Como usar os grupos do Facebook para aumentar a sua empresa e envolver os clientes

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Kimberly Parker

Às vezes o sigilo é a melhor maneira de comercializar o seu negócio. Estou falando do Facebook Groups, também conhecido como a forma VIP de obter insights valiosos e se envolver com os seus principais clientes.

A matemática é simples. Por um lado, você tem o alcance orgânico do Facebook em declínio. Por outro, há os 1,8 bilhões de pessoas que dizem usar o Facebook Groups todo mês. Essas comunidades opt-in oferecem às empresas uma ótima maneira de contornar o impiedoso algoritmo de alimentação de notícias do Facebook e se conectar com audiências onde é provável que elas realmente vejam e interajam com mensagens de marca.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o que um Grupo do Facebook pode fazer pelo seu negócio. Continue lendo para descobrir como começar um e torná-lo uma comunidade próspera e lucrativa.

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Os benefícios da criação de um Grupo no Facebook para o seu negócio

A Página do Facebook da sua empresa tem o seu lugar, mas há benefícios únicos em incluir Grupos na sua estratégia do Facebook:

Construir relações duradouras com os clientes

Os grupos são eficazes porque as pessoas querem estar lá. Pense nisso: alguém vai optar por um grupo para uma empresa de que realmente não gosta?

É o seu #1 BFF nesses grupos, e eles estão prontos para ser o seu time pessoal de líderes de torcida. Solidifique e melhore essa relação com o acesso exclusivo à sua empresa que um Grupo do Facebook fornece, juntamente com conteúdo especial ou privilégios. (Mais sobre isso mais tarde).

Aumente o seu alcance orgânico

O alcance orgânico da sua página do Facebook pode estar apenas a rondar os 5%, mas o alcance do seu grupo será muito maior.

O Facebook prioriza as postagens de grupos no newsfeed de um usuário, para que você tenha uma alta chance de aparecer, especialmente em comparação com suas postagens na página.

Aprenda dados valiosos de pesquisa de mercado

Fora de um estudo de marketing organizado, onde mais você pode ter acesso direto ao seu público-alvo e ter suas perguntas respondidas por clientes reais?

Ser capaz de testar novas estratégias e idéias neste pequeno grupo de foco lhe dará muita informação. Como bônus, seus super fãs vão gostar de estar "dentro do assunto".

É um win-win. Oh, e eu mencionei que é grátis? Qualquer um de um novo arranque de uma empresa de botas a mega-corporações pode beneficiar destes dados.

Tipos de Grupos do Facebook (e qual deles você deve escolher)

É importante pensar nisso com antecedência. Você pode mudar a privacidade do seu grupo apenas em algumas situações, então certifique-se de configurá-lo da maneira que você quer mantê-lo.

TL;DR? Aqui está um resumo rápido dos Grupos do Facebook públicos versus privados, mas cuidado com a configuração oculta ou visível, também - explicado abaixo.

Fonte: Facebook

Público

Os grupos públicos são descobertos em resultados de busca para todos. É importante ressaltar que o conteúdo do grupo também é público, incluindo o que os membros postam e comentam. Qualquer pessoa na internet também pode ver a lista completa dos membros do grupo.

E, esses posts e comentários de grupo são até indexados pelo Google.

Os utilizadores podem juntar-se ao seu grupo sem a aprovação de um administrador. É um tipo de vibração muito "não trancamos as portas da frente por aqui".

Eu não recomendaria a criação de um grupo público. Como qualquer pessoa pode aderir, incluindo os spammers, terá de prestar muita atenção e apagar qualquer conteúdo inapropriado ou spam que possa afectar negativamente a imagem da sua marca.

Se você começar um grupo público, você pode mudá-lo para um privado mais tarde. Essa mudança só pode acontecer uma vez, pois você não pode voltar de privado para público.

Facilite a vida e escolha privado desde o início.

Particular

Há dois tipos de grupos privados: visíveis e escondidos. Vamos rever os dois.

Privado - Visível

Grupos privados visíveis só permitem aos membros ver posts e comentários dentro do grupo, bem como a lista de membros. Mas todos os utilizadores do Facebook podem encontrar estes grupos nos resultados de pesquisa do Facebook.

Isto não expõe nenhum conteúdo do seu grupo. Apenas o título e a descrição do seu grupo são mostrados nos resultados da pesquisa se corresponderem às palavras-chave que um utilizador digitou na barra de pesquisa.

Os usuários podem pedir para se juntar ao seu grupo, e você, ou outro administrador, deve aprovar seu pedido. Só então eles poderão ver e postar conteúdo.

Este é o melhor tipo de grupo para 99% das empresas. Permite-lhe controlar a adesão e filtrar os spambots enquanto ainda é publicamente descoberto pelo seu mercado alvo.

Privado - Escondido

Grupos privados escondidos - também conhecidos como "grupos secretos" - têm as mesmas características que os grupos acima, exceto por não aparecerem em nenhum resultado de pesquisa.

Ninguém no Facebook ou fora dele pode ver mensagens do grupo, comentários, membros ou encontrar o grupo nos resultados da pesquisa. Para ver o grupo e pedir para entrar, os usuários devem ter um URL direto dado a eles.

Este tipo de grupo é útil para uma comunidade verdadeiramente VIP, apenas por convite, onde você não quer que muitas pessoas se juntem. Um exemplo comum deste tipo de grupo é algo que vai junto com um produto pago ou foco seleto ou grupo de projeto.

Se você fornecer um grupo de suporte para acompanhar um serviço pago ou um produto específico, faz sentido manter esse grupo em segredo para que os não-compradores não possam encontrar e entrar furtivamente no seu grupo. Em vez disso, você só enviaria o link para se juntar aos compradores verificados após uma venda.

Mas no geral, recomendo que se vá com um grupo privado, visível para a maioria das situações.

Em breve: Grupos de conteúdo visual

O Facebook está a adicionar em breve um novo tipo de grupo que só permitirá aos utilizadores publicarem imagens, vídeos ou mensagens de texto muito curtas. Quase como o Instagram num grupo?

Este provavelmente não será o ajuste certo para a maioria das empresas, mas poderia funcionar bem para certas áreas, como grupos de desafio criativo ou um clube de fotografia.

Fonte: Facebook

Como criar um grupo no Facebook

Existem várias maneiras de criar um grupo no Facebook:

  1. A partir do seu computador
  2. A partir do seu telefone no aplicativo do Facebook
  3. A partir da sua conta pessoal no Facebook
  4. Recomendado: A partir do seu Página da empresa no Facebook (para que a sua Página seja o administrador do grupo, juntamente com todos os administradores da sua Página)

Ter a sua Página como administrador do seu grupo é uma boa ideia por duas razões:

  1. Ele permite que todos os administradores de páginas atuais também gerenciem o grupo.
  2. Os clientes vêem o nome do administrador, por isso é melhor guardar isto para a marca da sua empresa em vez de o fazer como um indivíduo.

Para criar o seu grupo:

1. faça login a partir de uma conta com acesso de administrador à Página de Negócios do Facebook da sua empresa.

2. Procure por Páginas no menu do lado esquerdo. Você pode ter que clicar Veja mais e rolar para o encontrar.

Clique na página com a qual deseja criar um grupo e, em seguida, clique em Grupos na navegação da sua Página. Não o vê? Talvez tenha de activar grupos para a sua Página. Veja como adicionar separadores e secções para o fazer.

4. clique em Criar Grupo Vinculado .

5. adicione um nome para o seu grupo e escolha o nível de privacidade. Você também pode convidar pessoas que gostam da sua Página para se juntar ao grupo, mas é opcional.

6. Agora o seu grupo está activo! Não se esqueça de preencher a secção Sobre.

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Como adicionar um administrador ao seu grupo do Facebook

Quem cria um Grupo do Facebook é automaticamente um administrador, quer seja a sua Página do Facebook ou a sua própria conta pessoal.

Para adicionar outra pessoa ou Página como administrador do Grupo Facebook, siga estes passos:

  1. A partir da página principal do Facebook, clique em Grupos então Os seus grupos .
  2. Selecione o grupo ao qual você quer adicionar um administrador e vá para sua lista de membros. A pessoa ou página que você quer adicionar já deve ser um membro do grupo. Convide-os a participar se ainda não o fizeram.
  3. Clique nos três pontos ao lado do nome da pessoa ou página e, em seguida, clique, Convidar para ser um administrador ou Convidar para ser um moderador .

Este processo é o mesmo quer você esteja adicionando uma pessoa ou uma página como administrador.

Os administradores podem remover outros administradores, incluindo você, então você pode querer escolher que outros sejam moderadores em vez disso. Aqui está um rápido resumo dos poderes de cada um:

Fonte: Facebook

Como mudar o nome do seu Grupo no Facebook

Os administradores podem alterar o nome do grupo a qualquer momento, mas você só pode fazê-lo uma vez a cada 28 dias. Além disso, todos os membros do grupo receberão uma notificação do Facebook sobre a alteração do nome.

Veja aqui como mudar o nome do seu Grupo do Facebook:

  1. A partir da página principal do Facebook, clique em Grupos e depois Os seus grupos .
  2. Clique Configurações no menu do lado esquerdo.
  3. Clique no botão editar (ícone de lápis na área de trabalho) ao lado do campo do nome.
  4. Digite seu novo nome e clique em Salvar .

Como publicar em um grupo do Facebook

Esta é a parte fácil! Publicar em um grupo do Facebook é praticamente o mesmo que publicar em qualquer outro lugar no Facebook. Basta ir até o grupo, digitar sua mensagem na seção de mensagens e clicar em Correio .

Como excluir um grupo do Facebook

Se você não quiser mais executar o seu grupo do Facebook, você pode pausá-lo ou excluí-lo.

Pausar o grupo permite manter todo o seu conteúdo: o próprio grupo, as postagens e a lista de membros existente. Essencialmente bloqueia o grupo para que os membros não possam postar nenhum novo conteúdo. Você pode optar por retomar o seu grupo a qualquer momento.

Fonte: Facebook

Para pausar o seu grupo:

  1. Vá para o seu grupo enquanto estiver logado como administrador.
  2. Clique nos três pontos na parte inferior da foto de capa do grupo.
  3. Escolha Grupo de pausa .
  4. Escolha um motivo para pausar e clique em Continuar .
  5. Escreva um anúncio informando seus membros porque o grupo está em pausa e se ou quando você planeja retomá-lo. Você também pode agendá-lo para retomar em uma data e horário definidos.

É uma boa idéia tentar pausar o grupo primeiro se você precisar de uma pausa, mas se você realmente quiser apagá-lo, siga estes passos:

  1. Vá para o seu grupo e navegue até a guia Membros.
  2. Antes de poder excluir o grupo, você deve remover todos os membros. Isso pode ser tedioso, pois você tem que clicar no nome de cada membro e removê-los manualmente do grupo.
  3. Depois de remover todos, clique no seu próprio nome (ou no nome da página) e escolha Deixar o grupo .
  4. O grupo vai deixar de existir.

Quando você exclui um grupo, ele simplesmente desaparece e seus membros não recebem uma notificação. Não é uma grande experiência de usuário para seus fãs da marca mais valiosa. Além disso, leva tanto tempo para remover manualmente todos os membros.

A melhor opção é fazer uma pausa no seu grupo, quer pretenda reactivá-lo ou não.

5 dicas para o sucesso do marketing do Facebook Group

Criar um código de conduta claro

Esta é uma boa idéia para qualquer grupo, mas especialmente para aquele que representa o seu negócio. Você pode somar até 10 regras nas configurações do seu grupo.

As regras do seu Grupo do Facebook podem incluir coisas básicas como lembrar as pessoas para serem gentis ou encorajar a discussão, mas você também pode incluir coisas específicas, como pedir às pessoas para não mencionarem concorrentes ou seus produtos.

As regras podem encorajar o comportamento que você quer ver, assim como dissuadir comportamentos que você não quer, como spam. As regras também lhe dão algo para referência se você tiver que remover ou banir um membro.

Fonte: Facebook

Publicar mensagens e anúncios de boas-vindas

Por mais tentador que seja deixar as pessoas conversarem entre si, não deixe de se intrometer com bastante frequência. Faça com que os novos membros se sintam em casa com uma mensagem semanal de boas-vindas. Agende anúncios importantes antes do lançamento de produtos ou eventos especiais para os membros do seu grupo.

Envolva-se com os membros, mas deixe-os liderar

O seu trabalho é manter o grupo produtivo, no tópico e respeitoso. Mas não tente controlar muito. Incentive os membros a iniciar conversas e sentir-se confortável o suficiente para falar a verdade.

Talvez o seu último lançamento de produto não tenha impressionado tanto quanto você pensava. Em vez de policiar as opiniões negativas e manter o grupo como uma câmara de eco positivo, receba bem o feedback. Permita que os usuários compartilhem suas verdadeiras opiniões sobre o que deu errado, agradeça a eles por isso e mantenha a conversa em andamento.

Você não quer que os seus membros se tornem desonestos e te esmaguem o tempo todo, mas procurar controlar a fala das pessoas só vai sair o tiro pela culatra a longo prazo.

Fazer perguntas de admissão para manter os bots de fora

Esta é fundamental para manter os spammers de fora. Você pode fazer até três perguntas que as pessoas têm que responder quando eles entram. Isto permite que você verifique um pouco os membros que entram.

Algumas coisas comuns que os grupos pedem são:

  1. Para que os usuários leiam e concordem em seguir as regras do grupo.
  2. Endereços de e-mail (tanto para fins de marketing como de verificação).
  3. Uma pergunta fácil de responder, mas específica para provar a humanidade.

Os robôs não só não poderão responder às suas perguntas destinadas a formas de vida baseadas em carbono, como também é útil para restringir o acesso ao seu grupo conforme necessário.

Por exemplo, se o seu grupo for apenas para clientes atuais, pedir o endereço de e-mail de trabalho deles permite que você verifique se são ou não clientes.

Fonte: Facebook

Ofereça conteúdo único e de alto valor no seu grupo

Por que um de seus fiéis clientes ou fãs deve se juntar ao seu grupo? Que algo especial eles estão ganhando com isso? Se você não pode responder a isso, você tem um grande problema.

Estar envolvido no seu grupo é uma forma de compromisso maior do que o cliente médio tomaria, a menos que lhe seja dada uma boa razão para aderir. Estes são os seus espreitadelas mais valiosos! Dê-lhes algo de bom.

Algumas ideias para conteúdos apenas para grupos do Facebook:

  • Um tópico mensal do AMA (Pergunte-me Qualquer Coisa)
  • Livestreams ou outros eventos ao vivo
  • Descontos especiais
  • Acesso antecipado a novos lançamentos
  • Convites para pesquisas em troca de pagamento ou um desconto exclusivo
  • Votação sobre novas opções de produtos (cores, características, etc.)
  • A oportunidade de se tornar afiliado e ganhar comissões por fazer vendas em seu nome

Há inúmeras maneiras de fazer com que os membros do seu grupo se sintam especiais, mas você só precisa fazer uma ou duas para que isso aconteça. Pense no que você pode oferecer que é valioso e escalável para o seu grupo.

Preso a ideias? Não te preocupes. Pergunta aos membros do teu grupo o que querem. Não é óptimo ter um grupo de foco na ponta dos teus dedos?

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Kimberly Parker é uma profissional experiente de marketing digital com mais de 10 anos de experiência no setor. Como fundadora de sua própria agência de marketing de mídia social, ela ajudou várias empresas em vários setores a estabelecer e aumentar sua presença online por meio de estratégias eficazes de mídia social. Kimberly também é uma escritora prolífica, tendo contribuído com artigos sobre mídia social e marketing digital para várias publicações respeitáveis. Nos tempos livres, adora experimentar novas receitas na cozinha e fazer longos passeios com o seu cão.