Mídias Sociais no Governo: Benefícios, Desafios e Táticas

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Kimberly Parker

As redes sociais e o governo andam juntos como manteiga de amendoim e geleia. Porquê? Porque as redes sociais são um excelente local para comunicar com os eleitores, lançar campanhas, criar consciência em torno de iniciativas, e é uma ferramenta essencial na comunicação de crise.

Na SMMExpert, trabalhamos com muitos níveis de governo e compreendemos plenamente como as mídias sociais têm se elevado para desempenhar um papel significativo nas estratégias de comunicação dos órgãos governamentais, políticos e legisladores em todo o mundo.

Continue lendo para descobrir como todos os níveis de governo, de municipal a provincial e federal, podem e deve usar as redes sociais.

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Principais benefícios das redes sociais no governo

Envolver-se com o público

Quer você concentre seus esforços no TikTok, Twitter, Facebook ou em uma plataforma totalmente diferente, as mídias sociais serão sempre um lugar sólido para manter o público em geral informado e atualizado sobre questões importantes e se envolver com um público em um nível mais profundo.

O Departamento de Trânsito da Polícia de Toronto, por exemplo, organiza sessões regulares do AMA (pergunte-me qualquer coisa) sobre o TikTok. Um representante coloca perguntas sobre tudo, desde se as pessoas em trabalho de parto podem passar sinais vermelhos (não, aparentemente!) até à legalidade dos volantes de pós-venda.

A comunicação e o envolvimento com os constituintes ajudará a estabelecer e construir credibilidade e confiança, desde que você não use as mídias sociais para transmitir mensagens e realmente se envolver com as pessoas que o seguem. Mais sobre isso mais tarde!

Se você está levando a sério o uso da mídia social para mobilizar os eleitores, confira Nextdoor, um aplicativo que os governos locais usam para organizar prefeituras, educar os cidadãos sobre questões de segurança e envolver grupos comunitários.

Mostre às pessoas quem você realmente é

Aqui, vamos ser sinceros... os políticos não têm exactamente a maior reputação'. Estereótipos como desonesto, ganancioso e um pouco sujo, há uma oportunidade de mudar as percepções usando as redes sociais para as comunicações governamentais e construindo uma marca pessoal que é construída sobre a transparência.

A representante americana no 14º distrito congressional de Nova York, Alexandria Ocasio-Cortez (comumente conhecida como AOC), fez isso com um tremendo impacto através de sua conta no Twitter.

Por ser autenticamente ela mesma e usar fotos para apoiar as anedotas e fatos que ela compartilha com seus constituintes, a AOC cresceu substancialmente e criou uma marca pessoal que é relatável, honesta e de boa fé. Esta abordagem autêntica ajudou a AOC a escalar sua presença na plataforma em 600% em sete meses.

Fonte: The Guardian

As redes sociais também humanizam os políticos e os tornam mais acessíveis e responsáveis perante o público em geral. É claro que isto pode ser um tiro pela culatra se um político colocar conteúdo considerado socialmente inaceitável. Este é o seu aviso de que quem quer que seja responsável por uma conta governamental nas redes sociais tem de saber o que é e o que não é aceitável partilhar (estamos a olhar para si, Anthony Weiner!)

Comunicação de crise

A pandemia da COVID-19, Brexit, a insurreição de 6 de janeiro e a ocupação da Ucrânia pelas forças russas são alguns dos casos em que escolhas fora do controle do público em geral ou decisões dos legisladores têm impactado o mundo.

Quando eventos como os mencionados acima ocorrem, as pessoas recorrem às redes sociais para procurar e obter informações, manter-se a par das últimas notícias, e reprimir os seus medos, rindo de algumas memes.

As pessoas também procuram liderança no governo quando os tempos se tornam difíceis, por isso faz sentido que legisladores, políticos e governos usem as redes sociais como plataforma para gerir as comunicações de crise e fornecer actualizações oficiais e regulares aos cidadãos de todo o mundo.

Por exemplo, durante a pandemia da COVID-19, quase 50% dos adultos americanos viram muitas ou algumas notícias falsas sobre a crise, e quase 70% dizem que notícias falsas causam uma grande confusão.

Para contrariar isso, os governos devem investir na escuta das redes sociais para ajudá-los a identificar imprecisões e responder de acordo com elas - especialmente porque os cidadãos estarão atentos às contas das redes sociais do governo para lhes fornecer informações precisas e objetivas.

Mas não sinta que tem de se envolver em todos os comentários falsos ou posts que encontrar nos seus esforços de escuta social. Alguns conteúdos podem ser demasiado incorrectos para justificar uma resposta. No entanto, se vir muitos utilizadores de redes sociais a espalhar informações erradas, use os canais oficiais para esclarecer o assunto.

Precisa de mais informações? Leia Como Usar as Mídias Sociais para Comunicação de Crise e Gerenciamento de Emergências e configure sua organização para o sucesso.

Campanhas de lançamento e crescimento

As mídias sociais não são apenas um lugar para as empresas compartilharem seu mais recente lançamento de produtos ou crescerem seus negócios com engajamento e comunidade. Os políticos entendem o poder de uma prefeitura virtual para lançar suas próprias iniciativas e idéias.

Além disso, a mídia social é um excelente espaço para testar mensagens de campanha. A estratégia é de baixo risco e você recebe feedback instantâneo de pessoas ao redor do mundo. A mídia social também é uma oportunidade de se tornar viral, ver as tendências e medir a sua relevância.

Os políticos também podem usar as mídias sociais para se alinharem com iniciativas e tendências. No exemplo abaixo, a senadora americana Elizabeth Warren diz ao seu público onde se encontra sobre a situação Roe vs. Wade nos EUA.

Baixo custo (mas alto risco)

As campanhas políticas são feitas com base em doações, de modo que a economia de dinheiro está sempre na vanguarda da tomada de decisões do governo. Muito antes de os meios de comunicação social existirem, os políticos e os governos tinham de utilizar os meios tradicionais, por exemplo, as televisões, os jornais e os folhetos publicitários porta-a-porta, para aumentar o perfil dos candidatos. Isto tinha um custo elevado e teve um impacto imensurável.

Em contraste, as redes sociais fornecem ao governo um ponto de entrada de baixo risco para construir a consciência das suas iniciativas, aumentar as marcas pessoais e envolver o público em geral. A estratégia é inteiramente mensurável, para que você possa ver ativamente como o orçamento da sua campanha é gasto e quais campanhas sociais têm o impacto mais significativo.

Se você precisar de algumas dicas, confira nosso guia sobre como provar e melhorar o ROI de suas mídias sociais para obter dicas e insights valiosos sobre como medir o desempenho da campanha.

Desafios das redes sociais no governo

As mensagens são complicadas de acertar

Em 2014, o Dakota do Sul lançou uma campanha para alertar as pessoas para não sacudir o volante quando se desloca no gelo preto. A hashtag seleccionada pelo Departamento de Segurança Pública do Estado? O duplo sentido sexualmente sugestivo "Não sacudir e Conduzir".

No final, a campanha foi puxada, e Trevor Jones, secretário do Departamento de Segurança Pública, disse numa declaração: "Esta é uma mensagem de segurança importante, e não quero que esta insinuação distraia do nosso objectivo de salvar vidas na estrada". É justo!

As mídias sociais e as comunicações governamentais nem sempre funcionam como deveriam e, às vezes, até mesmo o que parece ser a maior idéia de campanha pode sair pela culatra.

Às vezes, o social não é a coisa certa a fazer.

As mídias sociais são um lugar onde as manchetes são criadas, as tempestades se multiplicam e as opiniões são compartilhadas. Infelizmente, isso pode ter um impacto negativo em situações políticas sensíveis ou delicadas.

Em fevereiro de 2022, a estrela da WNBA e cidadã americana Brittney Griner foi detida na Rússia por alegação de contrabando de drogas, mas pouco ou nada foi criado nas mídias sociais - nem mesmo uma tendência #FreeBrittney.

A decisão de não criar consciência do caso de Brittney foi uma escolha consciente devido à tensão política entre os EUA e a Rússia em relação à ocupação da Ucrânia. A ideia é que o estatuto de Griner como atleta negra, abertamente lésbica, poderia levá-la a tornar-se um peão político nas crescentes negociações entre a Rússia e os EUA em relação ao conflito na Ucrânia.

Em relação ao caso, não houve nenhuma chamada pública do Presidente Joe Biden ou de outros altos funcionários dos EUA para trazer consciência da situação de Griner, e por enquanto, talvez seja a melhor coisa a fazer.

Vais ser chamado

As redes sociais são uma dura realidade, e as pessoas vão chamá-lo para fora, por isso certifique-se de que o que você diz é verdade.

Aqui está um exemplo brilhante do congressista Eric Swalwell, que Tweeted uma foto de uma bandeira do Orgulho com a legenda, "Eu voo estas bandeiras 365 dias por ano". Infelizmente, os seguidores de Swalwell rapidamente apontaram que a bandeira ainda tinha vincos de ser desembalada momentos antes. Melhor sorte na próxima vez, Eric.

Eu arvoro estas bandeiras 365 dias por ano. pic.twitter.com/MsI1uQzDZ0

- Rep. Eric Swalwell (@RepSwalwell) 24 de Maio de 2019

Você vai se tornar um meme

Lembro-vos mais uma vez que as redes sociais são um lugar onde vos podeis tornar um meme.

(E caso tenha perdido, abaixo está o infame Bernie Sanders meme que se espalhou como fogo selvagem pelas redes sociais no início de 2020).

Muitas vezes, os resultados de ter suas palavras e imagem transformadas em meme são bastante inofensivos. Mas proceda com cautela, pois a maneira como elas são usadas estará fora do seu controle.

5 dicas para usar as redes sociais no governo

Existem dois tipos de contas de redes sociais: soapboxes e jantares. Uma conta de redes sociais soapbox centra-se em eles mesmos Eles utilizam as redes sociais para transmitir mensagens e assuntos sem se envolverem com o seu público.

Por outro lado, um jantar-conta de mídia social convida o público e cria um diálogo com ele. Eles incentivam a discussão e o engajamento entre o anfitrião (você) e os convidados (sua audiência).

Você quer ter certeza de que está administrando um jantar para as mídias sociais e comunicações governamentais. Aqui estão cinco dicas de como você pode fazer exatamente isso.

1. Saiba onde o seu público se encontra

Você precisa entender o canal onde seu público-alvo se encontra para não desperdiçar tempo e recursos valiosos em campanhas no vazio.

Por exemplo, se você é um político que depende de influenciar os eleitores mais jovens para levar uma cédula, você provavelmente vai querer se concentrar em TikTok ou Instagram Reels porque é normalmente onde o Gen-Z gasta mais tempo. Da mesma forma, se você quiser chicotear homens de esquerda com um diploma universitário em um frenesi, concentre sua atenção no Twitter.

Lembra-se do AOC, sobre quem conversamos antes? Em 2020, ela hospedou um videojogo ao vivo no Twitch para ajudá-la a alcançar públicos mais jovens que podem não estar familiarizados ou interessados em política.

Alguém quer jogar comigo no Twitch para sair da votação? (Eu nunca joguei, mas parece muito divertido)

- Alexandria Ocasio-Cortez (@AOC) 19 de outubro de 2020

O marketing no Twitch pode não se adequar a todos os candidatos políticos, então será sua decisão se você acha que a plataforma de streaming é o lugar certo para se envolver com um público. E se você precisar de ajuda para entender como descobrir seu público-alvo nas mídias sociais, envolva seus olhos em Como encontrar e direcionar seu público nas mídias sociais para começar.

2. partilhar conteúdos e informações relevantes e valiosos

Construa confiança e engajamento do público compartilhando conteúdos relevantes e interessantes, e o público naturalmente se voltará para você como uma fonte válida de informação e conhecimento. A conta da NASA Instagram faz isso espetacularmente bem para seu público de mais de 76 milhões de pessoas em todo o mundo.

A conta da BC Parks Instagram segue uma tendência semelhante no Canadá e dá ao seu público dicas, informações e insights sobre o que está acontecendo em toda a extensa lista de parques da província.

3. engaje-se com seus seguidores

Alguma vez você participaria de um jantar e se sentaria lá silenciosamente, não participando da conversa? Obviamente não, e as mídias sociais não são diferentes. Funcionários do governo, legisladores e contas do governo precisam se envolver com seu público, respondendo a mensagens, participando de conversas e respondendo perguntas.

Lembre-se de que as redes sociais têm tudo a ver com a criação de comunidades. Portanto, faça perguntas, crie pesquisas de opinião (o Twitter tem uma ótima funcionalidade que lhe permite fazer isso!), e responda aos comentários de seus seguidores - você nunca sabe se sua resposta vai mudar a mentalidade de um eleitor.

Você pode até mesmo repostar conteúdo postado pelos seus eleitores como uma forma de engajamento, como o Governo de Nova Jersey retweetou estas fotos de um lindo pôr-do-sol no centro de Nova Jersey.

Lindo #sunset esta noite no Central Jersey. @NJGov realmente sabe como mostrar suas cores. #NJwx pic.twitter.com/rvqiuf8pRY

- John "PleaseForTheLoveOfGodFireLindyRuff" Napoli (@WeenieCrusher) 17 de Maio de 2022

Se você está lutando para acompanhar todas as mensagens que você recebe, a bordo de uma ferramenta como o SMMExpert, onde você pode sem esforço racionalizar seus comunicadores em um painel arrumado. Sem mais alt-tabbing entre diferentes telas de mídias sociais tentando responder a cada comentário.

Assista a este pequeno vídeo para ver como funciona:

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4. Fique seguro

A maneira mais simples de garantir que suas contas permaneçam seguras é através de uma plataforma de gerenciamento de mídia social para gerenciar todas as suas contas e atividades de mídia social em várias equipes ou pessoas.

SMMExpert vem com autenticação de dois factores para uma camada adicional de segurança e dá-lhe o controlo completo para rever e aprovar mensagens, registar todas as actividades e interacções, e configurar revisões e aprovações posteriores.

Se precisar de mais detalhes, leia o nosso guia passo-a-passo para a segurança social para mais dicas sobre como proteger a sua organização online, quer use ou não o SMMExpert.

5. permanecer em conformidade

Permanecer em conformidade com os requisitos de privacidade é fundamental para qualquer órgão governamental. Para grandes organizações com múltiplos profissionais de mídia social, estabelecer as melhores práticas para o uso de mídia social pode ajudar a garantir a conformidade coletiva de todos os usuários.

Diretrizes para conteúdo aceitável e proibido, tratamento de dados, envolvimento cidadão e até mesmo tom são alguns exemplos de melhores práticas que as organizações podem implementar para manter a conformidade de sua equipe.

Se você administra social para um governo ou agência usando o SMMExpert, as integrações de arquivamento de mídia social de nossos parceiros facilitam o cumprimento da Lei de Liberdade de Informação (FOIA), do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) e de outras leis de registros públicos.

Nos últimos anos, os órgãos governamentais e seus funcionários têm respondido a mudanças dramáticas nas expectativas públicas sobre o discurso político e governamental.

Para qualquer órgão governamental que queira captar e manter o sentimento público e o engajamento, abraçar a nova era do discurso das mídias sociais é crucial para o sucesso.

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Exemplos de campanhas governamentais de mídia social

CDC

Durante a pandemia da COVID-19, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA estava compreensivelmente um pouco ocupado, mas isso não impediu que a agência governamental realizasse campanhas e mensagens eficazes relacionadas à COVID para ajudar a manter o público em geral informado.

Departamento de Recursos Naturais do Estado de Washington

As redes sociais governamentais não têm de ser secas ou aborrecidas - basta perguntar a quem quer que esteja a gerir as contas sociais do Departamento de Recursos Naturais do Estado de Washington.

Seu Twitter oferece informações relevantes e oportunas, empacotadas em posts amigáveis que muitas vezes se tornam virais.

Pais, por favor, verifiquem os doces dos vossos filhos neste Halloween! Acabei de encontrar um mega-sísmico de magnitude 9 Cascadia causando um enorme tsunami dentro deste divertido Snickers bar. pic.twitter.com/NJc3lTpWxQ

- Washington State Dept. of Natural Resources (@waDNR) 13 de outubro de 2022

O seu jogo de texto alt também é bastante forte:

Via Washington State Dept. of Natural Resources no Twitter

FDA

A Administração de Alimentos e Drogas dos Estados Unidos está praticamente encarregada de dizer se um produto ou alimento é seguro para o público usar ou não. Portanto, é importante que seus canais de mídia social compartilhem informações factualmente corretas.

Aqui estão alguns exemplos de como a FDA tem usado as redes sociais para este efeito.

O folato é importante para diminuir o risco de problemas graves que ocorrem durante a gravidez.

Saiba como o rótulo Factos Nutricionais pode ajudar as mulheres grávidas a tomar decisões para apoiar um padrão alimentar saudável. //t.co/thsiMeoEfO #NWHW #FindYourHealth pic.twitter.com/eFGqduM0gy

- FDA dos EUA (@US_FDA) 12 de maio de 2022

Biden #BuildBackBetter

46º Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, usou as mídias sociais para ganhar vantagem e crescer o ímpeto para sua campanha Build Back Better ao longo de 2020 e 2021.

Ao aproveitar o poder da hashtag, a equipe de Biden conseguiu garantir um slogan atraente e uma campanha mensurável, analisando o sucesso e as tendências da hashtag.

A nossa Agenda Construir de Volta Melhor irá fortalecer a nossa economia através da redução dos impostos sobre a classe trabalhadora e média, e da redução dos custos de cuidados infantis, habitação e educação superior.

Vamos fazer crescer a nossa economia de baixo para cima e do meio para fora.

- Joe Biden (@JoeBiden) 28 de setembro de 202

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.