Como Planejar uma Campanha Vencedora de Cross-Plataforma: Dicas e Exemplos

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Kimberly Parker

Se a sua marca tem contas em múltiplas redes sociais, o seu trabalho envolve fazer malabarismos com métricas, audiências e objectivos específicos para cada plataforma. Dar sentido a tudo isto e manter uma presença activa e com a marca nas redes pode ser um desafio.

Quer saber como transformar um monte de idéias espalhadas nas mídias sociais em uma campanha coesa e poderosa, que aproveite as melhores oportunidades de cada plataforma? Você veio ao lugar certo!

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O que é uma campanha transversal?

As campanhas multiplataforma são campanhas de mídia social realizadas em múltiplas plataformas. Elas atendem ao seu público onde estão com mensagens adaptadas a cada plataforma que gera consciência, interesse e conversões.

Ao criar conteúdo original alinhado com o espírito de cada plataforma, o seu marketing torna-se uma experiência omnichannel sem falhas em vez de "aquele sentimento de anúncio" de que as pessoas estão ansiosas por fugir. Além disso, adaptar a sua campanha às especificações de publicação de cada plataforma significa que você terá a melhor chance do seu público realmente se envolver com você.

Quais são os benefícios das campanhas entre plataformas?

Além de evitar que você pareça um tolo quando o Twitter corta suas 400 palavras mestras no LinkedIn em 280 caracteres, há muitos benefícios para campanhas de plataforma cruzada:

  • Diferentes plataformas se adequam a diferentes objetivos. Por exemplo, você pode estar construindo consciência na Instagram e no Twitter, mas convertendo a partir de anúncios do Facebook.
  • Algumas plataformas são visuais, outras são baseadas em texto. Uma estratégia multiplataforma garante que seu conteúdo faça sentido onde ele é postado.
  • Elas têm maior alcance do que as campanhas de plataforma única, ou campanhas de "copiar e colar" (reciclando as mesmas legendas e imagens, mesmo que não estejam otimizadas para as especificações da plataforma).
  • Uma marca consistente constrói a lealdade e a confiança.

9 dicas para planejar uma campanha vitoriosa em todas as plataformas

1. ter um plano

Se a sua actual estratégia de campanha publicitária consiste em "Promover o lançamento de novos produtos", então precisamos de ter uma conversa.

Certifique-se de que cada plano de campanha que você montar inclui metas S.M.A.R.T., pesquisa de audiência, quem está fazendo o quê e prazos para postar. Use o nosso modelo de campanha gratuito e multiplataforma para garantir que você está começando forte.

2. estabelecer objectivos específicos da plataforma

OK, além das metas da campanha, estabeleça metas para cada uma das plataformas que você vai usar também.

Algumas dessas metas fluirão naturalmente, uma vez que certas plataformas estão voltadas para metas específicas.

  • Instagram: Conteúdo visual criativo, como carretéis e histórias, para promover o engajamento e a descoberta.
  • Pinterest: Produto e visuais focados em compras para conduzir conversões.
  • LinkedIn: Campanhas de marketing focadas em B2B e construção de marca.
  • ...avisa a tua avó. (Está bem, está bem, a brincar.)
  • E assim por diante, para todas as plataformas da sua campanha.

Claro que cada plataforma pode ter vários objectivos. Por exemplo, pode usar o Pinterest tanto para o reconhecimento da marca como para as conversões de condução. Mas de um modo geral, defina um ou dois objectivos por plataforma a focar.

3. dizer não a copiar pasta

É bom repetir uma frase chave durante toda a sua campanha mas você definitivamente quer evitar usar a mesma palavra por palavra cópia e visuais em vários canais.

Isso derrota o propósito de uma "campanha multiplataforma", certo?

Cada plataforma de mídia social é diferente, desde quantos caracteres ou hashtags você consegue usar até o desempenho de certos tipos de conteúdo. Otimize seu conteúdo para as especificações postais e demográficas alvo de cada plataforma.

Além disso, informações privilegiadas as pessoas sempre dizem, como "link in bio" no Instagram ou a última tendência da dança no TikTok. Essas frases só fazem sentido na plataforma em que devem estar, como neste anúncio de eventos curtos, mas doces, de Peter McKinnon.

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Um post compartilhado por Peter McKinnon (@petermckinnon)

4. estar disponível para conversar

Não poste e fantasma!

A mídia social é uma via de mão dupla. Seus clientes esperam poder falar com você. Na verdade, 64% deles preferem enviar uma mensagem a você do que ligar para um número 1-800 para pedir ajuda.

Responder rapidamente aos comentários e mensagens directas para responder às perguntas dos clientes e encorajar o envolvimento.

Não entre em pânico: SMMExpert Inbox torna a gestão dos seus comentários e DMs em todas as plataformas rápida e indolor. Ao compilar todas as suas notificações em um só lugar, você pode responder rapidamente aos seus seguidores e ter certeza de que você não está perdendo nada.

A melhor parte? Você pode atribuir respostas aos membros da equipe ou ver apenas os comentários que precisam de uma resposta. Seus gerentes de mídia social podem trabalhar juntos de forma eficiente.

Além de responder nas redes sociais, facilite aos clientes fazer perguntas rapidamente pré ou pós-compra a partir do seu site.

Aplicativos de bate-papo ao vivo são ótimos tanto para o seu site quanto para os canais sociais, como o Facebook Messenger. Ferramentas como o Heyday podem usar o bate-papo AI ao vivo para manter os custos baixos, ou permitir que seus representantes de atendimento ao cliente (humanos) conversem com os clientes para obter o melhor serviço.

Se a sua equipa vai lidar com conversas, a Heyday organiza mensagens e permite que as atribua a pessoas específicas ou arquive tópicos antigos. Desta forma, todos os clientes recebem respostas rápidas.

5. usar estratégias pagas e orgânicas em conjunto

Assim como você não bancaria toda a sua campanha em uma rede social, você não confiaria apenas no tráfego orgânico, certo?

Isso não significa que você deve pressionar o botão "promover" em cada post para aumentá-lo como um anúncio. Nem tudo precisa de um alcance ampliado com um orçamento por trás. Mas se seus posts orgânicos não estão recebendo muita tração, tente aumentar um pouco mais do que o normal para ver se isso traz a sua opinião e compromisso.

Alternativamente, se um posto orgânico está realmente a descolar, porque não dar-lhe um empurrão extra, promovendo-o?

Pense no que você deve promover versus o que não deve.

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Para anúncios de aquisição, concentre-se numa mensagem chave - como a adaptabilidade deste saco - e ainda melhor se puder adicionar algo apelativo, como um design único ou, neste caso, um vídeo.

Você pode fazer o processo de manuseio de postos sociais orgânicos e pagos lado a lado com as ferramentas certas.

SMMExpert Social Advertising torna possível criar, agendar e revisar conteúdo orgânico e pago, facilmente puxar análises acionáveis e construir relatórios personalizados para provar o ROI de todos seus postos - a partir de um painel de instrumentos fácil de usar.

Com uma visão geral unificada de todas as atividades de mídia social, você pode agir rapidamente para fazer ajustes informados de dados em campanhas ao vivo (e obter o máximo do seu orçamento). Por exemplo, se um anúncio está indo bem no Facebook, você pode ajustar os gastos com anúncios em outras plataformas para apoiá-lo. Na mesma nota, se uma campanha estiver falhando, você pode pausá-la e redistribuir o orçamento, tudo isso sem deixar o seu SMMExpertpainel de instrumentos.

6. optimizar os seus perfis para vendas

Muitas vezes, o seu conteúdo vai direcionar as pessoas para uma página de destino ou para o seu site para tomar uma ação: inscrever-se em um evento, fazer uma compra, etc.

Mas nem todos os postos precisam de empurrar as pessoas para fora do local.

Enquanto o comércio social não é novidade, as pessoas estão comprando coisas diretamente da mídia social mais a cada ano. A pandemia só tem servido para reforçar isso, com as compras na mídia social previstas para crescer 30% ao ano até 2026.

Fonte: Statista

Para otimizar seus perfis para o comércio social, tente:

A Instagram coloca sua biografia e seu link na frente e no centro. Mas, como a maioria das outras plataformas, você só tem um link, então faça com que ele conte.

Adicione uma chamada à ação em sua biografia e altere seu link para ser relevante à sua campanha ou mensagens atuais, ou direcione esse link para uma página contendo vários links. Deixe claro por que os usuários devem clicar no link e o que eles vão obter dele.

No Facebook, você pode personalizar um botão de ação para aparecer no seu perfil.

Para as empresas de software, isso é muitas vezes um botão "Sign Up", mas há muitos para escolher, tais como links para reservas online, envio de e-mail, chamadas e muito mais.

Incluindo termos de busca em seu nome ou nome de usuário

Dependendo do nome da sua empresa, isto pode não fazer sentido, mas tente incluir uma palavra-chave sobre o que você faz no seu nome de usuário ou no campo do nome no seu perfil.

A Instagram utiliza esses campos na busca, para que isso possa ajudá-lo a ser descoberto. Por exemplo, aqui está o que a busca por "móveis" traz à tona:

Algumas marcas têm a palavra em seu nome de usuário, como @wazofurniture, outras em seu perfil, como @qlivingfurniture.

Muitas outras plataformas sociais operam sua busca da mesma maneira, como o Facebook e o Pinterest.

Como ser verificado

Muitas plataformas usam uma marca de verificação azul para mostrar que a marca ou pessoa é o verdadeiro negócio. Isso ajuda a construir confiança e indica que os usuários encontraram o perfil certo (contra uma versão falsa ou não-oficial).

Cada plataforma tem suas próprias regras, mas se você cumprir os requisitos para cada uma de suas redes, solicite a verificação.

7. rastreie a sua análise

O rastreamento de resultados é importante para qualquer campanha, mas é essencial em campanhas multiplataforma. Você precisa unir tudo para formar uma imagem coesa de como a campanha foi e o que você pode mudar da próxima vez.

Parece que estás a tentar gravar um documento em pedaços, certo? Tens de encontrar todos os relatórios, compará-los, comparar o desempenho...

Não se você usar uma ferramenta analítica de mídia social. Por exemplo, o SMMExpert Analytics faz tudo isso por você.

Tudo o que você tem que fazer é fazer login e o SMMExpert Analytics está lá, compilando todas as suas plataformas de mídia social em um relatório fácil de entender, cruzando plataformas e totalmente personalizável.

E, indo um passo além dos números, o SMMExpert Impact coloca tudo isso em perspectiva. Ele mede o ROI real do seu marketing de mídia social - orgânico e pago - e traduz isso em estatísticas, dados visuais e insights que são fáceis de compartilhar com as partes interessadas.

Os tags UTM são apenas pequenos códigos de texto que você adiciona para vincular URLs para definir a fonte do tráfego.

Estes são especialmente úteis para campanhas entre plataformas para descobrir de onde veio a maioria dos seus leads e quais os tipos de conteúdo que mais tráfego geraram.

Por exemplo, se o meu objectivo é converter pessoas numa página de destino, então provavelmente estou a ligar-me a isso:

  • Email marketing
  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • + outros canais sociais
  • O meu site

E eu até podia estar a ligar-me a ele:

  • Parceiros afiliados
  • Sites de conteúdo livre, tais como Medium ou Quora
  • Anúncios pagos

Adicionar uma tag UTM única a cada um dos links que uso nessas plataformas me permitirá rastrear, com certeza, de onde os usuários vieram até minha página de destino. Você pode criar tags UTM gratuitamente com ferramentas como o Construtor de URLs da Campanha do Google.

Quando se trata de posts em redes sociais, aqui está como adicionar facilmente tags UTM no SMMExpert:

9. agende o seu conteúdo

Por último, mas não menos importante, para que uma campanha entre plataformas funcione (ou qualquer campanha, realmente), você precisa planejar e programar seu conteúdo com antecedência.

Quero dizer, é uma coisa inteligente a fazer, mas planear com antecedência também o fará:

  • Certifique-se de que os seus posts se complementam através das plataformas (por exemplo, você não está anunciando um novo produto em apenas um canal enquanto esquece os outros, etc).
  • Eliminar erros.
  • Libere o tempo de sua equipe para responder aos comentários, aprender as danças TikTok, criar mais conteúdo e tudo mais, exceto se preocupar com o que postar em seguida.
  • Criar uma programação de lançamento consistente para manter o engajamento alto.

Consegues adivinhar o que vou dizer a seguir?

Sim, o SMMExpert pode agendar o seu material. Já dissemos isso. Mas o que você pode não saber é que o SMMExpert também pode dizer-lhe a melhor altura para publicar, com base nas suas estatísticas de audiência únicas:

3 exemplos inspiradores de campanhas de mídia social interplataformas

1. Turn Down para a Roda do Tempo

Embora você possa não ter um orçamento tão grande como a Amazon, você tem que admirar o poder narrativo por trás da campanha deles para seu novo show, A Roda do Tempo. Ela foi lançada com uma campanha maciça e transversal que consiste em todas as bases orgânicas - mídia social, mídia própria, etc - além de anúncios pagos que fizeram um esplendor.

O espetáculo é sobre um mundo de fantasia imersivo, então que melhor maneira de atrair as pessoas para ele do que literalmente atraí-las para ele? A Amazon colocou este outdoor selvagem em 3D no Piccadilly Circus de Londres.

As forças do Dark One chegaram a Londres, Piccadilly Circus, mas Moiraine se levanta para conhecê-los. #TheWheelOfTime estreia no dia 19 de novembro, venha se juntar à luta? ⚔️ pic.twitter.com/1C2VEsWVT2

- Prime Video UK (@primevideouk) 15 de Novembro de 202

Sim, está a saltar do cartaz porque... mágico .

Além dessa estratégia de marketing para engajar o público, a Amazon também teve em mente os fãs hardcore da série de livros em que o programa se baseia. A Amazon engajou criadores menores dentro do fandomblé de livros existentes para criar emoção entre seu público alvo principal, incluindo a criação de um after-show livestream oficial.

Essas execuções foram combinadas com todos os conceitos básicos como anúncios de Prime Video, redirecionamento de anúncios, conteúdo social orgânico envolvente e muito mais.

O que tudo isso levou a Amazon? Apenas o maior lançamento para o Amazon Prime de todos os tempos, o show número 1 do mundo e mais de 1,16 bilhões de minutos nos primeiros 3 dias da estréia. Mas pelo menos 50.000 desses eram eu, com certeza.

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2. trazendo nostalgia para o futuro

A Coca-Cola incluiu o Papai Noel em sua campanha de férias por décadas. Sua campanha de férias de 2021 tocou nesse sentimento de nostalgia durante uma época em que o mundo parecia precisar mais de uma fuga, já que a pandemia global se estendeu por quase dois anos.

Felizmente, o Wi-Fi chegou ao Pólo Norte, já que a Coca-Cola ofereceu não só uma campanha emocionante sobre a magia do Natal, mas também saudações ao vivo e personalizadas do próprio Papai Noel, graças a uma parceria com Cameo.

A campanha realizou com sucesso um objectivo complicado: dar aos seus clientes o que eles realmente querem - ligação e a magia da época - de uma forma que combine o melhor da sua marca com novos meios de comunicação.

3. Guinness capta perfeitamente um momento no tempo.

Um gato branco deitado num caixote do lixo. Um carrinho de compras em lona. Uma máquina de lavar a espuma. O que é que estas coisas têm em comum?

Guinness leu a mente de muitos dos seus clientes ao montar esta campanha intitulada #LooksLikeGuinness, apresentando imagens criativas de coisas que nos lembram, em cor e forma, da cerveja icônica.

Os pubs de todo o Reino Unido voltaram a abrir em Maio de 2021, após um extenso encerramento. O Guinness sabia que a sua leal base de clientes não tinha ido ao pub por uma cerveja com os amigos e correu com a ideia. Sabe quando está a pensar em algo e começa a vê-lo em todo o lado? O anúncio era simples e capturou essa sensação bem, terminando com uma nota esperançosa de: "Coisas boas vêm para aqueles que esperam".

A marca levou-o multi-plataforma pedindo aos fãs que compartilhassem fotos de coisas que os lembrassem do Guinness com a hashtag #LooksLikeGuinness.

O resultado? O Guinness foi a marca mais falada nas redes sociais durante a semana em que os pubs reabriram e ganhou uma taxa de engajamento 350% maior do que o padrão de referência.

Mantenha o seu dedo no pulso de todas as suas campanhas multiplataforma com as ferramentas exclusivas do SMMExpert, incluindo a Caixa de Entrada para gerenciamento de engajamento e Impacto para medir facilmente o ROI de suas campanhas de mídia social orgânica e paga.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.