Como Funciona o Algoritmo TikTok (e Como Trabalhar com Ele em 2023)

  • Compartilhar Isso
Kimberly Parker

O algoritmo TikTok altamente personalizado que alimenta o For You é o que torna o aplicativo tão viciante. Aqui está tudo o que as marcas precisam saber sobre como o algoritmo TikTok funciona, e como você pode trabalhar com ele em 2023.

Como trabalhar com o algoritmo TikTok em 2022

Faça o download do nosso relatório de Tendências Sociais para obter todos os dados necessários para planejar uma estratégia social relevante e se preparar para o sucesso social em 2023.

O que é o algoritmo TikTok?

O algoritmo TikTok é um sistema de recomendação que determina quais vídeos aparecerão na sua página For You.

Dois usuários não verão os mesmos vídeos na sua página For You, e os vídeos que você vê podem mudar com o tempo, com base nas suas preferências de visualização e até mesmo no seu estado de espírito atual.

Veja como o próprio TikTok define o algoritmo de página TikTok For You:

"Um fluxo de vídeos curados para os seus interesses, tornando mais fácil encontrar conteúdos e criadores que você ama ... alimentado por um sistema de recomendação que fornece conteúdo para cada usuário que é provável que seja de interesse para esse usuário em particular".

Como funciona o algoritmo TikTok?

As plataformas sociais originalmente mantinham os seus algoritmos em segredo. Isto faz sentido, uma vez que o sistema de recomendação é uma tecnologia proprietária que ajuda a tornar cada rede social única.

Os algoritmos são uma forma fundamental de as redes sociais nos atraírem e nos manterem atentos. TikTok não quer que os spammers e outros personagens sombrios possam jogar o algoritmo para obter mais atenção do que merecem.

No entanto, como as pessoas se tornaram mais cépticas sobre o funcionamento interno das redes sociais, a maioria das plataformas revelou o funcionamento básico dos seus algoritmos.

Felizmente, isso significa que agora conhecemos alguns dos principais sinais de classificação para o algoritmo TikTok ...directamente do TikTok. São:

1. interações do usuário

Assim como o algoritmo Instagram, o algoritmo TikTok baseia as recomendações nas interações do usuário com o conteúdo da aplicação. Que tipo de interações? Qualquer coisa que ofereça pistas sobre o tipo de conteúdo que o usuário gosta ou não gosta.

A página Para Você recomenda conteúdo baseado em vários fatores, incluindo:

  • Que contas você segue
  • Criadores que você escondeu
  • Comentários que você postou
  • Vídeos que você gostou ou compartilhou no aplicativo
  • Vídeos que você adicionou aos seus favoritos
  • Vídeos que você marcou como "Não Interessado".
  • Vídeos que você relatou como inapropriados
  • Vídeos mais longos que você assiste até o fim (também conhecido como taxa de conclusão de vídeo)
  • Conteúdo que você cria por sua própria conta
  • Interesses que você expressou ao interagir com conteúdo orgânico e anúncios

2. informações em vídeo

Enquanto os sinais de interação do usuário são baseados na forma como você interage com outros usuários no aplicativo, os sinais de informação de vídeo são baseados no conteúdo que você tende a procurar na guia Descobrir.

Isto pode incluir detalhes como:

  • Legendas
  • Sons
  • Hashtags*
  • Efeitos
  • Tópicos de tendências

*Se você quiser entender mais sobre como sua estratégia hashtag TikTok afeta seu alcance através do algoritmo, assista nosso vídeo:

3. configurações do dispositivo e da conta

Estas são configurações que a TikTok utiliza para otimizar o desempenho. No entanto, como são baseadas em escolhas de configurações únicas e não em compromissos ativos, elas não têm tanta influência sobre o que você vê na plataforma quanto a interação do usuário e os sinais de informação de vídeo.

Algumas das configurações do dispositivo e da conta incluídas no algoritmo TikTok são:

  • Preferência de idioma
  • Definição do país (pode ser mais provável que você veja conteúdo de pessoas do seu próprio país)
  • Tipo de dispositivo móvel
  • Categorias de interesse que você selecionou como novo usuário

O que é não incluído no algoritmo TikTok

Os seguintes tipos de conteúdo NÃO serão recomendados pelo algoritmo:

  • Conteúdo duplicado
  • Conteúdo que você já viu
  • Contém as bandeiras do algoritmo como spam
  • Conteúdo potencialmente perturbador (TikTok dá os exemplos de "procedimentos médicos gráficos" ou "consumo legal de bens regulamentados")

E aqui estão as boas notícias para todos os novos usuários TikTok, ou para aqueles que ainda não construíram uma grande base de seguidores. TikTok NÃO baseia as recomendações na contagem de seguidores ou em um histórico de vídeos anteriores de alto desempenho.

Claro, contas com mais seguidores provavelmente terão mais visões porque as pessoas estão procurando ativamente esse conteúdo. No entanto, se você criar um grande conteúdo que fale diretamente ao seu público alvo, você tem tanta chance de pousar na página deles For You quanto uma conta que teve vídeos anteriores que se tornaram viris (isso inclui até mesmo as maiores estrelas TikTok).

Não está convencido? Aqui está o furo directo do TikTok:

"Você pode encontrar um vídeo no seu feed que não parece ... ter acumulado um grande número de likes.... Trazer uma diversidade de vídeos no seu feed For You dá-lhe oportunidades adicionais para tropeçar em novas categorias de conteúdo, descobrir novos criadores, e experimentar novas perspectivas".

O seu objectivo é ser um desses novos criadores para o seu público-alvo. Aqui estão 9 dicas para o ajudar a fazer exactamente isso.

9 dicas para trabalhar com o algoritmo TikTok em 2022

1. mudar para uma conta TikTok Pro

TikTok oferece dois tipos de contas profissionais, dependendo se você é um criador ou um negócio. Ter uma conta profissional em si não vai ajudar a obter seus vídeos na página For You, mas mudar para uma é, no entanto, uma parte importante para dominar o algoritmo TikTok.

Isso porque um Criador ou conta de Negócios lhe dá acesso a métricas e insights que podem ajudar a guiar sua estratégia TikTok. Entender quem é seu público, quando eles estão ativos no aplicativo e que tipo de conteúdo eles gostam é fundamental se você quiser criar conteúdo que eles gostam e se engajar com eles.

Veja aqui como converter para uma conta TikTok Business:

  1. Na sua página de perfil, toque no ícone dos três pontos no canto superior direito do ecrã.
  2. Toque em Gerir conta.
  3. Selecione Mudar para Conta Comercial e escolha a melhor categoria para o seu negócio.

2. encontrar a sua subcultura

É importante encontrar comunidades existentes para engajar em todas as plataformas sociais. Mas a natureza do algoritmo TikTok torna este um passo ainda mais importante no aplicativo.

Faça o download do nosso relatório de Tendências Sociais para obter todos os dados necessários para planejar uma estratégia social relevante e se preparar para o sucesso social em 2023.

Obtenha o relatório completo agora!

Isso porque, ao contrário de outras redes sociais, onde as pessoas gastam muito do seu tempo com as contas que já seguem, os TikTokers passam a maior parte do seu tempo na página For You.

Se você puder explorar uma comunidade existente - ou subcultura - é mais provável que você seja amplificado para o público certo. Felizmente, as subculturas TikTok se reúnem em torno de hashtags (mais sobre esses mais tarde).

Compreender sua subcultura mais valiosa também pode ajudá-lo a criar conteúdo que se conecta autenticamente com o TikTokers, criando maior credibilidade, lealdade à marca e ainda mais exposição.

Algumas das principais subculturas identificadas por TikTok são:

#CottageCore

Para os amantes de casas de campo, jardins e estética antiquada. Como diz TikTok, "Estampas de flores, tricô, plantas e cogumelos".

#MomsofTikTok

Para os parentes e alívio cómico.

#FitTok

Desafios físicos, tutoriais e inspiração.

3. Maximizar os primeiros momentos

O TikTok move-se rapidamente. Esta não é a plataforma para adicionar uma introdução antes de mergulhar na carne do seu vídeo. O gancho para o seu vídeo precisa inspirar os espectadores a parar de rolar.

Chame a atenção e mostre o valor de assistir nos primeiros segundos do seu TikTok.

Esta estatística vem de anúncios TikTok, mas pode valer a pena considerar também para o seu conteúdo orgânico: abrir um vídeo TikTok com uma emoção poderosa como a surpresa criou um 1,7x elevador sobre conteúdos que começaram com uma expressão neutra.

Por exemplo, o Fabletics não perde tempo a entrar nesta rotina de aptidão física rápida:

4. escreva um título envolvente

Você só recebe 150 caracteres para a sua legenda TikTok, incluindo hashtags. Mas isso não é desculpa para descuidar desse bem de primeira. Uma ótima legenda diz aos leitores por que eles devem assistir ao seu vídeo, o que aumenta o engajamento e os sinais de conclusão de vídeo para o algoritmo.

Use sua legenda para criar curiosidade, ou faça uma pergunta que crie conversa nos comentários. É possível não assistir a este recorde mundial do Guinness TikTok depois de ler a legenda?

5. criar vídeos de alta qualidade especificamente para TikTok

Este deve ser óbvio, certo? Conteúdo de baixa qualidade não vai encontrar o seu caminho para a página For You.

Você não precisa de nenhum equipamento sofisticado - na verdade, o seu telefone é a melhor ferramenta para criar vídeo autêntico. O que você fazer O TikToks pode durar de 5 segundos a 3 minutos, mas aponte durante 12-15 segundos para manter os seus telespectadores ocupados.

Você precisa filmar em formato vertical 9:16. Os vídeos filmados verticalmente têm uma média 25% maior de seis segundos de taxa de visualização, o que faz sentido, já que eles ocupam significativamente mais espaço na tela.

Crie seus vídeos para serem reproduzidos com o som ligado. 88% dos usuários do TikTok disseram que o som é "essencial" na plataforma. Faixas de ritmo rápido que tocam a 120 ou mais batidas por minuto têm a maior taxa de visualização.

E não deixe de usar os recursos embutidos do TikTok, como efeitos e tratamentos de texto. De acordo com o TikTok: "Esses recursos nativos ajudam a manter seu conteúdo nativo na plataforma, o que também pode ajudar a colocá-lo em mais páginas For You"!

Sephora abraçou esse conceito com as trocas de tela verde neste TikTok:

Para o maior algoritmo de impacto TikTok, tente experimentar com efeitos de tendência. TikTok identifica estes dentro do menu de efeitos.

6. afixar na hora certa para o seu público

Embora isto seja importante para todas as plataformas de redes sociais, é particularmente importante para o TikTok. O envolvimento activo com o seu conteúdo é um sinal chave para o algoritmo.

Cada audiência é diferente, por isso veja o nosso vídeo sobre como encontrar o melhor momento para publicar no TikTok para a sua conta:

Para encontrar os horários em que o seu público está mais ativo no aplicativo, verifique a análise do seu negócio ou da conta do Criador:

  • Na sua página de perfil, toque no ícone dos três pontos no canto superior direito do ecrã.
  • Toque em Suíte de Negócios então Analítica.

Fonte: TikTok

Você também pode acessar o TikTok Analytics na web. Para mais detalhes, temos um post inteiro sobre como obter o máximo de benefícios do TikTok Analytics.

Nota: A TikTok recomenda o lançamento 1-4 vezes por dia.

Publique vídeos TikTok nos melhores horários GRATUITAMENTE durante 30 dias

Agende as mensagens, analise-as e responda aos comentários de um painel de controle fácil de usar.

Experimente SMMExpert

7. envolver-se com outros usuários TikTok

21% dos TikTokers disseram que se sentem mais ligados a marcas que comentam os posts de outras pessoas. Manter-se em cima dos comentários dos seus próprios vídeos também é a chave para construir os sinais de compromisso com o algoritmo.

TikTok oferece algumas formas únicas de interagir com outros criadores TikTok, como Duets, Stitch, e respostas em vídeo a comentários.

Stitch é uma ferramenta que lhe permite recortar e integrar momentos do conteúdo de outros TikTokers no seu próprio conteúdo.

Os duetos permitem que um usuário grave um "dueto" com outro usuário, comentando ao lado do vídeo do criador original em tempo real. Gordon Ramsay tem feito grande uso desta ferramenta para criticar as receitas de TikTok:

As respostas em vídeo aos comentários permitem-lhe criar novos conteúdos de vídeo com base em comentários ou perguntas sobre as suas mensagens anteriores.

As configurações padrão no TikTok permitem que outros criem vídeos Duets e Stitch usando seu conteúdo. Se você quiser alterar isso para qualquer vídeo em particular, toque no ícone de três pontos no vídeo para abrir Configurações de privacidade e depois ajustar conforme necessário.

Você também pode desativar esses recursos para toda a sua conta, mas isso limitaria as oportunidades para outros usuários TikTok de se envolverem com o seu conteúdo, diminuindo o potencial de descoberta.

8. usar os hashtags certos

Alguns tipos de hashtags podem ajudar a aumentar o seu conteúdo no algoritmo TikTok:

hashtags otimizados de busca

TikTok SEO é a nova palavra-chave, e o TL;DR é que você quer fazer conteúdo para hashtags que as pessoas são Quer saber mais? Temos um vídeo completo sobre como iniciar a sua estratégia de SEO TikTok:

Hashtags de tendências

Para encontrar hashtags de tendência, vá para o Descubra tab, depois toque Tendências na parte de cima do ecrã.

Não deixe de estar atento a hashtags relacionados com desafios. Os desafios Hashtag são uma boa maneira de apresentar novas ideias de conteúdo enquanto envia ao algoritmo algumas boas vibrações de tendência.

E tome nota: 61% dos TikTokers disseram que gostam mais de marcas quando criam ou participam de uma tendência TikTok.

Você também pode procurar hashtags de tendências por região no TikTok Creative Center. Se você está procurando inspiração, você também pode ver as melhores tendências TikToks por região para os últimos sete ou 30 dias.

Se você é uma pequena empresa, use hashtags para entrar na comunidade de pessoas que procuram apoiar empreendedores independentes com os hashtags de TikTok's top small business:

9. usar sons e música de tendência

Dois terços (67%) dos TikTokers disseram que preferem vídeos de marca com músicas populares ou de tendência. E, como já dissemos, participar de qualquer tipo de tendência é uma boa aposta quando se visa a página For You.

Então, como você descobre quais são as músicas e os sons que estão em tendência?

Do ecrã inicial do TikTok, toque no + na parte inferior, depois toque em Sons sobre o Gravar Vídeo Vais ver uma lista de sons de tendências de topo.

Para descobrir quais os sons que têm tendência para o seu público em particular, você precisará verificar o TikTok Analytics. Encontre estes dados na página Seguidor tab.

Aumente sua presença no TikTok junto com seus outros canais sociais usando o SMMExpert. A partir de um único painel, você pode agendar e publicar posts para os melhores momentos, engajar seu público e medir o desempenho. Experimente grátis hoje mesmo.

Comece a usar

Cresça no TikTok mais rápido com o SMMExpert

Agende postagens, aprenda com a análise e responda aos comentários em um só lugar.

Comece o seu teste de 30 dias

Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.