Como usar o Google My Business para obter mais clientes em 2023

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Kimberly Parker

O Google é o site mais visitado do mundo. O site detém actualmente mais de 92% da quota de mercado dos motores de busca. Criar um Google Business Profile (anteriormente conhecido como Google My Business) é uma forma importante de atrair novos clientes para o seu negócio através da pesquisa do Google e do Maps.

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O que é o Google Business Profile (f.k.a. Google My Business)?

O Google Business Profile é uma listagem gratuita de empresas do Google, que lhe permite fornecer detalhes e fotografias da sua empresa, incluindo a sua localização, serviços e produtos.

A criação deste perfil gratuito é uma excelente forma de aumentar a sua visibilidade nos serviços do Google. As informações do seu Perfil empresarial do Google podem aparecer na Pesquisa do Google, no Google Maps e no Google Shopping.

O Google Business Profile só está disponível para empresas que tenham contacto com clientes, incluindo empresas com uma localização física (como um restaurante ou loja) e empresas que forneçam serviços através de reuniões com clientes noutros locais (como consultores ou canalizadores).

Se você tem um negócio on-line, você terá que se ater a outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Analytics.

Por que você precisa de uma conta Google My Business

Seja descoberto no Google (e no Google Maps)

Quer esteja à procura de tráfego pedonal ou de tráfego Web, o Google é o melhor referenciador de pesquisa. Um Perfil empresarial do Google ajuda a garantir que as pessoas encontrem o seu negócio quando procuram produtos e serviços como o seu na sua área local.

A sua listagem do Google My Business mostra aos pesquisadores onde e como visitar a sua empresa. Um Perfil de empresa do Google também melhora o seu SEO local. Em particular, uma listagem para uma empresa local é mais provável que apareça quando as pessoas procuram uma empresa próxima usando o Google Maps.

Controle a sua informação empresarial online

O seu perfil do Google My Business permite-lhe controlar e actualizar as suas informações de contacto, horários comerciais e outros detalhes essenciais, conforme necessário.

Você pode publicar atualizações para compartilhar que você expandiu serviços, fechou temporariamente ou reabriu totalmente (um recurso especialmente útil durante emergências como a COVID-19). Os Perfis de Empresas do Google têm um SEO local forte, portanto as informações que você compartilhar ficarão acima de sites de terceiros que possam ter detalhes desatualizados.

Construa confiança através de revisões

As revisões são um elemento chave da prova social, e uma forma significativa de construir confiança e credibilidade.

A classificação em estrelas combinada do Google e espaço para revisões detalhadas permite que os clientes compartilhem o máximo ou o mínimo de informações sobre sua experiência com o seu negócio. Tudo isso ajuda futuros clientes potenciais a decidir quais empresas visitar e quais produtos comprar.

Pode ser assustador pensar nas críticas que chegam numa plataforma tão pública, especialmente porque não se pode escolher quais as críticas do Google My Business a partilhar. (Embora possa responder a todas as críticas, como explicaremos mais adiante).

Mas não entre em pânico: o Google acha que uma combinação de críticas positivas e negativas é mais confiável do que página após página de recomendações brilhantes.

Como criar um perfil empresarial do Google

Passo 1: Inicie sessão no Google Business Profile Manager

Se já estiver conectado a uma conta do Google, você estará automaticamente conectado ao Gerenciador de perfil empresarial do Google. Caso contrário, insira os detalhes de login habituais da sua conta do Google ou crie uma nova conta do Google.

Passo 2: Adicione o seu negócio

Introduza o nome da sua empresa. Se não aparecer no menu pendente, clique em Adicione o seu negócio ao Google Depois seleccione a categoria apropriada para o seu negócio e clique em A seguir.

Passo 3: Introduza a sua localização

Se você tiver uma localização física que os clientes possam visitar, selecione Sim Se a sua empresa não tem uma localização que os clientes possam visitar, mas oferece serviços ou entregas presenciais, você pode listar as suas áreas de serviço. Próximo .

Se não introduziu um endereço físico, o Google pedir-lhe-á para especificar em que região se encontra. Escolha a partir do menu pendente e clique em Próximo .

Passo 4: Preencha os seus dados de contacto

Introduza o seu número de telefone comercial e o endereço do website para que os clientes possam contactá-lo. Se preferir não ser contactado por telefone, não tem de introduzir um número de telefone.

Quando a sua informação estiver completa, clique em Próximo .

Passo 5: Verifique o seu negócio

Digite seu endereço físico real, não uma caixa postal. Essas informações são usadas apenas para verificar sua empresa e não são exibidas no seu Perfil de empresa do Google ou compartilhadas com o público.

Digite seu endereço e clique em Próximo Os negócios físicos terão de receber um postal pelo correio para verificar a sua localização. Os negócios da área de serviços podem ser verificados através de um endereço de e-mail.

Assim que receber o seu código de cinco dígitos, introduza-o no ecrã seguinte (ou vá a //business.google.com/) e clique em Confira ou Verificar o negócio .

Você terá uma tela de confirmação mostrando que você está verificado. Naquela tela, clique Próximo .

Passo 6: Personalize o seu perfil

Digite seu horário comercial, preferências de mensagens, descrição do negócio e fotos. (Entraremos nos detalhes de como otimizar o conteúdo do seu perfil na próxima seção deste post).

Quando estiver pronto, clique em Continuar Você vai se encontrar no painel do Business Profile Manager.

A partir daqui, você pode gerenciar seu perfil de negócios, visualizar insights, gerenciar críticas e mensagens e criar anúncios do Google.

Como optimizar o seu perfil no Google My Business

O Google determina a classificação da pesquisa local com base em três factores:

  • Relevância : O quão bem a sua listagem do Google My Business corresponde a uma pesquisa
  • Distância : A que distância está a sua localização da busca ou pesquisador
  • Destaque : O quão conhecido é o seu negócio (com base em factores como links, número de revisões, pontuação da revisão e SEO)

Aqui estão alguns passos que você pode dar para maximizar sua pontuação para os três fatores.

Complete todos os elementos do seu perfil

Os clientes têm 2,7 vezes mais probabilidades de considerar a sua empresa respeitável se tiver um Perfil Empresarial Google completo. Também têm 70% mais probabilidades de visitar realmente a sua localização.

O Google diz especificamente que "as empresas com informações completas e precisas são mais fáceis de combinar com as pesquisas certas", o que melhora a sua pontuação por relevância. A chave aqui é dizer aos visitantes do Google "o que você faz, onde você está e quando eles podem visitar".

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Se o seu horário de trabalho mudar em torno de feriados ou estações do ano, certifique-se de mantê-los atualizados.

Verifique a(s) sua(s) localização(ões)

Os locais de negócio verificados são "mais susceptíveis de serem mostrados nos resultados da pesquisa local em todos os produtos Google, como Mapas e Pesquisa". A inclusão de um local verificado também ajuda a melhorar a sua pontuação para o factor de classificação por distância.

Se você pulou a verificação da sua localização nas etapas de criação da conta acima, solicite agora o seu cartão postal de verificação em //business.google.com/.

Adicione imagens e vídeos reais do seu negócio

O seu Perfil empresarial do Google inclui um logotipo e uma foto de capa. Use imagens consistentes com as do seu perfil social para facilitar o reconhecimento da sua marca por parte das pessoas.

Mas não pare por aí. Adicione imagens e vídeos para mostrar a sua localização, ambiente de trabalho e equipe.

Se você administra um restaurante, poste fotos de suas refeições, cardápios e sala de jantar. Certifique-se de que elas pareçam apetitosas, profissionais e não tenham baixa resolução. De acordo com o Google, empresas com fotos recebem mais pedidos de direções e mais cliques para seus sites.

Como adicionar ou editar fotos ao seu perfil no Google:

  1. A partir do painel de instrumentos, clique em Fotos no menu da esquerda.
  2. Comece adicionando seu logotipo e foto de capa. Você pode carregar uma imagem, escolher uma de seus álbuns de Perfil de Negócios ou escolher uma foto na qual seu negócio está marcado.
  3. Para adicionar mais fotos, clique em No Trabalho ou Equipe no menu superior da página de fotos.
  4. Para adicionar vídeos, clique no botão Vídeo na parte superior da página de fotos.

Inclua palavras-chave no seu perfil

O uso das palavras-chave certas melhorará a relevância. Não sabe por onde começar? Experimente o Google Trends ou o Keyword Planner.

Google Analytics, SMMExpert Insights e ferramentas de monitoramento social também podem ajudá-lo a descobrir termos que as pessoas usam para pesquisar o seu negócio. Incorpore-os de forma natural na descrição do seu negócio. Não coloque palavras-chave ou use palavras irrelevantes - isso pode prejudicar a sua classificação de pesquisa.

Encorajar e responder a revisões e perguntas

As pessoas confiam mais nas outras pessoas do que nas empresas. Uma boa revisão pode ser o fator decisivo que orienta os potenciais clientes a seu favor. As revisões também melhoram a sua classificação no Google.

O melhor momento para pedir uma revisão é depois de proporcionar uma ótima experiência. Para facilitar, o Google fornece um link direto para pedir aos clientes que revisem o seu negócio.

Para partilhar o seu link de pedido de revisão:

1. do tablier, desça até ao botão que diz Formulário de revisão de partilha.

2. copiar e colar o link em uma mensagem para os clientes, ou em seu autorresponder e recibos on-line.

Você não pode desativar as críticas da sua página Google My Business. E não seria do seu interesse fazer isso de qualquer forma, pois as críticas mostram aos clientes que o seu negócio é legítimo.

Mas, você pode sinalizar e relatar revisões inapropriadas.

Além disso, você pode (e deve!) responder a revisões, tanto positivas quanto negativas. De acordo com uma pesquisa do Google e da Ipsos Connect, as empresas que respondem a revisões são consideradas 1,7 vezes mais confiáveis do que aquelas que não o fazem.

Responda de forma profissional na voz da sua marca. Se responder a uma análise negativa, seja honesto e ofereça um pedido de desculpas quando for justificado.

Para ver e responder às revisões, clique no botão Comentários no menu esquerdo do seu Business Profile Manager.

Mantenha as suas informações comerciais actualizadas

Certifique-se de editar o seu perfil empresarial se alterar o seu horário de funcionamento, informações de contacto, etc. Nada incomoda mais os clientes do que aparecer dentro do horário de funcionamento apenas para o encontrar fechado. Se tiver um horário especial para férias ou mesmo como um horário único, certifique-se de que estão reflectidos no seu Perfil empresarial do Google.

Você também pode criar posts do Google My Business para compartilhar atualizações, notícias de produtos, ofertas e eventos.

Para editar as informações do seu negócio:

Você pode voltar ao painel de controle para fazer edições a qualquer momento em business.google.com. Você também pode editar suas informações comerciais diretamente da pesquisa do Google ou do Maps. Basta pesquisar o nome da sua empresa em uma dessas ferramentas para acessar o painel de edição.

Para criar e partilhar as mensagens do Google My Business:

  1. A partir do painel de instrumentos, clique em Posts no menu da esquerda.
  2. Clique Criar posto.
  3. Escolha que tipo de post você quer criar: uma atualização COVID-19, uma oferta, informações sobre o que há de novo, um evento ou um produto. Cada tipo de post tem informações diferentes para completar.

Adicionar características e atributos especiais

Estão disponíveis funcionalidades especiais para as contas empresariais Google, dependendo da categoria escolhida.

Aqui está um resumo das características específicas da categoria disponível:

  • Os hotéis podem exibir classificações de classe, práticas de sustentabilidade, destaques, horários de check-in e de saída, e comodidades.
  • Restaurantes e bares podem carregar menus, fotos de pratos e pratos populares.
  • As empresas orientadas para os serviços podem exibir uma lista de serviços.
  • Os prestadores de serviços de saúde nos Estados Unidos podem adicionar informações sobre seguros de saúde.
  • As empresas também têm acesso a diferentes tipos de botões com base na sua categoria, tais como marcações, reservas e encomendas.

Se você acha que seu negócio é elegível para uma dessas características, mas não as vê, você pode ter escolhido a categoria errada. Você pode escolher até 10 categorias para o seu negócio.

Você também pode adicionar atributos factuais ao seu perfil para compartilhar mais informações que seus clientes possam se importar. Se você administra uma loja ou restaurante, você pode querer compartilhar que é acessível em cadeira de rodas ou oferece Wi-Fi gratuito ou assentos ao ar livre. Você pode até compartilhar que sua empresa é de propriedade de mulheres e LGBTQ+ amigável.

Como adicionar ou editar atributos:

  1. A partir do painel de instrumentos, clique em Informações .
  2. Em Do negócio , clique Adicionar atributos Ou, se você já adicionou atributos e quer adicionar mais, clique no botão lápis ao lado de From the business.
  3. Percorra todas as opções disponíveis para o seu negócio, verifique os atributos aplicáveis e clique em Aplicar .

Adicione os seus produtos

Se você vende produtos, certifique-se de adicionar um inventário atualizado ao seu Perfil da empresa. Além de aparecer no seu próprio perfil, seus produtos podem aparecer no Google Shopping.

Para adicionar produtos ao seu Perfil de Negócio manualmente:

  • A partir do painel de instrumentos, clique em Produtos no menu da esquerda, depois clique em Comece a usar para adicionar o seu primeiro produto.

Se você tem um negócio de varejo nos EUA, Canadá, Reino Unido, Irlanda ou Austrália, e usa um leitor de código de barras para vender produtos com códigos de barras do fabricante, você pode usar o Pointy para carregar automaticamente seus produtos no seu Perfil de Negócios.

Tire partido das ferramentas de marketing gratuitas do Google

O Google oferece às empresas acesso a um kit de marketing gratuito com adesivos, posts sociais e cartazes imprimíveis. Você pode até criar um vídeo personalizado. (O link só funcionará depois que você configurar o seu Perfil da empresa).

Como gerir o seu perfil do Google My Business com o SMMExpert

Depois de criar e verificar o seu Perfil empresarial do Google, pode integrar a sua conta Google My Business com o SMMExpert.

Em vez de gerir o seu Perfil empresarial do Google em separado, isto permite-lhe gerir a sua página Google My Business, criar publicações e responder a críticas e perguntas dentro do seu painel de controlo SMMExpert.

Esta integração permite-lhe gerir o Google como uma plataforma social, dentro da sua equipa social, para que as suas mensagens sejam sempre consistentes, com a marca e actualizadas.

Veja aqui como gerir o seu Perfil Empresarial do Google com o SMMExpert.

  1. Instale o Google My Business App.
  2. Selecione se deseja adicionar seus fluxos do Perfil de Negócios do Google a uma guia existente ou criar uma nova guia e, em seguida, clique em Terminar .

  1. No painel do seu SMMExpert, clique no respectivo Conselho em My Streams, e clique em Iniciar sessão no Google My Business para cada riacho.

Uma vez conectado, você pode criar uma postagem e responder às análises e perguntas do Google My Business diretamente do seu fluxo SMMExpert.

Utilize o SMMExpert para comunicar com os seus clientes através do Perfil empresarial do Google e de todos os outros canais sociais. Crie, agende e publique mensagens em todas as redes, obtenha dados demográficos, relatórios de desempenho e muito mais. Experimente-o gratuitamente hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.