Como Ganhar Dinheiro como Gerente de Mídias Sociais Freelancer

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Kimberly Parker

Trabalhar como gestor de redes sociais freelance pode proporcionar muita liberdade. Felizmente, a gestão de redes sociais pode ser feita a partir de qualquer lugar, desde que você tenha acesso a uma conexão Wi-Fi confiável.

Se você já tem alguma experiência sob seu cinto, é rápido e fácil começar como freelancer. (Continue lendo para saber como começar em apenas quatro passos).

Se você é um gerente de mídia social estabelecido interessado em se tornar um freelancer, ou uma empresa procurando contratar um, nós delineamos as tarifas, melhores práticas e requisitos-chave do papel abaixo.

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Ah, e se você quiser ouvir conselhos de nossa própria equipe interna de mídia social aqui na SMMExpert sobre como se tornar um gerente de mídia social, assista a este vídeo:

O que é um gerente de mídia social freelance?

Um gerente de mídia social freelance é um especialista em marketing de mídia social que fornece serviços on-demand. Eles são geralmente uma equipe de um, estão registrados na Câmara de Comércio local e trabalham com várias empresas e clientes.

Enquanto os gestores de redes sociais freelance, em geral, lidam com a presença de seus clientes nas redes sociais, alguns shows freelance são mais específicos. Aqui está uma lista de serviços comumente oferecidos por gestores de redes sociais freelancer:

  • Estratégia de redes sociais
  • Criação e gestão de calendários de conteúdo
  • Criação de conteúdo (fotografia, design)
  • Copywriting
  • Agendamento e publicação de postos
  • Gestão da comunidade (envolver-se com seguidores, responder a DMs e comentários)
  • Análise e relatórios

7 habilidades que um bom gerente de mídia social autônomo deve ter

Os bons gestores de redes sociais freelance precisam de todas as competências de um gestor de redes sociais normal, mais as competências necessárias para gerir o seu próprio negócio (como se a primeira parte não fosse suficientemente difícil!).

"Então, o que fazes na vida?"

Gestores de redes sociais: pic.twitter.com/YMRCw5x5Qj

- WorkInSocialTheySaid (@WorkInSociaI) 18 de Julho de 202

Aqui estão sete habilidades que o ajudarão a se tornar um gerente de mídia social freelance de sucesso.

1. copywriting

A gestão das redes sociais requer a criação de muitas legendas, por isso a copywriting é fundamental. Os gestores freelance de redes sociais devem ser bons em copywriting e edição, uma vez que os posts mais eficazes nas redes sociais são curtos, rápidos e espirituosos.

O que é poppin? É uma coisa que as pessoas ainda dizem? De qualquer forma, a resposta é esta sandes de frango Jalapeño Popper. É uma regra.

- Wendy's (@Wendys) 23 de Fevereiro de 202

Além disso, os projectos freelance têm muitas vezes expectativas mais elevadas do que um trabalho normal: os clientes esperam que os freelancers entreguem cópias sem erros ortográficos e gramaticais. Como freelancer, pode subcontratar um editor para verificar novamente o seu trabalho antes de o entregar aos clientes.

2. fotografia e design

Um profissional freelancer das redes sociais muitas vezes precisará capturar e criar conteúdo para os clientes. É aqui que ter habilidades em fotografia e design pode vir a ser útil.

Mesmo que você não seja um especialista em Photoshop, ferramentas como o Canva tornam o design super fácil com modelos feitos sob medida para posts em mídias sociais.

Em termos de fotografia, a melhor câmera é aquela que você sempre tem com você (também conhecido como seu telefone). Quer você esteja gravando vídeos para TikTok e Reels, ou tirando fotos para Instagram e posts em blogs, os smartphones de hoje são totalmente capazes de capturar conteúdo que atenda às especificações de imagem e vídeo de cada plataforma de mídia social.

3. gestão comunitária

Muitas empresas contratam freelancers de mídia social para terceirizar os aspectos mais demorados das mídias sociais, como a gestão da comunidade.

A gestão da comunidade geralmente envolve o monitoramento de caixas de entrada e resposta às DMs, o envolvimento com comentários e menções, a interação com outros usuários e a moderação de discussões.

Uma boa gestão da comunidade requer ser organizada e meticulosa (garantindo que nenhum problema de serviço ao cliente seja perdido), seguir o tom de voz da marca e ter interações genuínas com a comunidade.

4. análise e relatórios

Como uma equipe de um, os freelancers freqüentemente precisam fornecer análises e relatórios sobre os canais sociais do cliente. Um bom gerente de mídia social freelance deve entregar um relatório mensal (aqui está um modelo gratuito) descrevendo os resultados de seu trabalho, como crescimento de audiência, taxas de engajamento, alcance e vendas/conversões diretas, se aplicável.

5. apresentação & vendas

Os freelancers normalmente precisam criar um pitch ou proposta para cada cliente em potencial e efetivamente vendê-la para aterrissar o show à taxa desejada (mais sobre a definição de taxas abaixo).

Um dos aspectos mentais mais difíceis de ser um freelancer é que os clientes podem terminar projetos a qualquer momento, então você está sempre à procura do seu próximo cliente. Quanto mais campos você fizer, mais confortável você ficará com a venda dos seus serviços (e você também desenvolverá o seu próprio modelo e estilo).

6. gestão da relação com o cliente

Um dos principais aspectos empresariais de ser um gestor de redes sociais freelance é construir e manter relações com os clientes.

Os freelancers respondem sempre ao cliente, o que significa que têm de respeitar as decisões dos clientes sobre orçamentos, mensagens de campanha, recursos visuais e muito mais (o que pode ser frustrante).

Mas isso não significa que os gestores de redes sociais freelance devem evitar recuar nas tácticas e estratégias. Afinal, os clientes pagam aos gestores de redes sociais freelance pela sua experiência.

7. Flexibilidade

Como freelancer das redes sociais, você tem que usar muitos chapéus.

Ao trabalhar com clientes de pequenas empresas com recursos limitados, pode-se esperar que você saia das tarefas normais de mídia social. Um cliente pode pedir ajuda com outras tarefas de marketing digital, como escrever posts em blogs, ou mesmo com logística, como embalar remessas de clientes. Uma vez ajudei um cliente trabalhando em seu estande de vendas em um evento comunitário (e captei conteúdo social noao mesmo tempo).

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Como se tornar um gerente de mídia social freelance em 2021

Passo 1: Montagem do seu negócio

Antes de começar a trabalhar com clientes, é necessário criar oficialmente o seu negócio. Os requisitos para criar um negócio diferem de país para país, mas geralmente envolvem:

  • Decidir qual tipo de negócio você deve se registrar (como uma empresa individual ou uma sociedade de responsabilidade limitada).
  • Registando o seu nome de negócio (que precisa ser única); verifique as bases de dados de marcas se você quiser a opção de marcar sua marca no futuro.
  • Registando-se para um número fiscal (nem todos os freelancers precisam de um, por isso não se esqueça de pesquisar quais são os critérios para a sua situação).
  • Obtendo o seu licença comercial (que normalmente precisa de ser renovado todos os anos).
  • Criar um negócio conta bancária (opcional, verifique com um contabilista).

Uma vez registrado o seu negócio freelance, alguns passos opcionais seriam criar um e-mail comercial, website e contas de mídia social (ou pelo menos reservar as alças para o seu nome comercial, no caso de decidir construí-las mais tarde).

Passo 2: Construir uma carteira

Para conseguir seus primeiros clientes, você precisará de um portfólio para mostrar seu trabalho passado e suas habilidades. Não precisa necessariamente ser criado dentro de um site extravagante - para muitos clientes, um PDF serve.

Se você só trabalhou em tempo integral, você pode usar projetos e exemplos dessas funções, desde que você se concentre nas estratégias de marketing de mídia social para as quais você contribuiu e nos resultados pelos quais você foi responsável.

Etapa 3: Preço dos seus serviços

A beleza de ser um freelancer é que você tem controle total sobre os preços dos seus serviços.

Antes de partir em busca de clientes, você deve fazer alguma pesquisa para descobrir quanto vale o seu tempo e experiência. No entanto, eu sempre tenho conversas de descoberta com clientes antes de realmente compartilhar minhas tarifas com eles - mais sobre como fazer isso abaixo.

Passo 4: Ponha-se lá fora

Agora começa o trabalho duro: encontrar clientes. Não importa o quão talentoso você é como gerente de mídia social, você precisa se colocar lá fora para os clientes saberem que você está disponível como freelancer.

Aqui está o que funciona para mim:

  • Grupos locais baseados na comunidade (Facebook, Slack): Muitos grupos Slack e Facebook geralmente têm canais para empregos onde os membros podem postar oportunidades de freelance. Eu aterrissei quase todos os meus projetos freelance através desses tipos de grupos.
  • LinkedIn : O LinkedIn adicionou recentemente funcionalidades para freelancers, tais como a indicação da sua disponibilidade para trabalho freelance e a listagem dos seus serviços no seu perfil. Uma vez iniciado o seu negócio, deve publicar para que a sua rede saiba que está a oferecer serviços freelance.
  • Marketing de conteúdo : Se você quer construir uma fonte estável a longo prazo de referências de clientes, considere iniciar um newsletter, blog, ou canal do YouTube que cubra tópicos que seus potenciais clientes estariam interessados (como "dicas de mídia social para agentes imobiliários", ou qualquer que seja sua indústria alvo) e adicionar um CTA mencionando seus serviços de mídia social freelance.
  • boca a boca Uma vez que você tenha trabalhado com um cliente feliz, deixe-os saber que você está aberto a recomendações, pois eles muitas vezes conhecem outros amigos/contatos como eles mesmos.

Confira este tópico do Twitter para mais idéias sobre como desembarcar clientes freelancer:

Estou a trabalhar num artigo sobre a aterragem de um primeiro cliente freelance.

Agora, estou curioso. Como conseguiu o seu primeiro cliente como freelancer? #FreelanceTwitter

- Teodora Ema Pirciu (@EmaPirciu) 14 de agosto de 202

2021 tarifas de mídia social freelance

A fixação de tarifas pode ser um dos obstáculos mais difíceis de ultrapassar como freelancer das redes sociais. Felizmente, pesquisámos o que os freelancers das redes sociais estão a cobrar em 2021 para o ajudar a orientar na fixação das suas próprias tarifas.

Note que estas tarifas são apenas uma referência e devem ser complementadas com a sua própria pesquisa sobre tarifas de freelance na sua área e dentro do seu nicho.

Antes de fornecer uma cotação a um potencial cliente, recomendo fazer uma "chamada de descoberta". Durante esta chamada, faça perguntas sobre o modelo de negócio do cliente, clientes alvo, orçamentos de marketing, KPIs e qualquer histórico de trabalho com gestores de redes sociais freelance para descobrir potenciais bandeiras vermelhas.

Depois, começo a delinear o âmbito do trabalho, fazendo perguntas como:

  • Que tipo de trabalho de mídia social você está procurando?
  • O que você quer alcançar nas mídias sociais?
  • Como vamos medir o sucesso? Que KPIs das redes sociais são uma prioridade?
  • Qual é o orçamento para as táticas de mídia social orgânica e paga?

Quanto mais complicado for um projeto, mais alto você deve cobrar.

Agora, quanto às tarifas. Com base na nossa pesquisa, as tarifas dos gerentes de mídia social freelance geralmente correspondem a anos de experiência:

  • Junior (0-2 anos): $20-30/hr
  • Nível médio (3-5 anos): $40-75/hr
  • Sênior (5-8 anos): $80-100/hr
  • Especialista (10+ anos): $100-250/hr

Uma maneira de calcular a sua taxa de freelance é aumentar a sua taxa horária anterior como empregado assalariado em 50%. Você também pode usar uma calculadora de taxa de freelance.

Tenha em mente que, como freelancer, a sua tarifa precisa de cobrir os seus custos gerais (registo comercial, impostos, fornecimentos & despesas, etc.) e que o cliente não está a dar-lhe a estabilidade de um contrato ou benefícios permanentes.

Com base no escopo do trabalho, você também precisa decidir se vai cobrar uma taxa horária, um retentor mensal ou outro acordo (ou seja, % da receita por chumbo gerado). Os retentores mensais são melhores para projetos de longo prazo e lhe pouparão muito tempo que você gastaria em rastreamento de tempo.

No entanto, se o projecto exigir horas imprevisíveis ou variáveis, uma tarifa horária beneficiará mais como freelancer. Pode fazer uma mistura de ambos: um retentor mensal cobrindo uma lista de prestações/serviços, mais uma tarifa horária para qualquer trabalho acima e além.

Conselhos para amigos freelancer:

- se as pistas estão a ser assinadas de imediato

- se você está se afogando no trabalho

- se você não tem tempo livre para si mesmo

a culpa é tua - não estás a cobrar o suficiente.

Duplique os seus preços & contrate ajuda. YW.

- JH Scherck (@JHTScherck) 12 de agosto de 202

6 dicas e melhores práticas para gestores de redes sociais freelance

1. mantenha sempre o seu currículo actualizado

Além de fornecer um portfólio, os clientes geralmente também querem ver um currículo. Certifique-se de atualizá-lo com sua posição mais recente e revise seus pontos para mencionar as habilidades e serviços que você estará oferecendo aos clientes. Você pode usar nossos modelos gratuitos de currículo de gerente de mídia social para começar.

2. Sirva-se à vontade

Infelizmente, um dos problemas que muitos freelancers enfrentam é não ser pago de forma consistente e a tempo. Certifique-se sempre de assinar contratos escritos com novos clientes, que devem conter os seus termos de pagamento preferidos e penalidades por atrasos de pagamento. Um prazo de pagamento comum é de 30 dias.

Considere o uso de software de facturação, que lhe permitirá enviar facturas profissionais com prazos de pagamento claros (alguns também têm lembretes automáticos de pagamento). Alguns softwares também fornecem modelos de contrato.

Última dica: para projetos pontuais com valores definidos, peça um depósito antecipado de 50% e o restante quando o trabalho estiver concluído. Isso garante que você ainda seja pago pelo seu tempo, mesmo que um cliente mude de idéia durante o projeto.

3. aprender a dizer não

Como freelancer, há uma pressão constante para aceitar clientes ou projetos para pagar suas contas. No entanto, é igualmente importante aprender a dizer não a clientes tóxicos, a contratos menores que não atendem ao seu mínimo, e a projetos que se tornam muito estressantes ou difíceis.

Você sempre pode passar oportunidades que não funcionam para você para os colegas freelancers.

4 Erros que Cometi Cedo como Freelancer:

1. dizer "sim" a todos os projectos.

2. trabalhando 24 horas por dia em projetos.

3. subavaliando as minhas tarifas.

4. não solicitar testemunhos de clientes.#freelancetwitter #freelancer pic.twitter.com/jOfIfmSgdH

- Minolta

4. comunicar com os seus clientes

Como gestor de redes sociais freelance, é da sua responsabilidade comunicar bem com os seus clientes. Em caso de atrasos, seja rápido e transparente.

O melhor conselho que eu já recebi como freelancer é o de não comprometer e exagerar nas expectativas dos clientes.

5. compreender os requisitos comerciais e impostos

A melhor coisa que eu já fiz como freelancer inicial foi participar de um workshop por uma contabilista especializada em negócios freelance. Ela explicou os passos para a criação de um negócio freelance, como acompanhar as finanças, quais as despesas a amortizar, e como planear a declaração de impostos.

O uso de software de contabilidade como Wave ou Freshbooks pode ajudar na facturação e despesas. Outra questão que vale a pena consultar um contabilista é se precisa de se registar para um número de contribuinte, o que terá impacto na forma como factura os clientes.

6. usar ferramentas de gestão das redes sociais para poupar tempo

Como gerente de mídia social freelance, você terá que fazer malabarismos com o envio de faturas, criação de propostas e comunicação com clientes, além de fazer o próprio trabalho de mídia social.

Economize tempo e estresse usando uma ferramenta de gerenciamento de mídia social como o SMMExpert para agendar mensagens, criar relatórios analíticos e responder a comentários e DMs, tudo a partir de um painel de controle.

Saiba mais sobre como o SMMExpert pode ajudá-lo a lidar facilmente com as contas de vários clientes nas redes sociais:

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.