9 Tipos de Mídias Sociais e Como Cada Uma Pode Beneficiar o Seu Negócio

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Kimberly Parker

Quando você está pensando em criar uma estratégia de mídia social para o seu negócio, algumas plataformas líderes provavelmente vêm à mente imediatamente: Facebook, Instagram, Twitter, e talvez YouTube ou Pinterest, dependendo da sua indústria.

No entanto, existem muitos tipos de sites de mídia social por aí, com novas plataformas e formatos surgindo no mercado. Alguns deles são nicho, enquanto outros têm o potencial de se tornar o próximo Instagram ou TikTok.

Uma coisa que mudou desde os primeiros tempos das mídias sociais é que muitas plataformas costumavam se concentrar em uma função, como redes sociais ou compartilhamento de imagens. Agora, a maioria das plataformas de mídia social estabelecidas se expandiram para incorporar streaming ao vivo, realidade aumentada, compras, áudio social, e muito mais.

Então, em vez de lhe dar descrições de alto nível do Facebook, Twitter e LinkedIn (você pode encontrar isso em qualquer lugar!), nós agrupamos uma grande variedade de plataformas em nove categorias gerais que se concentram em casos de uso específico e o que as empresas podem realizar ao usá-las.

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Como escolher os melhores tipos de redes sociais para o seu negócio

Com o número cada vez maior de plataformas de mídia social, pode ser avassalador perguntar constantemente se cada uma delas vale o seu tempo.

Para evitar gastar muito do seu tempo aprendendo as cordas de cada nova plataforma, deixe a sua estratégia de marketing de mídia social guiar as suas decisões, e só se junte às redes que apoiam os seus objetivos.

Siga estas três dicas para construir seus próprios critérios que o ajudarão a avaliar qualquer nova plataforma de mídia social, não importa o que seja ou como ela funcione.

Gerentes de mídias sociais saltam para uma breve chamada para ouvir sobre uma nova plataforma que deveríamos estar em pic.twitter.com/sagFLxpuiM

- WorkInSocialTheySaid (@WorkInSociaI) 27 de Abril de 202

Conheça o seu público

A primeira pergunta que você deve fazer antes de se juntar a uma nova plataforma de mídia social é: onde está o seu público ?

Faz mais sentido ir onde o seu público já se encontra do que juntar-se a uma nova plataforma e atrair o seu público para ela.

A segunda coisa a entender é como o seu público está usando essa plataforma Que tipo de conteúdo procuram? Que tipos de contas seguem? São consumidores passivos ou criadores de conteúdo?

Para obter informações detalhadas sobre como as pessoas usam diferentes plataformas de mídia social, mergulhe em nosso relatório State of Digital 2021.

Fonte: Relatório Digital 2021

Mantenha-se actualizado com as estatísticas das redes sociais

Sempre que surge uma nova plataforma de mídia social, é essencial saber a diferença entre um objeto novo e brilhante e uma plataforma em rápido crescimento que tem potencial para colar.

Embora ninguém possa dizer o futuro, uma maneira de saber se uma plataforma tem poder de permanência é comparar suas estatísticas com as plataformas de mídia social estabelecidas.

Se não tens a certeza onde encontrar estatísticas recentes, temos-te protegido:

  • Estatísticas Instagram
  • Estatísticas do Facebook
  • Estatísticas do Twitter
  • Estatísticas do YouTube
  • Estatísticas de Interesse
  • Estatísticas TikTok

Alinhe-se aos seus principais objectivos de negócio

Pergunte-se: que plataformas correspondem melhor aos meus objectivos de negócio?

Por exemplo, se um de seus objetivos é aumentar o conhecimento sobre um novo produto ou serviço que possa se beneficiar de tutoriais em vídeo, você deve se concentrar em plataformas somente de vídeo (como YouTube e Vimeo) ou formatos de vídeo disponíveis nos sites em que você já está ativo (como Instagram Stories e Reels, Facebook Live, etc.).

Predição das redes sociais:

Os anos 2020 verão uma explosão de novas plataformas. Impossível para as marcas terem uma presença ativa em todos, elas se comprometerão totalmente com apenas 2 ou 3. As habilidades de marketing necessárias serão comunicação e criatividade, pois você poderá aprender novas plataformas em movimento.

- Matthew Kobach (@mkobach) 18 de fevereiro de 202

Tipos de plataformas e formatos de mídias sociais que você deve conhecer em 2021

1. plataformas e formatos de áudio social

Exemplos: Clubhouse, Espaços no Twitter, Spotify

Usado para: Ouvir conversas ao vivo sobre temas específicos.

Como o seu negócio pode usá-los: Novas plataformas de áudio social (como o Clubhouse) e formatos (como o Twitter Spaces) têm prosperado durante os lockdowns do COVID-19 enquanto as pessoas têm estado em casa com mais tempo para participar de conversas ao vivo.

A vantagem mais significativa das plataformas e formatos de mídia social de áudio é a grande atenção e engajamento que você provavelmente receberá dos ouvintes opt-in.

Conversas animadas e envolventes podem ajudá-lo a construir a sua imagem como líder no seu nicho e apresentar o seu negócio ou produtos a públicos valiosos já interessados em tópicos relacionados com o seu nicho (caso contrário, eles não estariam sintonizados).

Aqui estão algumas dicas de como usar plataformas de mídia social de áudio:

  • Acolher painéis da indústria.
  • Notícias de radiodifusão e grandes anúncios.
  • Organize sessões interactivas (tais como AMAs) com o seu público.
  • Grave entrevistas durante um chat ao vivo no Clubhouse/Twitter Spaces e carregue-as como um podcast (exemplo: The Social Media Geekout show).
  • Construa a liderança do pensamento do seu negócio através de um espectáculo de 30-60 minutos.

Matt Navarra faz um ótimo trabalho ao combinar Espaços no Twitter e podcasts:

Temos tudo controlado. Checkout: @SpaceCastsPod

Nós gravamos e carregamos nossas sessões de espaços no twitter para este podcast a cada semana.

A edição de hoje será no dia seguinte ou assim

- Matt Navarra (@MattNavarra) 16 de julho de 202

2. plataformas e formatos de mídia social de vídeo

Exemplos: YouTube, TikTok, Instagram Stories and Reels, Facebook Watch

Usado para: Ver vídeos em formatos curtos e longos.

Como o seu negócio pode usá-los: As plataformas de mídia social de vídeo são ótimas para capturar a atenção, impulsionar a consciência da marca e dar vida a produtos de uma forma que as fotos ainda não conseguem.

Qualquer conteúdo de vídeo que você publicar deve ser projetado para entreter, educar e/ou inspirar seu público. Vídeos feitos apenas para vender não vão envolver os telespectadores.

Alguns dos melhores exemplos de negócios que utilizam plataformas de mídia social em vídeo são:

  • Ryanair no TikTok - altamente divertido, mostra uma boa compreensão do humor e das nuances dos usuários do TikTok.
  • Noção no YouTube - cria conteúdo educacional que é ao mesmo tempo útil e inspirador para seus usuários.
  • Beautiful Destinations on Instagram Reels - fornece inspiração de viagem através de clipes curtos, filmados profissionalmente.

3. formatos de conteúdo desaparecido

Exemplos: Snapchat, Histórias da Instagram, Histórias do Facebook, Histórias do LinkedIn

Usado para: Envio de mensagens efémeras em privado e publicação atempada de conteúdos in-the-moment para que todos os seus seguidores os vejam por até 24 horas.

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Como o seu negócio pode usá-los: Formatos efêmeros como Histórias são bem adequados para postar conteúdo oportuno, como anúncios, itens de edição limitada, ou eventos ao vivo.

A maioria das histórias e conteúdos Snapchat também se sentem mais genuínos e menos polidos devido ao prazo de validade de 24 horas. Como tal, permite que as empresas mostrem um lado mais humano.

Aqui estão algumas idéias de como o seu negócio pode usar o conteúdo desaparecido:

  • Sondagens, votação (utilizando autocolantes de Histórias interactivas)
  • Teasers/contos para lançamentos de produtos
  • Conteúdo dos bastidores
  • Anúncios sensíveis ao tempo

Um grande exemplo é de um dos meus padeiros locais favoritos, que publica seus especiais semanais em suas Histórias Instagram.

Fonte: Instagram

4. fóruns de discussão

Exemplos: Reddit, Quora

Usado para: Fazendo e respondendo perguntas, estabelecendo redes, formando comunidades em torno de tópicos baseados em nichos e interesses.

Como o seu negócio pode usá-los: Seja verdadeiramente útil aos seus clientes, emprestando a sua experiência no assunto do seu negócio e respondendo a perguntas relacionadas com a sua indústria. Pontos bónus se puder partilhar informações sobre a sua marca e produtos nas suas respostas, mas esse não deve ser o seu objectivo principal de participar em fóruns de discussão.

Uma coisa a notar: na Reddit, é muito mal visto inserir qualquer auto-promoção nas respostas. Se você está postando como um negócio, certifique-se de responder à pergunta original e só adicionar links para seus produtos se eles forem realmente úteis. Antes de postar em um subredito, verifique as regras para verificar se a inclusão de links para o seu próprio negócio é permitida.

Embora a Microsoft não tenha criado o subredito /r/XboxOne, uma vez que eles viram como era popular, eles começaram a se envolver com os Redditors, hospedando sessões AMA com desenvolvedores de jogos.

Fonte: Reddit

5. plataformas e recursos de mídia social para compras

Exemplos: Pins de Produtos de Interesse, Facebook Shops, Instagram Shops, TikTok, Shopify, Douyin, Taobao

Usado para: Pesquisar e comprar produtos de marcas directamente através de plataformas de social media.

Como o seu negócio pode usá-los: Aproveite os recursos amigáveis do celular para permitir que sua audiência compre de você sem ter que deixar um aplicativo de mídia social.

Características como Pinos de Produtos Pinterest, Instagram Shops e TikTok's in-app shopping permitem que você conecte seu catálogo de produtos diretamente ao seu perfil em cada aplicativo.

Mesmo se os seus seguidores não gostam de fazer compras em plataformas de redes sociais ou têm viagens de compras mais longas, os recursos de compras podem permitir que você marque produtos, adicione informações adicionais sobre produtos e dirija o tráfego para o seu site.

Algumas óptimas formas de utilizar as plataformas de compras em redes sociais:

  • Gotas de edição limitada, por exemplo, anunciando um lançamento exclusivo do produto nas redes sociais e ligando ou etiquetando o produto através do seu catálogo de produtos
  • Venda social
  • E-commerce (muitas plataformas de mídia social possuem integrações de e-commerce, como Shopify, que você pode acessar diretamente do seu painel de controle SMMExpert)
  • Reorientação, por exemplo, criando audiências personalizadas com base em quem se envolveu com as suas lojas no Facebook/Instagram Shops

Você também pode organizar eventos de compras ao vivo nas mídias sociais. As compras Livestream se tornaram um enorme mercado na China, incentivando plataformas como a Instagram a introduzir as compras ao vivo.

Fonte: Instagram

6. transmissões em directo nas redes sociais

Exemplos: Twitch, YouTube, Instagram Live Rooms, Facebook Live, TikTok

Usado para: Transmissão de vídeo ao vivo para muitos espectadores. As transmissões de vídeo ao vivo podem variar desde uma pessoa mostrando a si mesma e o que está fazendo em sua tela até painéis organizados profissionalmente com vários alto-falantes.

Como o seu negócio pode usá-los: A popularidade do Livestreaming explodiu durante a pandemia, quando as pessoas ficaram presas em casa durante os lockdowns, sem nada para fazer.

No entanto, você não precisa de uma pandemia global para que os telespectadores assistam às suas transmissões ao vivo. Há muitas maneiras de fazer transmissões que valem a pena, desde entrevistar convidados conhecidos, passando por fazer revelações exclusivas de produtos, até hospedar sessões de AMA com os seus executivos de negócios.

Livestreams também oferece aos usuários a oportunidade de interagir ao vivo com os anfitriões, por isso é vital monitorar e se envolver com comentários durante a transmissão. Leia mais dicas em nosso guia de transmissão ao vivo nas mídias sociais.

Quando o COVID-19 colocou as corridas de Fórmula 1 em espera durante o ano de 2020, vários pilotos começaram a se transmitir jogando simuladores de direção no Twitch, o que se tornou extremamente popular entre os fãs.

7. plataformas de mídia social empresarial

Exemplos: LinkedIn, Twitter

Usado para: Conexão com profissionais da sua indústria ou potenciais clientes.

Como o seu negócio pode usá-los: As plataformas de redes sociais de negócios oferecem muitos usos potenciais: recrutamento e contratação de talentos, construção de relações B2B e conexão com profissionais do seu nicho de mercado.

Plataformas como o LinkedIn são ideais para fins B2B, pois permitem que as marcas se conectem com novos públicos, conhecendo-os onde eles vão para a rede e fazem negócios.

Mas o LinkedIn não é o único site de mídia social de negócios por aí. O Twitter oferece às empresas a chance de encontrar conversas relevantes e adicioná-las de forma significativa. Um grande exemplo disso é o Adweek, que hospeda um chat semanal para marqueteiros digitais chamado #AdweekChat.

Há também comunidades construídas em torno de hashtags específicos da indústria no Twitter, como #MarketingTwitter e #FreelanceTwitter.

Dica profissional: Configure uma coluna baseada em palavras-chave usando a hashtag da sua indústria no SMMExpert para monitorar as conversas apropriadas para participar.

8. plataformas de redes sociais comunitárias fechadas/privadas

Exemplos: Discurso, Slack, Grupos do Facebook

Usado para: Criar comunidades, com a possibilidade de exigir o registo ou outras medidas de rastreio para os novos membros.

Como o seu negócio pode usá-los: As empresas podem usar grupos privados para unir os membros de sua comunidade em torno de desafios compartilhados, ajudar a responder as perguntas uns dos outros e sentir um sentimento de pertença profissional.

Como administrador do grupo, o seu negócio tem o direito de definir regras sobre coisas como auto-promoção. Muitos grupos (especialmente no Facebook) exigem que os membros respondam a algumas perguntas antes de se juntarem aos spammers, mas você também pode usar estes campos para pedir aos membros que optem por entrar na sua lista de e-mail marketing.

Um grande exemplo é o Instant Pot Facebook Group, iniciado pela marca em 2015 e que cresceu para mais de 3 milhões de membros que adoram compartilhar receitas e dicas de produtos.

Fonte: Facebook

9. plataformas de mídia social inspiradoras

Exemplos: Pinterest, YouTube, Instagram, blogs

Usado para: Procurando informações e encontrando inspiração para tudo, desde cozinhar, viajar, decorar, às compras e muito mais.

Como o seu negócio pode usá-los: Cure visuais e inspire o seu público alvo com conteúdos adaptados às suas preferências, e teca nos seus próprios produtos onde for relevante. Use colecções, listas de reprodução, tags e guias para agrupar os seus conteúdos e criar temas que correspondam aos interesses do seu público.

Plataformas inspiradoras de mídia social como Pinterest e YouTube são bem otimizadas para pesquisa, o que significa que seus posts devem incluir palavras-chave, hashtags e imagens que se alinhem com o que seu público normalmente procura.

Bloggers de viagens costumam fazer um ótimo trabalho de otimização de seus posts no blog e vídeos do YouTube para buscas como "O que fazer em [Destino]" e "[Destino] Guia de Viagem".

Fonte: Passaporte da Fome no YouTube

Quer esteja a construir uma comunidade ou a avaliar novas plataformas para o seu negócio aderir, existem muitos tipos de redes sociais que pode utilizar. Algumas são praticamente obrigatórias para qualquer negócio, enquanto outras só fazem sentido se se alinharem com os seus nichos específicos ou casos de utilização.

Quaisquer que sejam as suas necessidades e objectivos, é uma aposta segura que vai encontrar uma forma de utilizar as redes sociais para beneficiar o seu negócio.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.