Como Criar um Relatório de Mídia Social: Edição 2023

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Kimberly Parker

Criar um relatório de mídia social pode não ser a parte mais excitante do trabalho de um gerente de mídia social, mas certamente é uma parte importante.

No marketing de mídia social, qualquer coisa que valha a pena fazer vale a pena relatar. Afinal, rastrear e analisar seu desempenho é a única maneira de realmente entender o que você está realizando através de seus esforços sociais.

É também a única forma de demonstrar o valor dos seus esforços de marketing social à sua equipa e ao seu chefe. Desde o moral do pessoal ao aumento dos orçamentos até ao crescimento da sua equipa, é fundamental ter dados que mostrem a importância do seu trabalho para a organização.

Quando as coisas não estão indo tão bem, a reportagem nas redes sociais é igualmente valiosa, pois pode ajudá-lo a aprender com os seus passos errados e colocar as coisas de volta no caminho certo.

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O que é uma reportagem das redes sociais?

Um relatório de mídia social é um documento interno que apresenta e rastreia dados relevantes sobre suas atividades de mídia social.

Pode ser tudo, desde uma simples lista de números numa folha de cálculo até uma apresentação de diapositivos com análise. Tudo depende do propósito do seu relatório e de quem será o seu público.

Você pode precisar de vários relatórios para atender a diferentes públicos ou objetivos.

O que sua reportagem na mídia social deve incluir?

A resposta curta é que seu relatório de marketing de mídia social deve incluir os dados e análises que seu público precisa para entender seu desempenho em mídia social - nem mais, nem menos. Esse público pode ser seu chefe, sua equipe, ou até mesmo você mesmo.

Claro, a sua equipa precisa de um relatório muito mais granular do que o seu chefe. E provavelmente quer um ainda mais detalhado para os seus próprios registos.

O seu relatório de mídia social também deve ficar bonito e ser fácil de seguir. Não há necessidade de exagerar na formatação ou incluir detalhes desnecessários. É melhor deixar seus dados contarem a história.

Aqui está uma sugestão de estrutura para você começar. Para facilitar as coisas para você, também incluímos um modelo de relatório de mídia social gratuito, que você pode baixar abaixo.

Sinta-se à vontade para misturar e combinar as secções para criar uma ferramenta de reportagem social personalizada que funcione para o seu público-alvo e para as suas necessidades de reportagem.

Um esboço da sua estratégia de marketing nas redes sociais

Comece seu relatório de mídia social com uma rápida visão geral de sua estratégia de mídia social. Isso fornece um contexto para que seus leitores entendam o que esperar no resto do relatório.

Você vai entrar em mais detalhes nas próximas seções, mas este é o lugar para definir o propósito global de suas atividades sociais, uma vez que elas se relacionam com a estratégia de negócios.

A sua empresa usa o social principalmente como canal de atendimento ao cliente? Comércio social? Consciência da marca? Tudo o que foi dito acima?

Não deixe de destacar quaisquer mudanças na estratégia desde a última vez que reportou, incluindo quaisquer novos canais que tenha incorporado no seu mix social.

Objetivos

Agora é hora de ser mais específico. Pegue a estratégia de orientação que você destacou na primeira seção e divida-a em metas claras e mensuráveis. É uma boa idéia usar a estrutura de estabelecimento de metas SMART, uma vez que ela garante que você crie metas que sejam simples de rastrear e relatar.

O número de metas que você inclui irá variar dependendo do quão bem estabelecida está a sua estratégia social e do tamanho da sua equipe. Se este é o seu primeiro relatório de mídia social, mantenha apenas algumas metas. Depois de estabelecer um padrão de acompanhamento, aprendizagem e sucesso, você pode adicionar mais metas ao longo do tempo.

Métricas de sucesso

Agora é hora de pensar nos dados que você reportará para validar seus objetivos. Os objetivos SMART têm métricas de sucesso incorporadas diretamente neles.

Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar o número de leads gerados em 25% no terceiro trimestre, então você precisará relatar o número de leads gerados. As métricas que importam serão diferentes para cada equipe, mas algumas métricas-chave gerais a serem incluídas no seu programa social são:

  • Número de leads gerados
  • Número de conversões
  • Receita total gerada
  • Retorno total sobre o investimento (ROI)
  • Total de gastos (em anúncios sociais)
  • Quotas sociais de voz
  • sentimento social

Se você estiver usando as redes sociais para atendimento ao cliente, também é uma boa idéia reportar métricas de serviço como pontuação líquida do promotor (NPS), pontuação de satisfação do cliente (CSAT), e tempo de resolução.

Naturalmente, você pode incluir muito mais dados se for relevante para seus objetivos. Para uma lista completa de todos os números que você pode querer incluir em seu relatório de negócios de mídia social, confira nosso post sobre métricas de mídia social que realmente importam.

Resultados por rede

Se fizer sentido para a sua equipe, você pode obter ainda mais detalhes e dividir as coisas por formato dentro de uma rede, como Histórias vs. posts vs. bobinas.

Os dados específicos a incluir nesta seção dependerão dos objetivos e métricas de sucesso que você está incluído acima. Aqui estão alguns dos números mais comuns a incluir para cada rede social:

  • Número de postos
  • Ganho ou perda líquida de seguidores
  • Taxa de engajamento
  • Taxa de cliques
  • Posto(s) com melhor desempenho

Não importa que métricas você escolha, forneça alguns resultados anteriores por contexto. Afinal, os dados não significam nada em um vácuo. Se você está relatando uma campanha, procure uma campanha anterior semelhante para comparar o que você conseguiu.

Se você está criando um relatório semanal ou mensal regular, acompanhe seus resultados em comparação com as várias semanas ou meses anteriores. Isso permite que você veja as tendências em andamento. Você também pode comparar seus resultados com o mesmo período do ano anterior, para contabilizar quaisquer tendências sazonais.

Ganha

Depois de apresentar seus dados, é hora de mergulhar na análise. Primeiro, destaque qualquer coisa que tenha corrido especificamente bem durante este período do relatório.

Olhe além dos números aqui. Talvez você tenha feito contato com um influenciador chave das mídias sociais pela primeira vez. Ou talvez uma revisão particularmente convincente tenha chegado através do social que você será capaz de usar em futuras campanhas de marketing.

Inclua espaço em seu relatório de mídia social para compartilhar todas as formas de sucesso que sejam relevantes para seus objetivos.

Se você puder, tente determinar porquê Os fatos são interessantes, claro, mas as razões por trás dos dados são o que pode ajudá-lo a ajustar a sua estratégia e estabelecer metas significativas nas redes sociais.

Oportunidades

Esta secção oferece a oportunidade de uma pesquisa e recalibração da alma. Houve alguma coisa que tenha ficado um pouco de lado neste período? Em caso afirmativo, pode indicar o porquê? E qual é o seu plano para voltar ao bom caminho?

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Esta é também uma boa seção para informar sobre novas oportunidades no mercado que você descobriu através da escuta social ou interação com seus seguidores. Existe algum tipo de conteúdo que os seguidores querem mais? Sua equipe de atendimento social sinalizou um problema contínuo que poderia ser resolvido através de uma melhor documentação ou uma FAQ?

Sumário

Termine seu relatório resumindo o que você conseguiu e o que aprendeu. Concentre-se nas grandes conquistas e em como elas ajudarão a orientar sua estratégia futura.

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Como criar um relatório de mídia social em 5 etapas

Passo 1: Determine o seu público

Este relatório é destinado ao seu chefe, à sua equipa de marketing ou aos VPs? Ou talvez seja só para si?

Concentre-se no que é importante para cada público, em vez de forçar todos a cavar um relatório geral para encontrar o que é relevante para o seu trabalho. Quanto mais alto você subir na sua empresa, mais conciso e focado o seu relatório precisa ser.

Passo 2: Concentre-se nos seus relatórios

As mídias sociais podem ajudar a promover a conscientização, as vendas, os contatos, o engajamento - a lista continua.

Certifique-se de se manter focado nos KPIs e métricas das mídias sociais que mais importam para o seu negócio - e para as partes interessadas que você está reportando. Não fique atolado em reportagens sobre estatísticas adicionais a menos que você note um grande pico ou algo digno de nota.

Passo 3: Reúna os seus dados

Os dados sociais vêm de muitas fontes. Entraremos nas especificidades de onde encontrar os dados que você precisa mais tarde neste post.

Passo 4: Analise os seus dados

Dados brutos não significam muito. Seguindo as seções delineadas acima, faça uma trituração dos números para procurar tendências, anomalias e quaisquer outros padrões que forneçam uma imagem do que está funcionando e do que não está.

Passo 5: Apresente as suas conclusões

Toda essa informação precisa ir para um documento que seja claro, conciso e fácil de entender. Esse documento é o seu relatório de mídia social. Nessa nota, agora é uma boa hora para olhar o nosso modelo de relatório de mídia social.

Modelo de relatório de mídia social

Nós criamos um modelo de relatório de mídia social que você pode usar para garantir que seu relatório tenha boa aparência e chegue a todas as áreas mais importantes de dados e análise.

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Uma vez que você baixe nosso modelo gratuito, siga as instruções para personalizá-lo.

Se você preferir criar seu próprio modelo de relatório de mídia social, você tem um par de opções.

Para relatórios com mais análises, use uma planilha para reunir seus dados e depois apresente-os em uma apresentação do Google Doc ou slide.

Outra ótima opção é usar uma ferramenta de relatórios de mídia social como o SMMExpert Analytics para criar relatórios personalizados. Você terá acesso a gráficos e gráficos de fácil leitura que pode exportar diretamente para uma planilha, PDF ou PowerPoint.

Ferramentas de reportagem nas redes sociais

Agora que você sabe que dados incluir em seu relatório de mídia social, aqui está onde encontrá-los nas principais plataformas de mídia social.

Meta Business Suite

Enquanto você pode acessar o Instagram e o Facebook Insights individualmente em cada plataforma, o Meta Business Suite é uma ferramenta de relatórios mais robusta que oferece dados para ambas as plataformas, lado a lado.

Para acessar insights no Meta Business Suite, vá para //business.facebook.com e clique Insights no menu da esquerda. Temos um post de blog dedicado a como usar o Meta Business Suite se você estiver procurando por detalhes mais detalhados.

Para exportar dados para o seu relatório de mídia social, clique em Dados de Exportação Você pode escolher quais dados exportar e o formato que funciona melhor para você (.png, .csv, ou .pdf).

Análise no Twitter

Abra o seu perfil no Twitter e clique no botão ícone de três pontos no menu, depois clique em Analíticos .

Você encontrará dados-chave na tela principal de análise.

Para encontrar informações mais detalhadas, clique nas opções do menu superior da sua tela de Análise do Twitter. A partir daí, clique em Dados de Exportação para exportar a informação como um arquivo .csv para que você possa adicioná-la ao seu relatório de mídia social.

LinkedIn Analítica

Abra a página da sua empresa e clique em Analíticos no menu superior, depois escolha Visitors, Updates, Followers, Competitors, ou Employee Advocacy.

Você terá acesso a métricas como visualizações de páginas, impressões e taxa de engajamento.

O LinkedIn Analytics oferece um recurso interessante a ser considerado para sua reportagem nas mídias sociais. Se você escolher o Analítica da concorrência você pode ver como você se compara a até nove outras páginas.

Para exportar seus dados como um arquivo .xls ou .csv (dependendo de quais dados você está baixando), clique no botão azul Exportação botão no canto superior direito.

TikTok Analytics

Para acessar o TikTok Analytics, você precisará de uma conta TikTok Business ou Creator. Depois de fazer a troca, vá para o seu perfil. Toque no três pontos então Perfil do Negócio (ou Perfil do Criador ), e depois Analíticos .

Fonte: TikTok

Isso lhe dá boas informações sobre como você está se saindo no TikTok. No entanto, se você quiser exportar os dados para o seu relatório de mídia social, você precisará acessar o TikTok Analytics no desktop.

Faça login no seu computador, passe o cursor sobre a foto do seu perfil e clique em Ver Analytics Você pode acessar as métricas gerais da sua conta, assim como informações detalhadas sobre cada um dos vídeos que você carregou.

SMMExpert Analytics

O SMMExpert Analytics permite coletar dados e criar relatórios para vários perfis do Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn a partir de um painel de controle.

Você pode personalizar o painel para acompanhar as métricas que você identificou como mais importantes para o seu relatório de mídia social, incluindo métricas de equipe e de tempo.

Na hora de criar seu relatório e compartilhar seus dados, você pode personalizar as informações a serem incluídas. Você terá acesso a uma grande seleção de gráficos que contam sua história de relato de uma forma altamente visual, para que a informação seja fácil de consumir num piscar de olhos.

Você pode compartilhar relatórios com membros da equipe diretamente dentro da interface do SMMExpert Analytics. Ou, você pode baixar seu relatório completo de mídia social como um PDF, um PowerPoint ou um arquivo de planilha que esteja pronto para ser compartilhado.

Para obter mais detalhes sobre como aproveitar ao máximo os dados disponíveis através de todas estas ferramentas de reportagem social, consulte o nosso post no blog dedicado à análise das redes sociais.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.