
  • Ter mais de 18 anos.
  • Aderir às diretrizes de monetização de parceiros e conteúdo da Instagram.

Habilitar anúncios em seus carretéis Instagram

Até fevereiro de 2022, a Instagram oferecia anúncios em vídeo como um método de monetização. Isso permitia que as marcas publicassem anúncios antes, durante e depois dos anúncios em vídeo no seu perfil Instagram (anteriormente conhecido como anúncios IGTV). Anúncios semelhantes aos da TV para a Instagram, com os criadores recebendo uma parte da receita dos anúncios.

Agora que a Reels se tornou o principal foco de vídeo da Instagram, a plataforma anunciou a descontinuação da opção regular de monetização de anúncios pós-vídeo. Ela está sendo substituída por um novo programa de compartilhamento de receitas de anúncios para a Reels em algum momento de 2022.

Os carretéis Instagram são a forma #1 de fazer crescer a sua conta, por isso seria prudente concentrar-se neles agora, mesmo antes desta nova opção de monetização ser lançada.

Ver este post na Instagram

Um post compartilhado por Comedy + Relatable content (@thegavindees)

Requisitos de Elegibilidade

  • Actualmente em desenvolvimento pela Instagram. Continue a verificar os anúncios da Instagram ou siga a sua conta @creators.
  • O mesmo que todos os posts de vídeo Instagram: Use uma proporção 9×16 e certifique-se de que qualquer texto importante não seja escondido pelas sobreposições do aplicativo.
  • Um elemento chave é criar conteúdo original para bobinas, ou no mínimo remover marcas d'água de outras plataformas, caso seja necessário postar novamente (ou seja, o logotipo TikTok).

Ganhe bônus de marco miliário

Como parte de um esforço para atrair os criadores para suas plataformas e manter as já existentes, Meta anunciou programas de bônus tanto para o Instagram quanto para o Facebook, atualmente apenas por convite.

Neste momento, os 3 programas de bónus são:

  1. Como mencionado acima, este tipo de monetização de anúncios já terminou para inscrição, mas em breve será substituído por uma opção de monetização de anúncios para bobinas.
  2. Bônus de vídeo ao vivo, que recompensa atingir certos marcos, como entrar ao vivo com uma conta secundária.
  3. Bônus de verão em rolos, que premia os rolos mais populares com bônus em dinheiro.

    Bónus: Faça o download de uma lista de verificação gratuita que revela os passos exatos que um influenciador de fitness usou para crescer de 0 a 600.000+ seguidores na Instagram, sem orçamento e sem equipamento caro.

    Obtenha o guia grátis agora mesmo!

Pode ser frustrante que esses programas de bônus não estejam disponíveis para todos. Como você é convidado para coisas como essa? Postando regularmente conteúdo de alta qualidade e envolvente que seu público-alvo adora, e fazendo uso de formatos "favoritos do aplicativo", como o Reels.

Requisitos de Elegibilidade

  • Esses programas específicos de bônus Instagram são apenas por convite. Para se tornar elegível para essas ou futuras oportunidades, a sua melhor aposta é começar a levar o seu crescimento Instagram a sério, postando consistentemente um ótimo conteúdo.

Habilitar as assinaturas Instagram

Outra novidade em 2022, Instagram anunciou o lançamento de assinaturas. Disponível na plataforma irmã Facebook desde 2020, as assinaturas no Instagram permitem que seus seguidores paguem um preço mensal para suportar seu trabalho e acessar conteúdo exclusivo, diretamente dentro do Instagram.

Isto está actualmente em teste e não está aberto a inscrições públicas, mas espera-se que se abra em breve.

Esta será uma oportunidade de monetização incrivelmente valiosa, por muitas razões óbvias:

  • Renda mensal consistente e previsível.
  • A capacidade de comercializá-lo para o seu público existente, que tem maior probabilidade de se transformar em assinantes pagos.
  • Faça o seu negócio crescer com novas ferramentas e ofertas para este grupo central de apoiantes de assinantes.

A melhor parte? Todos podem ganhar dinheiro com as assinaturas. Se você já tem um público na Instagram, as pessoas gostam do que você está fazendo. Então, faça mais! Pergunte o que as pessoas querem ver de você e porque elas o seguem. Desde que isso se alinhe com sua autenticidade e visão de negócios, dê a eles o que eles querem. O plano de marketing para negócios de assinaturas é realmente tão simples quanto isso. (Bem...) mais ou menos .)

Ao contrário dos métodos de monetização que dependem da visão conta ou de ter um conteúdo "melhor" do que outros, você está no controle do crescimento de seus assinantes. Não importa para quantas pessoas você comercializa, desde que você tenha a oferta certa para fazer com que as pessoas queiram assinar. E ao contrário de competir com o conteúdo de outras pessoas, você está sempre no controle da sua oferta e do seu plano de marketing. #peptalk

Requisitos de Elegibilidade

  • A partir de março de 2022, esse recurso não está aberto para matrícula. Assim como com outros recursos de monetização da Instagram, espere que ele seja lançado para os criadores americanos primeiro, depois expanda para outros países.

Futuras possibilidades de monetização da Instagram

Embora nada tenha sido oficialmente anunciado, Adam Mosseri, CEO da Instagram, mencionou que há mais coisas reservadas para o futuro dos criadores da Instagram. Uma fonte até revelou que a Instagram estava explorando a criação de um mercado NFT dentro do aplicativo.

Mosseri disse recentemente, "...[Vai ser] um foco consistente da nossa parte fazer tudo o que pudermos pela comunidade de criadores". Espere ouvir mais ao longo de 2022, enquanto a Instagram amplia as ferramentas de criação, incluindo o novo Laboratório de Criadores.

Laboratório Criador 🧑🔬

Hoje, estamos lançando o Creator Lab - um novo portal educativo para criadores, por creators.//t.co/LcBHzwF6Sn pic.twitter.com/71dqEv2bYi

- Adam Mosseri (@mosseri) 10 de março de 2022

Quanto dinheiro você pode ganhar com a monetização da Instagram?

Resposta curta: Depende.

Resposta mais curta: Muita coisa.

Embora não existam referências 100% confiáveis para relatar o quanto os criadores ganham na Instagram, já houve várias pesquisas sobre o assunto:

  • A taxa média para um único posto Instagram patrocinado por criadores com 100.000 a 1.000.000 de seguidores variou de $165 USD a $1.800 USD.
  • A renda dos afiliados varia muito, e alguns criadores estão ganhando US$ 5.000 por mês somente com links de afiliados.
  • Os pagamentos do programa de bônus da Instagram variam muito, embora um influenciador tenha dito ao Business Insider que recebeu um bônus de $6.000 da Instagram em um único mês por postar bobinas de alto desempenho.
  • E as mega-estrelas? Os mais bem pagos influenciadores da Instagram são: Cristiano Ronaldo no primeiro lugar cobrando $1,6 milhões por poste, Dwayne Johnson em $1,5 milhões por poste, e Kendall Jenner em $1 milhão por poste.
  • Em contraste, um exemplo mais realista é um criador com 13.000 seguidores Instagram ganhando cerca de $300 USD por bobina patrocinada.

Fonte: Statista

Infelizmente, o racismo e o preconceito são fatores no quanto os criadores ganham, em todas as plataformas. Adesuwa Ajayi iniciou a conta @influencerpaygap para expor a disparidade entre o pagamento de criadores brancos e negros. Ver o que as marcas estão oferecendo para diferentes tipos de campanhas de conteúdo permite que os criadores estabeleçam taxas mais informadas, e - mais importante - para negros, indígenas e criadores de cor parareceber o mesmo salário.

Como você pode ver, os ganhos Instagram não são um cálculo simples. Então o que deve você cobrança por trabalho de marca?

Há uma velha regra que diz que um bom ponto de partida é 100 dólares por cada 10.000 seguidores para um post fotográfico patrocinado. Agora, com opções criativas como carretéis, vídeo, histórias, e mais, isso parece suficiente? Eu diria que não.

Outro método popular é a cobrança por taxa de compromisso:

Preço médio por posto IG (CPE) = Compromissos médios recentes x $0,16

A maioria dos influenciadores usa entre $0,14 e $0,16. Os compromissos são o número total de gostos, comentários, ações e economias.

Por isso, se a média de cada um dos seus posts recentes foi

  • 2.800 gostos
  • 25 ações
  • 150 comentários
  • 30 salvamentos

Então o seu cálculo seria: 3.005 x $0,16 = $480,80 por correio

O SMMExpert pode ajudá-lo muito aqui com a análise detalhada do Instagram, para que você não precise contar tudo manualmente e manter um registro dos seus compromissos médios por postagem ou vídeo.

Além de ver todas as suas métricas em um formato de fácil leitura, você também pode encontrar seu conteúdo de maior desempenho e o melhor momento para postar para o max engagement.

Nunca é tarde demais para rentabilizar seu conteúdo Instagram. O SMMExpert facilita muito com todas as ferramentas de crescimento que você precisa, desde o planejamento, agendamento, postagem e análise de conteúdo até a conexão com seu público e muito mais. Experimente hoje mesmo.

Comece a usar

Crescer na Instagram

Criar, analisar e agendamento de postos Instagram, Histórias e Bobinas com o SMMExpert. Poupe tempo e obtenha resultados.

Teste grátis por 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.