3 "Tendências" sociais que simplesmente não são verdadeiras (E porque acreditar nelas é mau)

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Kimberly Parker

Para os marqueteiros, é importante entender as mudanças aparentes no comportamento social. Afinal, se você basear sua estratégia de marketing em suposições incorretas, você terá dificuldade em atingir seus objetivos. Infelizmente, as manchetes nem sempre dão certo quando se trata de analisar as tendências sociais.

Entre Simon Kemp. O fundador da consultoria de estratégia de marketing Kepios examina a atividade por trás das manchetes. Ele compartilha esses dados em relatórios produzidos em colaboração com a SMMExpert e We Are Social.

Kemp compartilhou recentemente os destaques de seu Q2 Digital Statshot na conferência The Next Web's TNW2019 em Amsterdã. Aqui estão três tendências sociais que, segundo Kemp, estão sendo relatadas de forma errada.

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1. não há apocalipse das redes sociais

Sim, há preocupações reais sobre privacidade. As manchetes gritam sobre o movimento #DeleteFacebook. Mas os números de usuários do Facebook não estão caindo. Na verdade, eles estão crescendo.

"No ano passado, o Facebook ainda cresceu 8%", disse Kemp. "O Facebook ainda está crescendo maciçamente o tempo todo".

Considere estas estatísticas da análise Digital 2019 da Kemp:

  • O número de usuários das redes sociais em todo o mundo aumentou 9% no ano passado, para 3,48 bilhões.
  • Quase um milhão de pessoas aderem às redes sociais pela primeira vez todos os dias.
  • O Facebook é o terceiro site mais visitado - depois do Google e do YouTube.
  • O Twitter entra no número 7, e o Instagram número 10.
  • O Facebook foi o aplicativo mais usado em 2018.
  • O Facebook Messenger foi o aplicativo mais baixado.

"Não há apocalipse nas redes sociais", disse Kemp. "Apesar das preocupações com a privacidade, a pessoa comum não está tão preocupada que tenha parado de usá-la ainda".

O takeaway

Não construa seus planos em torno de manchetes de clickbait sobre pessoas deixando as mídias sociais em massa.

2) Os adolescentes não estão afluindo ao Instagram.

Sim, os adolescentes estão saindo do Facebook. Mas não estão indo para a Instagram. Na verdade, o número de jovens de 13 a 17 anos também está caindo na Instagram. Então, para onde eles estão indo?

Uma resposta possível é TikTok. (Diga o quê? Confira nosso post no blog, O que é TikTok.) TikTok não publica números de audiência da mesma forma que outras redes sociais. Então, Kemp usou as tendências de busca do Google para ter uma noção da popularidade da plataforma. Confira este gráfico mostrando as buscas comparativas de Tiktok e Snapchat:

Mas o TikTok não contabiliza todos os adolescentes que faltam na Instagram. Na verdade, Kemp diz que, nos mercados ocidentais, podemos estar "ultrapassando o pico TikTok". Então, para onde foram os adolescentes?

"Eles estão se afastando completamente das redes sociais e se juntando a comunidades", disse Kemp. Ele mencionou Discord, uma plataforma de jogos que ele descreve como "um pouco como Slack, mas para crianças".

Na maioria dos casos, você não pode anunciar nestas comunidades (ainda assim). Então, como você pode trabalhá-las em sua estratégia de marketing? A resposta é o takeaway para esta tendência social.

O takeaway

"Passar da interrupção à inspiração", disse Kemp. "É nisto que todo o movimento influenciador é construído."

3. assistentes caseiros não lideram o caminho no controle de voz

As manchetes sobre controle de voz tendem a focar em assistentes domésticos como Amazon Echo e Google Home. Mas Kemp diz que o verdadeiro poder do controle de voz não é encontrado em alto-falantes inteligentes em salas de estar de alto nível.

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Em vez disso, o controle de voz é mais revolucionário em áreas do mundo onde a alfabetização é baixa. Ou, onde a língua local não usa um alfabeto de caracteres que seja propício à digitação. A busca por voz é atualmente mais usada na Índia, China e Indonésia.

Em todo o mundo, a voz é mais popular entre os jovens. Quase metade dos jovens de 16 a 24 anos usaram a busca por voz ou os controles de voz nos últimos 30 dias.

O aumento do uso da voz pode mudar completamente a forma como pensamos sobre as marcas, disse Kemp. Quando você está compondo uma lista de compras por voz, você tende a pedir por categoria de produto (leite, ovos, cerveja) em vez de marca.

Isso significa que os nossos assistentes de voz vão ter de escolher marcas para nós quando não especificarmos, usando a selecção algorítmica. Kemp argumenta que se souber que esta mudança está a chegar, pode vê-la como uma oportunidade, e não como uma ameaça.

O takeaway

Em certas categorias de produtos, você "não vai mais fazer marketing para os consumidores", disse Kemp. "Você vai fazer marketing para máquinas".

Para mais análises de Simon Kemp sobre tendências sociais em colaboração com a SMMExpert e We Are Social, veja sua Visão Geral Global Digital de 2019 (ou o resumo aqui) e seu Q2 Global Digital Statshot.

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Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.