7 Principais ferramentas de monitoramento de mídia social e por que você precisa delas

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Kimberly Parker

As ferramentas de monitoramento de mídia social são a melhor maneira de descobrir o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca. E também o que estão dizendo sobre seu produto, seus concorrentes, sua indústria, seu anúncio do Super Bowl, sua resposta pandêmica, seus tempos de espera do atendimento ao cliente, sua nova mascote - basicamente, qualquer coisa sobre a qual seu público possa ter uma opinião.

Em outras palavras: o software de monitoramento de mídias sociais reúne e apresenta insights de audiência e competitividade para marcas que querem prestar atenção.

Neste post, vamos olhar para algumas das melhores ferramentas do mercado, e passar pela configuração e melhores práticas, para que você possa começar a aproveitar a conversa hoje.

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O que é o monitoramento das mídias sociais?

Monitoramento de mídia social significa rastrear hashtags, palavras-chave e menções relevantes à sua marca, a fim de se manter informado sobre seu público e indústria.

Ao monitorar esses dados, você está fazendo pesquisas que são tanto quantitativas (métricas e analíticas) quanto qualitativas (inspiração para posts e estratégias). Você obterá informações que podem ajudá-lo a determinar coisas como:

  • Participação social da voz (ou seja, que percentagem da conversa é sobre si, em vez de ser sobre os seus concorrentes)
  • Análise do sentimento social (ou seja, qual é o estado de espírito da conversa)
  • ROI social (ou seja, quanto o seu investimento em dólares está pagando)
  • hashtags e palavras-chave relevantes (ou seja, que hashtags Instagram ou palavras-chave YouTube você pode querer usar no futuro para expandir seu alcance)
  • Tendências (ou seja, do que seu público está falando, que novas idéias, estética ou memes estão surgindo, são as plataformas que oferecem novas ferramentas e serviços, etc.)

Para as marcas, o acompanhamento social é uma parte essencial para ser um bom cidadão social e ter sucesso social, ponto final. Por exemplo, você não se lançaria em um campo de vendas de alta pressão (ou uma palestra informativa, ou mesmo uma rotina de stand up) para um novo cliente que acabou de entrar pela porta. Você ouviria primeiro, e pelo menos descobriria o que eles estão procurando ou porque estão no seu escritório.

Da mesma forma, nas redes sociais, é necessário prestar atenção ao que as pessoas estão dizendo para ser relevante, envolvente e para evitar que você cometa erros.

@Johnsonville Não é acumular se você convencer o casal atrás de você a comprar o último pacote, certo? Podemos cancelar a #LimitedEdition no firecracker? Isso precisa estar disponível em todos os lugares, o tempo todo. 2020 precisa de boas notícias! pic.twitter.com/C7PShzpY7H

- Jim Prendergast (@jimpren) 3 de julho de 2020

Arranje-lhe alguns clientes que o amam tanto como os clientes de Johnsonville Sausage os amam.

Nota: Provavelmente você também já ouviu falar da escuta nas mídias sociais, que é o próximo passo que você vai querer dar após o monitoramento das mídias sociais. A escuta social envolve não apenas reunir e analisar as métricas, mas também agir. Participe da conversa e transforme sua inteligência em insights do público. Leia nosso artigo sobre ferramentas de escuta nas mídias sociais aqui.

Se você quiser saber mais, confira nossa visão geral de como fazemos monitoramento de mídias sociais (e escuta!) aqui no SMMExpert:

7 ferramentas de monitoramento das redes sociais da marca

Para marcas e empresas, o monitoramento de mídias sociais vai além de simplesmente digitar seu próprio nome na barra de busca no Instagram ou Twitter. É por isso que compilamos esta lista de nossas ferramentas de monitoramento de marcas favoritas para tornar a tarefa mais rápida, fácil e - ousamos dizer - mais divertida? (Ok, ok, você não precisa me dar esse olhar).

1. SMMExpert

O que é que ele monitoriza? Todas as principais plataformas de mídia social

Pago ou grátis: Ferramenta gratuita com opções pagas

Sem dúvida a ferramenta de monitoramento social mais fácil de usar nesta lista, os fluxos de busca personalizáveis do SMMExpert irão monitorar qualquer plataforma social que você gosta para que você possa ver o que está acontecendo num relance. Zero em tópicos essenciais, tendências e menções sociais com base em palavras-chave, hashtags, localizações e usuários específicos.

Os fluxos estão incluídos no plano gratuito do SMMExpert, mas se você quiser ter acesso a análises personalizadas detalhadas, experimente o plano profissional SMMExpert gratuitamente durante 30 dias .

Se você realmente quer mergulhar fundo na escuta social, você também pode tentar o SMMExpert Insights, powered by Brandwatch.

Esta ferramenta paga é poderosa o suficiente para qualificar mais como uma ferramenta de escuta social do que um aplicativo de monitoramento social, mas o SMMExpert Insights pode lhe dar uma visão instantânea de milhões de conversas online em tempo real.

Procure por qualquer tópico ou palavra-chave e filtre por data, demografia, localização e muito mais. Você será capaz de identificar líderes de pensamento ou defensores da marca, entender a percepção da sua marca no mercado e receber alertas imediatos se e quando a sua menção for alta (para o bem ou para o mal).

O SMMExpert Insights pode dizer-lhe muito sobre o seu público - e o que eles sentem por si. Só está disponível para utilizadores empresariais, mas se está a falar a sério sobre a escuta social, o Insights é a única ferramenta de que vai precisar.

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2. Nexalogia

O que é que ele monitoriza? A maioria das principais plataformas + web mais ampla

Pago ou de graça? Ferramenta gratuita

As visualizações de dados de alto nível da Nexalogy o distinguem: linhas de tempo interativas, mapas de calor baseados em geolocalização, mapas de cluster lexicais que mostram padrões comuns de tópicos. Mais as coisas "básicas" que levariam semanas para um ser humano descobrir, como palavras-chave populares e contas mais ativas.

3. Mentionlytics

O que é que ele monitoriza? Todas as plataformas sociais + web mais ampla

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Mentionlylytics é um aplicativo de monitoramento de mídia social de nível profissional que rastreia menções, palavras-chave e sentimentos em vários idiomas.

4. Reputologia

O que é que ele monitoriza? Yelp, Google, reviews do Facebook + outros sites de reviews

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Para negócios voltados para o cliente, uma má crítica pode ser um verdadeiro golpe se não for tratada corretamente e rapidamente. A Reputologia permite que você monitore os principais sites de crítica, como Yelp, Google e Facebook, a partir de um painel de controle.

Você pode rastrear a atividade em várias montras e locais e responder usando links rápidos.

5. Tweepsmap

O que é que ele monitoriza? Twitter

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Esta ferramenta de análise de combinação/ monitoramento social é construída para mostrar aos usuários de poder do Twitter como os hashtags e tópicos viajam, para que você possa se sintonizar no que o seu público está falando.

6. Reddit Monitor de Palavras-chave Pro

O que é que ele monitoriza? Reddit

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Com 430 milhões de usuários ativos mensais em média, Reddit é uma plataforma social frequentemente negligenciada, onde a conversa é frequentemente aprofundada e honesta. Esta ferramenta permite monitorar as 138.000 comunidades ativas do site para as conversas com as quais você se preocupa.

7. Talkwalker

O que é que ele monitoriza? A maioria das principais plataformas sociais + web mais ampla

Pago ou de graça? Ferramenta paga

O Talkwalker oferece mais de 50 filtros para monitorar conversas em 150 milhões de fontes de dados, incluindo blogs, fóruns, vídeos, sites de notícias, sites de revisão e redes sociais.

Você pode facilmente analisar engajamento, alcance, comentários e sentimento de marca.

Bónus : Veja o nosso AMA com Talkwalker aqui para saber mais.

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Como estabelecer o monitoramento das mídias sociais

Passo 1: Escolha a melhor ferramenta de monitoramento de mídia social para seus propósitos.

Consulte a lista acima, se ainda não a reduziu.

Passo 2: Faça uma tempestade de ideias com os seus termos de pesquisa.

Que palavras ou nomes as pessoas usam quando falam da sua marca?

Se você é uma cadeia de fast food, as pessoas podem mencionar seus hambúrgueres vegetarianos muito mais do que mencionam seu CEO. Enquanto que se você é um iniciante de 5 pessoas de IA, o nome daquele famoso investidor pode ser o ponto de entrada para a descoberta. Aqui estão alguns lugares para começar:

  • A marca ou nome da empresa como cabo e menção (ou seja, @MoodyBlooms e #MoodyBlooms)
  • Nome(s) do(s) produto(s) (isto é, #PeekFreans #MoonPie)
  • Nomes de líderes de pensamento, CEOs, porta-vozes, etc.
  • Slogans ou slogans de frases
  • hashtags de marca (ou seja, #optoutside, #playinside, etc.)

Você também vai querer repetir tudo o que foi dito acima para cada um dos seus principais concorrentes.

A seguir, expanda suas linhas de visão para incluir sua indústria, vertical ou nicho.

  • hashtags ou palavras-chave da indústria (isto é, #inboundmarketing, #SEO,)
  • hashtags de comunidade ou grupo ou palavras-chave (isto é, #banffcentreartista)
  • hashtags ou palavras-chave específicas da plataforma (isto é, #containergardenersofinstagram, YouTubers)
  • hashtags de localização ou palavras-chave (isto é, #MileEnd, #JasperNationalPark #QueenWestWest)

Para um resumo detalhado das consultas de monitoramento de busca mais comuns que as marcas estão correndo, assista ao nosso recente webinar com Brandwatch.

Passo 3: Configure as suas pesquisas no software de monitorização da sua marca.

Na nossa humilde opinião, quanto mais pesquisas simultâneas e salvas uma ferramenta oferecer, melhor. (Digitar o nome do seu principal rival na barra de pesquisa do Instagram todos os dias é muito deprimente).

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Aqui está um vídeo rápido de como usar o recurso SMMExpert, caso você esteja curioso sobre como ele funciona:

Passo 4: Verifique regularmente as suas correntes.

Se você é o cérebro e os polegares por trás da empresa Instagram, você estará verificando seus fluxos diariamente, ou mesmo de hora em hora, ou talvez você nunca realmente não esteja verificando-os.

Por outro lado, se apertar a mão e beijar bebês no social não é sua descrição de trabalho (porque cortar buquês ou treinar cavalos é), então pense em colocar um lembrete para você mesmo navegar pelos seus achados de busca. Confie em nós, você vai nos agradecer mais tarde.

Passo 5: Lembre-se de revisitar seus termos de busca e ajustar em conformidade de tempos em tempos.

Como todos os trabalhos que envolvem as redes sociais, a monitorização social nunca é realmente feito Depois de se preparar e monitorar por algumas semanas, dê outra olhada para ver se a sua busca está realmente pegando tudo o que você quer, enquanto filtra o que você não quer.

Se você estiver obtendo muitos resultados, especialmente os não relacionados, considere apertar seus parâmetros de busca. Se você não estiver vendo muito aparecer, então os amplie (Dica # 2 neste artigo sobre pesquisa explica como usar operadores booleanos em seu benefício).

Dicas de monitoramento de mídias sociais

Monitore em todos os idiomas que os seus clientes falam.

Este pode ser fácil de ignorar para os norte-americanos habituados a trabalhar numa só língua. Mas se a sua empresa acabou de adquirir uma nova empresa em Montreal, lembre-se de fazer pesquisas usando palavras e frases em francês, inglês (e Franglais??).

Enquanto isso, se o seu novo cliente faz muito trabalho em uma língua que você não fala, trabalhe com a equipe local para descobrir como soletrar "amo" em vietnamita, ou "o pior" em russo.

Dependendo do tamanho e da importância relativa do seu público, você pode querer usar uma ferramenta de monitoramento social específica para o idioma. O Crowd Analyzer, por exemplo, se destaca no monitoramento social em árabe.

Muitas ferramentas de monitoramento de mídia social (ahem, SMMExpert) permitem que você compartilhe permissões com os membros da equipe para que você possa obter ajuda onde precisar, como por exemplo de seus colegas franceses ou espanhóis.

Alimente sua estratégia de hashtag e palavras-chave enquanto você está monitorando.

Se você já ficou perplexo com o hashtag para adicionar a um post da Instagram, ou parou horrorizado ao considerar o que acontecerá com suas opiniões se você não encontrar a palavra-chave certa para o seu vídeo no YouTube, o monitoramento social pode ajudar.

Por exemplo, a palavra nuvem no SMMExpert Insights irá fornecer idéias sobre quais palavras-chave ou hashtags você pode querer adicionar às suas atividades de monitoramento contínuo. Mas também pode fornecer palavras-chave e hashtags que você vai querer usar nos seus próprios posts como parte da sua estratégia geral de hashtag.

Fonte: SMMExpert Insights, powered by Brandwatch

Conhecer a língua que os seus seguidores estão a falar (ou seja, as pessoas estão a falar de "jardinagem de contentores" ou de "plantas de varanda"?) irá garantir que você pode ajudá-los a encontrar o seu incrível conteúdo.

Identificar influenciadores e defensores da marca com quem você pode querer fazer parceria.

Outra maneira inteligente de nivelar seu monitoramento social é ficar de olho nos infratores reincidentes. Enquanto você cuida do pergaminho sem fim, preste atenção às pessoas que repetidamente se envolvem com ou mencionam sua marca.

Se eles estão sempre a aplaudir ou aplaudir, e têm um seguidor próprio, você pode considerar incluí-los como parte da sua estratégia de marketing influente.

Escolher uma ferramenta que possa fazer as contas complicadas para descobrir quem são os seus maiores fãs é uma vitória fácil.

Fonte: SMMExpert Insights, powered by Brandwatch

Definir alertas para actividade invulgar.

Se o seu sentimento toma conta do nariz quando o seu novo anúncio de TV é lançado, ou o seu concorrente lança um novo produto terrivelmente fixe, a equipa social deve estar entre os primeiros a saber sobre ele.

Uma crise nas redes sociais (ou apenas uma crise regular de relações públicas) pode surgir a qualquer momento. O monitoramento das redes sociais pode alertá-lo se houver aumento de volume ou se os medidores de sentimento social estiverem passando a vermelho até o final do quadro.

A ferramenta correta não apenas o advertirá, mas também o ajudará a tomar decisões sobre como resolver o problema em tempo real.

Partilhe os seus resultados.

Por falar em compartilhar: deixe o resto da sua equipe (ou empresa) saber o que você está vendo.

Às vezes, os gerentes de mídia social - que nós estamos esquecendo que temos uma visão inigualável da reputação e do status de nossa organização no mundo. Quanto você quer apostar que sua equipe de vendas, muito menos seu CEO, tem tempo, know-how ou ferramentas para peneirar através das Cataratas do Niágara de opiniões e sentimentos que os 4,5 bilhões de usuários de mídia social do mundo estão compartilhando on-line?

Os relatórios de monitoramento das mídias sociais são importantes por duas razões:

1) provar que o seu trabalho vale 24% do orçamento de marketing (não estou a apontar dedos, mas às vezes as pessoas precisam de ser lembradas) e,

2) certificando-se de que suas idéias sobre seus clientes e potenciais clientes estão chegando às pessoas que estão tomando decisões.

Assim, quer a sua empresa esteja obcecada pelo cliente ou pelos dados, o nosso conselho é escolher uma ferramenta que integre facilmente a monitorização das redes sociais com relatórios personalizados.

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.