10 das tendências mais importantes a serem observadas no Facebook em 2022

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Kimberly Parker

O que há de bom no Facebook? O que há de bom? Já nem sequer se chama Facebook? você se pergunta, acariciando gentilmente seu queixo em pensamentos profundos e socialmente sábios.

As atualizações frequentes do Facebook, mudanças de algoritmos e novos recursos podem ser difíceis de acompanhar. Mas com 2,91 bilhões de usuários, cada um gastando uma média de 19,6 horas por mês lendo, assistindo, gostando, rolando e comentando, são coisas que você precisa saber.

Aqui estão as principais tendências do Facebook que você precisa para se manter no topo quando construir ou refinar sua estratégia de marketing de mídia social em 2022.

As principais tendências do Facebook em 2022

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10 das tendências mais importantes do Facebook em 2022

1. O Metaverso é o novo miúdo do quarteirão.

Imagine isto: é hora de voltar às aulas. O Facebook aparece tarde para as aulas, abanando um corte de cabelo diferente e sapatos de aparência futurista. Eles dizem que passaram o verão em um retiro transformador, e agora eles estão todos sobre viver a vida em 3D. Ah, e eles vão por "Meta" agora.

Essa é a transição do Facebook para a Meta - se fosse um terrível drama adolescente, claro. A mudança de nome (que se aplica à empresa, não à rede social em si) é representativa do novo foco de Mark Zuckerberg no metaverso. Essa nova forma de conexão é um mundo virtual de realidade aumentada tridimensional com novas oportunidades de socialização, jogos, exercícios, educação, e muito mais - O CEO da Metaexplica tudo aqui.

As estatísticas iniciais sobre o interesse do Meta não são promissoras (a estatística descobriu que 68% dos adultos nos EUA "não estavam nada interessados" no projeto metaverso do Facebook em novembro de 2021), mas a mudança é difícil. O Facebook investiu US$ 10 bilhões no Meta, então estamos de olho no que vem por aí. Até agora, é difícil dizer se esse novo garoto vai ser legal ou não.

2. os carretéis são um verdadeiro gerador de dinheiro

O Facebook Reels está disponível em 150 países e, de acordo com a empresa, o novo formato de vídeo do Facebook é "o formato de conteúdo que cresce mais rápido de longe".

Os carretéis estão em toda parte: em Stories, na aba Watch, no topo do feed doméstico e sugerido em todo o feed de notícias do Facebook. Os clipes que chamam a atenção não são apenas uma forma espetacular de perder uma tarde inteira - são uma forma de os criadores ganharem renda na plataforma.

Fonte: Facebook

Os criadores podem monetizar bobinas públicas com anúncios overlay (desde que façam parte do programa de anúncios in-stream do Facebook). Os anúncios overlay aparecem em frente às bobinas, para que os telespectadores possam ver a bobina inteira e o anúncio ao mesmo tempo. Os dois tipos de anúncios overlay que o Facebook tem atualmente são banners (que aparecem ao longo da parte inferior) e adesivos (que o criador pode colocar em um local estacionário nocomo, você sabe, um adesivo).

Quando mais pessoas vêem e se envolvem com um carretel monetizado, o criador ganha mais dinheiro. De acordo com o Facebook, o máximo que você pode ganhar é 35.000 dólares por mês. Não muito mal.

Não tem a certeza de como gerir os seus gastos com anúncios do Facebook? Estes 2021 benchmarks de custos de anúncios do Facebook vão ajudá-lo a compreender o que é possível dentro do seu orçamento.

3. os grupos são mais centrais e mais fáceis de gerir

2022 já trouxe grandes novidades para as marcas que usam Grupos como parte de suas estratégias de marketing no Facebook. A empresa redesenhou a aba Grupos em 2019, dando acesso rápido aos Grupos a todos os usuários (e lembrando que você realmente não precisa estar no "Office Birthday Gift for Frank 2014" de qualquer forma mais dramática). Desde então, a plataforma colocou ainda mais ênfase em Grupos como uma forma deligar.

Em março de 2022, o Facebook anunciou "novos recursos para ajudar os administradores do Facebook Group a manter os seus Grupos seguros e saudáveis, reduzir a desinformação e facilitar o gerenciamento e o crescimento dos seus Grupos com públicos relevantes".

Estas características incluem dar aos administradores a capacidade de suspender temporariamente pessoas de Grupos e de recusar automaticamente postos recebidos.

Fonte: Facebook

No mesmo anúncio, o Facebook compartilhou que os administradores do Grupo agora têm o poder de convidar pessoas para participar dos Grupos via e-mail, e os Grupos agora têm códigos QR também - a digitalização de um leva você para a página Sobre o Grupo. Os Grupos do Facebook também são um recurso incrível para construir seu negócio (mais sobre isso aqui).

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4. os consumidores estão se voltando para o Facebook para obter informações sobre marcas

O relatório de tendência do SMMExpert de 2022 descobriu que 53,2% dos usuários globais de internet entre 16 e 24 anos usam as redes sociais como sua principal fonte de informação ao pesquisar marcas. Isso significa que, na maioria das vezes, a Gen Z não está se voltando para o site de uma empresa para saber mais sobre quem são, o que oferecem ou quanto custam - em vez disso, eles percorrem seus sites sociais.

Por que isso importa? O poder de compra da Gen Z está crescendo, e a previsão é que eles sejam a maior base de consumidores nos EUA até 2026. Para atingir esse público, as marcas precisarão manter seus sites sociais ativos e atualizados. Para o Facebook, isso significa criar uma página de negócios (aqui está como fazê-lo) e otimizá-la para ser informativa e de fácil utilização.

Fonte: eMarketer

5. o Messenger é uma ferramenta para o comércio social

Os consumidores não só se voltam para as mídias sociais para obter informações sobre a marca: eles também a estão usando para uma comunicação rápida. Chega de enviar um e-mail para [email protected] quando você está se perguntando se as condições de trabalho em sua fábrica também são muito legais. Em vez disso, você pode gravar uma mensagem direta para eles.

De acordo com o Facebook, os consumidores dizem que ser capaz de enviar mensagens a uma empresa os faz sentir mais confiantes sobre a marca. As mensagens são uma maneira oportuna e pessoal de se conectar com uma empresa e alinha essa empresa mais com o mundo "social" do que com o mundo dos negócios - você está se comunicando usando a mesma plataforma que usa para conversas casuais com amigos, em vez de enviar um e-mail ou entrar em umloja.

Fonte: Facebook

E embora o Messenger seja realmente conveniente para os clientes, pode ser um incômodo para as empresas - se você não consegue acompanhar o seu DM, é fácil para as mensagens se perderem ou serem ignoradas acidentalmente.

Ferramentas como o SMMExpert pode ajudar com isso. A Caixa de Entrada do SMMExpert reúne todos os comentários e DMs da sua empresa em um só lugar (e não é só para o Facebook- nossa caixa de entrada também pode ser usada para Instagram, Linkedin e Twitter. Você não terá que pesquisar através do seu perfil ou usar a caixa de entrada integrada no Facebook para responder as perguntas dos clientes: o SMMExpert arredonda-os para você.

Outra plataforma útil para adicionar ao seu arsenal de mensagens é a Heyday. A plataforma de conversação AI da Heyday tem uma integração com o Facebook Messenger, o que significa que você pode usar o sistema de mensagens automáticas muito inteligente da Heyday para se comunicar com os consumidores sem ter que responder a cada DM individualmente. Pense nisso como um fogão lento: ligue-o, deixe-o fazer o trabalho e volte a entrar para encontrar... almôndegas! (Ou, vocêsabe, uma venda).

6. mais empresas (e consumidores) estão usando as Lojas do Facebook

Desde a introdução das Lojas Facebook em 2020 (no início da pandemia COVID-19, quando muitas lojas físicas em todo o mundo foram fechadas) as grandes e pequenas empresas têm tido um método oficial de venda na plataforma. Em junho de 2021, as Lojas Facebook tinham um milhão de usuários globais mensais e 250 milhões de lojas ativas em todo o mundo.

Então, o lado do comércio social do Facebook continua a crescer. Algumas marcas informam que as vendas são 66% mais altas nas Lojas do Facebook do que nos seus próprios sites. Você pode até usar o Facebook para enviar e aceitar pagamentos (olá, Facebook Pay) para o seu negócio e para enviar dinheiro para amigos ou causas beneficentes.

7. as compras ao vivo estão em alta

As compras ao vivo são a resposta do Facebook aos consumidores que querem uma experiência mais interativa - e às empresas que querem mostrar seus produtos em ação. O Facebook é a segunda plataforma mais popular do mundo para esse tipo de conteúdo, e as empresas estão apostando nas pessoas que gostam de experimentar conteúdo em tempo real.

Fonte: Facebook

Além de ser mais cativante do que um anúncio de moda, o Live Shopping dá às empresas alguns pontos de autenticidade importantes. Dar um rosto à sua marca faz com que seja mais provável captar a atenção dos pergaminhos, e humanizar a sua conta é sempre uma coisa boa (pode ser irónico, mas o mundo muito virtual das redes sociais valoriza sempre o conteúdo que se apresenta como muito real).

É difícil ficar mais transparente (ou vulnerável!) do que no conteúdo de vídeo ao vivo, e isso pode ajudar a aumentar as vendas de seus produtos.

8. Pandemia - O Facebook Live está se mantendo forte

O Facebook Live não é apenas para compras, claro. Especialmente durante a pandemia da COVID-19, os vídeos ao vivo da plataforma permitiram que as pessoas transmitissem notícias, eventos e até concertos a partir de casa. E mesmo com a situação pandêmica melhorando e o retorno dos eventos presenciais, muitas pessoas continuam a recorrer ao Facebook para vídeos virtuais ao vivo.

Fonte: eMarketer

A partir de novembro de 2021, o Facebook ficou atrás apenas do Youtube no que diz respeito à transmissão de vídeo ao vivo (obviamente, o poderoso e bem estabelecido Youtube tem um grande controle sobre os espectadores de vídeo em todos os lugares).

9. o Facebook está a encurvar em "conteúdo nocivo".

Por mais divertido e edificante que as redes sociais possam ser, há sempre trolls, bots, e aquela tia com quem se tenta não falar em jantares familiares. (Yikes - quem diria que um Minion meme poderia ser tão inflamatório?)

A internet é reconhecidamente difícil de regular, mas, de acordo com o Relatório de Fiscalização das Normas Comunitárias 2021 do Facebook, a prevalência de conteúdo nocivo no Facebook diminuiu em algumas áreas, graças às "tecnologias de detecção proativas melhoradas e expandidas".

No quarto trimestre de 2021, a empresa tomou medidas em 4 milhões de peças de conteúdo de drogas (contra 2,7 milhões no terceiro trimestre), 1,5 milhões de peças de conteúdo de armas de fogo (contra 1,1 milhões) e 1,2 bilhões de peças de conteúdo de spam (contra 777 milhões).

Fonte: Facebook's 2021 Relatório de Aplicação das Normas Comunitárias

O Facebook também relatou uma pequena diminuição no discurso do ódio entre 2021 e o ano anterior (não se deixe enganar por este gráfico de aparência extrema - a escala é muito pequena). Isso se deve em parte aos avanços na inteligência artificial - um otimizador de integridade reforçada, melhor personalização e o Meta-AI Few Shot learner.

Por exemplo, o Facebook observa que sua tecnologia "inteligente" marcou uma tonelada de conteúdo centrada no Mês de Conscientização sobre o câncer de mama em 2020. O relatório de 2021 diz que o Facebook está "trabalhando para melhorar a precisão da aplicação da lei sobre conteúdo de saúde, incluindo conteúdo relacionado ao câncer de mama e cirurgias" e que houve"significativamente menos exagerado durante o Mês de Sensibilização para o Cancro da Mama do ano passado."

10. O Facebook Marketplace é uma ferramenta para comprar produtos locais

A partir de janeiro de 2022, os anúncios no Facebook poderiam atingir um potencial de 562,1 milhões de pessoas - isso é um monte de compradores on-line. E embora o Marketplace seja frequentemente usado por indivíduos para vender móveis usados ou roupas mal ajustadas compradas em uma onda de compras on-line muito mais retardada, é também uma ótima plataforma para as empresas americanas que vendem novos produtos (e pode ser usado para automóveis e imóveis em certospaíses).

Então, qual é a diferença entre o Facebook Marketplace e as Lojas do Facebook? Na verdade, se trata de localização em geral, os consumidores estão buscando no Marketplace itens disponíveis em uma determinada área geográfica. A maioria das transações de mercado envolve o consumidor pegar o item pessoalmente, o que não é tão comum no tipo de transações de comércio eletrônico feitas através das Lojas do Facebook.

Em outras palavras, se você está procurando fazer compras locais, o Marketplace é um bom lugar para começar.

No geral, as tendências do Facebook de 2022 são todas sobre comércio social e responsabilidade social - tornando mais fácil para as marcas se conectarem com os consumidores, para os consumidores se conectarem com as marcas e para todos os usuários terem uma experiência mais robusta e positiva no aplicativo. Os avanços na tecnologia de IA estão tornando o mundo virtual cada vez mais parecido com o mundo real.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.