Como Obter Mais Gostos no Facebook: 8 Dicas Fáceis

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Kimberly Parker

"Como nós no Facebook" tornou-se uma frase tão comum que é difícil imaginar a plataforma de qualquer outra forma. Se o Facebook Like fosse uma pessoa, já teria sido bar ou bat mitzvahed agora. Mas nem sempre nos perguntamos como conseguir mais likes no Facebook.

Em 2007, a plataforma de redes sociais FriendFeed foi a primeira a dar aos usuários a possibilidade de clicar como Depois, em 2009, o Facebook adicionou um recurso idêntico à sua plataforma. E desde então, todos nós temos tentado descobrir como fazer com que o Facebook goste.

O público potencial que o Facebook oferece é enorme. Mesmo que o número total de usuários tenha diminuído pela primeira vez no início de 2022, fazer com que o Facebook goste ainda promove o seu conteúdo para cerca de 2,11 bilhões de contas.

Fonte: Relatório de Visão Global do Digital 2022

Continue lendo para obter dicas que o ajudarão a entender o papel que os gostos desempenham no seu marketing do Facebook e por que é importante que os seus gostos sejam autênticos. Então, vamos rever algumas sugestões práticas para ajudá-lo a obter mais gostos no Facebook.

Clique em qualquer uma das dicas abaixo para ir em frente, ou continue rolando e leia o guia na sua totalidade.

8 dicas fáceis para ter mais gostos no Facebook

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Porque é que o Facebook é importante?

Os gostos são um sinal de classificação para o algoritmo do Facebook

Os gostos são importantes porque contribuem para que as mensagens do algoritmo do Facebook cheguem ao topo dos feeds dos usuários. O algoritmo é uma caixa preta de matemática que ordena as mensagens. Muitos fatores vão para a caixa e o feed de um usuário sai.

Os gostos e o algoritmo têm uma longa história juntos. Na verdade, o primeiro algoritmo de alimentação foi baseado apenas nos gostos.

Detalhes sobre o atual algoritmo de alimentação do Facebook são um segredo comercial. Mas os gostos são provavelmente uma parte importante. Eles também são uma parte que todos podem ver.

Eles servem como prova social

A maioria dos fatores no algoritmo do Facebook são invisíveis para os usuários, mas os gostos são diferentes. Como qualquer pessoa pode vê-los, os gostos fornecem provas sociais para influenciar o seu público. Isso faz dos gostos uma parte fundamental para que os usuários se envolvam com o seu conteúdo do Facebook.

Mais especificamente, prova social refere-se à forma como as pessoas tendem a fazer o que as outras pessoas fazem quando não têm a certeza do que devem fazer.

Se você estiver sozinho perto de um penhasco, você pode hesitar em pular. Mas se você vir todos os seus amigos pularem, é mais provável que você mesmo tente. O compromisso do usuário funciona da mesma maneira.

Os gostos são a prova de que outros usuários já se envolveram com o seu posto. Quando outros usuários vêem isso, é mais provável que eles façam o mesmo.

Você deveria comprar gostos no Facebook?

Dada a importância de uma presença próspera no Facebook, pode ser tentador comprá-los. Já vimos os anúncios - "Alta qualidade! Usuários 100% reais e ativos! Preços acessíveis!" Mas não importa o que esse pop-up diz, comprar fãs do Facebook não é uma boa idéia.

Para começar, há razões éticas para não o fazer. Mas se você precisa de um blog do SMMExpert para lhe dizer isso, então eu provavelmente não vou convencê-lo agora.

Há também o risco de você ser pego. A posição oficial do Facebook sobre gostos falsos é ambígua. Não proíbe explicitamente a compra de gostos. Também não diz que a plataforma não vai atrás de usuários que compram gostos.

Mesmo se o Facebook em si não se importa se você compra gostos, seus clientes provavelmente se importam. Construir confiança com seus clientes é um dos principais benefícios do marketing de mídia social. Se eles descobrem que você está comprando gostos, você joga tudo isso fora.

Em um nível puramente de interesse próprio, comprar gostos no Facebook ainda é uma má idéia, mesmo que você nunca seja pego. Isso porque você não está apenas mentindo para outros usuários do Facebook; você está mentindo para si mesmo. Todos aqueles gostos falsos que você compra vão aumentar seus esforços de monitoramento social.

O monitoramento social é quando você usa dados relacionados à sua marca nas mídias sociais para obter insights comerciais. Plataformas como a SMMExpert oferecem ferramentas poderosas para analisar os dados que sua presença nas mídias sociais gera. Quando você enche a sua presença no Facebook com ruídos como gostos falsos, você torna mais difícil descobrir o que as pessoas reais querem.

Como obter mais visitas no Facebook

Existem basicamente duas maneiras de conseguir mais gostos no Facebook: aumentando o seu alcance e aumentando o seu envolvimento. Mas as duas andam muitas vezes de mãos dadas.

Aumentar o seu alcance significa ter mais olhos no seu conteúdo. Quanto mais pessoas virem o seu post, mais chances ele terá de ser apreciado.

Quando você faz conteúdo que o seu público quer ver, você recebe gostos de forma mais eficiente do que se você bater Correio na primeira coisa que te vier à cabeça.

Parece enganosamente simples. Mas temos oito dicas para te ajudar a dominar a bela arte de conseguir mais coisas do Facebook.

1. começar com fortes fundamentos de marketing social

Quando você souber o que está tentando realizar nas mídias sociais, todas as partes da sua presença nas mídias sociais serão beneficiadas. Antes de agendar sua próxima obra-prima no Facebook, pense em como esse post contribui para seus objetivos gerais de marketing.

Bons fundamentos de mídia social significam seguir um plano de marketing de mídia social que se alinha com os objetivos do seu negócio. Afinal de contas, os profissionais de marketing de conteúdo bem-sucedidos têm seis vezes mais chances de ter uma estratégia documentada em vigor.

2. saber o que o seu público quer ver

Para fazer com que o seu público se envolva, você tem que gastar algum tempo descobrindo o que ele gosta. Tomar decisões baseadas em dados do seu contexto específico o ajudará a fazer posts que serão mais apreciados.

Felizmente, há muitas ferramentas para ajudá-lo a analisar seus dados. Você pode usar a plataforma analítica oficial do Facebook, o Business Manager, para pesquisar dados de todas as plataformas de mídia social da Meta.

Há também serviços de terceiros, como o SMMExpert Analyze, que integram análise de dados em todas as plataformas de mídia social.

Uma vez que você tenha os dados, certifique-se de focar nos números certos. Métricas de engajamento como taxa de aplausos (o número de ações de aprovação que um post recebe em relação ao seu número total de seguidores) e taxa de viralidade (o número de pessoas que compartilharam seu post em relação ao número de pontos de vista únicos que ele recebeu) podem ajudá-lo a identificar o tipo de conteúdo que ressoa com o seu público.

3. saber quando o seu público está ativo

Uma maneira simples de obter mais gostos é publicar quando o seu público estiver mais ativo. Embora a linha cronológica tenha seguido o caminho do dodô, o algoritmo ainda prioriza o conteúdo recente.

É simples, mas nem sempre fácil. Primeiro, você tem que descobrir quando é a melhor hora para postar no Facebook.

Há tendências gerais que se aplicam a todas as áreas. Entre 8:00h e 12:00h às terças e quintas-feiras é o melhor momento em geral.

Ferramentas como o SMMExpert Analytics podem usar dados da sua presença nas redes sociais para descobrir os melhores momentos para postar com base no desempenho histórico da sua conta.

Fonte: SMMExpert Analytics

Uma vez que você saiba onde seu sweet spot está, o próximo passo é postar conteúdo consistentemente durante esses horários. Os usuários (e algoritmos) prestam atenção às contas que postam regularmente. Mas contas que inundam seus feeds os desligam. Obtenha o equilíbrio certo usando um calendário de postagens no Facebook.

4. mantenha-se atualizado com as tendências do Facebook

Você vai atrair mais atenção quando se mantiver no topo das últimas tendências. Os usuários do Facebook estão procurando por conteúdo que seja relevante para eles.

Os rolos do Facebook são o formato que mais cresce na plataforma, e o Facebook os promove em praticamente todos os lugares. Aproveite a ascensão dos rolos para obter mais gostos do seu conteúdo de vídeo em forma curta.

As pessoas ainda estão usando o Facebook como uma forma de pesquisar marcas também. O relatório Tendências de Mídias Sociais do SMMExpert 2022 descobriu que 53% dos usuários 16-24 usam as mídias sociais como sua principal forma de pesquisar marcas. Dê aos usuários o que eles querem, postando conteúdo com informações sobre sua marca.

Cada vez mais usuários estão fazendo compras em seus aplicativos de mídia social. Atenda às necessidades de seu público configurando uma Loja do Facebook para obter mais visitas em toda a plataforma.

Fonte: Facebook

Dê um passo à frente e coloque a sua marca no recurso de Compras ao Vivo do Facebook. É uma ótima maneira de ficar de olho nos seus negócios e gostos para a sua página do Facebook.

Mas não se limite a seguir cegamente as tendências sem se certificar de que elas se encaixam na sua estratégia geral de conteúdo. A câmara de eco do Facebook foi uma causa importante do desastroso pivô de vídeo no final dos anos 2010. Se você experimentar uma tendência, certifique-se de olhar para os dados para ver se ela está funcionando para você.

Muitas destas dicas resumem-se a "descobrir o que está a fazer bem e fazer mais do que isso". Quando se coloca uma mensagem popular no Facebook, está-se a dar-lhe mais visibilidade, o que dá uma mensagem com muitos gostos e a oportunidade de obter ainda mais.

Fonte: Jogos Monte Cook no Facebook

A Monte Cook Games, por exemplo, lançou a sua última campanha Kickstarter para maximizar a sua visibilidade. À medida que mais utilizadores vêem o post, o efeito bola de neve entra em acção, aumentando a sua presença em ambas as plataformas.

6. trabalhar com os influenciadores do Facebook

Em 2022, dois terços dos comerciantes de mídia social dos EUA relataram que usavam marketing influente. Apenas três anos antes, em 2019, apenas a metade o fazia.

Fonte: eMarketer

Colaborar com um influenciador, especialmente um que possa falar diretamente com seu público-alvo, pode ajudá-lo a produzir conteúdo envolvente que seus seguidores não vão querer perder.

Fonte: ASOS no Facebook

Quando a marca de vestuário ASOS, por exemplo, reposiciona conteúdo de influenciadores com seu próprio grande público, ambos os lados se beneficiam com a exposição.

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7. tirar proveito da promoção cruzada

Se você tem um ótimo acompanhamento em outros canais sociais, aproveite! Mais de 99% dos usuários do Facebook têm contas em outras plataformas de mídia social.

Fonte: Relatório de Visão Global do Digital 2022

Tente promover conteúdo específico do Facebook em outras mídias sociais para aumentar a visibilidade das suas postagens.

Junte-se a nós na quarta-feira 23 às 11h em nossa página do Facebook -//t.co/SRuJNPgbOR - para um Facebook ao vivo com o grande juiz britânico Sewing Bee e designer de moda @paddygrant pic.twitter.com/YdjE8QJWey

- singersewinguk (@singersewinguk) 18 de junho de 202

Fonte: SingerSewingUK

Pouco mais de 80% dos usuários do Twitter também estão no Facebook. Ao twittar sobre um evento no Facebook, Singer torna mais fácil para o seu público se manter atualizado com a sua atividade de mídia social.

A promoção cruzada também não se limita às redes sociais. Não se esqueça de criar um link para a sua página do Facebook no seu site e incluí-la nos seus cartões de visita. Torne mais fácil para as pessoas encontrarem a sua marca nas redes sociais - afinal, elas não podem gostar das suas mensagens se nunca as virem.

8. veicular anúncios

Algumas das dicas aqui vão ajudá-lo a melhorar o seu alcance orgânico, mas infelizmente, o alcance orgânico está em declínio nas redes sociais. Sem promoção paga, as mensagens de uma marca só serão vistas por cerca de 5% dos seus seguidores. Mas se você optar por veicular anúncios, você pode aproveitar o anúncio detalhado do Facebook para garantir que suas mensagens cheguem ao seu público ideal.

Fonte: remarkableAS

Notável não espera que o boca-a-boca divulgue as notícias sobre as últimas características dos seus produtos. Eles fazem uso dos dados que o Facebook recolhe para garantir que a sua mensagem chegue às pessoas com maior probabilidade de responder positivamente a ela.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.