Como Criar um Forte Programa de Advocacy em Mídias Sociais

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Não há nada mais convincente do que o apoio de um amigo - especialmente nas mídias sociais. É por isso que um programa de defesa das mídias sociais é a melhor maneira de show os benefícios dos seus produtos, em vez de narração seus clientes por que eles devem se importar.

Os defensores da marca ajudam-no a conectar-se com potenciais clientes e a cortar o ruído online. Eles podem aumentar a sua visibilidade:

  • Mostrar os seus produtos nas redes sociais
  • Deixando comentários positivos em seu site
  • Condução de mais tráfego para os seus produtos

Em resumo, uma comunidade envolvida leva a melhores resultados de vendas. Continue lendo para o nosso guia de construção de um forte programa de defesa de mídia social.

Bónus: Descarregue um kit de ferramentas gratuito de advocacia dos funcionários que lhe mostra como planejar, lançar e fazer crescer um programa de advocacia de sucesso para os funcionários de sua organização.

O que é a advocacia nas redes sociais?

A advocacia nas redes sociais é uma forma de alavancar as redes sociais das pessoas que gostam de você e/ou são investidas no seu sucesso contínuo : seus clientes, funcionários, parceiros de negócios, influenciadores, e muito mais.

De acordo com o estudo da Nielsen de 2021 Trust in Advertising, 89% dos entrevistados confiam nas recomendações das pessoas que conhecem. Essas recomendações também são quase duas vezes mais prováveis de gerar ação.

Uma estratégia de defesa de mídia social transforma seus maiores fãs em defensores da marca. Um defensor da marca é alguém que ama tanto sua marca que escolhe promover voluntariamente seus produtos ou serviços em seus próprios canais de mídia social.

Enquanto os influenciadores são pagos para criar conteúdo patrocinado para a sua marca, os defensores da marca são motivados pelo seu entusiasmo pelo seu produto ou serviço. Eles optam pelo seu programa de advocacia voluntariamente. Clientes experientes são ótimos em identificar conteúdo de influenciadores pagos, mas os endossos orgânicos ainda carregam um sério peso.

Ao aproveitar as maiores líderes de torcida da sua empresa, você ganha acesso às suas redes sociais. As relações de confiança que você construirá com os clientes valem o seu peso em ouro.

O que os defensores das marcas podem fazer por si?

As redes sociais são agora um canal de topo para a pesquisa online de marcas, em detrimento apenas dos motores de busca. Os clientes confiam no social em todas as fases da viagem de compra. O posto positivo de um defensor da marca pode realmente ajudá-lo a destacar-se da multidão.

Aqui estão algumas formas pelas quais os defensores da marca podem ajudá-lo a construir o seu negócio:

Deixam críticas positivas.

Comentários de usuários reais fornecem informações úteis para potenciais clientes. Na verdade, os comentários são o terceiro fator mais importante quando os compradores estão contemplando uma compra on-line:

Fonte: Relatório SMMExpert Digital 2022

Incentive os defensores da sua marca a deixar comentários positivos no seu website - e facilite a sua tarefa. Pode até gerar um link para deixar um comentário no Google e incluí-lo nos seus e-mails de pós-compra para todos os clientes.

Os clientes acham uma mistura de críticas positivas e negativas mais confiável. Responder a críticas mostra que a sua marca está aberta a feedback. Certifique-se de se envolver com ou responder a todos críticas, boas ou más.

Eles criam conteúdo gerado pelo usuário

O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é um conteúdo original e específico da marca criado pelos clientes e publicado em mídias sociais ou outros canais. O UGC atua como um sinal de confiança, levando a autenticidade da sua marca para o próximo nível. É incrivelmente influente nas etapas finais da jornada do comprador.

Marcas como a Starbucks alavancam a UGC para quebrar o fluxo de postos de marketing tradicionais em seus fluxos de mídia social:

Fonte: instagram.com/Starbucks

Apenas quatro destes 12 posts recentes no feed da Starbucks Instagram são posts de marketing de marca. Os outros oito posts são de conteúdo gerado pelo usuário. Nestes exemplos, a UGC cria uma sensação de FOMO que leva os clientes a parar para o mais recente tratamento sazonal.

Eles trazem novos usuários ou clientes

Ver o sucesso de outra pessoa pode ajudar novos clientes a visualizar os seus próprios. É por isso que as histórias de sucesso são inestimáveis no recrutamento de potenciais clientes ou usuários.

Airbnb, um gigante no espaço de curto prazo do homestay, constrói a defesa da marca com o programa Superhost Ambassador.

Os super-hospedeiros são utilizadores experientes que completaram pelo menos 10 estadias no ano passado, mantêm uma classificação de 4,8+, e têm uma taxa de resposta de 90% dentro de 24 horas. Eles desfrutam de regalias e reconhecimento especial por ganharem o estatuto de Super-hospede.

Os Superhost Ambassadors compartilham experiências positivas para ajudar os novos usuários a ver os benefícios da hospedagem. Eles fornecem mentoria e ferramentas para ajudar os novos anfitriões a terem sucesso, tudo isso enquanto ganham recompensas por trazerem novos anfitriões para a Airbnb.

Bónus: Descarregue um kit de ferramentas gratuito de advocacia dos funcionários que lhe mostra como planejar, lançar e fazer crescer um programa de advocacia de sucesso para os funcionários de sua organização.

Adquira o kit de ferramentas grátis agora mesmo!

Fonte: airbnb.ca/askasuperhost

Com a função "Pergunte a um Super-Hospedeiro", os Embaixadores se tornam representantes de fato do serviço ao cliente. Eles respondem perguntas de novatos e os ajudam a criar listas de sucesso da Airbnb. Em troca de seu apoio, os Embaixadores ganham prêmios em dinheiro e desfrutam de recursos e ferramentas exclusivas.

Como criar um programa de advocacia nas redes sociais

A chave para construir um forte programa de advocacia em mídia social está em alavancar suas comunidades existentes. Mas antes de chegar até os possíveis defensores, certifique-se de ter um plano em andamento.

Veja aqui como começar a construir o seu próprio programa de advocacia nas redes sociais.

1. comece com os seus objectivos

Considere o que está a tentar alcançar com o seu programa de advocacia nas redes sociais. Com que tipo de defensores de marca pretende construir a sua comunidade? Que tipo de ROI pretende obter?

Use o programa S.M.A.R.T. de definição de metas para desenvolver um conjunto de metas eficazes, o que significa estabelecer metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e oportunas.

Aqui está um exemplo de um gol da S.M.A.R.T:

Criar um programa de defesa da marca para fazer crescer o meu Instagram em 15% durante os próximos 90 dias.

Agora que você tem um objetivo acionável em mente, você pode descobrir as táticas que precisará seguir para alcançá-lo.

2. identificação de potenciais defensores da marca

Depois de estabelecer seus objetivos, você precisa encontrar os defensores de sua marca, recrutá-los para sua causa e aumentar a excitação entre eles sobre sua empresa, campanha ou iniciativa.

Não deixe de desenvolver seu programa em torno de oportunidades e recompensas valiosas para os participantes. Mostre-lhes como a participação no programa os beneficiará. Três coisas essenciais em que se concentrar para conduzir o programa, incluindo sua busca pelos participantes perfeitos, são

  • Comunicação eficaz
  • Arquitetura de programa clara
  • Integração profissional

Para encontrar os melhores defensores de marca para o seu programa de defesa de mídia social, você precisa entender quem você quer atingir, e fazer a si mesmo algumas perguntas-chave:

  • Quais são os seus pontos de dor?
  • Que incentivos seriam valiosos para eles?
  • Quais são os seus interesses?
  • Com quem eles se envolvem nas mídias sociais?

Decidir desenvolver um programa de defesa da marca não tem de significar começar do zero. Se a sua marca é activa nas redes sociais, então há uma boa probabilidade de os seus clientes e fãs também o serem. Esta comunidade provavelmente já está a falar sobre (e para) a sua marca.

Veja as suas listas de seguidores das redes sociais e de assinantes de boletins. Quem está a gostar dos seus posts e clicando nos links dos seus boletins? Estes fãs empenhados são os principais candidatos para o seu programa de advocacia.

3. não se esqueça dos defensores dos empregados

Os funcionários também podem ser fantásticos defensores da sua marca e negócio. Um programa de defesa dos funcionários amplia as mensagens da empresa e amplia o seu alcance nas redes sociais.

Ao recrutar defensores da marca dos funcionários, deixe claro que o programa é opcional. Os defensores internos geralmente vêem o valor em incentivos, mas não querem ser subornados ou coagidos a participar!

Aqui estão algumas dicas para incentivar os seus funcionários a defenderem a marca:

  • Acompanhe os funcionários a partir das contas da sua empresa para impulsionar a sua rede
  • Use as contas da empresa para compartilhar mensagens criativas criadas pelos funcionários
  • Criar um concurso onde todos que compartilham um conteúdo de marketing são inscritos para ganhar um prêmio.
  • Acompanhe os funcionários que compartilham conteúdo de forma consistente e compartilhe essas informações com seus gerentes
  • Reconhecer os participantes frequentes em reuniões ou boletins da empresa

O SMMExpert Amplify ajuda-o a tirar as conjecturas da defesa das redes sociais dos funcionários. O Amplify permite que os seus funcionários tenham acesso a conteúdos pré-aprovados para partilhar nos seus feeds sociais - todos em fila de espera e prontos para partir.

Quando bem feita, a advocacia dos funcionários é uma das formas mais eficazes de reforçar a sua imagem pública e o envolvimento dos funcionários.

4. Recompense os seus defensores

Uma vez que você tenha defensores da marca, segure-os! Certifique-se de que seu programa de defesa da mídia social inclua oportunidades valiosas e recompensas para os participantes. Mostre a eles como participar do programa os beneficiará.

Tente as seguintes dicas para fazer a bola rolar:

  • Siga os usuários que o seguem e se envolva com o conteúdo que eles compartilham
  • Destaque os membros da comunidade que contribuem positivamente para as suas discussões online
  • Recompense as pessoas que se destacam na sua comunidade
  • Envie-lhes códigos de swag ou de desconto

Melhores práticas para um forte programa de advocacia nas redes sociais

Mantenha os defensores da marca engajados

Para que seu programa de advocacy seja eficaz, você precisa construir uma forte conexão com seus defensores. Melhor cenário: você terá centenas, ou até milhares, de defensores de marca engajados que defendem sua marca. Esses defensores precisam se sentir valorizados!

Sua estratégia de advocacy nas mídias sociais precisa ser escalonável. Coloque alguém encarregado de responder às perguntas dos defensores e mantê-los no caminho certo. Considere a possibilidade de nomear um líder de programa para assumir a tarefa de engajamento à medida que o programa cresce.

Acrescente valor à experiência

Você pode manter os membros engajados, agregando valor à sua experiência:

  • Crie programação ou educação para os defensores da sua marca
  • Oferecer descontos em oportunidades educacionais
  • Agregar valor com experiências exclusivas, como reuniões presenciais
  • Incentive ou até mesmo jogue seu programa executando concursos ou desafios divertidos

Uma relação com um bom defensor da marca é mutuamente benéfica, por isso cumpra a sua parte do acordo.

Reveja regularmente o seu programa de advocacia

Reveja o seu programa de advocacia da marca de poucos em poucos meses para ver como o seu progresso está a seguir os objectivos que estabeleceu no início. Se algo não está a funcionar, faça ajustes para voltar a colocar as coisas nos eixos. Os meios de comunicação social estão em constante evolução, e o seu programa de advocacia também deve evoluir.

Aproveite o poder da defesa dos funcionários com o SMMExpert Amplify. Aumente o alcance, mantenha os funcionários envolvidos e meça os resultados - com segurança. Saiba como o Amplify pode ajudar a fazer sua organização crescer hoje.

Solicite uma demonstração do SMMExpert Amplify

O SMMExpert Amplify facilita aos seus funcionários a partilha segura do seu conteúdo com os seus seguidores. aumentar o seu alcance nas redes sociais Reserve uma demonstração personalizada e sem pressão para vê-la em ação.

Reserve já a sua demo

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.