Usando Mídias Sociais para Marketing Afiliado: 4 Dicas para Começar

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Kimberly Parker

O marketing de afiliação é um dos modelos mais antigos para ganhar dinheiro online. O marketing de referência online é anterior às mídias sociais modernas em mais de uma década e meia. (Sim, a Internet já existe há tanto tempo).

Mas o marketing afiliado nas redes sociais leva este antigo conceito a um novo nível. Ele permite às marcas alcançar seguidores fiéis de criadores intensamente relevantes. Ao mesmo tempo, abre a porta para que até os novos criadores comecem a ganhar dinheiro com o seu trabalho.

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O que é marketing afiliado?

O marketing de afiliação é uma forma de os criadores de conteúdos ganharem comissões ao encaminharem os clientes para marcas. Por sua vez, as marcas atingem um público alargado, pagando apenas pelos resultados reais do negócio (e não apenas pela exposição). pay-for-outcome ou cost-per-action modelo.

Se você é um dos 20,4% dos usuários de Internet que ouvem podcasts a cada semana, provavelmente já ouviu marketing de afiliados em ação. Todos esses códigos promocionais e URLs personalizados para patrocinadores são usados para acompanhar as vendas de afiliados do podcast.

Os programas de marketing de afiliados podem ser uma forma eficaz de as marcas trabalharem com criadores de conteúdos em larga escala, como os principais podcasters e influenciadores das redes sociais. Mas também permitem que as marcas e os criadores se liguem de uma forma pouco comprometida que beneficia ambas as partes. Não são necessários DMs ou kits de mídia!

Aqui está como o marketing de afiliados funciona em poucas palavras.

  1. Uma marca estabelece (ou adere) a um sistema de referência. Os criadores então referem tráfego ou vendas para uma comissão, rastreada através de um código de usuário único ou link.
  2. Um criador procura programas afiliados que se alinhem com seu nicho de conteúdo. Eles usam links ou códigos afiliados quando mencionam produtos relevantes em seus conteúdos online ou posts nas mídias sociais.
  3. O criador ("o afiliado") ganha uma comissão quando as pessoas compram os produtos da empresa depois de clicar nos seus links ou usando os seus códigos. A marca chega a um público com o qual não se teriam ligado por si só. Ambas as partes ganham.

Nos últimos dois anos, a pandemia tem impulsionado mais consumo de conteúdo online e mais compras online, o que levou a um grande aumento no marketing das afiliadas.

Mais da metade dos comerciantes britânicos aumentou seus gastos com marketing de afiliados no ano passado e, por sua vez, viu aumentar a receita. A proporção de afiliados que publicam especificamente conteúdo em plataformas de mídia social também saltou significativamente.

Fonte: Pepperjam Affiliate Marketing Sales Index

Quem pode se beneficiar do marketing afiliado?

Como dissemos, o marketing afiliado beneficia tanto as marcas como os criadores de conteúdos.

Para as marcas, o marketing afiliado é uma forma de trabalhar com criadores e influenciadores, pagando apenas por resultados rastreáveis. Para os criadores, é uma forma fácil de ganhar dinheiro com o seu conteúdo, não importa o quão grande ou pequeno seja um seguidor que você possa ter.

Marcas e comerciantes de Ecommerce

O principal benefício do marketing afiliado para as marcas é poder alcançar um público alargado sem pagar pela publicidade. Os afiliados ganham apenas uma comissão baseada nos requisitos de conversão da marca, pelo que as marcas só pagam por resultados comerciais reais.

Na maioria dos casos, marcas e comerciantes pagam comissões sobre as vendas realizadas quando um comprador clica através de um link de afiliado. Em alguns casos, especialmente para itens de maior porte, as marcas podem pagar por leads, instalações de aplicativos, inscrições ou mesmo cliques. De qualquer forma, a marca só paga por resultados que impactam diretamente o funil de vendas.

Um programa de afiliação é uma forma especialmente ótima de as marcas se beneficiarem das recomendações dos nano-influenciadores. Elas podem não estar no radar da marca para uma parceria mais tradicional, mas seus seguidores podem ser ferozmente dedicados.

O nível de confiança nas recomendações dos afiliados aumenta o valor de cada cliente. As marcas que utilizam o marketing de afiliados vêem uma receita 88% maior por comprador.

Criadores de conteúdo

Uma grande variedade de marcas oferece marketing afiliado, o que significa que os criadores de conteúdo podem ganhar comissões sobre os produtos e serviços que realmente utilizam.

Isto facilita a incorporação orgânica das recomendações do produto.

Existem produtos com os quais você sempre desejou ter uma parceria porque você os recomenda tanto? Verifique se eles têm um programa de afiliados. Se tiverem, você pode começar a ganhar dinheiro com essas recomendações sem ter que fazer com que a própria marca o note ou concorde com uma parceria.

Claro que, se você começar a conduzir toneladas de vendas à maneira deles, eles podem muito bem querer conversar com você sobre uma parceria de marca.

Uma nova forma de os criadores se beneficiarem do marketing afiliado também está no horizonte. A Instagram lançou uma ferramenta de afiliação nativa.

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Como ainda está em fase de testes, ainda não está disponível para todos, mas uma vez que esteja amplamente disponível, a ferramenta nativa fará com que a promoção de afiliados no Instagram seja perfeita.

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Os criadores poderão etiquetar produtos para ganhar comissões diretamente de seus posts, ao invés de usar links de afiliados em sua bio ou uma árvore de links.

Como criar um programa de marketing afiliado

Passo 1: Determine os seus objectivos

O que você quer alcançar com o seu programa de afiliados? Você está estritamente procurando fazer mais vendas? Conduzir leads para o seu funil de vendas? Construir o conhecimento da marca?

Objetivos claros e mensuráveis ajudam a entender como o marketing afiliado se encaixará em sua estratégia de marketing social mais ampla.

Você precisa ter os objetivos do seu programa pregados antes de poder...

Passo 2: Determine seus modelos de pagamento, atribuição e comissão

Em resumo, estes são os fatores que determinam quanto você paga aos afiliados, e para que resultados você os paga.

  • Modelo de pagamento Como mencionado acima, a esmagadora maioria das marcas (99%) usa um modelo de custo por ação (CPA), como pagar uma comissão por venda. Outras opções incluem custo por lead, custo por clique e custo por instalação. Esta é uma escolha que os marqueteiros sociais estão acostumados a fazer a partir de campanhas sociais regulares de publicidade.
  • Modelo de Atribuição. Se vários afiliados estão envolvidos no envio de um cliente à sua maneira, quem recebe a comissão? O modelo mais comum (86%) é a atribuição de último clique. Isto significa pagar uma comissão ao último afiliado que remete alguém ao seu site antes de comprar. Mas vários afiliados podem impactar a venda à medida que os clientes visitam o seu site várias vezes. Então, você também pode usar a atribuição de primeiro clique ou pagarafiliados que impactam todas as etapas do funil de vendas.
  • Estrutura da Comissão: Você pagará uma taxa fixa por venda ou uma comissão percentual? Qual será o valor? Você deve ter uma noção de quanto vale para você gastar com um novo cliente ou uma venda baseada em seu orçamento para anúncios regulares nas mídias sociais. Certifique-se de oferecer o suficiente para motivar os afiliados a se inscreverem no seu programa e promoverem a sua marca.
Fonte: IAB UK Affiliates & Partnerships Group Buyside Survey Results

É uma boa ideia verificar o que a concorrência está a fazer. Tente pesquisar no Google os nomes das marcas dos seus concorrentes + "programa de afiliados" para ver o que aparece.

A escuta social pode ajudar aqui. Usando o SMMExpert, você pode configurar um fluxo de busca com a marca do seu parceiro mais "voucher", "afiliado" ou "parceiro". Também procure e monitore hashtags como [brandname]parceiro ou [brandname]afiliado.

Passo 3: Preparar o rastreamento

Se você se sente um pouco sobrecarregado com a idéia de estabelecer um rastreamento para um programa de afiliados, você não está sozinho. Mais de 20% dos comerciantes do Reino Unido não sabem como sua atividade de afiliados é rastreada. E mais da metade ainda usa cookies de terceiros. Isso se torna cada vez mais problemático com as mudanças no rastreamento de cookies na maioria dos principais navegadores e no iOS 14.

A maneira mais fácil de criar um rastreamento de afiliados é através de uma ferramenta de gerenciamento de afiliados. Se você administra seu website através de uma plataforma de comércio eletrônico, verifique as recomendações deles para ferramentas que se integram com seu software.

Por exemplo, existem várias opções disponíveis na loja de aplicativos Shopify. Algumas das principais opções incluem Tapfiliate e UpPromote.

Você também pode rodar seu programa através de uma rede de afiliados. Um par de provedores de longa duração são CJ (antiga Commission Junction) e Rakuten (antiga LinkShare). Uma vantagem de uma plataforma ou rede de afiliados é que ela pode ajudar mais afiliados a encontrá-lo. É também a solução mais simples, já que você não precisa entrar em rastreamento manual e código.

Dito isto, você pode executar um programa muito básico de afiliados usando parâmetros UTM e/ou códigos de cupom. Basta atribuir a cada afiliado seu próprio código UTM exclusivo e código de cupom para rastreamento. Em seguida, obtenha os resultados do Google Analytics.

Não importa como você cria e rastreia os afiliados, facilite a incorporação de seu código nos postos sociais. Um código de cupom com desconto é uma ótima maneira de motivar os seguidores a checá-lo enquanto rastreia as vendas dos afiliados.

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Passo 4: Encontre os seus afiliados

Um programa de afiliados não lhe faz muito bem até que você tenha afiliados. Quando você lança seu programa pela primeira vez, você pode querer contactar criadores para convidá-los a participar. Este processo pareceria similar ao contato com influenciadores para uma parceria tradicional de marca. Para dicas, confira nosso post sobre como encontrar influenciadores Instagram.

Você também poderia anunciar seu lançamento em seus canais sociais. Afinal, seus fãs mais fervorosos são grandes potenciais afiliados.

Estamos muito felizes em anunciar o nosso programa de afiliados com o objectivo de ajudar mais pessoas a encontrar alegria nas suas reuniões. 🙌🤩

Saiba mais em //t.co/3PIEbyTpl0 e comece a ganhar com o Fellow ⬇️ @VahidJozi pic.twitter.com/wRAt3A1MIu

- Fellow.app 🗓 (@fellowapp) 4 de Fevereiro de 2022

Facilite a localização do seu programa de afiliados no seu site, e repita o conteúdo dos afiliados nos seus canais sociais. Lembre-se, não custa nada para trazer mais afiliados.

Melhores práticas de marketing para marcas afiliadas

Agora que já abordamos as bases de como começar o marketing de afiliação para a sua marca, vamos falar sobre algumas das melhores práticas para fazer com que o seu programa se destaque.

Facilite aos criadores a promoção dos seus produtos

Os afiliados são mais propensos a promover os seus produtos quando você lhes facilita a tarefa.

Crie recursos específicos para afiliados criadores. Mantenha-os informados sobre suas últimas promoções e ofertas especiais que possam ser de interesse para seus seguidores. Um boletim informativo do criador, canal Slack ou Facebook Group pode ajudar a manter todos informados e manter sua marca no topo da lista.

Por exemplo, o Barkbox envia aos afiliados uma newsletter semanal, que mantém os afiliados "a par de novas promoções, ofertas exclusivas de afiliados, nossos últimos temas mensais, notícias BARK, e muito mais".

Dê aos criadores ferramentas que possam utilizar para facilitar a promoção dos seus produtos. Tem recursos gráficos a que possam aceder? Dicas sobre quais os produtos que têm melhor desempenho, ou que tendem a ter melhor desempenho numa determinada época? Sugestões para maximizar o valor de cada encomenda?

Afiliados informados e comprometidos o ajudarão a fazer mais vendas.

Pagar em um horário regular que permita a correção de devoluções

Os afiliados - com toda a razão - esperam ser pagos regularmente e a tempo. Mas você precisa dar tempo antes do pagamento para corrigir quaisquer devoluções. Faça os termos de pagamento claros em seu contrato de afiliado. 30 a 60 dias após a venda é geralmente uma quantidade razoável de tempo, dependendo do seu prazo de retorno.

Se você está usando uma ferramenta de gerenciamento de afiliados, seus afiliados devem ser capazes de entrar diretamente para acompanhar suas próprias vendas e pagamentos pendentes. Se você gerencia seu programa diretamente, você mesmo precisa manter os afiliados informados. Um autorrespondente acionado por uma venda feita através de seu código pode ser uma boa opção básica para informá-los quando as vendas forem realizadas.

Monitorar o ROI do seu programa de marketing afiliado

O marketing afiliado nas redes sociais funciona melhor quando você acompanha seus resultados e evolui o programa com base no que você aprende. Use ferramentas analíticas para acompanhar seu progresso e ver que tipos de recursos afiliados funcionam melhor.

Uma vez que você veja quais de seus afiliados são mais bem-sucedidos, procure-os para saber como você pode melhor apoiar suas vendas.

Fique de olho, também, no quanto você realmente ganha com seu programa de afiliados versus o que você paga. Você está ganhando mais dinheiro do que o previsto com as vendas de afiliados? E quanto ao maior valor do pedido ou valor do cliente vitalício? Se sim, pense em aumentar sua comissão.

Melhores práticas de marketing afiliado para criadores de conteúdo

Vamos passar para o lado criador da equação. Aqui estão algumas coisas importantes para ter em mente quando pensar em como se tornar um comerciante afiliado.

Recomendar produtos que você usa e confia

O marketing de afiliação funciona melhor quando se sente orgânico e natural. Use o marketing de afiliação nas redes sociais para ganhar uma comissão sobre produtos e serviços de alta qualidade que você recomendaria de qualquer forma. O ideal é que sejam coisas que você realmente usa.

Por exemplo, confira o YouTuber Gater Alexandra Gater. Ela usa Instagram Stories para destacar produtos de seus últimos vídeos de maquiagem doméstica, assim como seus próprios produtos de decoração favoritos. Em seu "Paint colours!" Story highlight, ela inclui links de afiliados para comprar as tintas que ela recomenda.

Fonte: @alexandragater

Esta é uma forma completamente natural para ela ganhar comissões, e que é útil para os seus seguidores em vez de se sentir vendida. E essa é a chave quando você está planejando como fazer marketing de afiliados: criar conteúdo de qualidade que forneça valor aos seus seguidores. Não vale a pena comprometer a sua relação de seguidores para uma potencial comissão sobre uma venda.

Pesquise as suas opções

Pode haver diferentes opções para promover o mesmo produto. Vale a pena fazer uma pequena pesquisa para ver qual oferece a melhor estrutura de comissões e modelo de pagamento para você.

Por exemplo, um dos programas de marketing afiliado mais conhecidos é o Amazon Associates Program. Há também o Amazon Influencer Program especificamente para os influenciadores das mídias sociais.

(Fato engraçado: nos primeiros tempos da internet, o marketing de referência era chamado de marketing associado. Como um dos primeiros programas de marketing de referência por aí, a Amazon manteve essa terminologia. É por isso que seu programa de afiliados é chamado de Associates).

Programas de grandes varejistas em geral como Amazon e Walmart podem ser uma maneira fácil de entrar no marketing de afiliados para iniciantes. Essas marcas confiáveis dão acesso a um grande número de produtos.

Então, por exemplo, se você quiser criar uma conta inteira no Twitter dedicada a mercadorias relacionadas a The Legend of Zelda, a Amazon é provavelmente uma boa aposta.

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Mas para alguns criadores, os mega-retalhistas podem não ser a melhor escolha. Pensando em como ganhar dinheiro com o marketing afiliado para uma determinada marca ou categoria de produto? Você pode ver melhores comissões e conversões através da própria marca ou de uma loja mais especializada. Há também mais oportunidades para desenvolver uma relação pessoal com a marca ao longo do tempo.

Vamos ser reais por um minuto: o marketing de afiliados vale a pena? Considere que ele foi a principal fonte de renda para mais de 9% dos influenciadores dos EUA em uma pesquisa de 2021. Isso é muito menos do que os 68% que disseram que as parcerias de marca eram sua principal fonte de renda, mas ainda é uma porcentagem significativa.

Lembre-se, essas são apenas as pessoas para quem a renda dos afiliados era sua início Muitos mais incorporariam programas de afiliação junto com parcerias de marcas e outras fontes de renda.

A maneira mais comum de rastrear links de afiliados envolve códigos UTM e um código de afiliado. Isso pode criar alguns links longos e pesados. Um encurtador de links é uma maneira fácil de tornar os links menos volumosos sem perder o código de rastreamento.

SMMExpert usa o encurtador de links Ow.ly integrado para que você possa encurtar os links com um clique.

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- Wonderland Recipes (@AWRecipes) 7 de Fevereiro de 2022

Links de afiliados precisam ser divulgados, como qualquer outro tipo de link ou conteúdo pelo qual você seja pago.

Os links de afiliados devem ser sempre devidamente divulgados. Se você gostaria de dizer à FTC mais sobre a falta de divulgação, por favor informe a //t.co/gtPxXAxsek. Para perguntas específicas sobre como divulgar corretamente, envie um e-mail de endosso[at]ftc[dot]gov. Obrigado!🙂

- FTC (@FTC) 25 de Março de 2020

É justo que seus seguidores saibam que você ganhará uma comissão se eles comprarem através do seu link de afiliado. Se você estiver compartilhando conteúdo em uma plataforma com uma contagem de palavras mais longa, como Facebook ou YouTube, você pode incluir uma declaração dizendo algo parecido:

"Recebo comissões por compras feitas através de links neste post." Esta é uma declaração de divulgação de exemplo fornecida pela FTC.

Em uma plataforma como o Twitter, onde cada personagem conta, isso pode ser mais difícil. Alguns afiliados usam tags como #affiliate ou #affiliatelink para divulgar o relacionamento. Mas a FTC diz que essas tags podem não ser suficientemente claras, já que os seguidores podem não saber o que significam. É melhor você usar #ad.

Felizmente, os posts criados com a ferramenta de afiliação nativa da Instagram incluirão automaticamente uma tag "Eligible for commission", semelhante à tag "Paid Partnership" nos posts de conteúdo de marca.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.