10 Coisas sobre o Marketing Instagram

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Kimberly Parker

O formato está em todo lugar hoje em dia, incluindo Instagram, onde contas como Kale Salad e Daquan acumularam milhões de seguidores e se tornaram nomes de marca.

Enquanto esses relatos parecem bobos e sem objetivo, como aquele pateta da sua escola secundária, muitos são na verdade estratégicos e bem sucedidos como quando aquele pateta cresce para ser o Steve Jobs.

Aqui estão algumas lições de marketing que você pode aprender com as contas de meme mais húmidas na Instagram.

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10 coisas que as contas meme acertam sobre o marketing Instagram

1. eles sabem o valor de uma grande legenda

As legendas Instagram impulsionam o engajamento quando elas são bem feitas, e esta é uma área onde as contas meme têm sucesso.

As suas legendas tendem a ser curtas e simples, o que as torna fáceis de ler mesmo enquanto percorrem o feed. As legendas breves também são sempre totalmente exibidas, o que significa que os utilizadores podem receber o post inteiro sem clicar fora do feed.

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As legendas de meme também costumam acrescentar outra camada à piada na foto ou no vídeo.

Muitos relatos usam textos mais longos para contar histórias ou se conectar com seguidores, com alguns até mesmo compartilhando conteúdo parecido com um blog em suas legendas. Embora legendas longas possam ser eficazes, elas também exigem mais investimento de seu público. Os relatos de meme provam que legendas curtas podem funcionar tão bem para engajamento.

2. eles têm um amplo apelo

Isto parece inerente ao conceito de um meme, que é definido pela sua popularidade. Mas os relatos do meme primam por transformar material obscuro ou de nicho em uma piada acessível e muito apelativa.

Por exemplo, @classic.art.memes combina peças de arte com legendas relatáveis. Mesmo que você não saiba muito sobre história da arte, você ainda pode rir deste post.

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Isso não significa que você deve tentar apelar para todos e criar o conteúdo mais amplo possível. Mas todas as marcas devem pensar em quem são seus públicos-alvo e garantir que eles estejam fazendo conteúdo que fale aos seus interesses e conhecimentos.

3. eles têm uma estética consistente

A estética meme é imediatamente reconhecível: geralmente imagens familiares ou fotos patetas, com texto sobreposto ou acima da imagem.

Às vezes são apenas mensagens de texto, ou screencaps do Twitter ou Tumblr. Mas sempre que você vê um, você sabe instantaneamente que é um meme.

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O reconhecimento das mensagens meme prova que a consistência é importante na construção da sua marca na Instagram. Idealmente, você quer que seus seguidores saibam que eles estão vendo uma mensagem ou uma história sua antes mesmo de verificar a conta.

Alguns relatos meme agora estão aplicando uma estética mais típica do "Instagram", resultando em um estilo híbrido: relatos meme-etema. Eles são como presentes de mordaça embrulhados e são especialmente populares entre os adolescentes.

Os relatos de meme-and-theme também sugerem que alguns criadores estão procurando se destacar dos seus companheiros de criação de meme-makers, cultivando um visual mais distinto, algo um pouco mais bonito do que Lisa Simpson e seu café.

4. eles conhecem o seu público

As contas Meme definitivamente têm apelo em massa, mas também são dirigidas a um público específico. Em termos gerais, são os Millennials e os Gen Z-ers que passam muito tempo online, consomem muita mídia e têm um senso de humor sarcástico.

Mas os relatos de @jakesastrology também esculpem identidades distintas que se alinham com seu público. @mytherapistsays rasga os desafios do "adulto" para as mulheres com memes sobre o trabalho e ansiedades de relacionamento, enquanto @journal skews para os adolescentes mais jovens (mas ainda assim femininos). Alguns são mais nicho: @jakesastrology faz memes para os amantes da astrologia, que são uma demografia surpreendentemente grande.

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Enquanto alguns relatos meme são geridos por empresas (@journal é um deles), a maioria tornou-se popular porque estão a fazer conteúdo para os seus pares, que tinham sentidos de humor e gostos de cultura pop semelhantes.

Esta autenticidade ajudou-os a evitar o constrangimento "Como estão, amigos?" que surge quando as marcas corporativas tentam parecer adolescentes.

Isso não significa que as empresas só possam alcançar com sucesso audiências iguais a elas, mas significa que é necessária uma verdadeira compreensão para a conexão.

5. Eles se destacam.

Se você alguma vez conseguir déjà vu Ao percorrer a sua alimentação, você não está sozinho. As fotos no Instagram começam a parecer as mesmas, graças ao poder das tendências visuais.

Isto foi poderosamente documentado por @insta_repeat, uma conta que documenta temas populares na plataforma. As canoas são uma das grandes:

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As suas mensagens podem não ser bonitas, mas chamam a sua atenção porque não se parecem com nada. Na verdade, o aspecto pouco atraente das mensagens meme é frequentemente intencional, uma versão Instagram de "Internet Ugly".

Isso os ajuda a se destacarem mesmo em posts com conteúdo semelhante. Você provavelmente já viu um milhão de fotos de cães bonitinhos no Instagram. Mas com que freqüência você vê uma como essa?

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Um post compartilhado por 𝕮𝖍𝖎𝖑𝖑 𝖜𝖎𝖑𝖉𝖑𝖎𝖋𝖊 🖖🏼 (@chillwildlife)

Um cão de praia soprado pelo vento pode não fazer sentido para a sua marca, mas a lição aplica-se: destacar-se da matilha pode compensar.

6. eles criam conteúdo compartilhável

Todas as marcas querem que o seu conteúdo se espalhe. A maioria tenta conseguir isso através de qualidade: grandes posts no blog (olá!), imagens bonitas, boletins informativos.

Mas as contas meme dependem principalmente de tolices acessíveis e imediatamente reconhecíveis.

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Um post compartilhado por Violet Benson (@daddyissues_)

As piadas deles funcionam porque são relatáveis, e eles se baseiam num poço de cultura popular que a maioria de seus seguidores entende. Quase 75.000 pessoas gostaram deste post de @daddyissues_ porque Amigos e Nicolas Cage são um terreno cultural comum.

Além de aumentar o engajamento positivo, esta é também uma estratégia inteligente para o crescimento da audiência. Os comentários nos posts de meme estão cheios de usuários etiquetando amigos que também os acharão engraçados. É provável que esses amigos acertem em seguidores assim que terminarem de rir.

7. eles fazem uso de FOMO

Uma luta constante pelas marcas é como garantir que o seu público veja o seu conteúdo. Este tem sido um problema há muito tempo no Facebook, onde o envolvimento orgânico tem diminuído drasticamente. Muitos esperam que a mesma coisa possa acontecer na Instagram, eventualmente.

Há muitas dicas para aumentar o seu envolvimento orgânico nas redes sociais. Mas alguns relatos meme estão usando uma tática engenhosa e surpreendente: tornar seus relatos privados.

As contas particulares são exclusivas por natureza, o que desencadeia o FOMO entre os usuários da Instagram no exterior, que naturalmente querem descobrir o que estão perdendo.

Com uma conta pública, você é menos incentivado a seguir porque você pode verificar a alimentação deles a qualquer momento. Mas com uma conta privada, você precisa optar por participar.

Como resultado, novos seguidores ficam entusiasmados quando o seu pedido de seguir é aceite, enquanto os seguidores existentes se sentem especiais por estarem sempre por dentro, o que cria um sentimento de lealdade e comunidade, o que reforça o compromisso.

8. fazem parcerias com marcas que correspondem aos seus valores.

Pode surpreendê-lo saber que as contas meme podem (e fazem!) publicar conteúdo patrocinado. Com o seu público enorme e altamente empenhado, são parceiros desejáveis para as marcas. Além disso, eles fazem muito bem o conteúdo patrocinado.

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Um post compartilhado por Lola Tash e Nicole Argiris (@mytherapistsays)

Os seus posts patrocinados enquadram-se sempre na sua estratégia global de conteúdo. Isso porque as contas meme são habilidosas na identificação de parceiros que se enquadram nos seus valores.

//www.instagram.com/p/BvAN1DdBx9C/

E como as contas meme postam com tanta frequência, o conteúdo patrocinado nunca domina o seu feed. Em vez disso, eles oferecem um bom equilíbrio entre o conteúdo original e o anúncio ocasional.

9. Eles são actuais.

No dia seguinte, @middleclassfancy - uma conta especializada em piadas sobre marcas e produtos não legais - foi publicada no evento com um post sobre tênis Costco:

Enquanto muitas marcas lutam para acompanhar o rápido ciclo de vida dos meme, os meme accounts têm sucesso ao transformar rapidamente cada novo evento cultural em conteúdo. O show de Marie Kondo na Netflix, previsivelmente, desencadeou uma onda de memes:

//www.instagram.com/p/BtYeJcLlTzc/

As contas Meme estão sempre no topo da cultura pop em parte porque são pequenas operações - muitas vezes geridas por uma única pessoa - o que significa que nenhuma equipa de marketing tem de rever e assinar cada posto.

Isto permite-lhes mover-se rapidamente e testar um formato de brincadeira para ver se funciona para o público. Se funcionar, é provável que seja replicado em todo o universo meme (lembra-se sequer da vida antes do namorado distraído?)

O takeaway? Seja ágil e faça muitos testes no seu conteúdo. Vai ajudá-lo a aprender o que o seu público gosta, e você pode até pegar a próxima onda de meme antes de terminar.

10. Eles são misteriosos.

Mais do que nunca, as marcas são abertas e comunicativas com seus públicos. Os clientes esperam autenticidade e transparência das empresas em troca de sua fidelidade. E muitas marcas têm encontrado sucesso ao adotar tons cada vez mais casuais e familiares nas mídias sociais, como o infame e sarcástico Twitter da Wendy.

No entanto, esta abordagem pode ter um efeito contrário quando as audiências começam a sentir que as marcas estão a tornar-se demasiado pessoais nas redes sociais:

No final das contas, os consumidores são pessoas. E as pessoas anseiam por autenticidade. É o que procuram nas suas relações, no seu entretenimento e, sim, nas suas marcas. É por isso que a conta do sumo de laranja finge ter depressão agora, e todos gostam, e é bom. pic.twitter.com/9fNOLZPY1z

- Marcas Dizendo Bae (@BrandsSayingBae) 4 de Fevereiro de 2019

Esta é outra área em que a maioria dos relatos meme tem tomado a abordagem oposta. Eles são largamente anónimos e, em alguns casos, o seu sigilo apenas os tornou mais interessantes para os fãs. @daquan adquiriu milhões de seguidores enquanto escondia a sua identidade (que desde então tem sido revelada).

Há tão pouco mistério na Internet. Até as pessoas que dirigem marcas são tão influentes quanto as próprias marcas (o efeito Jenna Lyons). Por isso, faz sentido que o público ache um enigma convincente.

Não é possível (ou mesmo uma boa ideia!) que as empresas tentem imitar esta estratégia. Mas vale a pena lembrar, ao lançar uma nova campanha ou produto, que um pouco de mistério vai muito longe.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.