3 Ferramentas a usar em vez de análises do Facebook

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Kimberly Parker

Ao entrarmos em 2023, o Facebook continua sendo a plataforma de mídia social mais utilizada no mundo - de longe. Ele pode não conseguir a imprensa do TikTok ou do Twitter, mas com quase 3 bilhões de usuários ativos globais, seu alcance ainda é simplesmente inigualável.

Com um público potencial tão grande, o Facebook pode parecer um pouco esmagador - como você sabe o que funciona e se conectar com a sua comunidade em uma plataforma tão gigantesca? A análise do Facebook é uma ferramenta crítica para ajudar a responder a essas perguntas e garantir que você construa uma estratégia de marketing no Facebook que funcione para a sua marca.

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O que são as análises do Facebook?

A análise do Facebook são os dados e ferramentas de que você precisa para acompanhar o desempenho da sua marca na rede social mais popular do mundo.

O acompanhamento das análises do Facebook ajuda você a entender seu desempenho passado no Facebook e a ajustar sua estratégia futura. Você pode usar os dados obtidos através das análises do Facebook para criar um relatório específico do Facebook ou incorporá-los em um relatório geral de mídia social que acompanha o desempenho de todas as suas contas sociais.

A análise do seu Facebook é também uma forma importante de compreender o seu público. Há um verdadeiro tesouro de dados disponíveis para ajudar a revelar exactamente quem se está a envolver e a seguir o seu conteúdo, com dados demográficos e geográficos que abrangem a idade, sexo, localização e muito mais.

Tudo isto pode ajudá-lo a refinar o seu conteúdo para alcançar a audiência que deseja, ou a definir a sua estratégia para envolver ainda melhor as pessoas que já estão a sintonizar.

Ferramentas analíticas do Facebook

O Facebook costumava ter uma ferramenta analítica nativa chamada, apropriadamente, Facebook Analytics. Essa ferramenta foi descontinuada em 2021, mas ainda há muitas maneiras de acessar seus dados analíticos do Facebook.

1. Meta Business Suite

O Meta Business Suite substituiu o Facebook Analytics como a ferramenta nativa para acessar análises do Facebook. Aqui, você pode ver métricas, tendências e relatórios visuais para ajudá-lo a obter insights sobre sua conta geral no Facebook ou postagens individuais.

Veja aqui como encontrar o seu Facebook Analytics no Meta Business Suite:

  1. Abra o Meta Business Suite e clique em Insights Na tela de visão geral, você verá insights de alto nível para o Facebook, à esquerda da tela, e Instagram, à direita.
  2. Clique em qualquer uma das categorias do menu da esquerda para obter mais detalhes sobre o seu Instagram e as métricas do Facebook.
  3. Para ver especificamente as métricas de conteúdo do Facebook sem dados Instagram para distraí-lo, clique em Conteúdo no menu da esquerda sob o Conteúdo Então, abra o Anúncios, Posts e Histórias e desmarque as opções do Instagram.

2. Facebook Page Insights

O Facebook Insights agora faz parte do Meta Professional Dashboard. Aqui você pode rever insights básicos sobre a sua Página, posts e audiência. Os dados aqui são bastante básicos e não retrocedem muito no tempo (de um máximo de 28 a 90 dias), mas podem fornecer uma boa visão rápida do que está acontecendo com a sua Página.

Para aceder a Page Insights:

  1. Na sua página de negócios do Facebook, clique em Insights no menu da esquerda em Ferramentas profissionais .
  2. Clique em A tua página, Posts, ou Público para encontrar a métrica que estás à procura.

Você também pode acessar insights muito básicos sobre cada publicação diretamente da sua página do Facebook. Clique em Ver insights e anúncios sob qualquer post para trazer um pop-up com insights específicos para aquele post.

3. SMMExpert

SMMExpert é uma ferramenta de gerenciamento de mídia social que inclui análises avançadas (mas super fáceis de usar) do Facebook.

O SMMExpert's Analytics rastreia seus dados do Facebook em detalhes junto com os resultados de outras contas sociais. Isso simplifica seu trabalho de análise de mídia social. Economiza tempo e facilita a comparação de resultados agregados entre redes.

Fato engraçado: A grande maioria das pessoas que usam Instagram e TikTok também usam Facebook. Você encontrará 82,9% dos usuários Instagram e 83,4% dos usuários TikTok no FB.

Comparar resultados entre plataformas é a única maneira de entender o que seu público espera de você em cada plataforma, e como melhor se conectar com eles em cada contexto. SMMExpert Analytics permite que você veja como seu público responde em cada plataforma para que você possa entender melhor onde seus esforços de marketing no Facebook e nas mídias sociais se encaixam no quadro geral.

Dito isto, se você preferir se concentrar especificamente nos resultados do Facebook, você também pode usar o SMMExpert Analytics para mergulhar fundo em todas as métricas do Facebook que mais importam para a sua empresa. Você pode então criar e exportar um relatório personalizado, ou agendar relatórios para entregar os dados automaticamente para a sua caixa de entrada.em toda a sua organização.

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O SMMExpert's Facebook Analytics também mostra um mapa de aquecimento que lhe diz exatamente quando o seu público está mais propenso a estar online, e fornece recomendações personalizadas para o melhor momento para postar com base nos seus objetivos de compromisso.

Veja aqui como encontrar a sua análise do Facebook no SMMExpert:

  1. Vá para o seu painel SMMExpert e clique no Analíticos ícone na barra lateral.
  2. Selecione o seu Visão Geral do Facebook (se ainda não o fez, siga estes passos para ligar a sua conta). Nesta tela, você verá uma imagem completa de todas as suas análises do Facebook, desde o compromisso até os cliques de link para o sentimento das suas mensagens recebidas. Há também muitos modelos de relatórios pré-construídos do Facebook para que você mergulhe em mais detalhes.
  3. Use os botões na barra de navegação superior para compartilhar dados com seus colegas ou exportar as métricas e gráficos para um relatório personalizado em PDF, PowerPoint, Excel ou .csv.
Crescimento = hackeado.

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Métricas analíticas importantes do Facebook

Agora que você sabe onde encontrar seus dados analíticos do Facebook, vamos olhar para algumas das métricas mais importantes para você rastrear.

Análise da página do Facebook

  • Alcance: Isto inclui pessoas que viram conteúdo publicado na sua Página, bem como pessoas que viram conteúdo publicado sobre a sua Página por outros utilizadores sociais.
  • Visitas: O número de vezes que as pessoas visitaram a sua página do Facebook.
  • Novos gostos: O número de novas pessoas que gostaram da sua página no Facebook.
  • Taxa de crescimento dos seguidores: Quão rapidamente a sua Página está ganhando ou perdendo seguidores.
  • Taxa de Viralidade: A percentagem de vezes que o conteúdo da sua Página foi exibido como resultado de reacções, comentários e partilhas (disponível em SMMExpert Analytics).

percepções do público no Facebook

  • Idade & Género: A repartição dos grupos etários e a percentagem de mulheres e homens (sem estatísticas para o folx não binário neste momento, infelizmente).
  • Localização: Você verá as principais cidades e países para o seu público, assim você poderá entender de onde vêm os gostos e seguidores.

Análises de publicações no Facebook

  • Alcance posterior: O Visão geral do conteúdo Esta é uma métrica geral, mas você também pode mergulhar nos números de alcance de cada postagem específica clicando no botão Conteúdo item sob o Conteúdo Enquanto a métrica geral fornece uma boa noção das tendências no seu pós-visualizador, a métrica por-post é mais útil em termos de compreensão do que está realmente a ressoar com o seu público.
  • Posto noivado: O número de reações, comentários e compartilhamentos. Mais uma vez, você pode ver tanto o número total de todas as mensagens da página quanto os detalhes de cada mensagem específica. Para referência, a taxa média de envolvimento de mensagens no Facebook é de 0,07%.

Análises de histórias no Facebook

As métricas aqui são as mesmas das mensagens do Facebook. Você também pode descer até a parte inferior da tela para ver suas histórias com o maior alcance, os maiores toques de adesivo e a maioria das respostas. Novamente, você pode ver os dados de cada história específica clicando em Conteúdo sob o Conteúdo título.

Análise do Facebook Reels

Curiosamente, o Facebook considera os carretéis como Posts na interface Insights. Para acessar o seu Face Reels Insights no Meta Business Manager, acesse Insights > Conteúdo > Conteúdo e depois desmarque os anúncios e histórias no menu suspenso superior.

Para tornar as coisas mais (ou menos?) confusas, dentro da Posts seção de Informações de conteúdo o Tipo identificará os carretéis como carretéis.

Fonte: Meta Business Manager

Para cada bobina, você pode rastrear:

  • Alcance: O número de pessoas que viram o seu rolo pelo menos uma vez.
  • Noivado: Quanto aos outros tipos de mensagens, estas são divididas em reacções, comentários e acções. Junte-as para o número total de compromissos, ou acompanhe cada métrica individual com base no que mais importa para o seu negócio.

Análise de anúncios do Facebook

Em vez do Meta Business Suite, a melhor ferramenta nativa para visualizar seus anúncios do Facebook é o Meta Ads Manager. Você também pode ver relatórios de análise de anúncios do Facebook junto com seus relatórios orgânicos no SMMExpert Analytics.

  • Alcance: O número de pessoas que viram o seu anúncio pelo menos uma vez. Este número é importante para comparar com o número real de cliques ou engajamento - se eles estão vendo mas não estão seguindo o seu CTA, o que pode ter dado errado?
  • Impressões: Este é o número de vezes que o seu anúncio apareceu na tela. Este número provavelmente será maior que o alcance, pois a mesma pessoa poderá ver o seu anúncio mais de uma vez.
  • Custo por resultado: Para medir o ROI de uma campanha, este dado é a chave para revelar o quanto você tem pelo seu dinheiro.

Análise do Grupo Facebook

Os Grupos do Facebook são uma maneira incrível de as marcas construírem comunidades de fãs - e uma maneira ainda melhor de coletar dados sobre quem são seus seguidores mais apaixonados através das Ferramentas de Administração do seu grupo. Você só pode ver insights para Grupos com 50 ou mais membros.

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  • Colaboradores de topo: Revelar quem são os membros mais envolvidos da sua comunidade - e, possivelmente, aproveitá-los para influenciar ou criar oportunidades de parceria.
  • Noivado: Compreender quando os seus membros são mais ativos pode ajudar as marcas a entender quando e o que postar para o máximo alcance.
  • Crescimento: Acompanhe quantos membros estão se juntando à sua comunidade e quais têm sido os catalisadores de surtos. Isso pode lhe dar uma visão sobre possíveis oportunidades promocionais futuras.

Análises do Facebook Live

Você pode encontrar análises ao vivo clicando no vídeo ao vivo para o qual você gostaria de ver as métricas.

  • Telespectadores de pico : Acompanhe o maior número de espectadores simultâneos em qualquer ponto durante o seu vídeo, quando ele estava ao vivo.
  • Vistas: O número total de visualizações do seu vídeo ao vivo.
  • Noivado: Some o número total de reacções, acções e comentários.

Análise de vídeo do Facebook

  • Retenção de vídeo: Uma medida de quantas pessoas chegaram a cada ponto do seu vídeo. Você pode ver a média de 3, 15 e 60 segundos de visualização. Como outras formas de posts no Facebook, você também pode mergulhar nas especificidades de cada vídeo para ver o que está ressoando melhor com o seu público.
  • Duração média da vista: Esta estatística é útil para determinar como o seu conteúdo está a ser atingido. Afinal de contas, se alguém está a sintonizar e sair imediatamente sem ver o vídeo, quanto é que a sua "vista" realmente importa?
  • Vídeo de compromisso: Compile reações, comentários e compartilhamentos para obter uma imagem clara de quão envolvente é o conteúdo do seu vídeo. Para referência, a taxa média de envolvimento de postagens de vídeo no Facebook é de 0,08%.

Portanto - isso é muito. Tenha em mente que nem todas as métricas serão igualmente importantes para o seu negócio. Quando você estiver começando a analisar o Facebook, concentre-se em algumas métricas-chave que estejam alinhadas com os seus objetivos de negócios e estratégia social. Com o tempo, você pode começar a rastrear métricas mais detalhadas para obter uma imagem mais profunda do seu sucesso no Facebook.

FAQs sobre análises do Facebook

Ainda tem perguntas escaldantes? Nós temos respostas.

Como faço para verificar a análise do Facebook?

A opção mais básica é clicar em Ver insights e anúncios Para obter análises, relatórios, gráficos e comparações mais detalhadas, você precisará usar o Meta Business Suite, Facebook Page Insights ou SMMExpert Analytics.

O que é que a análise do Facebook mostra?

O que você vê quando verifica a sua análise do Facebook depende da ferramenta que você usa. Clicando em insights para qualquer publicação individual da sua página do Facebook, aparece um pop-up com estatísticas rápidas para impressões, alcance e envolvimento.

As ferramentas analíticas do Facebook podem fornecer muito mais informações do que isso, desde as métricas gerais da sua página até a comparação do sucesso dos seus esforços no Facebook com os de outras plataformas.

O Facebook Insights ainda existe?

O Facebook Insights ainda existe, mas agora está acessível diretamente da sua própria página do Facebook ou do painel Profissional. Portanto, o Facebook Insights não existe mais como uma ferramenta autônoma, mas a informação ainda está disponível.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.