Como funciona o Algoritmo do YouTube em 2022: O Guia Completo

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Pessoas ao redor do mundo assistem mais de 1 bilhão de horas de vídeos do YouTube todos os dias - desde vídeos de gatos até vídeos para gatos. O algoritmo do YouTube é o sistema de recomendações que decide quais vídeos o YouTube sugere a esses mais de 2 bilhões de usuários humanos (e um número incalculável de usuários felinos).

Isto levanta uma questão importante tanto para os marqueteiros, influenciadores e criadores: como obter o algoritmo do YouTube para recomendar seu vídeos e ajudá-lo a ganhar mais gostos?

Neste post de blog vamos cobrir qual é (e não é) o algoritmo, rever as mudanças mais recentes para 2022, e mostrar como os profissionais trabalham com os sistemas de busca e descoberta do YouTube para obter vídeos na frente dos olhos.

Guia de Algoritmos do YouTube

Bónus: Baixe o plano gratuito de 30 dias para fazer crescer seu YouTube rapidamente O Youtube é um livro de exercícios diário com desafios que o ajudarão a iniciar o crescimento do seu canal no Youtube e a acompanhar o seu sucesso. Obtenha resultados reais após um mês.

Um breve histórico do algoritmo do YouTube

O que é o algoritmo do YouTube? Para responder a essa pergunta, vamos fazer uma rápida visão geral de como o algoritmo do YouTube mudou ao longo dos anos e como ele funciona hoje.

2005 - 2011: Optimização para cliques & visualizações

Segundo o fundador Jawed Karim (também conhecido como a estrela de Mim no zoológico), o YouTube foi criado em 2005 com o objetivo de criar vídeos da famosa performance de Janet Jackson e Justin Timberlake no Superbowl. Portanto, não deve ser surpresa que, por muitos anos, o algoritmo do YouTube mostrasse vídeos recomendados que atraíssem o maior número de visualizações ou cliques.

Infelizmente, isso levou a uma proliferação de títulos e miniaturas enganosas - em outras palavras, clickbait A experiência do usuário despencou à medida que os vídeos deixaram as pessoas se sentindo enganadas, insatisfeitas, ou simplesmente aborrecidas.

2012: Otimização para o tempo de relógio

Em 2012, o YouTube ajustou seu sistema de recomendações para suportar o tempo gasto assistindo cada vídeo, assim como o tempo gasto na plataforma em geral. Quando as pessoas acham os vídeos valiosos e interessantes (ou assim vai a teoria) elas os assistem por mais tempo, talvez até o fim.

Isto levou alguns criadores a tentarem encurtar os seus vídeos de modo a torná-los mais prováveis de serem vistos até à sua conclusão, enquanto outros tornaram os seus vídeos mais longos de modo a aumentar o tempo de visualização em geral. O YouTube não apoiou nenhuma destas tácticas e manteve a linha da festa: faça vídeos que o seu público queira ver, e o algoritmo irá recompensá-lo.

Dito isto, como qualquer pessoa que já tenha passado algum tempo na internet sabe, tempo passado não é necessariamente equivalente a tempo de qualidade gasto O YouTube mudou de rumo novamente.

2015-2016: Otimizar para a satisfação

Em 2015, o YouTube começou a medir a satisfação dos espectadores diretamente com as pesquisas dos usuários, bem como a priorizar métricas de resposta direta como Ações, Gostos e Desinteresses (e, é claro, o botão especialmente brutal "não interessado").

Em 2016, o YouTube lançou um whitepaper descrevendo alguns dos trabalhos internos de sua IA: Deep Neural Networks for YouTube Recommendations.

Fonte: Recomendações do Deep Neural Networks for YouTube

Em resumo, o algoritmo tinha-se tornado muito mais pessoal. O objectivo era encontrar o vídeo cada espectador em particular quer assistir não apenas o vídeo que muitas outras pessoas talvez tenham visto no passado.

Como resultado, em 2018, o diretor de produtos do YouTube mencionou em um painel que 70% do tempo de relógio no YouTube é gasto assistindo vídeos que o algoritmo recomenda.

2016-presente: Conteúdo perigoso, desmonetização e segurança da marca

Ao longo dos anos, o tamanho e a popularidade do YouTube resultou num número crescente de questões de moderação de conteúdos, e o que o algoritmo recomenda tornou-se um tópico sério não só para os criadores e anunciantes, mas também para as notícias e o governo.

O YouTube disse que é sério quanto à sua responsabilidade de apoiar uma diversidade de opiniões e, ao mesmo tempo, reduzir a disseminação de desinformação prejudicial. As mudanças de algoritmos promulgadas no início de 2019, por exemplo, reduziram o consumo de conteúdo limítrofe em 70%. (O YouTube define conteúdo limítrofe como conteúdo que não viola completamente as diretrizes da comunidade, mas que é prejudicial ou enganoso. Conteúdo violento,por outro lado, é imediatamente removido).

Esta questão afeta os criadores, que temem correr acidentalmente à falta de orientações comunitárias em constante mudança e ser punidos com greves, desmonetização ou pior. (E de fato, de acordo com a CEO Susan Wojcicki, uma das prioridades do YouTube para 2021 é aumentar a transparência das orientações comunitárias para os criadores). Ela também afeta marcas e anunciantes, que não querem seu nome e logotipo correndoao lado de supremacistas brancos.

Enquanto isso, os políticos americanos estão cada vez mais preocupados com o papel social dos algoritmos de mídia social como os do YouTube. O YouTube (e outras plataformas) têm sido convocados para prestar contas de seus algoritmos nas audiências do Senado, e no início de 2021 os democratas introduziram uma "Lei de Proteção dos Americanos contra Algoritmos Perigosos".

A seguir, vamos falar sobre o que sabemos sobre como esta besta perigosa funciona.

Como funciona o algoritmo do YouTube em 2022?

O algoritmo do YouTube selecciona vídeos para os espectadores com dois objectivos em mente: encontrar o vídeo certo para cada espectador e seduzindo-os a continuar a observar .

Quando falamos de "o algoritmo", estamos a falar de três sistemas de selecção ou descoberta relacionados mas ligeiramente diferentes:

  • um que seleciona vídeos para o página inicial do YouTube ;
  • um que classifica os resultados para qualquer dado pesquisa e
  • um que selecione vídeos sugeridos para os telespectadores verem a seguir.

O YouTube diz que em 2022, a homepage e os vídeos sugeridos são geralmente as principais fontes de tráfego para a maioria dos canais. Exceto por vídeos explicativos ou instrutivos (ou seja, "como afinar uma bicicleta"), que muitas vezes vêem o maior tráfego da busca, em vez disso.

Como o YouTube determina o algoritmo

Que sinais de classificação o YouTube usa para decidir que vídeos mostrar às pessoas?

Cada fonte de tráfego é ligeiramente diferente. Mas, em última análise, o que afeta a contagem da visão do seu vídeo é uma mistura de:

  • personalização (a história e as preferências do espectador)
  • desempenho (o sucesso do vídeo)
  • fatores externos (o público em geral ou o mercado)

Fonte: Criador por dentro

Como o YouTube determina o seu algoritmo de página inicial

Toda vez que uma pessoa abre seu aplicativo YouTube ou digita no youtube.com, o algoritmo do YouTube oferece uma gama diversificada de vídeos que ela acha que a pessoa pode gostar de assistir.

Esta selecção é frequentemente ampla porque o algoritmo ainda não descobriu o que o espectador quer: capas acústicas de músicas pop? discursos inspiradores anti-procrastinação? para alcançar o seu vlogger de opossum favorito?

Os vídeos são selecionados para a página inicial com base em dois tipos de sinais de classificação:

  • Desempenho: O YouTube mede o desempenho com métricas como taxa de cliques, duração média da vista, percentagem média vista, gostos, aversões, e inquéritos aos telespectadores Essencialmente, depois de carregar um vídeo, o algoritmo mostra-o a alguns utilizadores na página inicial, e se apela, envolve e satisfaz esses espectadores (ou seja, eles clicam nele, vêem-no até ao fim, gostam dele, partilham-no, etc.) então é oferecido a cada vez mais espectadores nas suas páginas iniciais.
  • Personalização: No entanto, o YouTube não é um separador de tendências. A personalização significa que o YouTube oferece vídeos a pessoas que ele pensa que são relevantes para os seus interesses com base no seu comportamento passado Se um usuário gosta de certos tópicos ou assiste a muitos de um canal em particular, mais do mesmo será oferecido. Este fator também é sensível a mudanças de comportamento ao longo do tempo à medida que os interesses e afinidades de uma pessoa aumentam e desaparecem.

Como o YouTube determina o seu algoritmo de vídeo sugerido

Ao sugerir vídeos para as pessoas verem próximo Depois de uma pessoa ter visto alguns vídeos durante uma visita, o algoritmo tem mais uma ideia sobre o que uma pessoa está interessada hoje, por isso oferece algumas opções no lado direito da tela:

Aqui, além do desempenho e da personalização, o algoritmo é mais provável que seja recomendado:

  • Vídeos que são frequentemente vistos em conjunto
  • Vídeos relacionados topicamente
  • Vídeos que o usuário já assistiu no passado

Dica profissional: Para os criadores, usar o YouTube Analytics para verificar quais outros vídeos o seu público assistiu pode ajudá-lo a perceber quais são os temas mais amplos ou relacionados e quais são os interesses do seu público.

Dica Pro #2: Fazer uma sequela do teu vídeo de maior sucesso é uma técnica experimentada e verdadeira. Ryan Higa tornou-se viral com um vídeo sobre técnicas de canto - ele só deixou cair a sequela três anos depois, mas o timing depende de ti, na verdade.

Como o YouTube determina o seu algoritmo de pesquisa

O YouTube é tanto um motor de pesquisa como uma plataforma de vídeo, o que significa que um pouco de conhecimento de SEO é importante.

Claro, às vezes as pessoas vão ao YouTube para caçar um vídeo específico para assistir (olá de novo, amendoim butter baby). Mas mesmo assim, o algoritmo decide como classificar os resultados da busca quando você digita "amendoim butter baby".

Como você consegue que o seu vídeo fique perto do topo da pesquisa?

  • Palavras-chave: O algoritmo de pesquisa do Youtube baseia-se nas palavras-chave que utiliza nos metadados do seu vídeo para decidir sobre o que é o seu vídeo. Por isso, se quiser que o seu vídeo apareça quando as pessoas procuram vídeos sobre cirurgia laparoscópica, provavelmente quer incluir essas duas palavras. (Temos muito mais conselhos de palavras-chave abaixo, por isso continue a ler).
  • Desempenho: Após o algoritmo ter decidido qual é o seu vídeo, ele testará essa hipótese, mostrando-o às pessoas nos resultados da pesquisa. É quando o desempenho (taxa de cliques, tempo de assistir, gostos, feedback da pesquisa, etc.) se torna importante. Se o seu vídeo apela e satisfaz as pessoas que procuram as suas palavras-chave, ele será mostrado a ainda mais pessoas, e subirá nas SERPs.

7 dicas para melhorar o seu alcance orgânico no YouTube

Tudo o que foi dito, quando se trata de trabalhar com o algoritmo do YouTube, lembre-se que o algoritmo segue a audiência Se você já tem um plano de marketing no YouTube, estas dicas vão ajudá-lo a aumentar o impacto do seu canal junto aos seus telespectadores.

Faça a sua pesquisa por palavra-chave

Não há nenhum ser humano sentado na sede do YouTube a ver o seu vídeo e a classificá-lo.

Em vez disso, o algoritmo olha para os seus metadados à medida que decide sobre o que é o vídeo, quais vídeos ou categorias estão relacionados e quem pode querer vê-lo.

Quando se trata de descrever o seu vídeo para o algoritmo, você quer usar linguagem precisa e concisa que as pessoas já estão usando quando procuram .

Como o YouTube é tanto um mecanismo de busca quanto uma plataforma de vídeo, você pode conduzir sua pesquisa por palavra-chave da mesma forma que faria para um post de blog ou uma cópia da web: usando ferramentas gratuitas como o Google Adwords ou SEMrush.

Bónus: Baixe o plano gratuito de 30 dias para fazer crescer seu YouTube rapidamente O Youtube é um livro de exercícios diário com desafios que o ajudarão a iniciar o crescimento do seu canal no Youtube e a acompanhar o seu sucesso. Obtenha resultados reais após um mês.

Obtenha o guia grátis agora mesmo!

Uma vez identificadas as suas palavras-chave primárias, você vai querer usá-las em quatro lugares:

  • No nome do arquivo do vídeo (ou seja, laparoscopic-appendectomy.mov)
  • No título do vídeo (usando uma linguagem natural cativante como "Apendicectomia laparoscópica passo a passo na vida real")
  • Na descrição do vídeo do YouTube (especialmente dentro das duas primeiras linhas, acima da dobra)
  • No script do vídeo (e portanto nas legendas e legendas fechadas do vídeo - o que significa carregar um arquivo SRT).

Mas há um lugar em que tu... não o fazer precisa de colocar as suas palavras-chave:

  • No vídeo, as tags "desempenham um papel mínimo na descoberta do vídeo" e são mais úteis se a sua palavra-chave ou nome do canal estiver frequentemente mal escrita (ou seja, laporoscópica, lapparascópica, apendicectomia, apendicectomia, etc.)

Impossibilitar que as pessoas resistam a clicar na miniatura do seu thumbnail

Mas sem ser clickbaity, obviamente.

"Apelo" é a palavra que o YouTube usa para descrever como um vídeo atrai uma pessoa a correr um risco (embora menor) e ver algo novo. Para maximizar o apelo do seu vídeo:

  • Carregue uma miniatura personalizada (e mantenha o estilo visual consistente em todas as suas miniaturas)
  • Escreva um título intrigante e cativante - do tipo que você não pode não clicar em
  • Lembre-se que a primeira frase ou assim da descrição aparecerá em busca, por isso torne-a interessante e relevante.

Por exemplo, o canal de comentários da cultura pop de Tee Noir usa um modelo consistente e enérgico: miniaturas com o seu rosto (com uma emoção clara), e títulos conversacionais, diretos. A imagem de fundo quase sempre informa o título de alguma forma, criando um pacote com um clique convincente.

Fonte: Tee Noir

Mantenha as pessoas a ver o seu vídeo, e todos os seus vídeos

Uma vez que você tenha um espectador assistindo a um vídeo, torne mais fácil para ele continuar assistindo ao seu conteúdo e ficar dentro do ecossistema do seu canal. Para isso, use:

  • Cartões: sinalize outros vídeos relevantes no seu vídeo
  • Telas finais: terminar com um CTA para assistir a outro vídeo relevante
  • Listas de reprodução: de vídeos topicamente semelhantes
  • Marcas de água de assinatura (para mais informações sobre como converter espectadores em assinantes, leia nosso guia para obter mais assinantes no YouTube)

Dica profissional: Fazer uma série de vídeos é uma ótima maneira de capitalizar um pico recente nos telespectadores.

Se um vídeo do seu filho de 12 anos cantando uma capa se tornou viral, talvez mais capas estejam em ordem. Você pode publicar uma série de uma só vez para assistir binge watching, ou deixá-las cair regularmente para manter as pessoas voltando, dependendo da sua estratégia.

Atrair pontos de vista de outras fontes

Vistas que não vêm do algoritmo do YouTube ainda podem informar o seu sucesso com o algoritmo. Por exemplo: anúncios do YouTube, sites externos, promoção cruzada nas redes sociais e parcerias com outros canais ou marcas podem ajudá-lo a ganhar pontos de vista e assinantes, dependendo da sua estratégia.

O algoritmo realmente não vai punir o seu vídeo por ter muito tráfego vindo de fora do site (um post de blog, por exemplo). Isso é importante porque as taxas de cliques e a duração da visualização muitas vezes se acumulam quando a maior parte do tráfego de um vídeo é de anúncios ou de um site externo.

De acordo com a equipa de produtos do YouTube, o algoritmo só presta atenção ao desempenho de um vídeo em contexto Assim, um vídeo que tenha um bom desempenho na página inicial será exibido para mais pessoas na página inicial, não importa como as suas métricas das visualizações do blog.

Dica profissional: Incorporar um vídeo do YouTube no seu blog ou site é ótimo tanto para o Google SEO do seu blog quanto para a visão do seu vídeo conta no YouTube. Assim mesmo:

Envolva-se com comentários e outros canais

Para que seu público cresça, você precisa nutrir suas relações com seus telespectadores. Para muitos telespectadores, parte do apelo do YouTube é sentir-se mais próximo dos criadores do que das celebridades tradicionais.

A construção de relacionamentos com seus telespectadores e outros criadores pode construir pontes que o ajudarão até o fim. As ferramentas de engajamento comunitário do SMMExpert são uma ótima maneira de ficar por cima disso.

Dar às pessoas o que elas querem

Mais do que qualquer outra coisa, em tempo de saturação de conteúdo, as pessoas querem qualidade. O algoritmo prioriza a satisfação de cada usuário individual. Então, encontre seu nicho de mercado e se incline para ele.

Para ajudar, o YouTube diz que está trabalhando para coletar mais métricas de satisfação e fornecê-las aos criadores em suas análises.

Como o Yorkshireman Danny Malin descobriu quando o seu canal no YouTube Rate My Takeaway ficou viral em 2020, assim que encontrar a sua fórmula, lave e repita.

Dica profissional: Embora o YouTube certamente suporte a ideia de fazer upload de forma consistente para construir e manter uma relação com o seu público, é um mito que o algoritmo irá puni-lo por publicar com demasiada frequência ou sem frequência suficiente. O crescimento do público não tem correlação com o tempo entre os uploads.

Evolua experimentando

Ao mesmo tempo, ficar de olho no Google Trends e deixar espaço para a experimentação significa que você não vai ficar para trás quando o zeitgeist se virar em um centavo. (Estou olhando para você, jeans magricelas).

Tire coragem do fato de que, se uma experiência realmente bombardear, aquele vídeo de baixo desempenho não vai rebaixar o seu canal ou vídeos futuros de forma alguma. (A menos que você tenha realmente alienado o seu público ao ponto de eles não quererem mais assistir você).

Aumente sua audiência no YouTube mais rapidamente com o SMMExpert. A partir de um painel de controle, você pode gerenciar e agendar vídeos do YouTube junto com conteúdo de todos os seus outros canais sociais. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Aumente seu canal no YouTube mais rapidamente com o SMMExpert Facilmente modere comentários, agende vídeos e publique no Facebook, Instagram e Twitter.

Teste grátis por 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.