Como usar o Instagram Live (Sem transpiração ou choro)

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Kimberly Parker

Ouçam: vocês vão entrar no Instagram Live, e vão gostar.

Na verdade, vamos tornar tão fácil ir ao vivo no Instagram que você poderá se divertir. Vamos lhe mostrar como ir ao vivo, três dicas e truques para planejar um liveestream de sucesso, e sete exemplos para inspirar o seu próximo Instagram Live. Também incluímos como assistir ao conteúdo ao vivo dos outros e um FAQ como um pequeno presente.

Não vai haver suor ou choro. Prometemos.

A Instagram tem mais de um bilhão de usuários ativos mensais, todos procurando por conteúdo facilmente consumível. Uma pesquisa de 2021 mostrou que a audiência de vídeos atingiu 92% dos usuários de internet em todo o mundo, com o Live Streams ocupando o 4º lugar em popularidade. O conteúdo de vídeo é o rei da internet; sabemos disso agora.

Então, faça um favor a si mesmo e comece a planejar o seu próximo Instagram Live stream. Limpe os olhos, respire fundo e lembre-se, nós te pegamos a cada passo do caminho.

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O que é o Instagram Live?

Instagram Live é uma funcionalidade que lhe permite transmitir ao vivo, ou transmitir vídeo para os seus seguidores Instagram em tempo real. Vídeos ao vivo ao lado de Stories, logo acima do feed principal do Instagram.

Quando você entra ao vivo no Instagram, sua alimentação ao vivo salta na frente de cada história, o que significa que você pode captar a atenção de seus seguidores sem se preocupar em ser colidido pelo algoritmo.

Como entrar ao vivo no Instagram em dois passos simples

Ir ao ar na Instagram é simples.

Para começar, você precisa ter uma conta Instagram (surpresa!), e um telefone, já que muitas das funcionalidades da Instagram estão disponíveis apenas no celular.

Então salta para o primeiro passo:

Passo 1: Toque no ícone de mais no canto superior direito

A partir do seu perfil ou feed, toque no ícone de mais, no canto superior direito. Isto irá solicitar que você escolha o tipo de conteúdo que você deseja criar.

Passo 2: Toque em Go Live

Quando você tocar em Live na lista acima, Instagram puxa automaticamente a opção Live que você pode ver no screengrab abaixo.

Toque no ícone de gravação. Instagram irá verificar brevemente a ligação à Internet do seu telefone antes de iniciar a sua transmissão.

Voilá! É assim que se vive no Instagram em dois passos. Vês, nós dissemos-te que era simples.

Dica profissional: O seu número de telespectadores aparece no topo do ecrã. Verá também todos os comentários dos seus telespectadores à medida que eles entram.

Celebra esses corações voadores! É o teu público a mostrar-te amor.

Na parte inferior e na parte superior direita do seu ecrã, tem algumas características picantes que pode utilizar para tornar a sua livestream ainda melhor.

Vamos acabar com eles:

  • Perguntas Você pode coletar perguntas do seu público postando um adesivo de perguntas em um Instagram Story antes de entrar no ar. Você pode acessar as perguntas dos seus telespectadores no fluxo quando pular.

  • Enviar Você pode enviar o seu vídeo ao vivo para um usuário na Instagram durante uma transmissão. Repare que a sua mãe não está vendo o seu stream? Envie-o diretamente para ela!
  • Adicionar um convidado Isso permite que você e outro usuário compartilhem o vídeo ao vivo. Quando você adiciona um convidado, ambos aparecem no vídeo via tela dividida.
  • Filtros faciais. Quer uma nova cor de cabelo, pêlos faciais ou para parecer um cachorro? Entretenha os seus seguidores com filtros.
  • Mudar de câmara Mude a câmara do modo selfie para o modo normal.
  • Compartilhe uma foto ou vídeo Pegue uma foto ou vídeo do seu rolo de câmera e compartilhe-o com seu público ao vivo.
  • Adicione um comentário. Use este campo para adicionar um comentário ao seu stream. Ou, se a sua mãe se juntou a si e o está a perseguir, pode usá-lo para desligar os comentários.

Quando terminar de filmar o seu vídeo Instagram Live, toque no ícone X no canto superior direito. Assim que o seu vídeo terminar, você será solicitado a visualizá-lo no seu arquivo Instagram Live ou a descartá-lo.

Dê uma palmadinha nas costas. Acabou de fazer a sua primeira transmissão Instagram Live!

Se você está apenas começando a trabalhar na Instagram como proprietário de um negócio, leia este artigo.

Como começar uma sala ao vivo

Em março de 2021, a Instagram introduziu o Live Rooms, permitindo que os usuários fossem ao vivo com até três outras pessoas. Anteriormente, só era possível co-hosting streams com uma outra pessoa usando a opção "Add a guest". Agora, você não precisa escolher um favorito ao decidir entre co-hosts!

Com as salas ao vivo, os usuários (e marcas) podem se tornar um pouco mais criativos com seus streams. Convidar mais palestrantes pode criar uma experiência envolvente para o seu público, como por exemplo:

  • jogos ao vivo,
  • sessões criativas,
  • Influenciador Q&As,
  • ou dance-offs.

Estas são apenas algumas idéias que podem funcionar bem com Salas Vivas, mas o céu é o limite (bem, na verdade, quatro pessoas é o limite. Mas você recebe o nosso entusiasmo).

As salas ao vivo são ótimas para as empresas. Sempre que você convida um convidado para participar do seu vídeo ao vivo, o público deles tem acesso a ele, mesmo os usuários que não o seguem no Instagram. Se você conseguir convencer outras três pessoas a transmitir ao vivo com você, você tem três vezes a exposição.

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Como começar uma sala ao vivo:

1. Siga os mesmos passos que você daria para estabelecer um fluxo regular ao vivo.

2. uma vez ao vivo, os seus pedidos para se juntar aos quartos dos outros aparecem no ícone de vídeo. Pode iniciar o seu próprio quarto tocando no ícone de quartos ao lado do botão de pedido ao vivo:

3. digite o nome dos seus convidados, clique em Invite, e você está pronto para ir!

Você pode adicionar todos os seus três convidados de uma só vez ao configurar o fluxo ou um a um à medida que o seu fluxo avança.

3 dicas para usar o Instagram Live

Estabelecer um objectivo S.M.A.R.T.

Você estabelece metas quando está planejando seu conteúdo? Seu público notará quando você o fizer. Um plano faz o seu Instagram Live ir de zero a herói.

Para chegar lá, você precisa definir um objetivo S.M.A.R.T. - o que significa que é específico, mensurável, alcançável, relevante e baseado no tempo.

  • Específico Por exemplo, um mau objectivo seria "Eu quero fazer um vídeo Instagram Live divertido". Está bem, mas o que significa "divertido"? Este objectivo é vago e subjectivo, tornando-o difícil de medir. Em vez disso, tente, "Este Instagram Live pretende aumentar a taxa de envolvimento em 25% mais do que a nossa última transmissão". Boom. Específico, quantificável e mensurável. (A propósito, aqui está como você podeMedir o seu compromisso de duas maneiras diferentes. Ou, use a nossa calculadora especificamente para as taxas de compromisso).
  • Mensurável Como saberás se atingiste o teu objectivo? Certifica-te de que consegues na verdade meça as suas métricas (veja acima!).
  • Atingível Não atire para as estrelas e perca a lua! Certifique-se de que seu objetivo está ao seu alcance. Caso contrário, você está se preparando para o fracasso. Por exemplo, "Eu quero ter mais seguidores no Instagram" não será possível (a menos que você seja Cristiano Ronaldo), mas "Eu quero 1.000 seguidores no Instagram" é alcançável.
  • Relevante Pergunte a si mesmo: este objectivo é importante para si e para a sua empresa neste momento? Está ligado aos seus objectivos comerciais globais?
  • Timely Por exemplo, "Eu quero hospedar três transmissões Instagram Live com convidados até o quarto trimestre" é essencialmente um objetivo "fiz ou não fiz". Se você disser, "Eu quero continuar hospedando novos convidados no Instagram Live", você nunca poderá riscá-lo da sua lista de tarefas.

Criar um plano

Depois de pensares num objectivo S.M.A.R.T., está na hora de fazeres um plano para lá chegares.

Depois, anote os pontos que você quer cobrir com uma estimativa aproximada de tempo. A estrutura o manterá no caminho certo, e os espectadores apreciarão a clareza.

Envolva seus telespectadores

Instagram Live é o poder secreto dos marketeiros das mídias sociais para engajar uma audiência.

Esta ferramenta dá-lhe a possibilidade de conversar com o seu público ao vivo. Grite os seus seguidores pelo nome enquanto eles se juntam ao seu fluxo. Você pode responder aos comentários e perguntas em tempo real.

Você pode até usar o comentário deles para inspirar conteúdo para o seu próximo fluxo. As pessoas estão perguntando ou comentando sobre temas semelhantes? Pegue os comentários populares e use-os para novos conteúdos!

Para mais, não deixe de conferir nosso artigo sobre como aumentar o envolvimento das mídias sociais.

Instagram Live idéias para os negócios

Você está pronto para hospedar a sua própria transmissão Instagram Live. Agora, tudo o que você precisa são algumas idéias. Felizmente para você, nós reunimos sete idéias Instagram Live para o seu negócio.

1. colaborações Influenciadoras

O marketing Influenciador tem tudo a ver com o envolvimento dos seus fãs para que possa partilhar ideias sobre as marcas que eles adoram ou tópicos que lhes interessam. Se escolher um influenciador que se alinhe com a sua marca, pode apresentar ao público deles o que você oferece.

Instagram Live é uma plataforma perfeita para estas colaborações. Com as funcionalidades Adicionar um convidado e Sala ao Vivo, você pode trazer influenciadores para entrevistas, Q&A sessões com seus telespectadores, ou um bate-papo amigável.

Se está a planear incluir mais do que um influenciador na sua emissão, utilize a funcionalidade Salas ao Vivo. Poderá convidar até três influenciadores para partilhar o ecrã consigo.

Para mais informações, confira nosso artigo sobre como trabalhar com os influenciadores das mídias sociais.

2. ir ao vivo em um evento

Transmita seus eventos, cerimônias ou conferências que você está participando. As pessoas adoram receber um olhar interno em festas da indústria de alguém do círculo interno.

Se está a planear transmitir o seu próximo evento, então use o FOMO. O medo de perder pode ser uma ferramenta poderosa. As pessoas vão querer ver e acompanhar o que se passa em tempo real para não perder nenhum momento excitante. Transmita o seu evento Live stream com antecedência!

E não se esqueça de publicar um vídeo recapitulativo após o fato. Você pode baixar seu Live stream, editá-lo como quiser, e depois repostá-lo no seu feed.

Recentemente, Carrie Underwood se apresentou no CMT Awards. Ela postou uma recapitulação de sua performance de alto vôo para fãs que podem ter perdido ao vivo.

Fonte: Carrie Underwood na Instagram

3. organizar um tutorial, workshop, ou aula

Envolva seus seguidores com conteúdo interativo. Ensine um workshop ou aula, ou hospede um tutorial sobre conteúdo ao qual você está associado. Seu público terá a chance de fazer perguntas sobre o que você faz, o que você oferece, ou o que você está vendendo.

Não tenha medo se você acha que não tem nenhum conhecimento mundano para transmitir aos seus seguidores. Você pode ensinar ao seu público literalmente qualquer coisa, desde que seja divertido.

Por exemplo, a rapper Saweetie foi ao vivo para mostrar aos seus seguidores como comer corretamente a refeição Saweetie do McDonald's. Ela disse, "porque vocês estão fazendo errado". Ela então procedeu para fazer Nuggachoes, um prato que parece batatas fritas e nuggets de frango cobertos de molho.

Sinceramente, parece uma refeição sólida e tardia - e não teríamos sabido da sua existência sem o Instagram Live.

4. Q&Como

Envolva o seu público e faça-o sentir-se ouvido com um Q&A ao vivo.

Simplesmente entre no Instagram Live e solicite perguntas ao seu público. Se você não estiver recebendo muitas perguntas, peça ao seu público para postar algumas. Se você estiver se sentindo corajoso, transforme em um AMA (Pergunte-me Qualquer Coisa).

Halle Bailey foi anfitriã de um Instagram Live Q&A enquanto esteve em Atlanta, Georgia, para filmar o filme musical The Color Purple.

Não se esqueça de anunciar que você está segurando um Q&A para seus seguidores antes de ir ao ar. Pode ser tão simples quanto uma história rápida, ou você pode construir antecipação por alguns dias de antecedência.

Leia este artigo para obter mais informações sobre como se tornar um profissional da Story.

5. desencaixotamento do produto

Se você está lançando um novo produto, hospede um produto Live unboxing e mostre aos seus seguidores o que eles estão recebendo.

As pessoas confiam nas marcas da Instagram. Estudos mostram que "as pessoas usam [Instagram] para descobrir as tendências, pesquisar produtos antes de comprar e decidir se querem ou não fazer uma compra". Portanto, use o seu Live stream em seu benefício e mostre seus produtos enquanto responde a perguntas em tempo real.

6. falar com um cliente feliz

Você não precisa conversar com um líder do setor ou influenciador para ajudar a impulsionar sua marca. Conversar com os clientes sobre o quanto eles amam seus produtos ou serviços é uma maneira eficaz de engajar seu público. Além disso, é muito mais barato do que contratar influenciadores.

E como o Instagram lhe dá a opção de salvar o vídeo depois de terminar, você pode mantê-lo no seu perfil Instagram como um testemunho em vídeo. Dupla vitória!

7. revisão

Dê sua reação instantânea a eventos, notícias, produtos ou qualquer coisa relacionada à sua indústria. Se o seu público achar isso divertido ou interessante, é um jogo justo.

Por exemplo, se você assistiu a uma palestra dada por um líder de pensamento na sua área, você pode ir em Instagram Live depois e compartilhar seus pensamentos.

Você também pode analisar diferentes produtos e serviços relacionados ao seu negócio. Usar um novo laptop para o seu negócio? Ou talvez você tenha experimentado uma nova câmera? Análise de todos esses produtos ao vivo.

Confira este artigo se você está realmente procurando fazer crescer o seu Instagram a seguir.

Como assistir Instagram ao vivo

É fácil assistir aos fluxos Instagram Live dos outros. Eles aparecem onde você vê as Histórias Instagram, mas com uma caixa rosa denotando LIVE nele. Você pode vê-los no seu telefone ou área de trabalho.

Perguntas mais frequentes sobre o Instagram Live

Onde posso encontrar o meu vídeo Instagram Live?

Quer reviver a magia? Se você acertar o Archive depois de entrar no ar, a Instagram salva o seu vídeo no Live Archive.

Você pode repassar seu vídeo para a IGTV desde que ele tenha mais de um minuto de duração.

Depois de compartilhar um vídeo ao vivo, você pode vê-lo abrindo o vídeo do seu perfil em duas etapas fáceis:

  1. Vá para a sua página, tocando perfil ou a sua foto de perfil em baixo, à direita.
  2. Toque em vídeos abaixo da sua biografia, depois toque no seu vídeo ao vivo.

Só para tua informação: a vista conta neste vídeo. somente inclui pessoas que assistiram depois que você postou. Não os espectadores ao vivo.

Posso restringir quem vê o meu Instagram Live?

Claro que sim! O Instagram dá-lhe a opção de limitar quem vê o seu fluxo Instagram Live. Seja exclusivo. Limite essas vistas. Se a sua mãe não se juntou ao seu fluxo, não tem de a deixar ver o que está a tramar.

A configuração funciona exatamente da mesma forma que em suas Histórias Instagram, já que é lá que seu vídeo vai viver.

Basta tocar na câmara no canto superior esquerdo. Depois toque no botão das mudanças ou das definições no canto superior direito.

Em seguida, vá para Live (a terceira opção à esquerda). Aqui, Instagram permite que você digite os nomes de conta dos quais você quer esconder seu vídeo.

Como posso desligar os comentários?

Tens um troll? Ou talvez estejas a monologar. Seja como for, podes desligar os comentários no teu fluxo, tocando nos três pontos na caixa de chat e carregando em Desligar Comentários.

Como posso responder a perguntas sobre o Instagram Live?

Você pode solicitar perguntas de seus seguidores através do seu Instagram Story para um Q&A.

Crie um post de História com um adesivo de perguntas contendo a pergunta que você quer fazer.

Quando chegar a hora do seu Instagram Live stream, você poderá acessá-las todas através do botão de perguntas. Toque no botão, e uma gaveta aparecerá contendo todas as perguntas que você pode responder.

Selecione uma das perguntas, e ela aparecerá no seu fluxo para que seus seguidores vejam.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.