Mídias Sociais no Ensino Superior: 6 Dicas Essenciais

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Kimberly Parker

O uso das redes sociais no ensino superior é a nova norma. Recrutamento. Relações entre alunos e ex-alunos. Comunicação de crise. Angariação de fundos. Tudo acontece na área social.

Neste posto, analisamos o papel crescente das mídias sociais no ensino superior. Vamos explorar como você pode usar ferramentas sociais para construir sua reputação institucional e fomentar um senso de comunidade.

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Os benefícios das redes sociais no ensino superior

Há muitos benefícios para as instituições de ensino superior que compreendem as ferramentas sociais. Aqui estão algumas das principais vantagens das redes sociais no ensino superior.

Promoção de valores e realizações

Dê a conhecer a missão e os valores da sua instituição. O uso das mídias sociais no ensino superior é significativo para estabelecer o tom no campus. Promova e represente o tipo de cultura que a sua escola pretende cultivar.

O alinhamento de valores informa tudo, desde pequenas compras até grandes decisões de vida. Deixe que os futuros alunos, professores e parceiros saibam que são bem-vindos e apoiados. Por sua vez, comunique os tipos de comportamento que não serão tolerados.

Dar aos estudiosos atuais e passados motivos para se orgulharem de sua alma mater - transmitir compromissos de sustentabilidade, investimentos na comunidade ou avanços na pesquisa médica.

Um pouco de gabarolice à moda antiga também vai longe. Exibe instalações de última geração, pesquisas premiadas e outras realizações. Destaque para alunos, funcionários, professores e ex-alunos. Rallye o espírito escolar, celebrando os atletas de alto nível, ganha e termina em primeiro lugar.

Conectar-se com ex-alunos e impulsionar os esforços de captação de recursos

Os ex-alunos são muitas vezes a fonte de grandes contribuições para arrecadação de fundos. As mídias sociais elevam seu perfil e ajudam a manter conexões com elas. Muitas faculdades e universidades mantêm contas sociais especificamente voltadas para as relações com ex-alunos.

Grupos do Facebook para ex-alunos em diferentes cidades ou países também podem ser uma boa aposta. A Universidade do Oregon tem grupos do Facebook para ex-alunos em todo o mundo.

Fonte: Ex-alunos da UO Japão

O social é também uma ferramenta importante para divulgar eventos únicos ou anuais de angariação de fundos.

No ano passado, o #ColumbiaGivingDay da Universidade de Columbia angariou 24 milhões de dólares. Houve mais de 19 mil doadores. As redes sociais são uma forma fundamental de espalhar a palavra e inspirar a participação e os donativos.

Integrar uma campanha como esta com um sistema de CRM permite atribuir fundos e medir o ROI. Campanhas sociais de angariação de fundos também convidam ex-alunos, alunos, funcionários e professores a serem defensores activos da escola. Eles podem proporcionar uma demonstração inestimável de apoio e camaradagem.

Aproveitando a UGC (conteúdo gerado pelo usuário)

Toda a sua população estudantil está provavelmente criando conteúdo social regularmente. Isso é uma tonelada de material da vida real que pode ajudar a impulsionar autenticamente o perfil da sua instituição.

Crie uma hashtag como #BerkeleyPOV para que os alunos possam compartilhar fotos. Reponha as melhores (creditando os autores, é claro) em seus canais oficiais.

Os concursos de mídia social incentivam os estudantes a compartilhar conteúdos que você pode usar. Recompensas simples como o trabalho de roupas com o logotipo da universidade, bem como prêmios motivacionais. Além disso, essas peças promocionais de vestuário provavelmente aparecerão em posts posteriores, promovendo ainda mais a universidade de uma forma orgânica.

Desenvolver novas oportunidades de aprendizagem

As mídias sociais no ensino superior apresentam fortes oportunidades para o pensamento criativo e a apresentação.

No programa da Netflix "A Cadeira", um professor pede aos alunos que twitem a sua linha favorita de Moby Dick Mas poderia ser um bom primeiro passo para incorporar ferramentas sociais. Talvez os alunos pudessem usar uma hashtag baseada em cursos para recolher esses Tweets e discutir o seu impacto ou significado.

A Biblioteca A. Holly Patterson no Nassau Community College fornece recursos para que os instrutores incorporem a educação de mídia social nas tarefas. Estes incluem guias sobre alfabetização de informação e detecção de notícias falsas.

Na revista Pesquisa e Prática em Aprendizagem Avançada Tecnológica Hamadi, El-Den, Azam, et al. criaram a seguinte estrutura para o papel das redes sociais no ensino superior como ferramenta de aprendizagem cooperativa:

Fonte: Hamadi, M., El-Den, J., Azam, S. et al. Uma nova estrutura para a integração das redes sociais como ferramenta de aprendizagem cooperativa nas salas de aula do ensino superior . RPTEL 16, 21 (2021).

Pesquisas recentes mostram que as mídias sociais são as mais utilizadas:

  • alfabetização
  • medicamento
  • marketing de ensino superior, e
  • ciências sociais

Usos populares das mídias sociais no ensino superior

O impacto das mídias sociais no ensino superior é difícil de exagerar. Vejamos alguns de seus usos mais importantes para a educação superior.

Atrair novos candidatos

Um estudo recente da TargetX revelou que 58% dos aspirantes a alunos usam as redes sociais para pesquisar escolas. 17% dizem que estas fontes são extremamente influentes. E 61% dizem que são pelo menos um pouco influenciados pelas suas pesquisas sociais.

Mostre a vida universitária com visitas virtuais e aquisições de estudantes.

//www.instagram.com/tv/CTqNUe1A7h3/

Destaque os clubes, comunidades e oportunidades sociais em que os participantes podem se envolver. Mostre o campus. Ajude-os a entender os benefícios que sua instituição oferece além dos estudos acadêmicos.

Partilhar actualizações importantes em tempo real

Ninguém espera por crises ou emergências, mas é importante que as instituições as planeiem. As pessoas procuram cada vez mais as redes sociais para actualizações e informações em tempo real. O social é uma parte fundamental de todos os planos de comunicação de crises.

Os rumores viajam rápido nas redes sociais. Assim como as tendências lideradas pelos estudantes que você vai querer manter sob controle (estamos olhando para você, #bamarush). Tudo isso faz com que seja essencial conduzir uma escuta social ativa.

A COVID-19 aumentou a necessidade de uma forte comunicação nas universidades e faculdades. Políticas de máscaras, requisitos de distanciamento físico, precauções, cancelamentos de eventos. Todos estes são conselhos que as escolas agora emitem nas redes sociais.

A Universidade de Ohio tem uma conta no Twitter especificamente para lidar com informações e atualizações da COVID:

As pessoas também esperam que as instituições respondam aos movimentos sociais. Querem ver a universidade a tomar medidas concretas para abordar questões sociais ou institucionais.

Os planos de comunicação também devem ser preparados para emergências. Pense em interrupções climáticas, desastres naturais e outras ameaças iminentes.

Envolvendo estudantes dentro e fora do campus

Nem todos os alunos vivem no campus. Isso não significa que estejam menos motivados para se envolver e participar da vida estudantil.

Uma das principais vantagens das redes sociais no ensino superior é que elas permitem que os estudantes se conectem. Isso pode ser em casa, em diferentes campi, em programas de estudo do trabalho, ou em uma conferência.

Criar canais e grupos para reunir os alunos. Baseá-los em tópicos, interesses, experiências e atividades abrangentes.

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A McGill University tem mais de 40 contas dedicadas à vida estudantil. E a Campus Life & Engagement Facebook Page tem links para grupos privados como a McGill University Entering Class of 2021-2022.

Há também uma página do Facebook específica para alunos fora do campus, o que garante que eles se sintam tão parte da comunidade universitária quanto aqueles que moram na residência.

Como utilizar as redes sociais no ensino superior: 6 dicas essenciais

O uso das redes sociais no ensino superior pode ser um pouco avassalador. Aqui estão 6 dicas para ajudar a fazer com que funcione para a sua instituição.

1. desenvolver uma estratégia de mídia social

Por trás de cada canal de mídia social de sucesso, há uma estratégia em jogo. Adicione mais canais à imagem, e a necessidade de estratégia aumenta. Mas os desafios também aumentam.

É um enorme desafio criar uma estratégia para uma organização multi-canal.

É provável que esta continue a ser uma meta principal para os profissionais inquiridos no nosso Relatório do Campus Social. 76% dos inquiridos afirmam que a definição de uma estratégia e objectivos claros de marketing nas redes sociais é a sua principal prioridade. Outros 45% esperam coordenar a estratégia social em todo o campus.

Alinhar a estratégia social de volta aos objetivos centrais da universidade. Isso cria uma clara argumentação empresarial para as mídias sociais e permite aos gestores alocar melhor os recursos. Na verdade, 64% dos profissionais concordam que as mídias sociais devem se conectar com o plano estratégico e a missão institucional.

Por exemplo, veja a campanha #TheStateWay da Georgia State University. Ela tem quatro pilares: Atlanta, pesquisa, tecnologia em sala de aula e sucesso estudantil.

Enquanto isso, a Universidade de Sydney usa as mídias sociais para apoiar seus 4 grandes objetivos estratégicos:

  • reforçar a sua reputação em termos de investigação
  • atrair estudantes de alta qualidade
  • diversificar a sua base de estudantes internacionais
  • construir uma marca única

2. estabelecer diretrizes e políticas para as mídias sociais

Com tantas pessoas e contas envolvidas, é importante estabelecer diretrizes e políticas para manter todos no caminho certo. Uma documentação sólida ajuda a agilizar o onboarding, promove as melhores práticas e mantém uma voz unificada através dos canais.

O seu conjunto completo de diretrizes de mídia social de ensino superior deve incluir:

  • Um guia de estilo nas redes sociais
  • Diretrizes para lidar com mensagens negativas
  • Um plano de comunicação de crise e gestão de emergência
  • Políticas de mídia social
  • Informações de contacto para membros relevantes da equipa social
  • Links para oportunidades de formação nas redes sociais
  • Recursos em saúde mental

Pode parecer muito terreno para cobrir. Mas diretrizes minuciosas fornecem apoio crucial aos gestores sociais. Elas também capacitam estudantes e professores a participar de forma independente e autêntica. Como bônus, elas reduzem a necessidade de apoio da equipe principal.

3. criar um centro de mídia social

As operações de mídia social de alto nível tendem a envolver muitas pessoas e ainda mais canais. Reúna todos e tudo com um centro central. Crie um diretório de mídia social que lista e categoriza todas as contas de mídia social.

Por exemplo, a Universidade de Michigan tem mais de 1200 contas sociais ativas. As contas oficiais estão listadas em um diretório.

Fonte: Universidade de Michigan

O MIT mantém um site pesquisável que permite aos visitantes procurar canais por palavra-chave ou plataforma. A Universidade de Waterloo lista mais de 200 canais por departamento ou domínio com a opção de filtrar por rede.

Como recurso externo, estes centros permitem que as pessoas encontrem e sigam os canais certos. Podem estar confiantes de que estão a olhar para as contas oficiais.

Com o suporte de uma ferramenta como o SMMExpert, uma equipe central pode monitorar todos os canais a partir de um painel de controle central.

Isso facilita a vida dos gestores sociais, muitas vezes com poucos recursos. Use o painel de controle para atribuir tarefas, aprovar e agendar postos, coordenar o conteúdo dos contatos em todo o campus e se mobilizar em caso de crise.

4. adoptar uma abordagem específica da plataforma

Você verificou os diretórios de mídia social que mencionamos acima? Se sim, você vai notar que as plataformas sociais utilizadas variam entre departamentos, faculdades e outras áreas da vida universitária.

As admissões precisam de uma página no LinkedIn? As informações destinadas aos pais precisam ir no TikTok? É importante considerar quais plataformas têm maior probabilidade de atingir o público certo.

Mas lembre-se: você não está apenas falando com o General Z.

Seu público inclui alunos e potenciais alunos, é claro, mas nem todos podem estar no final da adolescência ou no início dos vinte anos. Nas escolas públicas de quatro anos nos EUA, 90% dos alunos têm menos de 25 anos, mas para instituições privadas com fins lucrativos de quatro anos, 66% têm 25 anos ou mais.

Fonte: Centro Nacional de Estatísticas da Educação

Além dos estudantes maduros, você também tem que alcançar muitos outros públicos adultos:

  • pais
  • sócios corporativos
  • outras instituições
  • faculdade e potencial faculdade
  • funcionários

Conheça cada um dos seus públicos sociais. Procure tendências na faixa etária, sexo, localização e, se disponível, ocupação, nível de educação e interesses. Com estes resultados, adapte e personalize as mensagens para cada público diferente.

Por exemplo, o LinkedIn pode não ser a melhor plataforma para o recrutamento de graduados, mas pode ser o lugar ideal para comercializar programas de educação continuada ou recrutar novos instrutores.

TikTok pode ser um bom canal para o conteúdo das admissões (embora provavelmente não seja o único - lembre-se desses alunos adultos). Também pode ser uma plataforma para experimentar e simplesmente construir comunidade da maneira inexplicável que só o TikTok pode.

Mantenha-se no topo da plataforma e das tendências demográficas para identificar onde as suas comunidades são mais activas. Isto permite aos gestores concentrarem-se nos canais que mais resultados geram. Ferramentas de gestão como o SMMExpert tornam mais fácil comparar a forma como os canais se empilham uns contra os outros.

5. construir e capacitar as comunidades

Com um núcleo central, diretrizes e estratégia, sua infra-estrutura está no lugar para que as comunidades possam florescer nas mídias sociais.

Crie hashtags que o corpo estudantil possa fazer com que os alunos se reúnam online. Desenvolva um programa acessível para que alunos e professores possam se candidatar para criar e gerenciar contas. Deixe que os alunos e sua criatividade assumam o controle - isso compensa.

A City University of New York entregou o controle da sua conta TikTok aos estudantes. O resultado é definitivamente não o que você encontraria na maioria das plataformas sociais oficiais superiores. Mas tem mais de 23 mil seguidores e 1,6 milhões de pessoas de quem gosta.

A Colorado State University criou um canal no YouTube dirigido por estudantes. Os embaixadores dos estudantes compartilham vídeos bastante íntimos sobre a vida no campus e como tem sido ser um estudante universitário durante uma pandemia.

A CSU promoveu seu canal no YouTube com aquisições de estudantes em sua conta Instagram, o que levou a mensagens como esta:

Fonte: Shorty Awards: Um Vlog de Vida de Carneiro

Quanto mais pessoas compartilharem conteúdo, maior será o alcance da sua instituição e a participação social da voz. Com o SMMExpert Amplify, professores, funcionários e estudantes podem compartilhar conteúdo vetado, com a marca e aumentar o alcance.

6. investir na construção de uma equipe

A mídia social para o ensino superior não é um trabalho de uma só pessoa, nem é um trabalho que deve ser deixado para estagiários (embora seja uma ótima idéia incluir estagiários estudantes ou posições de trabalho na sua equipe social).

Por contexto, a Universidade de Michigan tem uma equipe de mídia social de 12 pessoas mais um diretor e estagiários estudantis. A Universidade de West Virginia tem uma equipe social de oito pessoas em tempo integral para seu Campus de Morgantown mais três estagiários estudantis em meio-período.

Ainda não tem uma equipe completa? Crie alianças estratégicas com outros departamentos. Você terá acesso a mais informações e recursos do que você poderia por conta própria.

Você também pode maximizar o tempo de uma pequena equipe com uma plataforma de gerenciamento de mídia social como SMMExpert. Crie posts com antecedência, programe-os para os melhores horários de postagem e carregue lotes de posts em massa. Você também não perde tempo entrando e saindo de diferentes plataformas.

Liz Grey da Universidade de Sydney disse: "O SMMExpert poupa-nos tanto tempo. É provavelmente equivalente a ter mais duas pessoas na nossa equipa".

Precisa provar para os superiores que precisa de mais orçamento para as redes sociais? Venha preparado com muita informação sobre o seu actual retorno do investimento.

Um relatório de mídia social é uma ferramenta importante para apoiar o valor do seu trabalho.

Coloque sua estratégia de engajamento no ensino superior em ação e economize tempo enquanto você está nisso, usando o SMMExpert para gerenciar todos os seus canais sociais a partir de um painel de controle. Experimente grátis hoje mesmo.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.