O que é um Criador UGC? Siga estes 5 Passos para se tornar um

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Kimberly Parker

Você já sonhou em se tornar um influenciador e ser pago para criar conteúdo de mídia social sem precisar de um grande público? Bem, uma nova onda de pessoas está fazendo exatamente isso: Criadores da UGC .

Se você passou tempo no TikTok ou Instagram nos últimos 6-12 meses, é provável que você tenha encontrado criadores da UGC. Mesmo que você não reconheça o termo, você provavelmente já viu conteúdo feito por esses criadores nas contas das suas marcas favoritas.

No final deste guia, você saberá os passos exatos necessários para se tornar um criador de conteúdo UGC.

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O que é um criador da UGC?

Um criador da UGC é alguém que cria conteúdo patrocinado que parece autêntico, mas que foi concebido para mostrar um negócio ou produto específico.

O formato mais comum para os criadores da UGC é o vídeo, especialmente em plataformas como Instagram e TikTok. Os criadores geralmente filmam e narram o conteúdo a partir de sua perspectiva, o que lhe dá uma sensação autêntica.

A principal diferença entre os criadores e influenciadores de UGC é que os criadores de UGC criam e entregam às empresas sem a obrigação de publicá-lo em seus canais (embora alguns negócios de UGC possam acrescentar isso por uma taxa extra). Com influenciadores, a empresa normalmente paga tanto pelo conteúdo quanto pela exposição ao público do influenciador.

O conteúdo do UGC também tende a parecer menos polido e profissional do que o conteúdo influenciador, o que ajuda a preservar a autenticidade do UGC.

Porque é que a UGC é tão valiosa?

Embora ser um criador de UGC seja um novo conceito, o conteúdo gerado pelo usuário tradicional (UGC) não é. Tornou-se uma ferramenta comprovada nas estratégias de mídia social para construir comunidades, aumentar a consciência da marca e impulsionar as vendas.

Apesar do nome, os criadores da UGC não estão criando uma UGC orgânica tradicional. Normalmente, a UGC é criada organicamente pelos clientes na forma de fotos, vídeos, testemunhos, críticas de produtos e posts em blogs e compartilhada espontaneamente. As empresas podem optar por compartilhar novamente a UGC de um cliente, mas nenhum pagamento ou contrato está envolvido.

Os criadores da UGC criam conteúdos que emula UGC tradicional A nossa equipa de filmagens, usando o mesmo estilo de filmagem não polido e autêntico que um criador comum poderia usar ao partilhar uma crítica ao seu produto favorito.

Como a conscientização e as vendas são resultados valiosos para qualquer negócio, não é surpresa que as marcas estejam dispostas a pagar aos criadores da UGC. Entenda as razões pelas quais você pode ajudá-lo a se lançar melhor para empregos na UGC.

Parece autêntico

Os consumidores são 2,4 vezes mais propensos a ver a UGC como autêntica versus o conteúdo criado pelas marcas. A UGC é o equivalente em mídia social das revisões de produtos e boca-a-boca.

O conteúdo criado pelo usuário sempre terá um sensação orgânica que não pode ser igualada pelas marcas, por mais "fixes" que sejam. Como tal, a UGC tende a ser mais atraente e envolvente, o que é inestimável para as marcas.

É mais barato do que influenciar o conteúdo

Ao trabalhar com influenciadores, as marcas precisam pagar tanto pelo conteúdo quanto pelos posts nos canais do influenciador. Quanto mais alcance e engajamento um influenciador tem, mais uma marca tem que pagar - o que pode estar nos milhões para as celebridades!

Com conteúdo UGC, as marcas só precisam pagar pelo conteúdo em si A qualidade do conteúdo é muitas vezes a mesma (ou melhor) que o conteúdo dos influenciadores, o que lhes dá também um controle completo sobre a distribuição e posicionamento do conteúdo.

Pode influenciar as decisões de compra

Muitas marcas pagam para que a UGC seja usada em anúncios de mídia social porque ela influencia as decisões de compra. A UGC atua como prova social, mostrando que pessoas reais estão comprando e usando um produto, o que pode impulsionar mais vendas.

Além disso, A UGC não parece um anúncio gritante que pode torná-lo mais envolvente quando utilizado em campanhas publicitárias.

É mais rápido que produzir conteúdo a partir do zero

Ao obter conteúdo dos criadores do UGC, uma marca pode obter muito mais peças do que se as criasse internamente. As marcas podem distribuir um resumo do UGC a vários criadores, que produzirão e entregarão o conteúdo de volta à marca no mesmo prazo.

Aqui estão mais 6 razões pelas quais a UGC é tão importante para as empresas.

Como se tornar um criador de UGC

Qualquer pessoa com um smartphone ou câmera decente pode se tornar um criador de UGC. Você não precisa de um monte de seguidores ou habilidades profissionais de edição de vídeo.

Essa é a beleza da UGC - quanto mais autêntico e natural for o conteúdo, melhor.

Nós preparamos cinco passos para você começar como um criador da UGC.

Etapa 1: Descubra a sua configuração de filmagem

Você pode filmar UGC em quase qualquer lugar - em casa, fora ou em uma loja (desde que não haja muito ruído de fundo). Muitos criadores de UGC criam conteúdo no conforto de suas casas, onde eles podem aperfeiçoar sua configuração de filmagem.

Em termos de equipamento, você só precisa de um telefone com uma câmera decente e um tripé para estabilizar o seu telefone para tirar fotos do produto.

Alguns upgrades opcionais:

  • Anel de luz. Útil para fechar a cara e filmar à noite ou em quartos escuros.
  • Microfone Lavalier. Ligue-se à tomada de áudio do seu telefone e melhore a qualidade do seu áudio gravado. Em alternativa, também pode utilizar o microfone num par de auscultadores com fios.
  • Cenários. Você pode ser criativo aqui - papel, tecido e materiais de construção, todos podem servir de pano de fundo.
  • Adereços. Varia dependendo do produto, mas encontre adereços que combinem com o estilo de vida ou casos de uso do produto que está a mostrar.

Dica profissional: Não deixe que a qualidade do seu equipamento ou a configuração das filmagens o atrasem. Muitos criadores da UGC produzem grandes conteúdos apenas com um telefone, o produto e eles próprios. Assim que tiver mais experiência e começar a receber feedback das marcas, pode actualizar o seu equipamento e configuração.

Passo 2: Construa a sua carteira UGC

Ah, o velho dilema da galinha e do ovo: para criar conteúdo UGC, você precisa de produtos. No entanto, as marcas só lhe enviarão produtos quando você tiver um portfólio. Então, como você começa?

A resposta: Faça conteúdo de graça com seus produtos favoritos Você não precisa de permissão das marcas desde que não a retrata como um negócio pago/conteúdo patrocinado, se optar por publicá-la.

Existem vários tipos comuns de conteúdo UGC:

  • Descaixotamento Abrir a embalagem de um novo produto e revelar todo o seu conteúdo. Você pode narrar as funções das peças incluídas e como utilizá-las.
  • Revisão/testimonial Dando sua opinião honesta sobre um produto e como ele funciona. Os depoimentos da UGC são diferentes de outras opiniões sobre produtos no sentido de que eles devem ser curtos e não tão profundos, talvez focando apenas em um aspecto em vez de todo o produto.
  • Como utilizar/utilizar os casos Demonstrando como você usa o produto. Estes podem ser vídeos mais focados no estilo de vida, mostrando como você naturalmente usa o produto durante a sua vida diária, ou mais vídeos estilo tutorial.

Dica profissional: Quando você está apenas começando seu portfólio, sugerimos que se concentre em vídeos, pois este é o formato mais comum para pedidos de UGC. Tenha como objetivo ter pelo menos um exemplo de todos os tipos de UGC acima.

Passo 3: Pratique suas habilidades de edição

Depois de gravar o(s) seu(s) clip(s), o próximo passo é editá-los. A duração típica dos vídeos UGC é de 15-60 segundos.

Editar vídeos pode ser complicado de aprender, mas felizmente existem muitos aplicativos para facilitar. Dois dos aplicativos mais populares são CapCut e InShot. Os editores de conteúdo dentro do TikTok e Instagram também são bastante amigáveis e possuem muitos dos mesmos recursos que os aplicativos de terceiros.

Se você está criando a UGC para TikTok, aqui estão 15 dicas de como editar seus vídeos.

Dica profissional: Pratique, pratique, pratique! Não há atalhos para se tornar bom na edição de vídeos. Quanto mais você se acostumar com as ferramentas, mais rápido você terá. Recomendamos incorporar as tendências do TikTok em seus vídeos UGC para torná-los mais envolventes.

Confira estes clipes para inspiração de edição:

Passo 4: Coloque o seu UGC (opcional)

Esta etapa é opcional, pois a publicação do seu conteúdo não é geralmente exigida como parte dos contratos UGC. No entanto, é uma excelente forma de praticar e obter feedback sobre como melhorar o seu conteúdo. Mesmo com um público pequeno, você pode aprender o que funciona e o que não funciona, verificando a análise das suas publicações.

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Postar o seu UGC na sua conta também permite que as marcas vejam o seu conteúdo, após o que elas podem chegar até você para oferecer shows de UGC.

Dicas profissionais: Se você quer aumentar as chances das marcas descobrirem seu UGC, não use hashtags como #UGC ou #UGCcreator - estes sinalizarão o algoritmo para servir seu conteúdo para outros criadores de UGC. Em vez disso, use hashtags relacionados à indústria e aos produtos.

Em segundo lugar, adicione o seu e-mail (ou outra forma de o contactar) à sua biografia para facilitar o contacto das marcas consigo.

Passo 5: Ser pago

Agora você está pronto para a próxima etapa: ser pago pelo seu UGC! Uma vez que você tenha um portfólio, você pode começar a se candidatar a shows do UGC. Sabemos que isso é mais fácil de dizer do que fazer, então expandimos nossas dicas em uma seção inteira abaixo.

4 dicas para ser pago como um criador de UGC

1. usar plataformas para encontrar ofertas de marca

Com o crescimento da UGC, existem novas plataformas dedicadas a facilitar os negócios da marca UGC. Algumas publicam oportunidades para os criadores se candidatarem, enquanto outras requerem que você crie uma listagem para os seus serviços de criação de conteúdo.

Aqui estão algumas plataformas para pesquisar oportunidades de UGC:

  • Fiverr Crie uma listagem com os seus serviços UGC (como este) e aguarde que as marcas o reservem.
  • Upwork Você pode candidatar-se a empregos de criador de UGC ou listar seus serviços UGC.
  • Billo . apenas criadores sediados nos EUA.
  • Insense Você entra através de um aplicativo e escolhe oportunidades para se candidatar.
  • Marcas Conheça os Criadores Eles enviam as oportunidades da UGC por e-mail.

2. rede com marcas e proprietários de negócios

Se você quer ser mais proativo e trabalhar com marcas específicas, então sua melhor aposta é rede através de plataformas como Linkedin, Twitter, e TikTok.

Estas plataformas podem ser utilizadas de várias formas para a criação de redes:

  • Branding pessoal Publique atualizações em sua conta compartilhando sua jornada como um criador de UGC, e adicione um CTA para marcas para contatá-lo para UGC
  • Alcance do frio Pense em marcas que você realmente gosta e para as quais você gostaria de criar conteúdo, e alcance as pessoas que trabalham nessas empresas.

Dica profissional: Empresas menores como startups e pequenas empresas que estão começando a construir sua presença nas mídias sociais são mais propensas a precisar da UGC.

3. Aperfeiçoe o seu tom

Apresentar-se a uma marca para uma oportunidade de UGC é como candidatar-se a um emprego. À medida que mais e mais pessoas se tornam criadores de UGC, torna-se mais competitivo. Isso significa que você precisa de fazer sobressair o seu arremesso .

Mantenha os seus lançamentos focados na marca (não em si mesmo) e no valor que irá fornecer para eles através do seu UGC.

Dica profissional: Personalize a sua apresentação para cada oportunidade a que se candidata. No seu portfólio, dê exemplos curadores que sejam relevantes para a indústria de cada marca e que apelarão ao público-alvo dessa marca.

4. conhecer o seu valor

Tal como no marketing influente, as taxas de pagamento para criação de UGC variam muito. A marca ou plataforma normalmente estabelece a taxa para acordos de marca. No entanto, manter-se actualizado com as taxas de mercado irá capacitá-lo a escolher acordos que pagam de forma justa. Isto beneficia-o e garante uma compensação equitativa para outros criadores de UGC.

Dica profissional: Siga os criadores da UGC no TikTok e Instagram, pois eles costumam postar detalhes de compartilhamento de conteúdo nos bastidores sobre como eles negociam acordos de marca e quanto recebem.

Perguntas mais frequentes sobre os criadores da UGC

Quantos seguidores eu preciso para ser pago como criador da UGC?

Você não precisa de um certo número de seguidores para se tornar um criador de UGC. Muitos negócios da marca UGC são apenas de conteúdo, o que significa que você só tem que criar e entregar conteúdo, sem a necessidade de publicá-lo em seus próprios canais.

Como posso encontrar marcas para trabalhar?

A maneira mais fácil de saber se uma marca está procurando criadores de UGC é usar plataformas que curam negócios de marcas UGC. As marcas também podem anunciar call-outs para criadores de UGC em seus feed posts ou Stories. Você também pode DM marcas com o seu pitch no caso de eles estarem abertos para trabalhar com criadores de UGC.

Como faço para criar um portfólio UGC?

Você pode usar uma ferramenta gratuita como o Canva ou o Google Slides para criar seu portfólio. Se você precisar de ajuda para começar, confira nosso modelo pitch deck de marca gratuito.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.