Porque o seu negócio não pode ignorar o Dark Social

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Kimberly Parker

Imagine este cenário: Você está no trabalho, batendo na parede das 3 horas. Para se reanimar da queda, você navega até o BarkPost, apontando o monitor um pouco mais para você para evitar ser visto pelo seu chefe.

Você encontra uma divertida listicle-18 Signs Your Dog Has A Secret Second Family-e, desejando conferir com seu co-parceiro cão, você copia a URL no navegador e cola em uma mensagem de e-mail. Parabéns, você acabou de se engajar no "dark social".

Todos nós compartilhamos artigos um-a-um através de outros meios que não as mídias sociais. Seja porque foi feito para evitar a política de uso não social-media-pessoal no trabalho, ou porque você não quer que o mundo inteiro saiba que você gosta de um artigo intitulado Uma Carta Aberta de um Corgi para as Pessoas que Riem do Seu Rabo.

Graças à universalidade do ato, foi relatado que o dark social é responsável por 84% do outbound sharing. Então qual é esse poder misterioso, de onde ele vem, e - o mais importante - como o seu negócio pode aproveitá-lo? Aqui está tudo o que você precisa saber.

Índice

O que é o "dark social"?

5 razões pelas quais a sua empresa não pode ignorar a sociedade negra

Por que você deve começar a medir o social escuro (e como fazer isso)

O que é o "dark social"?

O termo "dark social" foi cunhado em um artigo escrito em 2012 por Alexis Madrigal, ex-editor adjunto do The Atlantic. Dark social é quando as pessoas compartilham conteúdo através de canais privados, como programas de mensagens instantâneas, aplicativos de mensagens e e-mail.

Esse compartilhamento privado é mais difícil de rastrear do que o conteúdo compartilhado em plataformas públicas como o Facebook e o Twitter, por isso muitos comerciantes de mídia social não percebem o tamanho de uma fatia escura da torta de compartilhamento de mídia social.

Alguns dos canais escuros de tráfego social mais comuns são:

  • Aplicações de mensagens -como o WhatsApp, WeChat e o Facebook Messenger
  • Email -para proteger a privacidade dos usuários, as referências não são compartilhadas)
  • Aplicações móveis nativas -Facebook, Instagram
  • Navegação segura -Se você clicar de HTTPS para HTTP o referenciador não será passado

Em outras palavras, dark social descreve qualquer tráfego da web que não é atribuído a uma fonte conhecida, como uma rede social ou uma pesquisa do Google. O tráfego de referência é normalmente identificado por certas "tags" anexadas ao link sempre que ele é compartilhado.

Por exemplo, se eu quiser compartilhar este post do blog no Twitter usando o botão "Tweet This" ao lado, uma janela de ação será aberta, com a seguinte tag anexada ao final da URL: " por cento2F&fonte=Shareaholic&related=shareaholic ". Esta etiqueta sinaliza que a referência do artigo foi uma ferramenta de partilha social directamente da página do post.

Se estiver curioso sobre uma manchete num Tweet e clicar no link, muitas vezes será direccionado para um link com a seguinte etiqueta " &utm_medium=social&utm_source=twitter ", sinalizando que essa referência teve origem no Twitter. Essa é uma tag de referência mais comum que você provavelmente já viu no passado, é chamada de código ou parâmetro UTM.

Veja como os encurtadores de URLs são os heróis não cantados do marketing de mídia social: //t.co/o7IoGkfyYU pic.twitter.com/btPaGmXaMH

- SMMExpert (@hootsuite) 19 de dezembro de 2014

Links sociais escuros, no entanto, não contêm dados de referência. Exemplos comuns de links sociais escuros incluem links copiados e colados em e-mails ou mensagens instantâneas, ou compartilhados via mensagem de texto. Esses métodos não anexam automaticamente nenhuma tag de rastreamento, a menos que o link compartilhado tenha sido copiado com a tag incluída (por exemplo, se eu fosse copiar a URL de um artigo que eu encontrei originalmente no Twitter, incluindo oParâmetros UTM ligados a ele).

Se você está observando de perto a análise do seu site, você provavelmente já se perguntou o que é todo esse tráfego "direto". Bem, no SMMExpert, temos certeza de que milhares de pessoas não digitaram "//blog.hootsuite.com/quick-tips-for-creating-social-videos/" em uma janela do navegador. É rotulado como "direto" no Google Analytics, mas é realmente o tráfego do dark social.

5 razões pelas quais a sua empresa não pode ignorar a sociedade negra

Para além do facto de O artigo The Atlantic ser um artigo muito interessante e relativamente fácil de ler, independentemente do seu nível de familiaridade com as diferentes métricas de compromisso, também faz dois pontos muito importantes sobre o dark social.

O primeiro é o fato de que o fator de compartilhabilidade mais importante em um conteúdo é o próprio conteúdo. Nenhum bom conteúdo = nenhum compartilhamento, por mais sofisticados que sejam os seus esforços de otimização.

O segundo ponto que Madrigal faz é que o surgimento das redes sociais não criou a teia social, mas apenas estruturou os canais existentes através do ato de publicar - e rastrear - nossas interações sociais.

Se você tem a grande peça de conteúdo coberto, continue lendo para saber porque você precisa de marketing social escuro para maximizar o seu alcance.

1. o social sombrio está em toda parte.

No último ano e meio, a maioria das respostas (clickbacks) a ações sociais escuras vem de dispositivos móveis. Os clickbacks em ações sociais escuras provenientes de dispositivos móveis subiram de 53% em agosto de 2014 para 62% em fevereiro de 2016. Os outros 38% dos clickbacks em ações sociais escuras vêm de desktops.

2. o social escuro tem um enorme impacto no tráfego

De acordo com a empresa de marketing RadiumOne, no último ano e meio, as ações sociais escuras como porcentagem das ações no local saltaram de 69 para 84% globalmente.

Compare esses números com o tráfego do Facebook. A pesquisa da RadiumOne em fevereiro de 2016 descobriu que apenas 11% das ações móveis originadas no site e 21% dos clickbacks móveis aconteceram no mundo todo via Facebook. No mesmo mês, sete vezes o número de ações móveis originadas no site e mais de três vezes o número de clickbacks móveis aconteceram via social escura.

3. o Dark Social é uma oportunidade de marketing espectacular

Dados sociais escuros dão uma representação detalhada dos interesses reais dos consumidores. Familiarizar-se com estas informações permitirá que seu negócio tenha acesso a um público-alvo de conexões.

4. o social escuro atinge uma demografia única

De acordo com a pesquisa da RadiumOne, 46% dos consumidores com 55 anos ou mais de idade compartilham apenas por meio da sociedade negra, ao contrário daqueles na faixa etária de 16 a 34 anos, onde apenas 19% o fazem.

5. a partilha social obscura é prevalecente em muitas indústrias

Por exemplo, se o seu negócio está em finanças pessoais, comida e bebida, viagens ou busca de executivos, mais de 70% da partilha social é feita através da sociedade negra.

Por que você deve começar a medir o social escuro (e como fazer isso)

Para quem publica conteúdo online, é importante saber de onde vem a maioria dos seus leitores. Se as contas sociais sombrias representam 60 ou 16 por cento do tráfego web, os marketeiros precisam ser capazes de rastreá-lo.

De facto, medir o dark social deve ser uma parte essencial do seu quadro de ROI nas redes sociais. Nesta secção vamos analisar algumas das tácticas e ferramentas que pode utilizar para o fazer.

Encurtar URLs

Use URLs curtas para links de saída em seu conteúdo para obter uma análise mais profunda das taxas de engajamento. Links mais curtos também parecem mais limpos em plataformas como o Twitter.

O encurtador de URL incorporado no SMMExpert pode ser acessado através do painel do SMMExpert ou no site ow.ly. Esse encurtador de link permite que você envie imagens, rastreie cliques em tempo real (não incluindo cliques de bots) e tenha a capacidade de postar em suas várias redes sociais como Facebook, LinkedIn e Twitter.

Imagem via ow.ly.

Você também pode usar a URL reduzida em e-mails ou em seu site e usar as estatísticas de cliques da URL do SMMExpert para rastrear quantos cliques esses links recebem.

Facilite a partilha

Em alguns sites, os utilizadores têm de se deslocar para encontrar os botões de partilha. Outros sites não distinguem bem quais são os botões "seguir" e quais são os botões "partilhar".

A sofisticação dos botões das suas acções deve corresponder à qualidade do seu conteúdo.

Usar ferramentas sociais obscuras

Há muitas ferramentas que permitem aos profissionais de marketing rastrear as origens do tráfego social escuro e analisar seus resultados.

Po.st é um produto do RadiumOne. A ferramenta permite aos usuários compartilhar conteúdo e fornece aos editores oportunidades de receita e ferramentas exclusivas de análise social obscura.

ShareEsta é uma excelente ferramenta que permite às pessoas compartilhar qualquer pedaço de conteúdo na web através de e-mail, mensagem direta ou mensagem de texto. A ferramenta pode ser personalizada para medir a cópia e compartilhamento do URL do seu site.

GetSocial.io é uma loja de aplicativos de mídia social. Você pode criar uma conta através do site deles ou baixar seu plugin WordPress ou Shopify App. Depois de criar uma conta, cole o trecho de código fornecido em sua seção HTML (o código é destacado em vermelho na parte superior da página). Depois de inserir com sucesso o trecho de código em seu site, você estará a um clique de distância de rastrear no escurosociais. Encontre a Rastreamento da barra de endereços aplicativo, clique Ativar e você está pronto para ir.

Ver outras plataformas sociais

Uma das coisas que você pode fazer para desmascarar a origem do tráfego social escuro é verificar se há um pico simultâneo no tráfego de links vindos do Facebook ou Reddit.

Os principais sites também informaram que pesquisaram os dados do agente do usuário, o que inclui uma linha de código que os usuários deixam após visitarem um site, que identifica seu sistema operacional e tipo de navegador. As informações do agente do usuário, embora nem sempre traduzidas corretamente pelo software analítico, podem fornecer mais detalhes sobre o referenciador.

Finalmente, como Madrigal salientou, "Não há como jogar e-mail ou mensagens instantâneas das pessoas. Não há usuários poderosos que você possa contatar. Não há algoritmos para entender".

A melhor maneira de garantir que seu conteúdo seja compartilhado é criar material interessante, informativo e original.

Agora que você sabe tudo sobre o dark social e as táticas para medi-lo, você está pronto para realmente provar (e melhorar) seu ROI nas mídias sociais. Use o SMMExpert Impact e obtenha relatórios em linguagem simples de seus dados sociais para ver exatamente o que está impulsionando os resultados para seu negócio - e onde você pode aumentar seu retorno sobre o investimento.

Saiba mais

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.