Como Vender Produtos no TikTok em 7 Passos Simples

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Kimberly Parker

O TikTok sente-se como se fosse uma internet própria. Pense nisso - você pode encontrar literalmente tudo ali, desde celebridades super populares da internet que explodem tendências a nichos estranhos que se queixam de suas obsessões hiperespecíficas. Há alegria, drama, paixão, uma linguagem compartilhada e muita comunidade. E, como em qualquer outro canto da internet, também há muitaoportunidades de venda de produtos.

Sim, o crescimento do TikTok e a ubiquidade cultural significa que é o lugar perfeito para a sua marca. Já aprendemos como o marketing TikTok pode ajudá-lo a atingir novos públicos e a aumentar a sua base de clientes, mas o aplicativo é muito mais poderoso do que isso. Se você aprender a entrar e sair, você pode aprender como vender no TikTok em 7 passos fáceis.

Como vender no TikTok

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Você pode vender produtos no TikTok?

Costumava ser que as marcas apenas inundavam a alimentação e esperavam que a TikTokers mudasse organicamente as aplicações para procurar os seus produtos. Depois, no ano passado, a TikTok racionalizou o processo através de uma parceria com a Shopify para lançar o TikTok Shopping.

O TikTok Shopping permite que os usuários naveguem, selecionem e comprem itens com segurança sem sair do aplicativo. É uma integração perfeita de comércio eletrônico que já está fazendo grandes ondas na plataforma.

"Nossa comunidade transformou as compras em uma experiência enraizada na descoberta, conexão e entretenimento, criando oportunidades inigualáveis para as marcas capturarem a atenção dos consumidores", disse Blake Chandlee, da TikTok, no lançamento.

"A TikTok está posicionada exclusivamente no centro do conteúdo e do comércio, e estas novas soluções tornam ainda mais fácil para as empresas de todos os tamanhos criar conteúdos envolventes que levem os consumidores diretamente ao ponto de compra digital".

Se você configurar sua página corretamente (e atender aos requisitos do TikTok), você poderá adicionar uma guia de loja à sua página TikTok. A integração permitirá que os usuários visualizem itens de sua loja online sem sair da aplicação.

Desde o seu lançamento no ano passado, TikTok Shopping não é mais apenas para usuários do Shopify. Ele também trabalha com Prestashop, Base, Square, BigCommerce, OpenCart, Ecwid, Shopline, e Wix eCommerce.

O TikTok Shopping foi lançado inicialmente para usuários nos EUA, Reino Unido e Canadá, mas agora está disponível para usuários na maioria dos países do mundo.

Fonte: Ecwid

Porquê vender no TikTok?

Muito de pessoas a usam

Em poucas palavras, TikTok é o epicentro da cultura. A maioria das tendências - seja moda, música, comida, cinema ou qualquer outra coisa - começa no aplicativo antes de viajar para qualquer outro lugar. TikTok é realmente o clube das crianças legais.

Mas para ser claro, não é só para crianças. Há aproximadamente 1 bilhão de usuários ativos mensais no TikTok. Isso é 20% de todos os usuários de internet do mundo, e um oitavo de toda a população mundial. E o tempo médio de uso diário é de mais de uma hora.

Em outras palavras, se você tem um produto de ponta, ou até mesmo algo que você acha que vai atrair algum brilho, o TikTok é um lugar incrível para colocar o seu pé na porta.

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Você não precisa de um orçamento enorme.

Também não é apenas a influência que torna o TikTok único. Os usuários tendem a não gostar muito de publicidade manhosa, preferindo material organicamente interessante.

Então você realmente não precisa de um grande orçamento ou equipe para fazer ondas no TikTok. O aplicativo realmente tem uma abordagem democrática de conteúdo, muitas vezes promovendo os melhores vídeos gerais para a cobiçada Página Para Você (ou #fyp).

Isso significa que as possibilidades de alcance são essencialmente ilimitadas, especialmente se você souber o que está fazendo. E assim que terminar de ler nosso guia, você o fará.

Fonte: TikTok

Como vender no TikTok

1. determinar o seu nicho

Escusado será dizer que a maior base de utilizadores no TikTok é composta por adolescentes, seguidos pelos de 20-29 anos e depois pelos de 30-39 anos. Isto já é muita informação para o ajudar a adaptar o seu marketing, e não significa necessariamente que não consiga chegar às pessoas mais velhas se for esse o seu objectivo.

A especificidade ajuda nesta rede, por isso não deixe de se familiarizar com o aplicativo e suas diversas comunidades.

Por exemplo, digamos que você quer vender uma luz de leitura. Cave fundo na hashtag #BookTok e aprenda sobre os tipos de vídeos que os entusiastas do livro do aplicativo estão postando. Se você aprender a língua deles, você pode participar de conversas de forma mais orgânica.

2. criar a sua conta comercial

Uma vez que você tenha o terreno digital, é hora de preparar sua conta TikTok para o sucesso. Se você já se inscreveu ou está começando do zero, você precisará ter certeza de que tem uma conta TikTok for Business (e trocar é tão fácil quanto abrir uma conta TikTok Gerir conta e tomada Mudar para Conta Comercial ).

Naturalmente, você vai querer pré-configurar sua conta para que ela tenha todas as informações e imagens relevantes de sua marca, e então é hora de integrar sua plataforma de comércio eletrônico (as instruções devem estar disponíveis no site de qualquer plataforma de comércio eletrônico que você usar).

Quando tudo estiver dito e feito, você terá a tag TikTok Shopping na sua página e ela exibirá seus produtos. Há dois pontos de integração para escolher - você pode ter toda a experiência de varejo contida no aplicativo, ou você pode ter a transação final acontecendo no seu site.

3. começar a criar

É claro que não basta montar uma página e deixá-la lá. Para prosperar no TikTok você precisa criar conteúdo. Muito conteúdo.

Quando se trata de TikTok, a quantidade certamente supera a qualidade. Mas a principal coisa que você precisa lembrar é que você não quer ser "vendedor". Os usuários de TikTok vão farejar um anúncio a quilômetros de distância, então você precisa estar calmo sobre isso se você quiser ganhar tração. Certifique-se de que você está realmente se divertindo, porque seus telespectadores podem dizer se você está sendo autêntico ou não.

A melhor aposta é voltar ao seu nicho de pesquisa e participar de tendências e desafios dentro desse domínio. Seja uma loucura de dança ou um meme viral, você pode participar da tendência enquanto promove o seu produto.

Uma vez estabelecida uma voz e um seguidor, você pode até tentar lançar um desafio TikTok próprio com um hashtag único. Um movimento como este poderia valer a pena de forma inimaginável com a quantidade certa de criatividade e sorte.

4. marcar os seus vídeos com produtos

Um dos passos mais fáceis e importantes neste processo é etiquetar correctamente os itens nos seus vídeos. Sim, a funcionalidade TikTok Shopping inclui a possibilidade de etiquetar um produto com um simples toque.

Esta chave não só é forte para manter o conhecimento da sua marca, mas também significa que pode anunciar sem publicidade - os seus vídeos podem assumir qualquer forma, e os produtos que apresenta continuarão a ser etiquetados. Esta é uma óptima forma de colocar algum produto sorrateiramente à frente dos utilizadores que se orgulham de não cair em anúncios.

5. alavancar a influência

Quer você tenha ou não encontrado sucesso ao explorar as tendências TikTok, há sempre a opção de marketing influenciador. Sim, TikTok está repleto de influenciadores de todos os estilos de vida, e todos eles têm uma coisa em comum: eles provavelmente vão apoiar o seu produto, por um preço.

Claro que, como qualquer outra coisa, você precisa fazer sua pesquisa. Você vai querer um influenciador que se encaixe perfeitamente no nicho que você determinou no passo 1, e você também vai querer um influenciador que tenha, bem, influência real. Olhe através de seus seguidores e postos para ter certeza de que eles se encaixam perfeitamente com a sua marca, então estenda a mão e determine uma parceria.

Trabalhar com um influenciador pode ser uma ótima maneira de aumentar seu alcance, mas você definitivamente deve ser estratégico porque pode começar a ficar caro bastante rapidamente.

Como exemplo, a Kylie Cosmetics trabalha frequentemente com influenciadores para promover seus produtos de maquiagem no TikTok.

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6. incentivar a UGC

Se você é inteligente (e, bem, sortudo), seu trabalho com influenciadores e uso de hashtags originais pode convidar a um windfall de UGC (conteúdo gerado pelo usuário). Esse é o derradeiro efeito bola de neve, que pode resultar em um alcance global inimaginável para sua marca.

A UGC pode tomar a forma de um desafio ou meme TikTok, ou pode ser apenas um único vídeo que se torna viral. Pode ser algo que você convida como uma marca, ou pode ser uma questão de capitalizar sobre uma oportunidade orgânica quando ela surge.

O exemplo mais infame disso foi o altamente viral TikTok de Nathan Apodaca que o viu patinando enquanto bebia suco de arando Ocean Spray e ouvia os "Sonhos" da Fleetwood Mac. O vídeo atraiu a atenção global e foi recriado por várias celebridades (incluindo os próprios membros da Fleetwood Mac).

Mais importante, o Ocean Spray integrou-o nos seus materiais de marketing e capitalizou-o promovendo o #DreamsChallenge. O TikTok original tem agora 13,2 milhões de visualizações. Imagine o que teria acontecido se eles tivessem etiquetado o seu produto directamente no vídeo.

7. promover postos

Novamente - os usuários do TikTok não são tão aptos a responder à publicidade tradicional. Mas isso não significa que você não possa promover um post orgânico. Na verdade, é bastante simples conseguir um vídeo na frente de mais pessoas com TikTok Promote.

Aqui estão os passos para promover um vídeo e dirigir o tráfego em direção à sua loja:

1. toque Eu no canto inferior direito para ir ao seu perfil.

Toque no ícone de 3 linhas no canto superior direito para ir para as suas definições.

3. toque Ferramentas do criador e, em seguida, toque Promova .

4. do Promoções toque no vídeo que pretende promover (tem de ser público e não pode conter música com direitos de autor).

5. escolha um dos seguintes objectivos para o seu vídeo:

-• Mais visualizações de vídeo .

-• Mais visitas ao site .

-• Mais seguidores .

6. se você escolher Mais visitas ao site Você adicionará um URL e escolherá um botão de chamada para ação (exemplo: Aprenda mais, Compre agora ou Inscreva-se). Depois toque em Salvar .

Toque no círculo ao lado da audiência que gostaria de alcançar, depois toque Próximo Você pode escolher entre:

-• Automático TikTok irá escolher o público para você.

-• Personalizado Alvo de gêneros específicos, faixas etárias e interesses que você gostaria de alcançar.

8. defina o seu orçamento e duração, depois toque Próximo .

9. adicionar informações de pagamento (Android) ou recarregar as suas moedas (iPhone).

10. toque Comece a promoção .

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.