Como usar o Facebook Audiências personalizadas: Um guia passo-a-passo

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Kimberly Parker

Com 2,82 bilhões de usuários ativos diariamente, o Facebook tem um público grande e variado. Nem todos se encaixam no seu perfil de cliente, e é por isso que você precisa usar o Facebook Custom Audiences.

Porque é realmente triste quando um bom anúncio é visto pelo público errado!

Nunca mais. Em vez disso, crie anúncios segmentados a laser para chegar aos usuários do Facebook mais interessados no seu negócio. Isso permite que você minimize o seu gasto com publicidade e maximize o ROI .

Continue lendo para obter um guia passo-a-passo sobre como encontrar o público exato que procura o seu produto ou serviço.

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O que é um público personalizado do Facebook?

As audiências personalizadas do Facebook são grupos altamente definidos de pessoas que já têm um relacionamento com o seu negócio. Estes grupos provavelmente incluem clientes anteriores e pessoas que visitaram o seu site ou instalaram o seu aplicativo.

Ainda melhor, O público pode criar um público parecido s - novos fãs potenciais, seguidores e clientes que compartilham características chave do seu público existente.

Basicamente, ele oferece alguns dos melhores anúncios disponíveis.

Mas nem todos são fãs da partilha de dados. Alguns argumentam que é uma invasão de privacidade de dados.

É por isso que a Apple mudou sua política com a atualização iOS 14.5 para desligar o Identificador para Anunciantes (IDFA) por padrão.

O IDFA acompanhou o comportamento do usuário dentro dos aplicativos - facilitando a criação de anúncios altamente segmentados.

Com a nova atualização da Apple, os usuários são solicitados a optar por entrar ou sair do compartilhamento de dados para cada aplicativo que utilizam.

Até agora apenas 25% dos usuários optaram pelo compartilhamento de dados. Sem a configuração padrão do IDFA, os anunciantes e desenvolvedores de aplicativos são drasticamente limitados no rastreamento da atividade do usuário.

Como isso afeta as audiências personalizadas do Facebook?

Você pode notar que os resultados diminuem, e pode querer considerar estratégias alternativas se for esse o seu caso.

O Facebook recomenda o uso de um público amplo ou a expansão de alvos para atender aos objetivos da sua campanha. Você também pode encontrar orientações mais detalhadas aqui.

Independentemente disso, o Facebook Custom Audiences ainda pode ajudá-lo a alcançar seus clientes ideais, e há muitas maneiras de se conectar com eles.

Tipos de Audiência Personalizada

Existem várias maneiras de construir um público personalizado. Vamos rever os tipos e fontes para criar um público personalizado no Facebook.

Audiências personalizadas a partir de listas de clientes

As listas de clientes são um público que já demonstrou interesse no seu negócio ou produto. Mas a fonte não vem do envolvimento do Facebook ou do Meta Pixel.

Em vez disso, você informa "identificadores" do Facebook que você coletou do seu público. Exemplos incluem o endereço de e-mail de um assinante de um boletim informativo ou de clientes anteriores que compartilharam seus números de telefone com você.

Estas são pessoas que se envolveram com o seu negócio de alguma forma, mas o Facebook não tem como identificá-las até que você carregue uma lista de clientes.

Tenha em mente que existem muitos regras de privacidade de dados em torno das listas de clientes Aqui estão alguns aspectos a considerar:

  • Você só pode carregar dados de clientes que consentiram que suas informações fossem utilizadas para fins de marketing.
  • Você não pode usar uma lista de clientes comprados ou dados coletados de outros sites
  • Se alguém optar por sair da sua lista de e-mails, você também precisa removê-los do seu público personalizado.
  • Verifique os Termos de Serviço do Facebook para garantir a conformidade

Audiências personalizadas a partir do seu site

Uma vez instalado o Meta Pixel no seu site, ele pode combinar os visitantes do seu site com os seus perfis no Facebook.

Você pode usar esta informação para criar audiências personalizadas que são alvo:

  • Todos os visitantes do site
  • Pessoas que tenham visitado uma página específica de produto ou categoria de produto.
  • Visitantes recentes do site, escolhendo um período de tempo para o quão longe você quer ir

Se você ainda não instalou o Meta Pixel, você está perdendo essa rica fonte de dados. Confira o nosso guia completo para usar o Meta Pixel para o instalar no seu site.

Audiências personalizadas do seu aplicativo móvel

Quer conhecer as pessoas que usam o seu aplicativo? Há um público personalizado para isso.

Tudo o que você precisa fazer é registrar seu aplicativo e configurar o Meta SDK e registrar eventos do aplicativo no site Meta para desenvolvedores.

(Se isso lhe parecer demasiado técnico, fale com o seu desenvolvedor de aplicações para o ajudar com estes passos preliminares).

Este tipo de público personalizado pode ser uma excelente base para campanhas de engajamento em aplicativos. Alguns alvos incluem:

  • Pessoas que baixaram seu aplicativo, mas que ainda não o estão usando
  • Pessoas que fizeram compras noapp
  • Pessoas que alcançaram um certo nível no seu jogo

Engajamento de Públicos Personalizados

Uma audiência personalizada é composta por pessoas que interagiram com o seu conteúdo através das tecnologias Meta como o Facebook ou Instagram.

Estas pessoas têm feito acções específicas como:

  • Ver um vídeo
  • Segui uma página do Facebook
  • Clique em um anúncio
  • Respondido a um evento como "Interessado".

Enquanto o Facebook acompanha essas ações, você também pode criar uma configuração para atualizar o público, digamos, a cada 30 dias.

Isto significa que apenas as pessoas que se envolveram com o seu conteúdo nos últimos 30 dias farão parte da sua audiência personalizada de noivado. Ajuda a garantir que você ainda é relevante para as pessoas que vêem seus anúncios.

Como criar audiências personalizadas no Facebook

Para todos os tipos de público personalizados, você começará abrindo sua página de público no Facebook em Ads Manager e clicando em "Criar um público personalizado". .

(Se você já criou um anúncio antes, você verá um menu suspenso em vez de um botão).

A partir daqui, o processo depende do tipo de público personalizado que você quer criar.

Como criar um público personalizado no Facebook a partir de uma lista de clientes

1. preparar uma lista de clientes com antecedência.

Você fornece ao Facebook as informações sobre os seus clientes, então você precisará criar um arquivo CSV ou TXT de "identificadores" (como um endereço de e-mail) para ajudá-los a corresponder as suas informações aos perfis do Facebook.

Por sorte, o Facebook tem um guia sobre como formatar a sua lista de clientes para obter os melhores resultados.

2. escolha uma fonte de audiência personalizada.

Ser-lhe-á apresentada uma variedade de opções sobre de onde vem a fonte da sua informação.

Selecione "Lista de clientes". e passar para o próximo passo.

3. importar lista de clientes.

Se você preparou um arquivo CSV ou TXT, então você pode carregá-lo aqui.

Se você estiver usando o MailChimp, você tem a opção de importá-lo diretamente de lá.

4. reveja a sua lista de clientes.

O Facebook vai informá-lo se houver algum erro na sua lista, o que lhe dá uma segunda oportunidade de garantir que a sua lista está correctamente mapeada.

Depois de rever a sua lista, você pode toque em "Upload & Criar". .

O Facebook avisará quando o seu público personalizado estiver pronto para usar em campanhas publicitárias ou para criar públicos parecidos.

Como criar um público personalizado no Facebook a partir dos visitantes do site

1. instale o Meta Pixel ou certifique-se de que está ativo.

Os visitantes do seu site só podem se tornar um público personalizado se o Meta Pixel estiver instalado no seu site.

Se precisar de ajuda, consulte o nosso guia de utilização do Meta Pixel no seu site.

2. escolha uma fonte de audiência personalizada.

Ser-lhe-á apresentada uma variedade de opções sobre de onde vem a fonte da sua informação.

Selecione "Website". e passar para o próximo passo.

3. estabelecer regras.

Esta é a parte divertida. Tu vais escolher a fonte, eventos, período de retenção e regras inclusivas/exclusivas.

Algumas das regras que você pode criar ou selecionar incluem:

  • Dirigir-se a todos os visitantes do site
  • Visitar pessoas que visitaram páginas ou websites específicos
  • Visitar visitantes com base no tempo gasto no seu site
  • Prazo de permanência das pessoas no público personalizado após a sua última visita ao website
  • Incluir um conjunto diferente de visitantes
  • Excluir um conjunto específico de visitantes

4. nome e descrição do público personalizado.

Para facilitar o rastreamento de todos os públicos personalizados que você está fazendo, dê nomes claros a cada um deles.

Você pode escrever uma descrição rápida para maiores esclarecimentos, se necessário.

5. seleccione "Criar público".

O Ta-Da! Facebook irá preparar o seu público personalizado com base no tráfego do seu site e nas regras designadas.

Como criar um aplicativo móvel Audiência personalizada

1. registar a sua aplicação e configurar o SDK.

Antes de começar, você precisa preparar o palco. Você precisará seguir estes passos para registrar seu aplicativo no Facebook.

E então você pode configurar o SDK para rastrear "eventos do aplicativo" ou ações específicas que seus usuários tomam no seu aplicativo móvel. Você pode precisar da ajuda de um desenvolvedor para esta etapa.

2. escolha uma fonte de audiência personalizada.

Ser-lhe-á apresentada uma variedade de opções sobre de onde vem a fonte da sua informação.

Selecione "Atividade App". e passar para o próximo passo.

3. selecione App no menu suspenso Fonte.

4. selecione eventos de aplicação para o público personalizado.

No menu suspenso, escolha quais ações ou "eventos de aplicação" qualificarão alguém para este público personalizado.

Alguns exemplos incluem:

  • Abriu o seu aplicativo
  • Atingido um nível
  • Adicionaram as suas informações de pagamento
  • Fazer uma compra em pacote

Você também pode optar por incluir ou excluir pessoas com base em seus eventos de aplicação.

5. refinar detalhes específicos.

Você pode ser hiper-específico nesta etapa. Por exemplo, talvez você não queira atingir todos os que fizeram uma compra no sistema.

Você pode querer se concentrar em pessoas que gastaram uma quantia específica. Você pode estabelecer essas regras aqui.

6. nome e descrição do público personalizado.

Para facilitar o rastreamento de todos os públicos personalizados que você está fazendo, dê nomes claros a cada um deles.

Você pode escrever uma descrição rápida para maiores esclarecimentos, se necessário.

7. seleccione "Criar público".

Você está acabado! O Facebook fará o resto do trabalho para criar o seu público personalizado com base nas suas especificações.

Pode demorar até uma hora para recolher todos os utilizadores anteriores que satisfaçam os seus critérios.

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Como criar um compromisso Público personalizado

1. escolha uma fonte de audiência personalizada.

Você será apresentado com uma variedade de opções da Meta Sources.

Para este exemplo, estamos selecionando "Página do Facebook". Escolha qual Meta Source você está usando e passe para o próximo passo.

2. estabelecer regras.

Dependendo do seu Meta Source, irá escolher eventos, definir períodos de retenção e criar regras de inclusão/exclusão.

Para uma página do Facebook, você pode escolher eventos como:

  • Gostar ou seguir a sua página
  • Envolvendo-se com a sua página
  • Ver a sua página
  • Comentar ou gostar de um anúncio
  • Clicando no botão de chamada para ação em um anúncio
  • Enviando uma mensagem para a sua página
  • Salvar um posto

Você também selecionará por quanto tempo as pessoas permanecerão neste público personalizado depois de acionar o evento, e você pode decidir se qualquer pessoa deve ser incluída ou excluída deste público personalizado.

3. nome e descrição do público personalizado.

Para facilitar o rastreamento de todos os públicos personalizados que você está fazendo, dê nomes claros a cada um deles.

Como antes, escreva uma descrição rápida para maiores esclarecimentos, se necessário.

4. seleccione "Criar público".

Quando você estiver pronto, o Facebook criará seu público personalizado com base nas suas especificações. Depois você poderá usá-lo para a sua próxima campanha publicitária.

Como usar o seu público personalizado no Facebook

Há muitos detalhes técnicos na construção da campanha de anúncios certa, mas você também precisa pensar estrategicamente sobre como usar o Facebook Custom Audiences para maximizar seus gastos com anúncios.

Aqui estão algumas ideias:

Campanhas de redirecionamento

O redirecionamento é uma forma eficaz de lembrar aos visitantes do passado os negócios em que estão interessados e encorajá-los a agir. como fazer uma compra.

A McBride Sisters Collection, uma empresa de vinhos de propriedade da Black-owned, usou o redireccionamento para reavivar a consideração dos clientes caducados.

Os clientes foram retirados da base de dados de gestão de relacionamento com os clientes (CRM) da empresa e depois foram entregues anúncios dinâmicos na sua colecção de vinhos.

A campanha global teve um aumento de 58% nas compras.

Engajar clientes repetidos

Os clientes existentes já conhecem e confiam na sua marca - assim o marketing para eles pode produzir taxas de conversão muito mais altas do que tentar chegar a pessoas que nunca compraram de você antes.

Transformar clientes casuais em clientes repetidos é uma forma rentável de aumentar as suas vendas.

A Clinique US usou Audiências Personalizadas para mostrar seus anúncios dinâmicos a pessoas que antes se comprometiam com a marca de beleza.

A empresa também optou por criar um público parecido que compartilhasse características com compradores de produtos passados e clientes repetidos.

A campanha de publicidade em geral teve um aumento de 5,2 pontos na intenção de ação com anúncios combinados focados em pessoas e produtos.

Aumentar o envolvimento da aplicação

Se você está rodando um anúncio para aumentar o envolvimento do aplicativo, não adianta mostrar o anúncio para pessoas que ainda não fizeram o download do seu aplicativo.

Com um público personalizado de pessoas que já têm seu aplicativo baixado, você pode direcionar seu anúncio de forma eficaz, ajudando-o a obter o máximo impacto para o seu orçamento.

Cultive o seu seguimento no Facebook

O conhecimento da marca constrói a base do seu funil de marketing. Criar anúncios direccionados é um aspecto crucial para sensibilizar e interessar as pessoas pelo seu produto ou negócio.

Use um anúncio do Facebook com um público personalizado baseado nos visitantes do site ou uma lista de clientes para promover a sua página do Facebook para este grupo altamente segmentado.

Apenas certifique-se de excluir pessoas que já tenham gostado da sua Página, para que você não pague para alcançar os fãs existentes no Facebook.

Use audiências parecidas

As audiências personalizadas são usadas para fazer audiências parecidas - um grupo de pessoas que compartilham características semelhantes às do seu público personalizado.

Em teoria, é mais provável que um público semelhante esteja interessado nos produtos e serviços que você oferece, em comparação com um público amplo.

O Liquid I.V., um mix de bebidas eletrolíticas, usou Audiências Personalizadas para pessoas que tinham comprado no passado, adicionado um item ao seu carrinho de compras, ou engajado em mídias sociais.

Liquid I.V. também levou a sua lista de clientes para criar audiências semelhantes com base nas características partilhadas com os compradores de produtos online.

A campanha global de publicidade levou a um aumento de 19 pontos na recolha de anúncios.

Como fazer crescer o seu público personalizado

Há valor em expandir seus públicos personalizados, pois eles colocam seu anúncio na frente de fãs, seguidores e clientes em potencial mais direcionados.

Aqui estão algumas formas de expandir a sua lista.

Use os tipos de anúncios do Facebook de forma eficaz

Para aumentar seu público personalizado, você precisa de pessoas para se envolver com seus anúncios, perfis de mídia social ou site.

Quando se trata de anúncios do Facebook, você deve garantir que você tenha um público personalizado preparado para acompanhar as pessoas que se envolvem com seus anúncios.

Isto automatiza o processo de garantir que nenhum potencial seguidor passe despercebido, e você pode criar anúncios de redirecionamento para eles.

Outra forma de fazer crescer o seu público personalizado é concentrar-se no objectivo de Sensibilização. Isto ajuda-o a alcançar um maior número de pessoas dentro do seu grupo alvo.

Teste e ajuste os seus anúncios para uma conversão máxima

Às vezes você precisa experimentar com seus anúncios para encontrar o que mais ressoa nas pessoas. Quanto mais eficaz for seu anúncio, mais rapidamente você construirá seu público personalizado.

Temos um blog inteiro sobre como testar e refinar os seus anúncios nas redes sociais, mas aqui estão alguns elementos chave para testar:

  • Manchete
  • Texto do anúncio
  • Texto de pré-visualização do link
  • Chamada para a ação
  • Imagem ou vídeo
  • Formato do anúncio

Use o Facebook Audience Insights

A análise é excelente e tudo isso, mas você precisa de insights acionáveis sobre seu público. O Facebook Audience Insights pode fornecer informações valiosas sobre a demografia de seus públicos personalizados. Você pode pegar esses insights e usá-los para atingir novos públicos. O ideal é que o novo público se envolva com seus anúncios ou conteúdo e depois se torne parte de seu público personalizado de engajamento.

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Comece a usar

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.