Advocacia dos Funcionários em Mídias Sociais: O que é e como fazer certo

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Kimberly Parker

A advocacia dos funcionários é uma das formas mais eficazes de reforçar a sua imagem pública e o envolvimento dos funcionários.

Por quê? Porque seus funcionários já estão postando sobre você. Metade de todos os funcionários compartilham conteúdo de ou sobre seu empregador nas mídias sociais, e 33% de todos os funcionários o fazem sem qualquer solicitação.

Parece ótimo. Mas sem uma estratégia de conteúdo para orientá-los, você não tem idéia do que eles estão postando ou do ROI desses esforços. Com um programa formal de defesa dos funcionários, você pode expandir seu alcance orgânico em 200% e aumentar a lucratividade em 23%, entre muitos outros benefícios.

Continue lendo para aprender como construir um programa de defesa dos funcionários que sua equipe irá adorar e que irá contribuir para os resultados do seu negócio.

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O que é a advocacia dos funcionários?

A advocacia dos funcionários é a promoção de uma organização pela sua força de trabalho. A advocacia dos funcionários pode assumir muitas formas, tanto online como offline. Mas o canal mais comum e eficaz é a advocacia nas redes sociais.

A defesa da mídia social se resume a funcionários que compartilham o conteúdo de sua empresa em suas contas pessoais de mídia social. Tudo, desde postagens de emprego (e outros recursos para quem procura emprego), artigos em blogs e recursos da indústria, até lançamentos de novos produtos.

No entanto, a defesa dos funcionários também pode ser um conteúdo original que oferece um vislumbre da cultura da sua empresa. Talvez seja um post da Instagram mostrando o almoço gratuito que você trouxe na última sexta-feira, um evento especial, ou um momento de um dia de trabalho médio.

Todas estas actividades podem ajudar a aumentar a reputação da sua marca, tanto junto dos clientes como de potenciais novos recrutas.

Por que é importante a defesa dos funcionários?

Um estudo recente descobriu que a advocacia dos funcionários beneficia as empresas de três formas fundamentais:

  • Ela tem um impacto positivo nas vendas devido ao aumento do conhecimento da marca e percepções favoráveis ("brand sentiment").
  • Melhora o recrutamento, retenção e engajamento do pessoal.
  • Ajuda nas crises de relações públicas e na gestão de problemas.

Estatísticas de advocacia dos funcionários

Os seus funcionários já estão nas redes sociais. A mãe do Joe da Contabilidade é o seu público-alvo? Provavelmente não. Mas é provável que o Joe tenha muitos seguidores que são, ou que pelo menos possam ajudar a divulgar a sua mensagem.

É difícil medir as especificidades, mas um estudo provou uma ligação directa entre os postos positivos dos funcionários nas redes sociais e o aumento da comunicação social offline.

Porque é que a advocacia dos funcionários funciona tão bem? É tudo uma questão de confiança.

A confiança é mais influente do que o amor quando se trata de escolher comprar de uma marca ou não. 88% das pessoas valorizam mais a confiança na marca do que o amor aos seus produtos ou serviços (81%).

E, crucialmente, a confiança está em um nível mínimo histórico em 2022. Quase dois terços das pessoas pensam que os líderes da sociedade, incluindo CEOs e corporações, estão propositalmente tentando enganar as pessoas.

Advocacia dos Funcionários em Mídias Sociais: O que é e como fazer certo

Fonte: Edelman

Mas você sabe em quem as pessoas confiam? Em média as pessoas gostam de si mesmas. 93% das pessoas confiam em informações de marca compartilhadas por seus amigos e familiares, enquanto apenas uma fração dessas mesmas pessoas confia em postagens nas redes sociais em geral (51%) ou na publicidade (38%).

A própria pesquisa do SMMExpert mostra que o advocacy dos funcionários em redes sociais está diretamente relacionado a métricas de saúde de marca mais elevadas, incluindo sentimento positivo, valor e compartilhamento de voz - especialmente entre organizações maduras.

Fonte: SMMExpert e Altimeter Research, Relatório de Transformação Social

Além de um ganho médio de 1,4X na saúde da marca, a defesa dos funcionários também vem com benefícios adicionais tanto para a sua organização como para os funcionários:

Fonte: SMMExpert e Altimeter Research, Relatório de Transformação Social

Para as equipes de vendas, um programa bem sucedido de defesa dos funcionários pode aumentar a eficiência. Ele também fornece uma grande base para as vendas sociais.

Os funcionários também podem aumentar sua credibilidade e se posicionar como especialistas do setor. Quase 86% dos funcionários envolvidos em um programa formal de advocacy dizem que isso teve um efeito positivo em suas carreiras.

Querendo saber como um programa de defesa da marca poderia impactar seu negócio? Criamos uma calculadora para medir o quanto seu alcance orgânico poderia crescer.

Aqui está um exemplo para uma empresa com 500 membros da equipa. Teste-o com os seus números.

Fonte: Calculadora de alcance dos funcionários da SMMExpert

Como construir um programa de advocacia dos funcionários nas redes sociais: 7 passos

Passo 1: Criar uma cultura positiva e empenhada no local de trabalho

Não é surpreendente que um estudo tenha encontrado que empregados felizes são muito mais propensos a se tornarem defensores dos empregados.

Os dois principais motivadores para que um funcionário queira se tornar um defensor são:

  1. Uma relação positiva com a organização
  2. Comunicação interna estratégica

É uma situação vantajosa para todos: funcionários felizes querem compartilhar sobre sua empresa, e aqueles que compartilham sobre sua empresa - e ser recompensados por isso - podem ser ainda mais felizes. (Vamos cobrir as ideias de recompensa no último passo!)

Então, como se cria uma cultura de trabalho comprometida?

Uma pesquisa da Gallup descobriu que até 70% do nível de envolvimento de um funcionário é determinado pelo seu gerente direto. Sabe a velha frase: "As pessoas não deixam empregos, elas deixam gerentes?" É verdade.

Os principais fatores que influenciam o engajamento são:

  1. Um sentido de propósito (no seu papel e na empresa em geral)
  2. Oportunidades de desenvolvimento profissional
  3. Um gestor atencioso
  4. Revisões que destacam os pontos fortes versus concentração nos pontos fracos
  5. Feedback contínuo, não apenas em uma revisão anual

Existem livros inteiros sobre a criação de grandes culturas no local de trabalho, e em muito mais detalhes do que poderíamos esperar capturar em alguns parágrafos aqui. Mas, no mínimo, concentre-se em apoiar o desenvolvimento da liderança de seus executivos e gerentes médios.

Há uma razão para o Google ensinar a todos os seus líderes corporativos lições de comunicação do famoso "Trillion Dollar Coach" do Vale do Silício, Bill Campbell: Funciona.

É claro que a criação de um ótimo local de trabalho tem muitos outros benefícios além de incentivar a defesa dos funcionários. A pesquisa aponta para funcionários engajados resultando em maior lucratividade (+23%), fidelidade do cliente (+10%) e produtividade (+18%).

Fonte: Gallup

Passo 2: Estabeleça metas e KPIs para o seu programa de defesa dos funcionários

Voltando ao nosso passo anterior, um dos principais motivadores para os colaboradores partilharem sobre a sua empresa é a comunicação interna. Alguns colaboradores podem já estar a partilhar, mas muitos não têm a certeza do que exactamente partilhar, ou porque é que isso é importante para a empresa.

Estabelecer objectivos e comunicá-los aos seus funcionários elimina ambiguidades e dá-lhe métricas mensuráveis das redes sociais para acompanhar o progresso.

Exemplos de metas podem ser a aquisição de mais leads, o recrutamento de talentos, o reconhecimento da marca ou o aumento da quota de voz.

Alguns KPIs chave a seguir são:

  • Colaboradores de topo: Que indivíduos ou equipas estão a partilhar mais? Que defensores estão a gerar mais envolvimento?
  • Alcance orgânico: Quantas pessoas estão vendo o conteúdo compartilhado através dos defensores dos seus funcionários?
  • Noivado: As pessoas estão clicando nos links, deixando comentários e compartilhando novamente o conteúdo de seus defensores? Qual é o engajamento por rede?
  • Trânsito: Quanto tráfego o conteúdo compartilhado pelos defensores dos funcionários direcionou para o seu site?
  • Sentimento de marca: Como é que a sua campanha de advocacia influenciou o sentimento geral da sua marca nas redes sociais?

Além disso, certifique-se de rastrear as menções da hashtag de sua empresa se você criar uma. Dar aos funcionários uma hashtag para mencionar pode ajudar no recrutamento e nos objetivos de sentimento de marca, mostrando a cultura de sua empresa. Também pode ajudar os funcionários a se sentirem mais conectados com a empresa e uns aos outros.

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Embora nem todas as empresas sejam tão gigantescas quanto a Starbucks, sua abordagem para gerenciar a defesa dos funcionários nas mídias sociais é excelente. Além de criar contas dedicadas à defesa dos funcionários, como @starbuckspartners (os funcionários da Starbucks são chamados de parceiros), eles criaram uma hashtag #ToBeAPartner da empresa.

Fonte: Instagram

Além da chance de figurar nessas contas, a conta e o hashtag dão aos funcionários da Starbucks um espaço para se conectar e à empresa uma maneira de mostrar sua cultura e inovação ao redor do mundo.

Ver este post na Instagram

Um posto compartilhado pelos parceiros da Starbucks (funcionários) (@starbuckspartners)

Passo 3: Identificar os líderes de advocacia dos funcionários

É tentador escolher sua equipe executiva como líder do programa de defesa dos funcionários. Sim, é importante que eles estejam envolvidos para que possam modelar a adoção do programa para o resto de sua organização e ajudar a impulsionar as inscrições.

Mas, geralmente não são os verdadeiros líderes do seu programa de defesa de mídia social. Em vez de se concentrar no título ou na classificação, concentre-se em quem naturalmente usa as mídias sociais:

  • Quem está desenvolvendo uma marca pessoal usando as mídias sociais?
  • Quem partilha naturalmente o conteúdo da indústria?
  • Quem é o rosto público da sua empresa, seja no seu papel (palestras, relações públicas, etc.) ou no número de ligações às redes sociais?
  • Quem está entusiasmado com a sua indústria e com a empresa?

Capacite essas pessoas para ajudar a construir seu programa de defesa dos funcionários. Envolva-as na definição e comunicação de campanhas, estabelecendo metas e criando incentivos. Elas o ajudarão a aprender que tipos de ferramentas e recursos os funcionários têm mais probabilidade de usar e compartilhar.

Em seguida, trabalhe com seus líderes de advocacy para identificar potenciais testadores beta antes de lançar seu programa em toda a empresa. Eles podem ajudar a orientar a estratégia de advocacy de seus funcionários e fornecer feedback honesto.

Você pode ver uma enxurrada inicial de ações sociais quando lançar seu programa de advocacia dos funcionários. Mas sem uma liderança interna eficaz, esse entusiasmo se dissipará com o tempo. Os líderes de advocacia dos funcionários ajudam a garantir que a advocacia seja um foco contínuo.

Passo 4: Estabelecer diretrizes para as mídias sociais dos funcionários

Os funcionários precisam saber não só qual é a mensagem, mas também a melhor maneira de comunicá-la. Que tipo de linguagem devem usar? Com que frequência devem postar? Como devem responder aos comentários?

Para resolver isto, são precisos dois documentos:

  1. Política de conteúdo de mídia social: um "fazer e não fazer" do que os funcionários devem compartilhar, tópicos a evitar (por exemplo, política, etc.), respostas que eles podem fornecer a perguntas comuns (FAQ), e mais.
  2. Diretrizes de estilo da marca: Este é o guia visual, incluindo como usar o logotipo da empresa, termos únicos ou soletrar o uso da sua empresa (por exemplo, é SMMExpert, não HootSuite!), hashtags para incluir, e muito mais.

Você não quer criar uma lista tão longa de "não" que as pessoas tenham muito medo de compartilhar qualquer coisa, com medo de perder seu emprego.

Com as diretrizes corretas, que indicam claramente o que está fora dos limites e permitem a expressão autêntica, você elimina esse medo (e evita um potencial pesadelo de relações públicas ou um processo de demissão injusta).

Diretrizes claras também ajudam a proteger a reputação de sua empresa e evitar riscos de segurança. Algumas diretrizes são de bom senso - por exemplo, evitar linguagem vulgar ou desrespeitosa ou compartilhar informações confidenciais. Outras diretrizes podem precisar de informações do departamento jurídico.

Certifique-se de que as diretrizes sejam fáceis de entender e seguir. Não deve ser um documento chato, de 50 páginas, todo texto. Inclua exemplos visuais e recomendações sobre o que, onde e como compartilhar. Inclua também informações de contato para o líder do seu programa de advocacy, para que os funcionários saibam a quem pedir orientação adicional, se necessário.

Nós temos um modelo gratuito para você criar uma política de mídia social para funcionários, ou veja exemplos de outras empresas. A Starbucks coloca a deles, uma clara e concisa 2-pager, publicamente em seu site.

Para exemplos específicos da sua indústria, tente procurar por "política de mídia social para funcionários" + (um nome de empresa ou sua indústria):

Passo 5: Envolva os funcionários na sua estratégia

Uma vez que você tenha objetivos e diretrizes em vigor, é hora de chegar até os funcionários. Informe-os sobre seu programa e ferramentas de advocacy.

É claro que você nunca deve forçar os funcionários a compartilhar o conteúdo da marca em seus canais pessoais. Esta não é uma ótima maneira de fomentar a confiança (e lembre-se que a confiança é um componente crítico para que os funcionários se tornem defensores).

Em vez disso, envolva seus funcionários no planejamento de conteúdo. Compartilhe sua estratégia atual de mídia social e pergunte a eles quais tipos de conteúdo mostrariam a cultura da empresa, ou o que se encaixaria nos objetivos do seu programa de defesa dos funcionários.

Cobriremos mais sobre o conteúdo abaixo, mas use o feedback de suas equipes para orientar sua estratégia geral. Por exemplo, as categorias de conteúdo do programa de defesa dos funcionários do SMMExpert são: anúncios internos, anúncios de produtos, liderança em pensamento e recrutamento.

Passo 6: Criar e compartilhar recursos valiosos para que os funcionários possam compartilhar

A verdadeira chave para conseguir que seus funcionários compartilhem? Forneça a eles o conteúdo necessário para facilitar seu trabalho ou ajudá-los a se posicionar como um especialista do setor.

Pesquisas do LinkedIn mostram que usuários que compartilham conteúdo de advocacy recebem 600% mais visões de perfil e aumentam suas redes três vezes mais rápido.

Se 10% dos novos contatos estão fazendo uma pergunta aparentemente entediante sobre contabilidade, bem, que assim seja: É hora de criar um conteúdo aparentemente entediante, mas eficaz, sobre contabilidade.

Mega ronco mas se é o que os seus clientes querem, vale a pena.

Pergunte se os funcionários querem recursos específicos para usar em seus trabalhos diários. Um guia de iniciação de uma página? Um vídeo de um minuto de caminhada? Um curto, quinze segundos de Instagram Reels ensinando um novo recurso de produto ou hack todas as semanas?

Essas idéias vão além do conteúdo das mídias sociais, mas você tem a idéia. Seus funcionários na linha de frente sabem o que os clientes querem. Crie conteúdo servindo isso e seus funcionários ficarão felizes em compartilhá-lo.

Criar e actualizar regularmente uma biblioteca de conteúdos destes tipos de recursos sempre relevantes para que os funcionários os possam encontrar facilmente.

Além disso, não se esqueça do poder de uma mensagem pessoal. O conteúdo pré-aprovado é ótimo para ações rápidas, mas dê aos seus funcionários a liberdade de escreverem suas próprias legendas para publicações de imagem ou vídeo, também (desde que sigam as diretrizes).

Por exemplo, 32% de todos os colaboradores da SMMExpert partilharam sobre a nossa "Semana do Bem-Estar", onde toda a nossa empresa tirou uma semana de férias para recarregar. O resultado? 440.000 impressões orgânicas da defesa da marca numa única semana.

Peça aos funcionários para compartilhar seu recurso favorito sobre um novo produto ou como uma política recente da empresa os impactou positivamente. Criar seu próprio conteúdo único terá mais ressonância com seus seguidores. Isso é importante porque esses seguidores conhecem seu funcionário mais do que conhecem sua marca (por enquanto).

Mais uma vez, trata-se de ter uma cultura suficientemente grande para que os seus funcionários queiram partilhar. Por exemplo, os funcionários da Cisco participaram num espectáculo virtual de talentos descrevendo os seus talentos únicos. As legendas pessoais e a marca da empresa falam mais sobre o lado humano da empresa do que uma mensagem em massa pré-aprovada alguma vez poderia.

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Um post compartilhado por Mary Specht (@maryspecht)

Passo 7: Recompensar os funcionários por sua defesa

Já que estás a pedir algo aos teus empregados, é justo oferecer algo em troca.

Educar os funcionários sobre os benefícios para eles, como aumentar sua visibilidade e credibilidade como um especialista no assunto. Mas ninguém gosta de ser pago apenas em exposição não é?

Incentivos tangíveis como cartões-presente ou prêmios podem ajudar os funcionários a sentir que têm uma participação no programa.

Uma maneira simples de premiar a campanha de sensibilização é torná-la um jogo ou concurso. Por exemplo, crie uma hashtag para promover uma campanha específica de sensibilização dos funcionários. Depois, crie um quadro de líderes para mostrar quem está recebendo mais impressões ou engajamento pela hashtag. Ofereça um prêmio ao vencedor, ou para uma chance mais justa para todos, coloque todos que compartilharam a campanha em um sorteio.

Melhores práticas de advocacia dos funcionários

Partilhar apenas conteúdos envolventes

Duh.

Faça valer a pena para os seus empregados enquanto

Ofereça conteúdo que ajude seus funcionários a construir sua imagem online como especialistas do setor. E torne todo o seu programa de defesa dos funcionários divertido de participar.

Encontra o que motiva a tua equipa e fá-lo. Prémios? Concursos? Cartões de oferta aleatórios só para agradecer? Afinal, os teus empregados estão a dar-te toneladas de alcance orgânico gratuito. O mínimo que podias fazer era comprar-lhes um cartão de café uma vez na lua azul, eh?

Fomentar uma grande cultura empresarial

Envolvendo-se na defesa dos funcionários - e com o seu papel e o da sua empresa em geral - vem de naturalmente querer partilhar e ter orgulho de onde trabalham.

Dá-lhes boas razões para ficarem orgulhosos.

Amplify - a sua melhor escolha de plataforma de defesa dos colaboradores

A parte mais difícil da advocacia dos funcionários é muitas vezes a execução. Onde eles vão encontrar conteúdo para compartilhar? Onde eles podem rever seus documentos de mídia social e diretrizes de marca? Como eles vão descobrir sobre novos conteúdos?

Você pode ir tão básico como ter todos inscritos na newsletter da empresa para encontrar conteúdo para compartilhar por conta própria, ou... Use uma plataforma de advocacia "done-for-you employee advocacy" para distribuir conteúdo aprovado, compartilhar facilmente para seus perfis com um clique, e medir sem problemas o ROI e os resultados.

O SMMExpert Amplify é a sua solução completa para a criação de um programa de defesa dos funcionários em que as pessoas querem fazer parte. Confira como funciona em menos de dois minutos:

Se você já usa o SMMExpert para planejamento de mídia social, é tão fácil quanto adicionar o aplicativo Amplify à sua conta (para clientes empresariais e empresariais). Boom ...feito!

Tendo um hub central que os funcionários podem visitar para se manterem informados e compartilhar facilmente o conteúdo pré-aprovado dos pagamentos. Na SMMExpert, temos uma taxa de adoção de 94% para o nosso programa de defesa dos funcionários e uma taxa de 64% de ações. Nosso programa ganha mais de 4,1 milhões de impressões orgânicas por trimestre!

Além disso, os relatórios analíticos Amplify permitem que você acompanhe o crescimento do programa e as métricas de desempenho de conteúdo - e meça seu ROI junto com todas as outras métricas de mídia social em sua conta SMMExpert.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.