Como Utilizar a Análise do Twitter: O Guia Completo para Profissionais de Marketing

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

Antes de terminar de ler as palavras análise do Twitter O segredo para desbloquear o seu potencial de crescimento nas redes sociais está na sua análise do Twitter.

A sério.

Continue lendo para descobrir o que seu público quer, identifique seus Tweets com melhor desempenho e desbloqueie os principais insights que o ajudarão a refinar sua estratégia de marketing nas mídias sociais.

Neste guia completo de análise do Twitter, você vai aprender:

  • As mais importantes métricas do Twitter a seguir
  • Por que você deve rastreá-los
  • 5 ferramentas que pouparão tempo e acelerarão o crescimento
  • E, como é que se pode usar o Twitter Analytics

Bónus: Obtenha um modelo gratuito de relatório analítico das redes sociais que lhe mostra as métricas mais importantes a seguir para cada rede.

O que são análises do Twitter?

O Twitter Analytics permite que você acompanhe e veja as principais métricas, como ganho/perda de seguidores, impressões, taxa de engajamento, retweets e muito mais. A ferramenta existe desde 2014 e está disponível para todos os usuários do Twitter, incluindo contas pessoais e comerciais.

O uso do Twitter Analytics para negócios ajuda você a tomar decisões orientadas por dados sobre sua estratégia de mídia social. Armado com dados, você pode otimizar suas campanhas no Twitter para obter melhores resultados e mais seguidores, sem adivinhar se o seu plano vai funcionar ou não.

Os benefícios de rastrear a análise do Twitter

Os 3 principais benefícios de usar o Twitter Analytics são:

Aprender o que o seu público realmente quer

Através da análise do Twitter, você encontrará valiosas percepções do público que lhe dirão a que seus seguidores respondem mais. Textos? Fotos? Vídeo? Enquetes? GIFs de gatos? Tudo isso, mas só aos domingos?

Sem dados, você nunca saberá com certeza que tipo de conteúdo será um sucesso e o que falhará a marca.

Acompanhamento do seu crescimento

Deite fora suas planilhas e deixe a matemática para análise no Twitter. Acompanhe os ganhos ou perdas mensais do seu seguidor e veja as tendências de crescimento ao longo do tempo.

Ter dados analíticos permite que você veja que tipos de conteúdo estão lhe dando novos seguidores (ou afastando as pessoas).

Descobrir o melhor momento para postar

Quando encontro um amigo para jantar, a primeira pergunta que me fazem não é como eu sou. Perguntam-me: "Qual é a melhor altura para publicar no Twitter?"

OK, nem por isso. Mas é isso que queres saber, certo? O segredo é que não há tempo perfeito para todos. Depende de quando o teu público está online e se eles abrangem vários fusos horários.

Com a análise do Twitter, você pode saber quando os seus Tweets estão recebendo o máximo de envolvimento. Você será capaz de ver padrões para quais horas do dia funcionam melhor. Não se estresse muito sobre isso, no entanto: 42% dos usuários americanos verificam o Twitter uma vez por dia, e 25% verificam várias vezes ao dia.

Quer a resposta fácil? Muito bem, muito bem, a melhor hora para postar é às 8 da manhã às segundas e quintas-feiras. Feliz agora?

O que você pode rastrear com a análise do Twitter?

Aqui está o que você pode descobrir com a análise do Twitter.

A página do painel de instrumentos

Isto é o que você vê quando navega pela primeira vez para a análise do Twitter. Ele mostra-lhe uma visão mensal das suas estatísticas de topo, incluindo as suas:

  • Top Tweet (por número de impressões)
  • Menção máxima (por compromissos)
  • Top media Tweet (aqueles que incluem uma imagem ou vídeo)
  • Top follower (a pessoa com mais seguidores que começou a segui-lo no mês corrente)

Também inclui um pequeno resumo da sua actividade nesse mês.

Fonte: Twitter

A página dos Tweets

A seguir, ao longo do menu superior, encontra-se Tweets Como você pode ver na minha conta do Twitter, eu ganhei ouro no dia 23 de novembro, ganhando mais impressões do que eu normalmente ganho. O gráfico é uma maneira útil de ver rapidamente as tendências de conteúdo em um relance.

Você pode ver todas as impressões e taxas de compromisso dos seus Tweets no período de tempo escolhido, que é o padrão dos últimos 28 dias. É também aqui que você vê as estatísticas dos seus Tweets Promoted (publicidade paga).

Ao longo do lado direito, você também pode ver a sua média:

  • Taxa de engajamento
  • Cliques de ligação
  • Retweets
  • Gosta
  • Respostas

Você também pode clicar em um Tweet individual para obter estatísticas detalhadas:

Fonte: Twitter

A página de vídeo

Sob a aba "Mais" no topo, você encontrará a página de vídeo. No entanto, esta página mostra apenas estatísticas para conteúdo de vídeo carregado através do Media Studio do Twitter ou para anúncios de vídeo Promoted.

Como a página dos Tweets, você pode ver estatísticas similares de engajamento em vídeo aqui:

  • Vistas
  • Taxa de conclusão (quantas pessoas assistiram até o final)
  • Total de minutos de vídeo visualizados
  • Taxa de Retenção

Você também pode ver análises mais detalhadas em Estúdio de Mídia do Twitter como quando o seu público está online e os principais Tweets e comentários que as pessoas estão a dizer sobre si.

A página de acompanhamento da conversão

Também na aba "Mais" está a página de acompanhamento da conversão. Para usá-la, você primeiro precisa configurar o acompanhamento da conversão do Twitter no seu site. Depois de configurado, você verá os dados de conversão para os Anúncios do Twitter aqui e pode exportá-los como um arquivo .CSV.

Fonte: Twitter

O Painel de Informações de Negócios

Finalmente, o Twitter tem uma página Business Insights personalizada: "Oh, ele está localizado em algum lugar fácil de encontrar e/ou dentro do restante do painel analítico do Twitter?" você pode perguntar, e a resposta é não, de forma alguma.

Na verdade eu tropecei nele por acidente. Você pode encontrá-lo na seção do Twitter para Negócios em Publicidade -> Analíticos .

Depois, desça até ao fundo e clique em Visite o seu agora sob o Painel de Insights de Negócios cabeçalho.

Et voilà! Algumas idéias moderadamente úteis no Twitter, como esta:

Limpa a minha cópia. Porque é que eu devia... Tu sequer... saiba quem sou eu, Twitter?

OK, então agora que você sabe o que a análise do Twitter pode fazer, aqui está como encontrá-lo.

Como verificar a sua análise do Twitter

Como acessar a análise do Twitter via desktop

Abra o Twitter no seu navegador e clique em Mais no menu do lado esquerdo. Vai ver Analíticos como uma opção a meio caminho. Isto vai levá-lo para a sua página no painel de análise do Twitter.

Como acessar a análise do Twitter no celular

No aplicativo Twitter móvel, você não pode ver o painel de análise completo - mas pode ver a análise de Tweets individuais. Encontre-o tocando em um Tweet e depois tocando em Ver Actividade Tweet .

Como acessar a análise do Twitter com o SMMExpert

Você pode ver a sua análise completa do Twitter dentro do SMMExpert, juntamente com os dados de todas as suas outras plataformas sociais. Não há mais caçadas ao redor de cada plataforma para as métricas que você precisa rastrear - está tudo na ponta dos seus dedos.

Você pode encontrar o SMMExpert Analytics ao longo do menu esquerdo no seu painel de instrumentos, rotulado Analíticos .

Acompanhar a sua análise do Twitter (e análise para todas as suas plataformas!) no SMMExpert permite que você o faça:

  • Poupe uma tonelada de tempo, tendo tudo o que precisa para todas as suas contas num só lugar.
  • Crie e exporte relatórios personalizados para que você possa acompanhar as métricas das mídias sociais mais importantes para a sua empresa.
  • Estabelecer benchmarks e acompanhar o crescimento.
  • Obtenha insights sobre os melhores momentos para postar e sobre o ROI geral da sua campanha.

Bónus: Obtenha um modelo gratuito de relatório analítico das redes sociais que lhe mostra as métricas mais importantes a seguir para cada rede.

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.